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Gestão de Informação
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Para quê gerir a informação ?
Para saber o que se pode fazer com ela : vender, alterar, divulgar ? Para saber a que existe : aquisição, custo, planeamento Para satisfazer necessidades de negócio Para manter compatibilidade Para não violar a Lei de Protecção de Dados Para ter a informação certa, no local certo, no momento certo, no formato certo
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Estratégia de TI Aborda a tecnologia e a infraestrutura
Questões de custo, integração, fornecedores Responde ao “Como?”
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Estratégia de SI Aborda as aplicações necessárias
Determinada pela actividade da empresa Responde a “O quê?”
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Estratégia de GI Como os gestores se integram e controlam as TI (IT Governance) Missão e organização da função SI Concepção dos processos de gestão necessários para todas as actividades de TI Responde a “Quem?”, responsabilidades, relacionamentos e funções
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7 Rs Retrieval (acesso) Reading (leitura) Recognition (interpretação)
Re-interpretation (transformação) Restructuring (formatação) Release (distribuição) Reviewing (revisão/validação) Processos no indivíduo Processos na organização
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Ciclo da Gestão de Informação
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Problemas da organização
Estratégia: não se sabe quais, ou não se têm os dados necessários Definição: não se sabe o que se tem, ou os processos associados aos dados Acesso: não acessíveis, ou não partilhados Quantidade: de mais ou de menos… Qualidade: erros, redundância Novas necessidades: não satisfeitas
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Mais... Utilização: não eficiente, ou não utilizados
Segurança: acesso, virus, salvaguarda Privacidade: legislação, dados sensíveis Organização: não explícita nesta matéria Difícil de valorizar: quanto vale um registo?
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Comparação com outros recursos
Intangível: sim (o registo físico não) Consumível: não Partilhável: sim Copiável: sim (o registo) Transportável: sim, e rápido Frágil: sim Versátil: limitadamente Renovável: é actualizável
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Ambiente informacional
Estratégia da Informação (Recurso) Principios fundamentais, de alto nível, para lidar com a informação; Políticas da Informação Reconhecimento da estrutura da organização Comportamento Informacional Partilha Competências em Informação Interpretação e análise Processos da Informação Identificar formas de aquisição, utilização e partilha de informação Arquitectura da Informação Localizar ou mapear a informação na organização
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Funções de um SI
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Ciclo de vida da Informação
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Cultura de GI
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Visão e Objectivos da GI
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Estrutura GI Gestor de Informação
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Estrutura GI Gestor de Topo
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Estrutura GI Utilizadores finais
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Plano GI
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Plano GI Fluxos de Informação
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Fluxos de informação Aquisição
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Fluxos de Informação Processamento
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Fluxos de Informação Distribuição
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Fluxos de Informação Utilização
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Fluxos de Informação Arquivo
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Plano GI Implementação
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