A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Percepção em Mobile Learning

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Percepção em Mobile Learning"— Transcrição da apresentação:

1 Percepção em Mobile Learning
Pesquisador - César Delmas Orientador - Alex Sandro Centro de Informática – UFPE 11 de Outubro de 2006

2 Agenda Introdução Motivação O que é mobile learning? Evolução do EAD
Característica do EAD_mobile Limitações Contruindo um EAD_mobile Percepção Percepção X Cognição Modelos de percepção Entendendo os usuários, dispositivos e atividades Próximos passos Experiências na pesquisa Conclusão Referências Bibliográficas

3 Motivação Necessidade de aprendizado inerente ao homem
Aprimoramento de tecnologias e processos educacionais Popularização de dispositivos móveis de boa qualidade

4 Introdução Importância de entender como as pessoas e máquinas interagem num ambiente virtual de ensino a distancia móvel

5 Educação a distância, através de dispositivos móveis.
O que é m-Learning? Educação a distância, através de dispositivos móveis.

6 Evolução do EAD

7 Características do EAD_mobile
Extensão do e-learning Mobilidade: anything & anytime & anywhere Maior interatividade e colaboração entre usuários Acessos rápidos a conteúdos importantes

8 Limitações Tecnológicas: Telas reduzidas Pouca largura de banda
Baixo processamento De uso: Barreiras sociais e culturais Custo Elevados Familiaridade com recursos

9 Construindo um EAD_mobile
Percepção Colaboração Adaptação

10 Percepção Conceitos: Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Nossa percepção não identifica o mundo exterior como ele é na realidade, e sim como as transformações, efetuadas pelos nossos órgãos dos sentidos nos permitem reconhecê-lo. Na inteligência artificial, o conceito de percepção está associado à capacidade de processamento de informação do sistema cerebral e sensorial humano.

11 Percepção X Cognição Percepção: Cognição:
Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Cognição: Ação de adquirir um conhecimento, aprendizagem.

12 Modelo de percepção Qual a relação entre cognição e percepção?
Percebemos o mundo como ele realmente é ou nossa percepção e nosso cérebro é que determinam nossa visão do mundo? Qual o papel da nossa cultura, da nossa linguagem, em nossa percepção das coisas? Como representamos "em nossas cabeças" o conhecimento que temos do mundo?

13 Modelo de percepção Elementos para a formação do modelo:
Usuário: design centrado no usuário Dispositivo: ciência de contexto Atividade: procedimentos, técnicas e metodologias

14 Entendendo os usuários
Segmentação dos usuários: Geografia Formação educacional Faixa etária Estilo de vida Classe social Familiaridade com tecnologia Interesse pelo tema

15 Entendendo os dispositivos
Visão da máquina : Caracterização Extração Interpretação

16 Entendendo atividades
Atividades sociais: Procedimentos Pontos críticos Finalidade Recursos

17 Próximos passos Desenvolver um modelo de percepção em m-learning a partir das atividades sociais realizadas no ambiente AMADeUs_MM Integração dos sub-projetos Conferências internacionais Publicar artigos e fazer apresentações Dar continuidade ao trabalho, acompanhando as tendências futuras Crescimento da área de ensino a distância Popularização e avanços dos dispositivos móveis Articulações entre mercado e academia

18 Experiências na pesquisa
Formação do grupo de pesquisa Formação de um um network internacional Interação com o AMADeUs Estudos de usabilidade e de construção de interfaces móveis Trabalhar com recursos tecnológicos promissores Explorar e desenvolver referenciais teóricos sobre o assunto Aprendizado em áreas não técnicas

19 Conclusão Desenvolvimento de modelos que possibilitam o melhor embasamento de artefatos de aprendizagem a distância móvel

20 Referências Bibliográficas
WU, Wen-Hsiung; CHEN, Wei-Fan; SU, Yi-Hui; WANG, Tsung-Li; SU, Te-Jen. An Investigation of a Mobile Learning System in a Digital Filter Course.International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < >. Acesso em: 22 out LIU, Tzu-Chien; KO, Hwa-Wei; CHAN, Tak-Wai; WANG, Yu; WEI, Li-Hsing. Applying wireless and mobile technology to promote productive interaction. International Workshop on Wireless and Mobile Technologies in Education (WMTE’04), 2004. Disponível em: < wireless and mobile technology to promote productive interaction.pdf >. Acesso em: 22 out SCHWABE, Gerhard ; GOTH, Christoph, FROHBERG Dirk. Does Team Size Matter in Mobile Learning. International Conference on Mobile Business (ICMB’05), 2005. Disponível em: < Team Size Matter in Mobile Learning.pdf >. Acesso em: 22 out TRIFONOVA, Anna; RONCHETTI Marco. Hoarding content in m-learning context. Conf. on Pervasive Computing and Communications Workshops (PerCom 2005 Workshops), 2005. Disponível em: < content in m-learning context.pdf >. Acesso em: 22 out TAM, Vincent Tam; YIN, Barbara. Investigating data synchronization in a mobile learning network with handheld devices. Disponível em: < data synchronization in a mobile learning network with handheld devices.pdf >. Acesso em: 22 out LAI, Chih Hung; YANG, Jie Chi; LIANG, Jing San; CHAN, Tak Wai. Mobile Learning Supported by Learning Passport. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < Learning Supported by Learning Passport.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005 . BAE, Young-Kwon; LIM, Jin-Sook; LEE, Tae-Wuk. Mobile Learning System Using the ARCS Strategies. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < Learning System Using the ARCS Strategies.pdf >. Acesso em: 22 out


Carregar ppt "Percepção em Mobile Learning"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google