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IVC DO FUTURO - IVC 2.0 VII Seminário Nacional de Circulação da ANJ

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Apresentação em tema: "IVC DO FUTURO - IVC 2.0 VII Seminário Nacional de Circulação da ANJ"— Transcrição da apresentação:

1 IVC DO FUTURO - IVC 2.0 VII Seminário Nacional de Circulação da ANJ
Apresentação: Pedro Silva - Presidente do IVC São Paulo, 04 de Outubro de 2009

2 Porque mudar? Desde 1961: Computador Comunicações
Fragmentação e segmentação crescentes Global Instantânea Ambiente de negócios - diversidade Modelo de negócio Governança corporativa – Sarbanes Oxley

3 Porque mudar? Oportunidades para o IVC:
Auditoria de Websites ( / ) Publicações Gratuitas Publicações Menores Eventos Audiência

4 Contexto Desde Agosto de 2008, liderada por um Grupo de Trabalho, a Diretoria do IVC vem discutindo a necessidades de mudança e alinhamento com o mercado 2008 21/10 10/12 22/12 Primeira reunião do Grupo de Trabalho Diretoria aprova contratação de consultoria para: Desenho do novo modelo estratégico Identificação de vulnerabilidades em auditoria Diretoria referenda seleção da Integration Consultoria Integration inicia os trabalhos Reuniões do Grupo de Trabalho com Conselheiros Briefing e Contratação da Consultoria 05/09 Grupo de Trabalho Pedro Silva (Presidente IVC) Altino de Barros (Fundador IVC) Orlando Lopes (ex-presidente IVC) José Alves (ex-presidente IVC) Antonio Athayde (ANJ) Flavio Rezende (DPZ) Pedro Renato Eckersdorff (ANATEC)

5 Abordagem A primeira ação da Integration foi conduzir um amplo diagnóstico do mercado e da organização interna do IVC 1. Diagnóstico – “De dentro para Fora” 23 entrevistas internas 2. Diagnóstico – “De Fora para Dentro” 21 entrevistas externas 3. Análise de referência Estudo com 10 ABCs (IFABC) Modelos do mercado (associações e corporativo) 44 entrevistas O diagnóstico confirmou a importância do IVC para o meio e, ao mesmo tempo, a necessidade de melhorias

6 Diagnóstico - Estratégia
Outros ABCs passaram por um processo de evolução… Estratégia 1900 1920 1940 1960 1980 2000 ABC 1994 CD-room Business and farm publications 1996 Web sites 1998 Perfil dos leitores (audita pesquisas) 2006 Relatórios consolidados 2007 Audience-FAX (integra leitura c/ visitas websites) 1914 verifica circulação us Flyer (Canadá) OJD 1922 Tiragem 1946 Circulação 1992 Mídia especializada, gratuitos, guias e multi-mídia 2001 Web sites Espanha ABC 1931 Circulação de jornais 1950 Circulação de revistas 1982 Jornal gratuito porta a porta 1986 Eventos 1990 Certificação de perfil (business magazine) 1997 Web 1999 distrib. 2005 Adserving process certification 2006 Ad Sales house process certfiication 2007 Brand certifcate 2008 Metodol. pesquisa website UK IVW 1949 jornais, revistas e outros periódicos 1994 Radio, TV 1998 Cinema 2003 Arquivos digitais 2004 Web sites 2007 Eventos Alemanha

7 agências + anunciantes
Diagnóstico - Liderança Embora o modelo político varie por país, encontramos uma tendência similar: Liderança ABC e BPA(US) ABC (UK) OJD - FR IVW (ALL) OJD (ES) Tripé agências + anunciantes Tripé editores Tripé equilíbrio Bipartismo agência Tripé editores Poder pende para: Tendência: Existe uma forte movimentação dos ABCs para fornecer dados qualificados ao mercado Revisões e alterações nos regulamentos Introdução de comitês específicos Respostas a questões relacionadas aos novos segmentos publicitários

8 Responsabilidade corporativa
Diagnóstico - Liderança Liderança Avaliamos o IVC dentro dos princípios de Governança corporativa do IBGC: Princípios do IBGC* Motivos Transparência Informa os dados mas não agrega valor Sérias falhas na comunicação interna Falhas na comunicação aos membros sobre assuntos relevantes (ex: apresentar aprendizados visita ABC UK) Demora para conduzir temas críticos e falha na comunicação de decisões Mais do que "a obrigação de informar", deve cultivar o "desejo de informar", Boa comunicação interna e externa, espontânea, franca e rápida Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas contemplar fatores que criam valor Baixa aderência Equidade Percepção de que só as grandes editoras tem influência no IVC: “Mercado é maior do que a XXX” Tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários e steakholders Média aderência Prestação de contas Falta visibilidade de metas do IVC Excesso de discussões operacionais (aumento de salário, venda de impressora) Agentes da governança corporativa devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu Média aderência Responsabilidade corporativa Ainda precisa ter clareza da estratégia para o futuro e como quer se posicionar no curto prazo Devem zelar pela perenidade das organizações (visão de longo prazo, sustentabilidade) Baixa aderência * Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

9 Diagnóstico - Estrutura
Detalhando o que vimos… Eficiência Opinião dos entrevistados… Estrutura atual “Tudo passa pelo diretor executivo – só pode criar um gargalo imenso” “A demora do IVC engessa o meu negócio – eu lanço novidade em 1 mês e demoro 6 para filiar” “Se alguém está de férias, o serviço fica parado esperando ele voltar” “Não existem meta nem controle – o clima é “deixa a vida levar...” Diretor Geral DP /Contas a Pagar Supervisor auditoria Gerente Adm. Gerente WEB Contabilid. Auditores RJ O&M / TI TI Auditores SP Secretária,DP Compras Assistente adm. Auxiliar adm. Secretária Serviços gerais Contas a Receber Verifica. Física Auxiliar de expedição Serviços gerais RJ SP

10 Recomendação - Atuação
Estratégia 1 Atuação O mercado acredita que o IVC deve EVOLUIR na sua proposta de valor, sem ferir a sua vocação básica 2 Portfólio 3 Marca Atual Proposta preliminar Objetivo VISÃO Velar e estabelecer, primordialmente, pela autenticidade e veracidade das publicações do país, sejam elas impressas ou eletrônicas O IVC é um fornecedor de informações ao mercado com grande credibilidade, agilidade e excelente custo-benefício O que precisa mudar? Oficializar e comunicar Acrescentar audiência dos veículos que a compõe Reforçar o papel de representação do tripé MISSÃO Fornecer inteligência em dados de audiência para o meio publicitário através de auditoria VISÃO e MISSÃO devem ser refinadas e discutidas com o mercado como parte da mudança

11 Recomendação - Portfolio
Estratégia 1 Atuação O mercado aponta para uma necessidade dupla – MELHORAR os produtos atuais e EXPANDIR para outros segmentos 2 Portfólio 3 Marca PRODUTOS E SERVIÇOS A B Melhorar os Serviços/Produtos Atuais Expandir para Novos Segmentos/Áreas “O relatório só migrou do papel azul e rosa para um site – continua difícil de capturar e trabalhar” “Na hora e na forma que eu recebo, o dado do IVC quase não tem valor” “Em 5 anos, exceção será quem não estiver na web” “O mercado evoluiu e quer saber a sua audiência em múltiplos canais - o IVC não” Nossa recomendação é cumprir com as MELHORIAS antes de avançar para expansão

12 Governança / Gestão Novo Modelo de Governança Conselho Notáveis
Conselho Diretor Assembléia Geral Jornais Circ. Paga Revistas Circ. Paga Presidente Publicações Circ. Controlada e Mista Comitê Disciplinador Comitês especialistas WEB Jornais Gratuitos Comitês especialistas Eventos Pequenas Publicações Novo papel. Fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado pelo IVC Não exercido hoje *Interno ou terceirizado Administração em São Paulo

13 Mudanças em Curso Contratação de Gerente de Auditoria
Contratação de Gerente Administrativo Desligamento do Diretor Geral Localizar a gestão administrativa em São Paulo - SP Revisão do processo de auditoria / Novo Modelo de auditoria de Jornais Capacitar auditores e analistas Incorporar tecnologia de websites para todas categorias auditadas Aumentar custo de horas de auditor para valores realistas

14 Novo Modelo de Auditoria
Informações padronizadas e recebidas previamente à verificação física Análise mensal – esclarecimentos mensais Padrão único de arquivos e documentos Auditoria presencial mais expressa (menores custos operacionais – estadia e viagens) Relatório de horas de auditoria detalhado Relatório de auditoria com recomendações Descentralização da responsabilidade num único auditor Auditoria feita pela equipe de auditoria do IVC e não mais por um auditor do IVC

15 Aumento do custo de Hora do Auditor
Hoje: Valor cobrado menor do que o custo. Consequências: Quanto mais o IVC audita mais deficitária fica a operação. Prejuízo provocado por uns é socializado para todos. Objetivo do aumento: Neutralidade do resultado operacional em relação à eficiência. Aumentos de eficiência serão transferidos automáticamente ao associado que permitiu e colaborou para o resultado.

16 Horas de Auditoria em Jornais
Três comportamentos observados. É possível reduzir significativamente as horas de auditoria

17 Horas de Auditoria em Revistas
Dois comportamentos observados. É possível reduzir significativamente as horas de auditoria

18 Horas de Auditoria Valor em avaliação – será informado nesta semana para ser incluído no orçamento dos associados no próximo ano Compromisso do IVC em buscar eficiência não aumentando o número de auditores – não aumentará o número de horas Válido para a auditoria do segundo semestre de em diante – auditorias dos períodos anteriores e atualmente em execução não serão majoradas

19 IVC 2.0 O IVC está se preparando para enfrentar os desafios de um ambiente mais dinâmico, digital e globalizado com ações em: Equipe profissional Organização estruturada Ferramentas de gestão atualizadas Investimento em treinamento Maior transparência no relacionamento com associados e mercado em geral

20 Pedro Silva (11)3287-0009 pedrosilva@ivc.org.br
OBRIGADO! Pedro Silva (11)


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