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Processo Decisório - Aula 03

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Apresentação em tema: "Processo Decisório - Aula 03"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Decisório - Aula 03
DECISÃO Na definição mais elementar, um problema é uma situação frente a qual surge a pergunta: E AGORA, O QUE FAZER? Assim, um problema é uma situação que exige uma DECISÃO, e que para tanto oferece um conjunto de possibilidades, das quais é necessário escolher uma ou mais.

2 DECISÃO  Frustração Irritação  Percepção de diferença entre
situação ideal e real Perspectiva de prejuízo Problema DECISÃO  Interesse  Desafio  Percepção de recompensa Oportunidade

3 Decisões São Opções... São escolhas...
...Entre várias alternativas de cursos de ação adotadas para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades.

4 Decisões – Condições/ Ambientes
Ao tomar decisões, o administrador deve ponderar e pesar alternativas, muitas das quais envolvem eventos futuros que são difíceis de predizer, como por exemplo... O comportamento do consumidor,  A reação dos concorrentes,  As taxas de juros para os próximos anos,  A confiabilidade em um novo fornecedor, etc O processo decisorial nas organizações ocorre geralmente dentro de Três diferentes condições ou ambientes: Certeza, Risco e Incerteza.

5 Decisões – Condições/ Ambientes
A - Condições/ Ambiente de Certeza Condição em que os administradores têm informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre os resultados das várias alternativas que estão sendo consideradas, ou seja, Existe plena certeza do que irá acontecer frente a decisão tomada. Exemplo: A parada obrigatória (programada) para a manutenção de uma máquina.

6 Decisões – Condições/ Ambientes
B - Condições/ Ambiente de Risco Ocorre quando a probabilidade de ocorrência de um evento é conhecida, porém, ao contrário da condição anterior, a probabilidade é variável de 0 a 100%, não existindo, portanto, condição de 100% de certeza. Exemplo: Uma parada emergencial (não programada) de máquinas.

7 Decisões – Condições/ Ambientes
C - Condições/ Ambiente de Incerteza Ocorre quando os administradores enfrentam situações imprevisíveis ou quando não se tem informações necessárias para se estabelecer a probabilidade de determinados eventos. Exemplo: Uma queda de energia na empresa em razão da queda de um poste de transmissão acarretando uma parada das máquinas.

8 Desconhecido Resultados Conhecidos
A PROBABILIDADE DE SE PREVER RESULTADOS DE TOMADAS DE DECISÃO SOB CONDIÇÕES DE CERTEZA, RISCO E INCERTEZA 100 P R O B A I L D E CERTEZA RISCO INCERTEZA Desconhecido Resultados Conhecidos

9 Decisões - Tipos Face aos diferentes tipos de problemas a serem enfrentados pelo administrador, tipos diferentes de decisões devem ser adotadas. A classificação das decisões de acordo com as situações a que se aplicam permite aos administradores definir quanta energia e tempo dedicar a cada uma delas.

10 Decisões - Tipos 1 - De acordo com o grau de familiaridade da organização com as situações... 1.1 - Decisões Programadas 1.2 - Decisões Não-Programadas

11 1.1 - Decisões Programadas
São decisões rotineiras utilizadas para resolver problemas cotidianos e repetitivos que ocorrem regularmente e que podem receber respostas padronizadas. Procedimentos rotineiros para lidar com manutenção de máquinas e equipamentos..  Instruções para lidar com solicitação de crédito por parte de clientes..  Procedimentos para atender a acidentes de trabalho..  Técnicas e normas para elaborar programas de produção de acordo com as encomendas dos clientes..  Reposição automática de estoque..

12 1.1 - Decisões Programadas
As respostas envolvem soluções oferecidas pela experiência passada e que excluem ou limitam alternativas. Envolvem condições de certeza. Limitam a liberdade dos administradores, mas, por outro lado permitem liberar os mesmos para o desenvolvimento de atividades mais importantes. Sua adoção, a princípio, economiza tempo e dinheiro. Predominam no nível operacional. São chamadas de: Políticas/ Regras/ Planos/ Procedimentos/ Rotinas.

13 1.1 - Decisões Programadas: Técnicas
Tradicionais Hábito e Costume Objetivos e Subobjetivos impostos às pessoas Rotinas burocráticas, como regras e procedimentos, padrões de operação Estrutura organizacional rígida para definir canais de comunicação. Modernas Programas de Computador Objetivos e Subobjetivos negociados com as pessoas Modelos de simulação por computador .... Desenvolvimento organizacional para redes livres de comunicação.

14 1.2 - Decisões Não-Programadas
São decisões baseadas em julgamentos(*), novas e não repetitivas, tomadas para solucionar problemas não rotineiros/ excepcionais ou pontuais. (*)Causas incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas.  Chegada de um concorrente mais competitivo  Esgotamento de uma fonte de matéria-prima  Quebra ou perda de um equipto de difícil reposição  Comercialização de grande quantidade de um produto com uma peça defeituosa, que pode provocar acidentes ou prejuízos aos compradores.

15 1.2 - Decisões Não-Programadas
 São decisões mais complexas e necessárias quando as respostas padronizadas não funcionam e são requeridas soluções criativas e inovadoras de problemas. Decisões sob medida, desenvolvidas uma a uma. Envolvem condições de incerteza e risco. Dependem, em grande parte, de habilidades e de processos sistemáticos de análise e resolução de problemas. Quanto + se ascende na hierarquia administrativa, mais as decisões não-programadas se tornam importantes.

16 1.2 - Decisões Não-Programadas: Técnicas
Tradicionais Julgamento, Intuição e Criatividade aplicadas a situações novas Estrutura organizacional de recursos e órgãos, através da divisão do trabalho organizacional. Modernas Técnicas heurísticas(método de perguntas e respostas) de solução de problemas aplicadas a situações novas. Criação de redes capazes de lidar com tarefas novas e soluções inovadoras.

17 Decisões - Tipos 2 - De acordo com a sua natureza, o nível hierárquico em que são tomadas e seu impacto sobre a organização... 2.1 - Decisões Estratégicas 2.2 - Decisões Administrativas ou Táticas 2.3 - Decisões Operacionais

18 2.1 - Decisões Estratégicas
Compreendem as grandes escolhas de objetivos organizacionais e meios para realizá-los. Definição dos produtos e serviços a serem oferecidos pela organização. Definição de negócio e missão.  Escolha de mercados em que atuar.  Decisões sobre investimentos/procura financiamentos... Normalmente, são tomadas no nível hierárquico Institucional/ Decisorial/ Cúpula. Caracterizam-se por elevado grau de incerteza. Freqüentemente são decisões não-programadas.

19  Delegação de autoridade a grupos autogeridos.
2.2 - Decisões Administrativas ou Táticas São as que se referem aos meios de colocar em prática as decisões estratégicas. A necessidade de tomar decisões administrativas pode surgir também dos níveis operacionais.  Seleção, aquisição e organização de meios físicos, como instalações, funcionários, máquinas e equipamentos, etc..  Definição de fluxos de informação dentro de uma unidade e entre diferentes unidades da organização  Delegação de autoridade a grupos autogeridos. Geralmente, tomadas em níveis intermediários, que podem,da mesma forma como os executivos, recorrer a funcionários operacionais como participantes.

20 2.3 - Decisões Operacionais
Abrangem a definição de meios e recursos para a execução das atividades.  Definição do trabalho necessário para realizar uma tarefa  Definição de prazos para realização dessa tarefa  Distribuição da tarefa entre os membros da equipe,... Geralmente, tomadas em níveis operacionais. Podem ser também tomadas nos níveis intermediário e decisorial, desde que não resultar sobrecarga de trabalho e desvio dos assuntos estratégicos e administrativos.

21 Relação entre os três tipos de decisão e os três níveis hierárquicos
Decisões Estratégicas Administrativas Operacionais I N S T O P E

22 Decisões - Tipos 3 - De acordo com o grau de participação das pessoas... 3.1 - Decisões Individuais 3.2 - Decisões Coletivas

23 3.1 - Decisões Individuais
Unilaterais Quando o administrador as toma sem consultar quem quer que seja. Normalmente são decisões programadas ou as que procuram resolver situações de emergência. Consultivas Quando o administrador não dispõe de todas as informações/ existe grau de incerteza e ele pode/ precisa consultar pessoas/ grupos.

24 3.2 - Decisões Coletivas Também conhecidas c/o Decisões Participativas Com a participação do administrador Fazendo consulta ou participando em pé de igualdade. Sem a participação do administrador O grupo toma sozinho sem que o administrador precise se envolver - Equipe Auto-gerida.

25 Decisões - Tipos Decisões Individuais x Coletivas
Decisão Vantagem Desvantagem Individual Coletiva Rapidez Identificação/ Localização de responsabilidade É mais capaz de tomar medidas impopulares Tem mais informações Toma decisões de melhor qualidade Torna as decisões mais fáceis de implementar Decide de forma mais lenta Dificuldade/ Incapacidade de tomar decisões que prejudiquem qualquer um dos membros Um indivíduo com muita autoridade formal, mas indeciso, pode paralisar a organização.

26 Decisões - Tipos 4 - De acordo com o tipo de resultado que delas se espera... Em certas situações, procura-se o melhor resultado. Em outras, o primeiro resultado que aparecer é satisfatório. 4.1 - Decisões Satisfatórias 4.2 - Decisões Otimizadas 4.3 – Decisões Maximizadas

27 “ Qualquer alternativa serve “
4.1 - Decisões Satisfatórias A pessoa responsável, aceita a primeira solução que aparece, pq atende a certo objetivo ou critério. A preferência por este tipo de decisão, por ser motivada por falta de...Tempo/ Informação/ Outros recursos.. Pode também ser o resultado de preguiça de procurar uma solução melhor. “ Qualquer alternativa serve “

28 “ Procuram o melhor resultado possível “
4.2 - Decisões Maximizadas A decisão que procura o melhor resultado possível, ao custo mais baixo, chama-se decisão maximizada. A maximização do processo decisório exige a identificação e a análise criteriosa de todas as alternativas, que devem ser comparadas entre si. A melhor alternativa é a que produz as maiores conseqüências positivas e reduz ao mínimo as conseqüências negativas. “ Procuram o melhor resultado possível “

29 “ Equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas “
4.3 – Decisões Otimizadas Às vezes, o tomador de decisões procura uma solução média, que atenda a um número de critérios e objetivos. É o que ocorre quando se procura comprar um produto que tenha certo equilíbrio entre especificações de qualidade desejadas (como durabilidade, aparência e preço) “ Equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas “

30 DICAS – Vc pode melhorar suas decisões?
O melhor caminho para vc tomar boas decisões (aquelas que poderão conduzi-lo aos seus objetivos) é adotar uma série de cuidados como: Ouça as pessoas ao seu redor Não tome decisões sozinho Mire os objetivos que deseja alcançar Não pense em definitivo Use também sua intuição Tenha boa sorte


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