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A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL INTRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL INTRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL INTRODUÇÃO
A ética está relacionada com os aspectos morais da atividade e do comportamento das pessoas. A ética profissional é o comportamento moral na atividade administrativa e na condução dos negócios da organização.

2 Ética é o código de moral de uma pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta considerados corretos ou adequados pela sociedade. O propósito da ética é estabelecer princípios de comportamento capazes de ajudar as pessoas a fazer escolhas entre cursos alternativos de ação.

3 O comportamento ético é aquele que é aceito como bom e certo, em oposição ao mau e errado. Albert Schweitzer, o famoso médico humanitarista, definia ética como "a nossa preocupação com o bom comportamento. É sentir a obrigação de considerar não apenas o nosso bem-estar. mas sobretudo o dos outros seres humanos". Isso lembra o preceito popular: "Não faça aos outros aquilo que você não deseja que lhe façam".

4 Na área de negócios, a ética pode ser definida como a capacidade de refletir os valores do processo organizacional de tomar decisões, para determinar como esses valores e decisões afetam os vários grupos de parceiros e estabelecer como os administradores podem usar essas observações na administração cotidiana da organização. Administradores éticos buscam o sucesso dentro de práticas administrativas consideradas claras e justas.

5 O código de ética da Johnson & Johnson
Acreditamos que nossa principal responsabilidade está relacionada com médicos, enfermeiras e pacientes, com mães e pais e todas as pessoas que utilizam nossos produtos e serviços.

6 Para atender a essas necessidades, devemos todos trabalhar com a máxima qualidade.

7 Devemos constantemente procurar reduzir nossos custos para manter preços razoáveis.

8 Os pedidos dos clientes devem ser servidos pronta e acuradamente.

9 Nossos fornecedores e distribuidores devem ter oportunidade de obter um lucro adequado.

10 Somos responsáveis por nossos empregados, homens e mulheres que trabalham conosco através do mundo.

11 Cada pessoa deve ser considerada um indivíduo.

12 Devemos respeitar a sua dignidade e reconhecer o seu mérito.

13 Deve haver um sentimento de segurança em seus cargos.

14 A compensação deve ser justa e adequada.
As condições de trabalho devem ser limpas, ordenadas e seguras. Os empregados devem sentir-se livres para dar sugestões e fazer queixas. Deve haver igual oportunidade para todos no emprego, bem como desenvolvimento e crescimento para o pessoal qualificado.

15 Devemos proporcionar uma administração competente e cujas ações sejam justas e éticas.
Somos responsáveis perante as comunidades em que vivemos e trabalhamos no mundo. Devemos ser bons cidadãos - apoiar bons trabalhos e proporcionar caridade.

16 Devemos encorajar melhorias cívicas e melhor saúde e educação.
Devemos manter em boa ordem a propriedade que temos o privilégio de utilizar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais. Nossa responsabilidade final é com os nossos investidores. Os negócios devem ser feitos com um lucro razoável. Devemos sempre experimentar novas idéias.

17 A pesquisa deve ser desenvolvida com programas inovadores e sujeitos a erros.
Novos equipamentos devem ser adquiridos, novas facilidades proporcionadas e novos produtos lançados Reservas devem ser criadas para enfrentar tempos adversos. Quando operados de acordo com estes princípios, os investimentos devem realizar um retorno adequado aos seus investidores.

18 Os Preceitos de Ética Profissional
O administrador pode sentir-se confiante de que sua ação potencial poderá ser considerada ética se ela for consistente com um ou mais dos seguintes padrões: A regra dourada. Aja da mesma maneira que espera que os outros ajam com você. Faça aos outros aquilo que você desejaria que eles fizessem para você.

19 O princípio utilitarista
O princípio utilitarista. Aja de maneira que resulte no maior número de pessoas beneficiadas pela sua ação. O imperativo categórico de Kant. Aja de maneira que o seu comportamento dentro das circunstâncias possa ser tomado como uma lei ou regra ou comportamento universal e válido para todas as circunstâncias. A ética profissional. Pratique ações que possam ser vistas e avaliadas como próprias e adequadas por um grupo desinteressado de colegas profissionais.

20 O teste de TV. O administrador sempre pergunta: "Posso sentir-me confortável explicando a uma audiência nacional de TV por que eu pratiquei essas ações? O teste legal. A ação ou decisão proposta é legal? Não se esqueça de que as leis são geralmente consideradas como os padrões mínimos de ética.

21 O teste das quatro maneiras.
O administrador pode sentir-se confiante de que uma decisão é ética se ele consegue responder afirmativamente às seguintes perguntas relacionadas com sua decisão: - A decisão é confiável? - É justa para todos os envolvidos? - Ela constrói boa vontade e melhores amizades? - Ela é benéfica para todos os envolvidos?

22 OS VALORES E A LEI: Existe um componente legal em todo comportamento ético. Na verdade, todo comportamento ético é também considerado legal em uma sociedade justa e eqüitativa. Isso não significa que uma ação não ilegal seja necessariamente ética. A letra da lei não é suficiente para garantir que todas as ações sejam éticas.

23 Valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a determinar o comportamento individual. Eles variam entre as pessoas e podem assumir diferentes interpretações para avaliar se um comportamento é ou não ético em determinadas situações.

24 Muitas vezes, as pessoas tentam racionalizar o comportamento não-ético, procurando convencer a si mesmas ou às demais de que o seu comportamento não é realmente ilegal ou de que ele atende aos melhores interesses da companhia ou ainda de que ninguém sairá prejudicado. Isso ocorre geralmente em situações ambíguas ou quando o comportamento está na fronteira daquilo que é certo ou errado.

25 Muitas organizações procuram manter elevados padrões éticos em suas atividades cotidianas, através da introdução de códigos formais de ética, cursos internos sobre ética profissional, desenvolvimento de uma cultura ética e apoio total da alta direção.

26 O código de ética é um documento escrito que estabelece os valores e padrões éticos para servirem como guias ao comportamento dos funcionários.

27 Muitos códigos de conduta ética identificam os comportamentos esperados em termos de cidadania, boas relações com os clientes, atendimento estrito à legislação vigente, prevenção de atos ilegais e clareza absoluta nos negócios.

28 CONCEITOS: Ética: é o código de moral de uma pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta considerados corretos ou adequados pela sociedade. Comportamento ético é a conduta e atitude moral adotada pelo administrador.

29 Código de ética é uma declaração formal e escrita que estabelece os valores e padrões éticos da organização para guiar o comportamento de seus membros.

30 AVALIAÇÃO CRÍTICA O que você faria nestas circunstâncias?

31 José Medeiros é o presidente de uma grande construtora que pretende participar de uma concorrência pública para a construção de uma importante estrada municipal. Um certo dia, seu engenheiro-chefe entra em sua sala com um envelope lacra do com o timbre "confidencial", em que estão todos os dados sigilosos do orçamento de seu concorrente mais forte.

32 Esses dados obtidos inescrupulosamente poderão modificar o delicado jogo da concorrência e proporcionar enorme vantagem à sua empresa no preparação do orçamento. Medeiros hesita em abrir ou não o envelope e conhecer o seu conteúdo. O que você faria no lugar de Medeiros?

33 Adriana Soares é uma funcionária administrativa bem-conceituada e pretende disputar uma vaga de gerente de produtos a ser aberta em sua empresa. Sabe que quando um funcionário deixa a companhia, a sua vaga somente é preenchida depois de algum tempo, como forma de reduzir custos. Sabe também que deve pedir permissão ao seu chefe para candidatar-se à promoção.

34 Contudo, Adriana soube que um grande amigo do seu chefe está participando do processo de seleção. Embora suas credenciais sejam menos expressivas do que as de Adriana, a impressão que se tem é de que ele ocupará a vaga, independentemente do resultado do processo seletivo. O que você faria se estivesse no lugar de Adriana?

35 António Meireles é um jovem de 25 anos que trabalha há mais de seis anos em um escritório regional da Ômega Ltda., cuja matriz está localizada em outra cidade. Ultimamente, António está preocupado. Inadvertidamente, descobriu que seu gerente recebe indevidamente comissões extras de alguns fornecedores nas compras de serviços, que são superiaturados. Apesar de ter provas substanciais, António sente-se vexado em levar os fatos à diretoria da empresa.

36 O gerente está há mais de oito anos na empresa, é de plena confiança da diretoria e o trata muito bem. Mas António sabe que a Ômega está perdendo mercado, pois os seus custos operacionais são mais elevados do que os das empresas concorrentes devido aos acréscimos das propinas dos fornecedores. A quem António deve ser leal: à empresa ou ao gerente?

37 Mariana Almeida está cursando o 3º ano de Administração de Empresas em uma universidade renomada. Seu ideal é preparar-se como uma profissional competente para concorrer no mercado de trabalho e conquistar excelente posição na área de marketing. Para ela, a escola é um meio de preparação profissional e de enriquecimento pessoal e não de obtenção de um simples diploma. Mariana leva a sério os seus estudos, como um longo e pesado investimento pessoal que deverá lhe proporcionar retornos a médio prazo e pelo resto de sua vida profissional.

38 Contudo, Mariana está diante de uma prova bimestral para a qual não se sente preparada. Acontecimentos familiares impediram-na de estudar a matéria. Duas alternativas lhe passam pela cabeça: colar do colega que está ao seu lado ou requerer uma segunda chamada para a prova a fim de preparar-se devidamente para ela. A primeira alternativa é a mais confortável, pelo menos a curto prazo. A segunda exigirá muito esforço e dedicação. E agora?

39 QUESTÕES: Como você poderia descrever a cultura na Levi's? Como a Levi's acentua o espírito ético? Explique a reorganização da Levi's. Como a Levi's garante a fidelidade aos seus princípios? EXERCÍCIOS: Discuta a ética. Explique como se pode desenvolver o espírito ético.

40 BOM FIM DE SEMANA!!


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