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ANALÍTICA EM ESTUDO.

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Apresentação em tema: "ANALÍTICA EM ESTUDO."— Transcrição da apresentação:

1 ANALÍTICA EM ESTUDO

2 AGENDA 1 - CARACTERISISTICAS DE UM COMPETIDOR ANALÍTICO 2 - FONTES DE PODER NA ANÁLISE DE DADOS 3 - UM LONGO PERCURSO PELA FRENTE

3 1 - CARACTERISISTICAS DE UM COMPETIDOR ANALÍTICO
QUEM SÃO? São “mestres da estatística”, que recorrem a modelos estatísticos e à optimização para: Determinar o impacto de uma restrição inesperada Conseguir soluções para os problemas que se apresentam

4 1 - CARACTERISTICAS DE UM COMPETIDOR ANALÍTICO
1.1 - Uso Regular de Modelos e da Optimização 1.2 – A Visão Empresarial 1.3 – Executivos Empenhados no Desenvolvimento da Análise de Dados

5 2 - FONTES DE PODER NA ANÁLISE DE DADOS
Os analíticos aplicam tecnologia a múltiplos problemas de negócios e orientam-se: Construindo a cultura correcta, Contratando as pessoas certas para fazer uso dos dados que constantemente produzem. No final, pessoas e estratégia, tanto quanto tecnologia da informação, dão força à organização. 5

6 2 - FONTES DE PODER NA ANÁLISE DE DADOS
2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica 2.2 - A Cultura Certa 2.3 - As Pessoas Certas 2.4 - A Tecnologia Certa Uma Estratégia de Dados Software de Inteligência Empresarial Computing Hardware 6

7 3 - UM LONGO PERCURSO PELA FRENTE
As empresas devem procurar vantagens competitivas através de processos empresariais optimizados; As organizações, identificadas como competidoras analíticas, são líderes no seu sector e atribuem muito do seu sucesso à exploração hábil dos dados; As organizações devem procurar por estratégias moldadas a análise de dados; 7

8 Quando as Empresas estão Preparadas para Competir em Análises de Dados?
Aplica sistemas de informação sofisticados a todas as funções da organização Reconhece a importância das capacidades analíticas, e faz do seu desenvolvimento e manutenção um foco primário; Trata a tomada de decisão baseada em factos não apenas numa best-practice; Aplica capacidades analíticas em diversos sectores da organização considerando-as estrategicamente importante;

9 Quando as Empresas estão Preparadas para Competir em Análises de Dados?
Contrata pessoas com as melhores capacidades analíticas e reconhece nelas a chave para o sucesso; Não só usa dados e análise in-house, mas também partilha com clientes e fornecedores Além de recolher e analisar dados, também segura todas as oportunidades para gerar informação, criando a cultura de “testar e aprender”; Faz das capacidades quantitativas parte da história da organização

10 ANALÍTICA EM ESTUDO FIM DE APRESENTAÇÃO Trabalho Realizado:
Bianca Dantas Luísa Teixeira Rita Silva

11 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO
Os líderes em análise de dados usam experiências sofisticadas Para Medir o Impacto de Estratégias de Intervenção Aplicam os Resultados Para melhorar Continuamente Análises Posteriores Os Competidores Analíticos Criam Modelos Complexos sobre Como os Custos Operacionais Se Vinculam ao Rendimento Financeiro 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO

12 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO
Exemplo: Progressive (Empresa de Seguros) Usa dados disponíveis do sector Define grupos de clientes: Motociclistas com mais de 30 anos; Educação universitária; Cartão de crédito com um determinado plafond; Que não tenham tido acidentes Os Competidores Analíticos Criam Modelos Complexos sobre Como os Custos Operacionais Se Vinculam ao Rendimento Financeiro 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO

13 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO
Para cada grupo de clientes: A empresa realiza uma análise de regressão para identificar os factores que estão mais correlacionados com as perdas que o grupo gera; Fixa preços para o grupo clientes que devam permitir gerar lucros a todos os níveis do portfólio de grupos de clientes, Os Competidores Analíticos Criam Modelos Complexos sobre Como os Custos Operacionais Se Vinculam ao Rendimento Financeiro 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO

14 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO
Usa um programa de simulação para testar as implicações financeiras dessas hipóteses; Assim em grupos de clientes de alto risco a Progressive pode manter os clientes e gerar lucro Os Competidores Analíticos Criam Modelos Complexos sobre Como os Custos Operacionais Se Vinculam ao Rendimento Financeiro 1.1 - USO REGULAR DE MODELOS E DA OPTIMIZAÇÃO Voltar

15 Examinando padrões de uso e de queixas 1.2 – A Visão Empresarial
Conseguem prever com exactidão as irregularidades apontadas pelos clientes Examinando padrões de uso e de queixas Os Competidores Analíticos Consideram que a Maioria das Funções Empresariais Podem ser Melhoradas com Técnicas Quantitativas Sofisticadas 1.2 – A Visão Empresarial

16 UPS está a utilizar a sua capacidade estatística:
UPS Customer Intelligence Group – Empresa de Operações de Investigação e de Engenharia Industrial UPS está a utilizar a sua capacidade estatística: Para localizar o movimento das encomendas; Para antecipar e influenciar as acções das pessoas: Avaliando a probabilidade de atritos entre clientes; Identificar fontes de problemas. Os Competidores Analíticos Consideram que a Maioria das Funções Empresariais Podem ser Melhoradas com Técnicas Quantitativas Sofisticadas 1.2 – A Visão Empresarial

17 Quando os dados apontam para a perda de um cliente
O vendedor contacta aquele cliente para rever e resolver o problema, Minimizando os custos e perdas Os Competidores Analíticos Consideram que a Maioria das Funções Empresariais Podem ser Melhoradas com Técnicas Quantitativas Sofisticadas 1.2 – A Visão Empresarial VOLTAR

18 1.3 - Executivos Empenhados no Desenvolvimento da Análise de Dados
Os líderes Executivos devem compreender: A teoria por detrás dos vários métodos quantitativos, de forma a reconhecer as limitações desses mesmos métodos: que factores estão a ser medidos; quais os que estão a ser descurados. Quando necessitam de ajuda para compreender as técnicas quantitativas, recorrem a peritos que compreendem o negócio e como a análise de dados lhe pode ser aplicada. Quando recorrer aos números e quando recorrer ao instinto. O resultado da introdução da analíticos na empresa, conduz a Mudanças na cultura, Nos processos e Nos comportamentos dos colaboradores. E, qualquer grande transição, requer liderança de executivos de topo. 1.3 - Executivos Empenhados no Desenvolvimento da Análise de Dados VOLTAR

19 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica
Cadeia de abastecimento - Estimular e optimizar o fluir da cadeia de abastecimento; reduzir o inventário e os stock-outs (ruptura de stock); Selecção, lealdade e serviço a clientes - Identificar os clientes com o maior potencial de lucro: aumentar a probabilidade de eles irem querer produto ou o serviço da empresa; manter a sua lealdade; Preço - Identificar o preço que irá maximizar o rendimento ou o lucro; Os competidores analíticos fazem uso da estatística e dos Modelos matemáticos Para melhorar uma vasta gama de funções 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica

20 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica
Sete alvos, da Actividade Analítica (cont): Recursos Humanos - Seleccionar os melhores empregados para a níveis de compensação especiais; Qualidade do Produto e do Serviço - Detectar problemas de qualidade precocemente e minimizá-los; Gestão Financeira - Compreender melhor os impulsionadores de desempenho financeiro e os efeitos de factores não-financeiros; Investigação e Desenvolvimento - Melhorar a qualidade, a eficiência, e a segurança de produtos e serviços; Os competidores analíticos fazem uso da estatística e dos Modelos matemáticos Para melhorar uma vasta gama de funções 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica

21 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica
Exemplo Gallo: A Gallo oferece aos seus distribuidores: Dados Análises aos custos Preços dos revendedores Para que eles possam calcular o lucro por garrafa de cada um dos 95 vinhos do Gallo. Os distribuidores, por sua vez, usam essa informação : Para ajudar os revendedores a optimizarem as suas misturas; Enquanto os tentam convencer a aumentar o espaço nas prateleiras para os produtos Gallo; Os competidores analíticos fazem uso da estatística e dos Modelos matemáticos Para melhorar uma vasta gama de funções 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica

22 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica
Os competidores analíticos fazem uso da estatística e dos Modelos matemáticos Para melhorar uma vasta gama de funções 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica

23 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica
Exemplo PROCTER & GAMBLE: A Procter & Gamble oferece dados e análise aos seus clientes a retalho, como parte de um programa chamado Joint Value Creation (Criação Conjunta de Valor); Para aumentar a responsabilidade dos seus fornecedores; E reduzir custos; Os competidores analíticos fazem uso da estatística e dos Modelos matemáticos Para melhorar uma vasta gama de funções 2.1. – Os Sete Alvos da Actividade Analítica VOLTAR

24 As Organizações de Recursos Humanos que aplicam a Análise de Dados:
São rigorosas acerca da aplicação da métrica à compensação e a recompensas. Os Recursos Humanos, podem traçar o perfil: Das características de personalidade De estilos de liderança dos gestores Os competidores analíticos têm de introduzir por toda a empresa O respeito pela medição, teste e avaliação De evidência quantitativa 2.2 - A Cultura Certa

25 Depois testar esses gestores em diferentes situações:
Poderia pois comparar os dados de desempenho individual Com os dados sobre personalidade Para determinar que características são as mais importantes: Para gerir um projecto que, por exemplo, está atrasado em relação ao planeamento Ou a ajudar um novo grupo a assimilá-lo. Os competidores analíticos têm de introduzir por toda a empresa O respeito pela medição, teste e avaliação De evidência quantitativa 2.2 - A Cultura Certa VOLTAR

26 Com competências em matemática e estatística
Os analistas têm: Competência em matemática; Competência estatística; A capacidade de expressar ideias complexas em termos simples; A capacidade de interagir com quem irá tomar decisões, incorporando, assim, a linguagem empresarial; Este grupo de analistas, são uma parte activa e crítica do sucesso da unidade empresarial. As empresas de análises de dados contratam pessoas experientes em análise de dados Com competências em matemática e estatística 2.3 - As Pessoas Certas

27 Com competências em matemática e estatística
Exemplo Amazon Recrutou Gang Yu Professor de ciência de gestão Empresário de software É uma das autoridades líderes mundiais na optimização da analítica (análise de dados); Optimizar a cadeia de abastecimento global; O modelo empresarial da Amazon requer que a empresa gira um fluxo constante: D novos produtos, Fornecedores, Clientes, Promoções, Entrega encomendas nas datas previstas As empresas de análises de dados contratam pessoas experientes em análise de dados Com competências em matemática e estatística 2.3 - As Pessoas Certas

28 Com competências em matemática e estatística
Exemplo Amazon (Cont) Yu e a sua equipa : Têm estado a elaborar sistemas sofisticados, para optimizar os processos da cadeia de abastecimento Utiliza expressões estatísticas e matemáticas, e explica essas abordagens aos executivos da Amazon, em termos empresariais; Determina as necessidades de informação que o empresário necessita e recomenda acções Pretende ser uma parte activa e crítica, do sucesso da unidade empresarial; As empresas de análises de dados contratam pessoas experientes em análise de dados Com competências em matemática e estatística 2.3 - As Pessoas Certas VOLTAR

29 2.4 - A Tecnologia Certa 2.4.1 - Uma Estratégia de Dados
As empresas têm investido em sistemas: Enterprise resource planning (planeamento de recurso empresarial), A gestão de relação de clientes, Estes sistemas asseguram que nenhuma transacção ou outra troca significativa ocorre sem deixar registo; Mas, para competir com essa informação, As empresas têm de a apresentar em formatos estandardizados: Integrá-los, armazená-los num armazém de dados, e torná-los facilmente disponíveis; Competir com análise de dados significa Competir com Tecnologia Exige uma Estratégia Exige Softwares de Inteligência Empresarial E Hardware que Acumule Grandes Quantidades de Dados. 2.4 - A Tecnologia Certa

30 2.4 - A Tecnologia Certa Exemplo Dell:
Criou uma base de dados durante um período de 7 anos: Que inclui 1,5 milhões de registos de todo o material recolhido: Na rádio; Na televisão; Nos anúncios por cabo. Conjugou os dados de vendas da Dell para cada região, em que os anúncios apareceram (antes e depois de terem aparecido); Essa informação permite à Dell ajustar as suas promoções aos meios de comunicação, de cada região. Competir com análise de dados significa Competir com Tecnologia Exige uma Estratégia Exige Softwares de Inteligência Empresarial E Hardware que Acumule Grandes Quantidades de Dados. 2.4 - A Tecnologia Certa VOLTAR

31 2.4 - A Tecnologia Certa 2.4.2 - Software de Inteligência Empresarial
O termo “business intelligence”, que apareceu pela primeira vez nos finais dos anos 80, contêm uma vasta gama de processos e de software usados: para recolher analisar e disseminar os dados Depois tornar essas análises disponíveis em relatórios, alertas e scorecards, tudo com o objectivo de melhor a tomada de decisões. A popularidade de competição analítica é, em parte, uma resposta a estas ferramentas Competir com análise de dados significa Competir com Tecnologia Exige uma Estratégia Exige Softwares de Inteligência Empresarial E Hardware que Acumule Grandes Quantidades de Dados. 2.4 - A Tecnologia Certa VOLTAR

32 2.4 - A Tecnologia Certa 2.4.3 - Computing Hardware
Os volumes de dados exigidos por aplicações analíticas pode forçar ao máximo a capacidade de computadores e de servidores low-end (Que são de nível inferior); Muitos competidores analíticos estão a converter o seu hardware para processadores de 64 bites, que tratam rapidamente grandes quantidades de dados Competir com análise de dados significa Competir com Tecnologia Exige uma Estratégia Exige Softwares de Inteligência Empresarial E Hardware que Acumule Grandes Quantidades de Dados. 2.4 - A Tecnologia Certa VOLTAR


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