A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPEITO: A FONTE DE NOSSA FORÇA®

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPEITO: A FONTE DE NOSSA FORÇA®"— Transcrição da apresentação:

1 RESPEITO: A FONTE DE NOSSA FORÇA®
Um Currículo Padrão do Legacy Business Cultures Facilitadores: Nome, Sobrenome Data: Local:

2 Porquê Por quê o foco em respeito?
Porque os seres humanos são sistemas de malha aberta abertas abertos [“open loop”]

3 O Caminho para o Respeito
PG: iv O Caminho para o Respeito

4 Respeito: A Fonte de Nossa Força®
PG: v Respeito: A Fonte de Nossa Força® Preparando o Cenário para o Respeito Nossa Mente: Onde Tudo Começa Atitude: Uma Competência Essencial Respeito: Auto-Estima Autoestima Implementação: O Caminho a Seguir

5 Vamos começar!

6 Unidade I Estabelecendo o Cenário para o Respeito

7 Atividade Quebra-Gelo
Página 1- 1 Atividade Quebra-Gelo Levante-se e procure uma pessoa que você não conhece bem Diga seu nome, de onde você é e o que você faz na DuPont Cite uma pessoa que influenciou suas crenças sobre como você trata (ou deve tratar) os outros

8 Página: 1-2 “Respeito” é…

9 Respeito: ≠ Tolerância
Página: 1-3 Respeito: ≠ Tolerância

10 O Caminho para o respeito
Página: 1-3 Ativo Respeito: EngajamentoE mpenho Passivo Tolerância Fuga Ativo Hostilidade O Caminho para o respeito

11 “Respeito” é… um processo ativo
Página: 1-3 “Respeito” é… um processo ativo de mobilizar pessoas de todas as origens sem julgamentos para aumentar minha conscientização e eficiência de uma forma que valorize tanto a mim mesmo como aqueles com os quais eu venha a interagir. 11

12 Página: 1-4 10 Regras de Compromisso Manter um tom respeitoso e volume de voz adequado ao dar minha opinião. Considerar o ponto de vista dos outros. Valorizar as muitas e variadas fontes de conhecimento que existem. Ouvir a mensagem completa, sem interrupções e sem editoração. refrazear Buscar maneiras de concordar, conectar e apoiar.

13 10 Regras de Compromisso(cont.)
Página: 1-4 10 Regras de Compromisso(cont.) Explicar por quê porque eu não concordo, quando for o caso. Admitir para mim mesmo onde preciso crescer me desenvolver ou mudar. Evitar ter que estar “certo”. Agir de maneira a elevar a auto-estima autoestima dos membros do meu grupo. Respeitar o tempo ao compatilhar meus pensamentos e opiniões.

14 Página: LJ1 Diário do Aprendizado

15 Unidade II A Mente: Onde tudo começca começa

16 Como se apresenta o RESPEITO e como ele é sentido?
Página: 2-1 Como se apresenta o RESPEITO e como ele é sentido?

17 Respeito e o Cérebro “A justiça social e o respeito ajudam os empregados a aprender. Quando demonstramos interesse pelos outros, quando os apoiamos e os elogiamos genuinamente, ‘injetamos’ uma mistura química de serotonina e oxitocina nos seus cérebros. Estes neurotransmissores incentivam a confiança, abrem a mente das pessoas para nossas idéias ideias, e criam o desejo de nos conhecer melhor e nos ajudar com o que precisamos fazer.” Ellen Weber, Ph.D. Diretora , MITA International Brain Based Center

18 Benefícios do Respeito
Página: 2-1 Benefícios do Respeito Maior satisfação no trabalho Melhoria na saúde física e emocional dos colaboradores Maior capacidade para atrair, desenvolver e reter colaboradores talentosos Melhoria no fluxo de informações e no aprendizado organizacional Melhoria na satisfação do cliente Maior produtividade organizacional, lucratividade e resiliência

19 Como se apresenta o DESRESPEITO e como ele é sentido?
Página: 2-1 Como se apresenta o DESRESPEITO e como ele é sentido? 1

20 Desrespeito e o Cérebro
“Se humilhamos alguém, ‘injetamos’ cortisol em seu cérebro que fecha o córtex pre-frontal deixando-o fechado para novas idéia ideias e para a disposição de nos ajudar.” Ellen Weber, Ph.D. Diretora , MITA International Brain Based Center

21 Consequências do Desrespeito
Baixo ou nenhum envolvimento emocional dos empregados Aumento de doenças relacionadas a estresse Aumento no absentismo e acidentes Rotatividade de empregados acima da média Sonegação de informações Menor satisfação de clientes e maior perda de clientes Produtividade organizacional, lucratividade e resiliência abaixo da média

22 A Anatomia do Respeito

23 Eficácia Associar Avaliar Recebimento Consciente (Ferramenta de busca)
Página: 2-2 Recebimento Consciente (Ferramenta de busca) Perceber Ações e Decisões Associar Subconsciente Criativo (Anti-virus SW) Avaliar Subconsciente (Disco rígido) Resolve conflitos Assegura que você “Aja como você mesmo" Mantém sua Realidade Atual Apresenta “Verdade e Realidade” Sem preconceito, Sem julgamento Armazena suas Atitudes, Hábitos, Conhecimento e Crenças

24 Como funciona– Um olhar sobre Associação e Avaliação
Página: 2-2 Como funciona– Um olhar sobre Associação e Avaliação Os dados são percebidos. “Isto é um _______” Os dados são associados e avaliados. “A última vez que eu comi um _________, eu fiquei realmente doente!” Uma decisão é tomada com base na minha avaliação. “Eu não vou comer este__________.”

25 Conhecimento vs. Crenças

26 Página: 2-3 Estereótipos Imagens mentais mantidas em comum por membros de determinado grupo. Representam opiniões simplificadas demais. Residem em nosso subconsciente e funcionam como “verdade” e “realidade”.

27 Prejulgamentos (Preconceito)
Página: 2-3 Página: 2-3 Prejulgamentos (Preconceito) Decisões tomadas ou ações realizadas antes de (ou sem) um exame completo e suficiente. Negativo ou positivo Pode se tornar habitual

28 Ineficiente Associações Deficientes Avaliações Preconceituo sas
Consciente Recebe (Ferramenta de busca) Percebem valiosas valor Ações e Decisões prejudicadas Associações Deficientes Subconsciente Criativo (Anti-virus SW) Avaliações Preconceituo sas Resolve conflitos Racionaliza nossos preconceitos e estereótipos Justifica nossos preconceitos e comportamentos desrespeitosos Subconsciente (Disco rígido) Estereótipos e Prejulgamentos Experiências anteriores e expectativas Atitudes, Hábitos e Crenças não Corroboradas fundamentadas

29 Como funciona– Um olhar sobre Estereótipos e Prejulgamentos
Página: 2-3 Como funciona– Um olhar sobre Estereótipos e Prejulgamentos Os dados são percebidos. “Aquela pessoa foi simplesmente grosseira comigo!” Os dados são associados e avaliados. “Todas as vezes que eu vejo aquela pessoa ela é grosseira.” “A última vez que eu vi alguém igual, a pessoa foi grosseira.” “Pensando nisso me lembrei que_______ me falou sobre ‘estas pessoas’. Todas elas devem ser grosseiras!" Uma decisão é tomada com base na minha avaliação. “Ela foi grosseira comigo porque ela é _______!”

30 Página: 2-3 O “Desafio dos Dados”  Imagine que seu conflito seja uma oportunidade de aprendizado disfarçada  Procure e considere outros pontos de vista Dê às pessoas o benefício da dúvida. Analise a fonte de suas informações.  Questione suas suposições Procure pontos de conexão.

31 Página: LJ1 Diário do Aprendizado

32 Unidade III Atitude: A Chave para Locais de Trabalho Onde Existe Respeito

33 Atividade de Aquecimento
Página: 3-1 Atividade de Aquecimento Qualidades das Pessoas que você Respeita

34 Demonstrando Respeito
Página: 3-1 Aptidões Habilidades Conhecimento Hábitos Atitudes Demonstrando Respeito Exige as Atitudes Corretas para Apoiar Nossas Aptidões Habilidades e Base de Conhecimento

35 35

36 O que é atitude? Um “hábito” de pensamento que controla suas reações
Página: 3-2 O que é atitude? Um “hábito” de pensamento que controla suas reações Sua reação ou decisão “padrão” Existe uma “ATITUDE” certa? Minhas atitudes podem ser mudadas?

37 Página: 3-3 O Poder das PALAVRAS!

38 As atitudes são formadas tridimensionalmente.
Página: 3-3 As atitudes são formadas tridimensionalmente. PALAVRAS (Evocam) IMAGENS (Que trazem) EMOÇÕES (Sentimentos) 38

39 Neuroplasticidade Auto-direcionada
“O cérebro muda em função de onde um indivíduo foca sua atenção. Cada vez que eu desabafo, eu crio e conecto novas células cerebrais para este fim, e com o tempo eu vou ficando bom nisso. Mas você pode focar sua atenção em comportamentos positivos e fazer crescer estas conexões também. Os gânglios basais podem estar conectados para ter um comportamento positivo ou tóxico. Cabe a cada indivíduo decidir qual vai prevalecer.” Ellen Weber, Ph.D. Diretora , MITA International Brain Based Center

40 Formação e manutenção de atitude
PALAVRAS Página: 3-3 “Normalmente eu sou um excelente ouvinte!” Formação e manutenção de atitude Orgulhoso Conectado Respeitoso EMOÇÕES IMAGENS

41 Página: 3-3 Página: 3-4 Palavras em ação Cite exemplos de como você pode usar palavras para promover respeito. Cite exemplos de como as palavras podem diminuir o respeito.

42 Página: LJ1 Diário do Aprendizado

43 Unidade IV Respeito: Auto Estima Autoestima

44 A auto-estima autoestima é…
Página: 4-1 A auto-estima autoestima é… O grau de quanto você se gosta e se respeita e se sente confiante para lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida É quão entusiasta, amável e apreciativo você se sente em relação a si mesmo.

45 Eficácia Associar Avaliar Recebimento Consciente (Juiz) Perceber
Ações e Decisões Associar Subconsciente Criativo (Controlador) Avaliar Subconsciente (Robot) Resolve conflitos Assegura que você " Aja como você mesmo" Mantém sua Realidade Atual Apresenta “Verdade e Realidade” Sem preconceito, Sem julgamento Armazena suas Atitudes, Hábitos, Habilidades, Conhecimento e Crenças

46 Auto-estima Autoestima em ação
Página: 4-2 Auto-estima Autoestima em ação Como uma auto-estima autoestima saudável nos ajuda no trabalho? Como a baixa auto-estima autoestima pejudica nossos esforços no trabalho?

47 Suportes saudáveis de auto-estima autoestima …
Página: 4-2 Suportes saudáveis de auto-estima autoestima … Maior responsabilidade pessoal pelos resultados Relacionamentos mais saudáveis Maior receptividade a novas idéias ideias e abordagens Maior empatia com os outros Nível mais elevado de conforto com pessoas de origens diferentes

48 Página: 4-2 A baixa auto estima autoestima prejudica relacionamentos e a produtividade

49 A baixa auto-estima autoestima muitas vezes conduz a:
Página: 4-2 A baixa auto-estima autoestima muitas vezes conduz a: Mente fechada Retenção de Atenção Elogio Informações Entrada em limites territoriais Ataques a outros em nível inconsciente Maior tendência a racionalizar

50 Avaliação da Auto-Estima Autoestima
Página: 4-3 Avaliação da Auto-Estima Autoestima

51 Pontuação da Avaliação de Auto-Estima Autoestima
Página: 4-3 Pontuação da Avaliação de Auto-Estima Autoestima Se sua pontuação for de “2” ou “3” em qualquer das afirmações de número ímpar, circule o número da afirmação (1,3,5,7,…) Se sua pontuação for de“0” ou “1”em qualquer das afirmações de número par, circule o número da afirmação(2,4,6,8, …) Some o número das afirmações assinaladas Quanto maior a soma das afirmações assinaladas, mais você estará alinhado com os padrões de alta auto-estima autoestima.

52 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima
Página: 4-5 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima Reconheça que você é valioso e que tem aptidões únicas exatamente como você é Afaste a crença de que você está competindo com outros. Reconheça que o valor próprio é inato. Seu valor não é determinado por suas ações e decisões Aceite 100% de responsabilidade por suas ações e decisões.

53 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima (continuação)
Página: 4-5 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima (continuação) Reconheça que os erros são degraus para a realização. Reconheça que a vida é uma jornada a ser empreendida um dia por vez. Reconheça que o elogio traz resultados—mesmo quando as coisas não estejam indo bem.

54 Meu Plano de Auto-estima Autoestima
Página: 4-6 Meu Plano de Auto-estima Autoestima O que eu posso começar a fazer? O que devo parar de fazer? O que eu devo continuar fazendo ou o que devo fazer mais?

55 Página: 4-7 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima Saudável Auto-estima do Grupo 1. Tratar todos os colaboradores como pessoas que têm mérito, valiosas e únicas …exatamente como são. 2. Desafiar seus colegas e colaboradores a serem os melhores individualmente. 3. Comunicar que auto-estima autoestima é inata; não é algo determinado por ações e decisões individuais 4. Fazer com que sejam 100% responsáveis por suas escolhas e decisões. 5. Tratar os erros de aprendizados aprendizagem como degraus para realização. 6. Reconhecer que a vida é uma jornada a ser empreendida um dia por vez. 7. Reconhecer que o elogio traz resultados—epecialmente quando as coisas não estejam indo bem.

56 Página: LJ1 Diário do Aprendizado

57 Unidade VI Implementação: O Caminho a Seguir

58 Processo de pensamento
Página: 5-1 Emoções Processo de pensamento Atitudes Auto Estima Comprometimento Respeito:

59 Desenvolvendo um Código de Cooperação
Página 5- 2 Desenvolvendo um Código de Cooperação “As pessoas apoiam aquilo que elas ajudaram a criar.” – Edge Learning Institute

60 Desenvolvendo um Código de Cooperação
Página 5- 2 Desenvolvendo um Código de Cooperação Pequenos grupos Discussão de idéias ideias Ações comportamentais específicas Concorde em fazer Concorde em NÃO fazer Combine resultados Procure o consenso

61 EXEMPLO DE CÓDIGO DE COOPERAÇÃO
 Falamos franca, sinceramente e com gentileza aos nossos colegas Usamos aptidões ativas de ouvinte e não interrompemos uns aos outros Somos abertos, transparentes e inclusivos em nossas comunicações uns com os outros  Nós compartilhamos nosso conhecimento, nossas opiniões e nossas perspectivas com outros Encontramos razões pequenas e grandes para cumprimentar e elogiar uns aos outros Damos uns aos outros o benefício da dúvida e não tiramos conclusões prematuras  Recebemos uns aos outros fazendo contato visual e de forma calorosa  Estendemos uns aos outros as cortesias de praxe (Por favor, Obrigado, etc.)  Tratamos uns aos outros como iguais indepentemente de cargos ou condição  Somos capazes de rir de nós mesmos e trazemos humor para o local de trabalho  Damos feedback honesto e construtivo Não incentivamos conversas negativas que desmotivam outros

62 Página: LJ1 Diário do Aprendizado

63 Página: 5-5 A jornada começa hoje “Todas as mudanças significativas e duradouras, começam de dentro para fora.” - Bob Moawad Fundador do Edge Learning Institute

64 Relatório (Debriefing):
Página: LJ Relatório (Debriefing): Quais as coisas mais importantes que você vai levar do curso hoje? Diga uma coisa que você fará para ajudar a DuPont a demonstrar seu RESPEITO PELAS PESSOAS?

65 Obrigado!


Carregar ppt "RESPEITO: A FONTE DE NOSSA FORÇA®"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google