Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Ano 2 Unidade 1
2
A Complexidade da Aprendizagem do SEA
A escrita é um instrumento de poder. A alfabetização favorece o processo de interação social. Processo de alfabetização pode ser lúdico. Reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética. Crianças no nível alfabético compreendem o SEA. Crianças alfabetizadas: além de serem alfabéticas, conseguem ler e produzir textos de diferentes gêneros.
3
A Complexidade da Aprendizagem do SEA
Para se alfabetizar a criança precisa compreender que a escrita representa sons e partes orais da palavra. Para tanto, a criança passa por diferentes hipóteses (níveis de escrita) até compreender o SEA. Estar no nível alfabético não significa que a criança está alfabetizada. Pois, além de compreender o SEA, as crianças precisam ler e produzir textos de diferentes gêneros.
4
A Complexidade da Aprendizagem do SEA
Para que a alfabetização complete seu ciclo com sucesso, é preciso que cada ano do ciclo compreenda: O que quer ensinar Os conhecimentos construído pelos alunos, Como se organiza o SEA e como os alunos se apropriam dele. Equilibrar alfabetização e letramento
5
Metas para o final do 2º ano
Ao final do 2º ano é necessário que o aluno: Domine correspondência entre letra ou grupo de letras e seu valor sonoro, Leia e escreva palavras formadas por diferentes estruturas silábicas, Segmente palavras na escrita de textos, Utilize diferentes tipos de letras de acordo com as situações de leitura e produção de textos diversos.
6
QUESTÕES NORTEADORAS O que é preciso fazer para que os alunos do 1º ano cheguem ao 2º ano, com o conhecimento do SEA? Quais os conhecimentos do SEA que nossos alunos estão chegando no 2º ano?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.