A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Culturas de Pequenos Frutos Como Estratégia de Diversificação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Culturas de Pequenos Frutos Como Estratégia de Diversificação"— Transcrição da apresentação:

1 As Culturas de Pequenos Frutos Como Estratégia de Diversificação
José Martino, CEO Espaço Visual As Culturas de Pequenos Frutos Como Estratégia de Diversificação

2 Que pequenos frutos? Kiwis arguta NERGI Morangos Mirtilo Amora
Framboesa Groselha Morango José Martino

3 Que pequenos frutos? José Martino

4 Importância da fileira
Social: + 60% do valor dos custos anuais de produção são remuneração de mão de obra Forte incorporação de mão de obra sazonal nas colheitas José Martino

5 Importância da fileira
Território/Ambiente: Norte: Dimensão: 0,5 a 1,5 ha; Ar livre; Baixo investimento e baixo retorno; Mercado: nacional e congelação; Colheita: mão de obra local Sul: Dimensão: 10 a 50 ha; Sob coberto: estufas e túneis; Mercado: exportação de frutos frescos; Colheita: emigrantes José Martino

6 Importância da fileira
Económico Pera – 54 M€ Pequenos frutos – 36 M€ Tomate Indústria – 25 M€ Vinho – 675 M€* Azeite – 215 M€ Fonte: SIMA, 2013 * IVV, 2012 José Martino

7 CONCEITO DE DIVERSIFICAÇÃO
Estratégia empresarial com a qual se pretende a produção de novos produtos destinados a diferentes mercados. Aproveitamento de oportunidades em negócios de elevado potencial de crescimento. José Martino

8 Diversificação Regional Exploração Entre Pequenos Frutos José Martino

9 Pontos fortes-Diversificação
Abaixamento do risco económico pelo incremento do número de actividades. Aproveitamento de mão de obra familiar e regional. Melhor aproveitamento da estrutura produtiva e da agro-indústria. José Martino

10 Pontos Fracos-Diversificação
Maior grau de dificuldade no domínio da tecnologia e planeamento (“Quem muito alarga pouco aperta”). Maior probabilidade de descontrolo operacional. Exige logística do pós colheita próxima e de gestão muito rigorosa José Martino

11 Garantir o sucesso/Produtor
Excelente implantação Adequada preparação do terreno: Drenagem Correcção do solo/Fertilização de implantação Sistema de rega automatizado e fertirrigação Plantas Garantia da variedade Fortes e sãs José Martino

12 Garantir o sucesso/Produtor
Contratualização com o comercializador Fazer cada operação cultural na melhor oportunidade técnica (= fazer na hora certa, antecipar problemas, detectá-los no inicio, fazer cada uma das operações culturais dentro do período temporal recomendado). José Martino

13 Garantir o sucesso/Produtor
Exploração da plantação Manter o solo com pH adequado e com elevado teor em matéria orgânica (importante 1.º anos) Controlo de infestantes Irrigação de acordo com as necessidades da cultura e clima Podas e mondas Controlo de pragas e doenças José Martino

14 Garantir o sucesso/comercializador
Boas regras: Sistema de controlo de qualidade que impeça a entrada nos mercados dos frutos com má qualidade Remuneração das produções: Positiva para a maior qualidade Negativa para a baixa/ausência de qualidade José Martino

15 Garantir o sucesso/comercializador
Contratualização com o produtor Logística adequada para a recolha dos frutos Organização da fileira José Martino

16 Estratégias para o sucesso
Assistência técnica organizada O.P’s e empresas de comercialização Empresas privadas (Espaço Visual) Execução do Trabalho (excepto colheita) Próprio empresário: exploração própria / vizinhas Empresas de prestação de serviços Parcerias de exploração (Espaço Visual) José Martino

17 Estratégias para o sucesso
Colheita Utilização de mão de obra familiar Bolsas de mão de obra local e desempregados Parcerias/Acordos entre explorações para garantir a importação de mão de obra Metodologia para uniformização da formação da mão de obra: garantir a produtividade e qualidade José Martino

18 Estratégias para o sucesso
Código de boas práticas dos operadores comerciais Caderno de encargos dos requisitos mínimos de qualidade que valorize a origem Portugal José Martino

19 Conclusões A diversificação na fileira dos pequenos frutos é um desafio e uma oportunidade para incrementar a sua competitividade. O elevado e rico conjunto de eventos que estão a acontecer irão promover um conjunto de acções nos players que conduzirão à melhoria dos níveis de cooperação intra e inter elos da fileira José Martino

20 jose. martino@espaco-visual. pt htpp://josemartino. blogspot. pt www
htpp://josemartino.blogspot.pt José Martino


Carregar ppt "As Culturas de Pequenos Frutos Como Estratégia de Diversificação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google