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PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS
AULA 02 PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS 1

2 PLANO DE NEGÓCIOS TESTE A SUA IDÉIA DE EMPRESA
As questões fundamentais. Organize-se para fazer o Plano de Negócios. O que é o teste - O planejamento da nova empresa é a grande arma para diminuir-se o risco, ou transformar o sonho em uma visão realística, ou evitar que uma boa idéia seja transformada em uma aventura imprevisível. Vamos ver como você foi no teste

3 PLANO DE NEGÓCIOS Alguns pré-empreendedores, talvez por dispor de algum tempo e dinheiro “sobrando”, preferem iniciar um negócio sem um plano detalhado, fazer um vôo cego. Mas este não é o perfil do empreendedor de sucesso que não assume riscos elevados e sabe aprender com os fracassos. Mas se você começar um negócio sem planejamento talvez seja difícil até mesmo descobrir as causas do insucesso ...

4 PLANO DE NEGÓCIOS Até o presente momento talvez você tenha apenas uma idéia da sua futura empresa. O teste mediu o grau de profundidade dessas idéias. Você irá responder a questões relacionadas ao seu empreendimento: seus clientes, concorrentes, mercado, investimentos necessários, às receitas e despesas projetadas, enfim, tudo que diz respeito à sua futura empresa.

5 PLANO DE NEGÓCIOS Qual foi sua nota - Após a avaliação você mesmo julgou o grau de conhecimento que tem sobre a empresa e o ramo em que pretende atuar. O número de pontos possíveis é 75; anote o resultado do teste e veja qual o percentual do total de pontos obtido. Para saber se está apto a iniciar a elaboração do Plano de Negócios, você mesmo decidirá qual o percentual alcançado lhe deixa seguro: 60%, 80% ou 99 %?

6 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
O empreendedor e a empresa motivações e percepção do negócio energia (tempo de pensar) colocada na idéia dedicação que pretende dar à empresa experiência empresarial e na área nível de informação sobre a área e conhecimento de gente na área porque? ser empreendedor, neste ramo opinião da família e amigos

7 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
O produto/serviço estágio de definição do produto; características do produto; barreiras de entrada. O ramo de atividade qual a oportunidade deste ramo de negócio? qual o tamanho do mercado do ramo de negócio? quais as tendências? oportunidades e ameaças?

8 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Missão da empresa O que é missão de uma empresa? É a função que ela vai exercer junto ao mercado, provendo-lhe produtos e serviços está definida? qual a “uniqueness” da empresa? Mercado tem nicho identificado? tem estratégia de vendas? tamanho do mercado do produto/serviço segmentação geográfica

9 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Clientes estão identificados? que necessidades serão atendidas pelo produto/serviço? como serão atendidos os clientes? Propaganda e promoção pontos que serão destacados lançamento meios de divulgação

10 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Vendas tem estratégia de vendas? projetou as vendas? Força de Vendas perfil dos vendedores quantificação dos vendedores e divisão de clientes

11 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Assistência pós-venda como vai ser a assistência ao cliente? o que está incluído na venda e como será a manutenção? Prazos e condições de pagamento estão definidas as condições de venda? preços praticados pela concorrência conseqüências financeiras dos preços praticados

12 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Distribuição canais de distribuição dificuldades de distribuição e seus custos Concorrência você conhece a concorrência? qual a situação do seu produto em relação à concorrência?

13 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Compras dependência de fornecedores quais seus fornecedores? Produção você tem processo de produção você pensou bem em obter vantagem competitiva com seu processo de produção?

14 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA
Finanças você fez projeções financeiras? projeção de lucros e perdas (Profit&Loss Statement) projeção de Balanço (Balance Sheet) projeção de Fluxo de Caixa (Cash-Flow) Pessoal você pensou em sua equipe? Características, quantidades e salários

15 PLANO DE NEGÓCIOS O objetivo deste “Teste a sua idéia” foi convencê-lo de que abrir uma empresa, ou uma unidade de negócios em empresa já existente, exige profunda reflexão, muita pesquisa e muito trabalho. Isto, se você quiser sobreviver à alta taxa de “mortalidade infantil” que envolve as empresas emergentes e atingir um patamar de consolidação.

16 PLANO DE NEGÓCIOS Qual é o meu negócio? Onde quero chegar?
O que vendo? Para quem vendo? PLANO DE NEGÓCIOS Que estratégias utilizarei? Como conquistarei mercado? Quais os fatores críticos de sucesso do negócio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre meu investimento?

17 PLANO DE NEGÓCIOS Faça o cronograma do seu plano de trabalho. Para cada item que você tenha que tomar providências, monte um quadro com “O que, quem e quando”.

18 Que perguntas faria a um amigo que o convidou a abrir uma empresa?
Qual é o seu objetivo pessoal no negócio? O que a sua família pensa disto? Qual é o seu conhecimento do assunto? Qual é a sua experiência? Qual é a sua definição do negócio? Qual será a sua dedicação? Qual será a sua área de atuação ? O que espera de mim? Qual é o cliente? Como atingi-lo? 8 5 5

19 Que perguntas faria a um amigo que o convidou a abrir uma empresa?
Qual é a vantagem competitiva? O que diferencia o produto? Qual é o capital necessário? Haverá outros sócios? Como será o contrato social ? Quais são os fornecedores? Qual será a missão da empresa? Como serão vistos os empregados? 6

20 Que perguntas faria a um empresário?
Você leu com atenção o texto que está no arquivo PNI01 - GUIA PARA ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR.doc Você também leu como fazer a modelagem de uma entrevista que está no arquivo PNI01 - GUIA PARA MODELAGEM .doc

21 O Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio:
Onde ir, como ir rapidamente. O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos. Descreve a oportunidade de um negócio: Porque a oportunidade existe e porque o empreendedor e sua equipe tem condições de aproveitá-la . Como o empreendedor (e equipe) pretende agarrá-la. Instrumento de negociação interna e externa, para administrar a interdependência. É mais um processo do que um produto. Não é o negócio. Não é imutável. 3 3

22 PLANO DE NEGÓCIOS Possíveis públicos- alvo para o seu Business Plan:
sócios potenciais parceiros bancos intermediários investidores gerentes e pessoal da empresa em geral executivos de alto nível fornecedores clientes potenciais

23 PLANO DE NEGÓCIOS ESTRUTURA DO BUSINESS PLAN: Sumário executivo
Resumo da empresa Produtos e Serviços Análise do Mercado Estratégia do Negócio Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro

24 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
NOME DA EMPRESA: 1 - DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO 1.1 - Qual é o negócio da empresa? (O motivo da sua criação) 1.2 - Qual o ramo do negócio? 1.3 - Quais são os clientes? Perfil. 1.4 - Quais são as necessidades dos clientes? 1.5 - Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes? 4

25 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
2 - PLANO DE MARKETING 2.1 - Descrição do Produto 2.2 - Qual o diferencial, a vantagem competitiva? 2.3 - Definição do preço 2.4 - Propaganda 2.5 - Escolha do ponto. Distribuição do produto. 2.6 - Previsão de vendas (unidades) 3 - CONCORRÊNCIA Analise a concorrência 7

26 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
4 - INVESTIMENTOS (US$) 4.1 - Móveis e equipamentos 4.2 - Veículos 4.3 - Reformas (quando não for manutenção preventiva) 4.4 - Despesas pré-operacionais 4.5 - Outros TOTAL 8

27 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
5 - ANÁLISE FINANCEIRA(US$) 5.1 - Custos dos produtos a) Custo do produto (material) b) Salários e encargos pessoal (da produção) c) Depreciação de máquinas de produção d) Manutenção de máquinas de produção 9

28 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
5.2 - Despesas operacionais a) Salários e encargos pessoal (administrativo) c) Prestação de serviços (contador) d) Aluguel e) Manutenção ( máquinas da administração) f) Comissões de vendedores/representantes g) Outros TOTAL DOS CUSTOS 10

29 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
5.3 - RECEITA a) Preço de venda b) Quantidade vendida RECEITA TOTAL 11

30 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO
5.4 - DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS 1) Receita bruta de vendas 2) (-) Deduções da receita bruta (impostos 21 %) 3) (=) Receita líquida de vendas 4) (-) Custos dos produtos vendidos (item 5.1) 5) (=) Margem de contribuição bruta 6) (-) Despesas operacionais 7) (=) Lucro operacional 8) (-) Imposto de renda (Lucro presumido calculado sobre a receita bruta: 1,2 %) 9) Lucro líquido 12


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