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Design de Interação Criativo, Social, Emotivo e Complicado

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Apresentação em tema: "Design de Interação Criativo, Social, Emotivo e Complicado"— Transcrição da apresentação:

1 Design de Interação Criativo, Social, Emotivo e Complicado
Frederick van Amstel designer de interação usabilidoido.com.br

2 Minha formação Comunicação Social - Jornalismo
Web designer em agências Consultor em Design de Interação Professor de Design e Web Design Mestrando em Tecnologia Influência de linhas marxistas da teoria social (Teoria da Atividade e Estudos Culturais)

3 O que é Design de Interação?
Design de Interação é uma área profissional, uma sub-disciplina do Design e um processo voltado ao projeto das interações entre pessoas e sistemas.

4 Engenharia de Software
sistema usuário Engenharia de Software

5 Interação Humano-Computador
sistema usuário Interação Humano-Computador

6 designer usuário sistema usuário Design de Interação

7 Diferencial Engenharias IHC / Design de Interface Design de Interação
Antropologia / Marketing

8 Exemplos

9 Pulse Race Christian Nold

10 Disco dos Doshas Restaurante Jagannatha

11 The FlirtBunnies Chip Beck e CK Chan

12 Tenori-on, Yamaha Toshio Iwai

13 8P, Globo.com

14 Processo Simplificado
atividade atividade artefatos artefatos

15 Atividade de Compra - Diagrama Sequencial MercadoPago

16 Exercício Escolher uma atividade humana qualquer
Repensar as interações Documentar proposta com diagrama sequencial sem se preocupar com a tecnologia Apontar uma tecnologia existente Duração: 10 minutos

17 Domínio do Design de Interação

18

19 Adaptação para o Comportamento
Cubículos mantém a individualidade, mas dificultam a socialização.

20 Ambiente para a Atividade
O cafézinho relaxa e cria uma situação propícia à socialização.

21 Existe uma sequência formalizada para preparar o café.
Fluxo para a Tarefa Existe uma sequência formalizada para preparar o café.

22 Controle para a Operação
O botão serve para ligar a máquina.

23 Pergunta-critério, seja para análise ou criação:
Que comportamento, atividades, tarefas e operações serão realizados com este artefato?

24 Adaptações variadas para comportamentos variados.
Possibilidades Adaptações variadas para comportamentos variados.

25 Exercício Inventar uma cafeteria inovadora voltada para seu grupo
Que adaptações, ambientes, fluxos e controles ela teria? Quais seriam suas vantagens? Documentação livre Duração: 10 minutos

26 Processo complexificado de Design de Interação

27 Seria a necessidade a mãe da invenção?

28 Qual a necessidade de um garfo?

29 E de um bico para garrafas de água
E de um bico para garrafas de água? Tommy Habeeb, apresentador de televisão

30 E de uma torradeira como esta? George Watson

31 E da água com intenção aprovada pelo Dr. Emoto?

32 A frustração com as coisas leva ao desejo de ter novas coisas.

33 Ao contrário da necessidade, desejos e frustrações não são necessariamente lógicos. Podem ser contraditórios.

34 A dialética pode ajudar a trabalhar com contradições
A dialética pode ajudar a trabalhar com contradições... ou confundir ainda mais!

35 Tudo está em constante mudança...
Noah “Everyday”

36 ...e o que impulsiona o movimento é a contradição.
Richard Williams

37 Sistema da Atividade Yrjo Engeström instrumentos pessoas objeto
resultado regras divisão do trabalho comunidade

38 Steve Jobs na MacWorld 2007

39 Botões não se adaptam aos múltiplos objetos
Crise no sistema Clay Spinuzzi Blackberry pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade Botões não se adaptam aos múltiplos objetos

40 Teclado on-screen do iPhone

41 Reconfiguração do sistema
iPhone pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade Teclado on-screen é impreciso

42 A dialética não serve para eliminar as contradições, mas sim, para conviver com elas.

43 Exercício Levantar algumas contradições que impulsionaram e foram causadas por uma determinada transição tecnológica (10min) instrumentos pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade

44 Metodologias de Design de Interação

45 Método de Webdesign baseado na Usabilidade, Maria Martinez

46 Metodologia Moebius, I-Group

47 Os elementos da experiência do usuário, J.J. Garret

48 Aluno de Design da Unisul
“Eu não aguento mais ouvir falar de metodologia. Cada professor vem com uma e nos obriga a trabalhar do jeito dele, que não é nosso jeito.” Aluno de Design da Unisul

49 ~ 1 ~ Metodologia não é um procedimento.

50 Metodologia e método Metodologia é o estudo crítico dos métodos a partir de uma perspectiva teórica Método é uma estrutura coerente de técnicas necessárias para atingir um resultado

51 Metodologia de Design Visão de mundo Base teórica Experiência prática

52 Metodologia Ágil Ver funcionando é melhor do que prever
Evoluir por iterações Diálogo com usuários Equipe enxuta Compartilhar conhecimento

53 Métodos de Design de Interaçao
Prototipação Teste de Usabilidade Entrevista Shadowing etc...

54 ~ 2 ~ A força do Design está na criatividade.

55 Modelo Evolutivo

56 Modelo Caótico

57 Criando possibilidades

58 Recursos para criar Rabiscos Brainstorming Cenários hipotéticos
Prototipação rápida Abdução

59 ~ 3 ~ A contradição é inerente ao processo de Design.

60 Evitar a contradição J.J. Garret

61 Wireframe

62 Thoughtful Interaction Design, MIT Press
Processo dialético Lowgren e Stolterman Thoughtful Interaction Design, MIT Press Visão Visão Img. Operante Especificação Tempo Imagem Operante Especificação

63 Aproveitar a contradição

64 “O Design não está lá, nem cá; está no meio, ora pendendo para um lado, ora para o outro, num movimento que se assemelha à uma dança graciosa. É preciso saber o momento e o lugar certo para ser rígido ou flexível, de acordo com as intenções da performance e com a guia musical. O Design é assim: não cria, mas recombina; não define, mas propõe; não julga, mas avalia; não é arte, mas também gosta de dançar… Para entendê-lo, é preciso dar o primeiro passo!” Instituto Faber-Ludens de Design de Interação

65 Royal College of Art, Londres
Prazeres Complicados Royal College of Art, Londres

66 Nipple Chair, Dunne e Rabby

67 Escape Headphones, Christopher Woebken

68 Entrada de um Pub inglês

69 PuchiPuchi, Bandai

70 CD Phonograph, Yong Jieyu

71 Exercício Escolher uma fobia de alguém do grupo
Tentar entender a fobia através da empatia Criar conceitos de produtos que explorem a fobia, seja estimulando ou tentando curar Duração: 15 minutos

72

73 designer de interação usabilidoido.com.br
Obrigado! Frederick van Amstel designer de interação usabilidoido.com.br


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