Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
5° ENCONTRO DE EDUCADORES
2
PAUTA: Acolhida. Leitura: “Sete anos de pastor Jacó servia” e
“Jacó na casa de Labão” Apresentação das ações sobre a OLP e das oficinas dos cadernos do professor. Socialização das práticas dos professores.
3
Ações realizadas sobre a OLP
1- Planejamento nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro. 2- Levantamento, impressão e distribuição do material da OLP.
4
3- Encontro de Educadores em março.
Cadernos dos alunos-autores da profª Karla Caderno dos alunos-poetas da profª Teka Início do encontro do dia 31 de março
5
4- Convite à Academia de Letras de Lorena para formar a comissão julgadora municipal da OLP.
6
5 – HTPC na E. M. Prof. Ruy Brasil Pereira. 6- Adesão do Município
5 – HTPC na E.M. Prof. Ruy Brasil Pereira. 6- Adesão do Município. 7- Inscrições dos professores. 8- Visita e Registro de atividades realizadas pelos professores nas unidades escolares.
7
(02-05) E.M. Prof. Climério Galvão César. Professora Karla - Memórias
8
(02-05) E.M. Prof. Climério Galvão César. Professora Célia - Crônicas
9
(14-05) E.M. CAIC Professora Angelita - Crônicas
10
(18-05) E.M. “Profª Adelina Alves Ferraz Professora Teka - Poemas
11
(31-05) E.M. “Prof. Ruy Brasil Pereira” Professora Bárbara- Memórias
12
E.M. “Conde de Moreira Lima” Professora Ruth - Memórias
13
E.M. “Conde de Moreira Lima” Professora Vânia - Memórias
14
Encontro de Educadores em julho.
15
Orientação Técnica com Eliane Ribeiro 15-08-2012
16
Poema OFICINA 4: DIZER POEMAS OBJETIVOS:
Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira. Descobrir a importância de ouvir e de dizer poemas.
17
Poema “Para apreciarmos devidamente um poema é preciso escutá-lo com atenção.O exemplo do professor é um bom incentivo para os alunos.” “Poemas evocam sensações, impressões, sentimentos, ideias, imagens, reflexões.”
18
Poema OFICINA 5: Toda rima combina? OBJETIVOS:
Reconhecer rimas em poemas. Conhecer as diferentes combinações de rimas. Produzir poemas com rimas.
19
Poema 1ª etapa: Rimas e quadras. 2ª etapa: Onde estão as rimas?
3ª etapa:Mais quadras 4ª etapa:Qual o papel das rimas?
20
Poema OFICINA 6: Sentido Próprio e Figurado OBJETIVOS:
Apresentar os conceitos de conotação e denotação. Delimitar o texto poético.
21
Poema O texto poético se vale de recursos que
surpreendem, provocam e inquietam o leitor. Isso o diferencia de textos informativos, como as notícias, ou dos textos expositivos didáticos, que costumam apresentar um único sentido. Ele está mais próximo dos textos literários em prosa,como contos e romances, mas também difere deles por ter características específicas próprias.
22
Poema “o sentido conotativo, ou conotação, se
sobrepõe ao sentido denotativo, ou denotação; um não substitui o outro, mas somam-se. Desse modo, o sentido do poema se amplia, abrindo-se a mais de uma interpretação.”
23
Poema “Atividades relacionadas ao lugar onde vivo.”
OFICINA 7: Comparação, metáforas, personificação OBJETIVO: Identificar e usar as figuras de linguagem. “Atividades relacionadas ao lugar onde vivo.”
24
Poema OFICINA 8: Sonoridade na poesia OBJETIVOS:
Investigar as relações entre som e sentido na poesia. Observar a expressividade na repetição de palavras ou da mesma consoante. Escrever textos com repetições.
25
Poema PRÓXIMAS OFICINAS 9- Poetas do Povo 10- O lugar onde vivo
11- Um novo olhar 12- Nosso poema 13- Virando poeta 14- Retoque final 15- Exposição ao público
26
5- Tecendo os fios da memória.
Memórias Literárias 5- Tecendo os fios da memória. Objetivos: Explorar o plano global do texto de memórias literárias. Observar o foco narrativo presente em boa parte desses textos.
27
Memórias Literárias 1ª etapa : Início, meio e fim. 2ª etapa : No tempo e no espaço. 3ª etapa : O narrador.
28
6 - Lugares que moram na gente
Memórias Literárias 6 - Lugares que moram na gente Objetivos: Perceber as diferentes características da descrição em textos de memórias literárias. Observar o efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e sensações nesse gênero de texto.
29
Memórias Literárias 1ª etapa: Carnaval no Brasil.
2ª etapa: Outras descrições. 3ª etapa: Um local em detalhes. Pela descrição, uma pessoa que não conhece o lugar poderá imaginá-lo? - O autor usou recursos para tornar a descrição atraente? Quais?
30
Memórias Literárias 7– Nem sempre foi assim Objetivo:
Observar como os autores comparam o tempo antigo com o atual.
31
Memórias Literárias 1ª etapa: A vida era assim... 2ª etapa: Ontem e hoje.
32
8- Na memória de todos nós
Memórias Literárias 8- Na memória de todos nós Objetivo: Analisar marcas linguísticas presentes em textos de memórias literárias.
33
Memórias Literárias 1ª etapa: O Lavrador de Pedra 2ª etapa: Sede noturna 3ª etapa: Como dizer
34
Memórias Literárias
35
Memórias Literárias
36
Memórias Literárias PRÓXIMAS OFICINAS: 9 - Marcas do passado
10- Ponto a ponto 11- A entrevista 12 – Da entrevista ao texto de memórias literárias
37
Memórias Literárias 13 – “Como num filme” 14 – Ensaio geral. 15 – Agora é a sua vez. 16 – Último retoque.
38
Crônica Oficina 4 – Histórias do Cotidiano. Objetivos:
Explorar os elementos constitutivos de uma crônica e os recursos literários utilizados pelo autor. Empregar as figuras de linguagem. Conhecer expressões próprias do mundo do futebol e também as diferentes formas de se tratar o tema “amor”, tendo como cenário a cidade. Ler uma crônica de Armando Nogueira e outra de Paulo Mendes Campos.
39
Crônica 1ª etapa: Os recursos do cronista. 2ª etapa: O mundo do futebol. 3ª etapa: Um cronista que tem futebol nas veias. 4ª etapa:“Conversando” com Armando Nogueira. 5ª etapa: O mundo amoroso.
40
Crônica Oficina 5 – Uma prosa bem afiada. Objetivos:
Conhecer mais a vida e a obra de Machado de Assis. Ouvir, ler e analisar uma crônica de Machado de Assis, identificando personagens, cenário, tempo, tom e recursos literários.
41
Crônica 1ª parte: Machado de Assis, o cronista. 2ª parte:O confronto título-texto. 3ª parte: O que Machado queria mesmo dizer?
42
Crônica Oficina 6 – Trocando em miúdos. Objetivos:
Refletir sobre a diferença entre notícia e crônica. Identificar os recursos de estilo e linguagem numa crônica de Moacyr Scliar.
43
Crônica 1ª etapa: Da notícia à crônica. 2ª etapa: Conversando sobre crônica. 3ª etapa: Recursos discursivos e linguísticos. 4ª etapa: Faça um desafio à turma.
44
Crônica 7 – Merece uma crônica Objetivos:
Retomar as crônicas trabalhadas até o momento e analisar tema, situação escolhida, tom do texto e foco narrativo. Escolher fatos, situações ou notícias que serão foco da crônica e obter informações sobre eles. Escrever uma crônica como exercício preparatório à realização do produto final.
45
Crônica 1ª etapa: Os mestres da crônica. 2ª etapa: O material da crônica. 3ª etapa: O começo da produção individual
46
Crônica PRÓXIMAS OFICINAS 8- Olhos atentos no dia a dia. 9- Muitos olhares, muitas ideias. 10- Ofício de cronista. 11- Assim fica melhor.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.