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REVISÃO DO SISTEMA. REVISÃO DO SISTEMA POLÍTICA DA QUALIDADE Construir com qualidade, atendendo às necessidades dos clientes, os requisitos internos.

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2 REVISÃO DO SISTEMA

3 POLÍTICA DA QUALIDADE Construir com qualidade, atendendo às necessidades dos clientes, os requisitos internos e legais, melhorando continuamente a eficácia do sistema da qualidade.

4 VISÃO Estar entre as melhores construtoras de Minas Gerais no segmento de atuação até 2016.

5 MISSÃO Edificar sonhos com transparência, qualidade e pontualidade, visando à satisfação e tranqüilidade dos clientes.

6 VALORES Respeito com os clientes internos e externos;
Avaliação dos RH por meritocracia; Foco do cliente; Simplicidade e agilidade nas soluções; Compromisso com resultado; Incentivo a educação dos funcionários; Ética nas relações; Comunicação integrada.

7 OBJETIVOS DA QUALIDADE
Atender às necessidades e expectativas dos clientes (investidores e cliente final); Atender às necessidades dos funcionários; Desenvolver a capacitação profissional dos funcionários; Garantir a integridade física dos colaboradores; Atender os requisitos do produto; Melhorar os procedimentos de execução de serviços.

8 OBJETIVOS DA REVISÃO NO SGQ
Melhoria continua do Sistema de Gestão de Qualidade da Escala.

9 HISTÓRIA Teve inicio em 2010 (com a assessoria da empresa Qualyquipe/Delva); Em maio de 2011 conquistamos as certificações; Em maio de 2012 conquistamos a manutenção das certificações; E agora contamos com o seu apoio na revisão do SGQ da Escala.

10 QUALIDADE “ Qualidade – Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.  Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados: 1 – As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos especificados ou necessidades implícitas e; 2 – Um produto ou serviço livre de deficiências.”

11 QUALIDADE Já segundo DAVID GARVIN a qualidade e baseada segundo as 5 abordagens abaixo: 1 – Transcendental / Cirque du Soleil; 2 – Produto / Características mensuráveis, medir; 3 – Manufatura / Produzido conforme especificado sem falhas; 4 – Usuário / Adequação ao uso; 5 – Valor / Relação custo e benefício.

12 QUALIDADE É ATENDER AOS REQUISITOS DO CLIENTE.
QUALIDADE PARA ESCALA QUALIDADE É ATENDER AOS REQUISITOS DO CLIENTE.

13 COMO É EVIDENCIADA A QUALIDADE DO SEU SETOR?

14 PADRONIZAÇÃO Estabelecer o padrão de; Servir de modelo;
Normas ou modelos; Documentação do SGQ.

15 PROCESSO Organização pode ser visualizada como um sistema que realiza seu trabalho através de um conjunto de atividades inter-relacionadas, que consomem recursos e produzem bens e serviços, denominados de PROCESSOS

16 TIPOS DE PROCESSOS FINALÍSTICOS OU PRIMÁRIOS: Impactam diretamente no cliente externo; APOIO: Sustentam os processos finalísticos; GESTÃO: Coordenar as atividades de apoio e os processos finalísticos ou primários; PROCESSOS-CHAVE: São os processos finalísticos, de apoio ou de gestão que têm impacto direto no cumprimento da missão da organização, isto é, são fundamentais para a execução de sua estratégia e suas atividades de rotina.

17 FLUXOGRAMA Técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho

18 TIPOS DE FLUXOGRAMA VERTICAL

19 TIPOS DE FLUXOGRAMA

20 TIPOS DE FLUXOGRAMA

21 INDICADORES Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Podem ser obtidos durante a realização de um processo ou ao seu final. Para os processos-chaves é que serão desenvolvidos INDICADORES que farão parte do Sistema de Medição do Desempenho Organizacional (SMDO) da Escala.

22 COMPONENTES DO INDICADOR
ÍNDICE: É o valor numérico do indicador. METAS: São os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. EVIDÊNCIA: Evidenciar de forma clara. Ex: reduzir o número de ocorrências em 50% até o final do ano, através da comparação dos resultados dentro de um mesmo período de tempo.

23 TIPOS DE INDICADORES ESTRATÉGICOS; PRODUTIVIDADE; QUALIDADE;
CAPACIDADE.

24 REQUISITOS DO INDICADOR
DISPONIBILIDADE – Facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo; SIMPLICIDADE – Facilidade de ser compreendido; BAIXO CUSTO DE OBTENÇÃO; ADAPTABILIDADE - Capacidade de resposta às mudanças; ESTABILIDADE – Permanência no tempo, permitindo a formação de série histórica; RASTREABILIDADE – Facilidade de identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção; REPRESENTATIVIDADE – Atender às etapas críticas dos processos, serem importantes e abrangentes.

25 EXEMPLO DE INDICADORES
CLIENTES E MERCADO Índice de satisfação Índice de retorno de clientes Lucratividade de clientes Índice de reclamações Número de acesso à pagina de internet (expresso em Hh ou em %)

26 EXEMPLO DE INDICADORES
ECONÔMICO-FINANCEIROS  Receitas/Lucratividade Retorno sobre o patrimônio líquido Valor econômico agregado Geração de Caixa Relação entre o executado x metas físicas (desvio, em %) Arrecadação com taxas de prestação de serviços Arrecadação de impostos

27 EXEMPLO DE INDICADORES
RECURSOS HUMANOS Absenteísmo Rotatividade Índices de sugestões HH do treinamento Eficácia do treinamento Percentual de delegações de competências Indenizações Clima organizacional

28 EXEMPLO DE INDICADORES
SEGURANÇA DO TRABALHO Freqüência e gravidade de acidentes no trabalho Quantidade de treinamentos realizados Reclamações

29 EXEMPLO DE INDICADORES
SUPRIMENTOS % não-conforme nos itens adquiridos Entregas no prazo, em % ; Fora do prazo, em % Tempo médio de atendimento Índice de desempenho dos fornecedores Índice de requisições atendidas versus requisições feitas Número de horas paradas em decorrência da falta de matérias-primas / materiais / equipamentos a serem adquiridos

30 EXEMPLO DE INDICADORES
SUPRIMENTOS Redução de rejeitos, resíduos ou retrabalhos Número de ocorrências de conflitos com fornecedores Nível de satisfação das parcerias Reclamações Tempo de Ciclo de Pedido ( TCP ) – em dias Pedidos prontamente atendidos dividido pelo total de pedidos X 100

31 EXEMPLO DE INDICADORES
PLANEJAMENTO Quantidade de não-conformidades nos projetos Custo médio dos projetos Quantidade de idéias transformadas em produtos Tempo médio de desenvolvimento de novos produtos Redução de custos, em % Número de serviços prestados Novas tecnologias empregadas

32 EXEMPLO DE INDICADORES
OBRA Redução de custos em % Prazo de entrega Retrabalho

33 INDICADOR DE QUALIDADE
Exemplo: Percentual de Atendimento Meta: Atender 100% dos clientes Indicador: Percentual de atendimento Fórmula: Número de pessoas atendidas X 100 Número de pessoas necessitando atendimento

34 PRAZOS ACORDADOS Entregar todos os documentos revisados a setor de Qualidade até 20/10/2012. Averiguação em novembro na auditoria interna. Ajustes e nova averiguações na auditoria interna de fevereiro. Em maio auditoria externa.

35 ObrigadA a todos !!!

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