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PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS MARKETING Conceitos iniciais.

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Apresentação em tema: "PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS MARKETING Conceitos iniciais."— Transcrição da apresentação:

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2 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS MARKETING Conceitos iniciais

3 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS “ Um comerciante, qualquer que seja, não é mais do que um servidor do público, ou de um público; e recebe uma paga, a que chama o seu "lucro" pela prestação desse serviço. Ora, toda a gente que serve deve, parece- nos, buscar agradar a quem serve... Cont... MENTALIDADE DE MARKETING

4 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Para isso é preciso estudar a quem serve, mas estudá-lo sem preconceitos nem antecipações, partindo, não do princípio de que os outros pensam como nós, ou devem pensar como nós, porque em geral não pensam como nós - mas do princípio de que, se queremos servir os outros (para lucrar com isso ou não), nós é que devemos pensar como eles. C ont... continuação

5 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS O que temos de ver é como eles efetivamente pensam, e não como nos seria agradável ou conveniente que eles pensassem. continuação Revista de Contabilidade e Comércio, Março de 1926 Fernando Pessoa

6 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Professor Philip kotler Philip Kotler é reconhecido como a maior autoridade mundial do Marketing. Prolífico autor cujos 22 livros ocupam um lugar de destaque Administração de Marketing, Marketing Models, The New Competition, Kotler on Marketing, The Marketing of Nations, Marketing para o Século XXI, Marketing de A a Z, considerado por Tom Peters o seu melhor trabalho, Lateral Marketing e o mais recente Ten Deadly Marketing Sins: Signs and Solutions. As suas obras foram traduzidas em mais de 20 idiomas e ultrapassaram os 5 milhões de exemplares vendidos em 58 países. Kotler recebeu inúmeros prémios e distinções de instituições de todo o mundo pela sua valiosa contribuição para o Marketing, entre elas, a “American Marketing Association” (Líder em Marketing), a “European Association of Marketing Consultants” (Excelência em Marlketing), e a “Academy of Marketing Science” (Educador do Ano). Kotler realizou um mestrado na Universidade de Chicago e um doutoramento no MIT, ambos em Economia, e dois pós-doutoramentos, um em Harvard e outro em Chicago. Foi consultor de empresas como a General Electric, a General Motors, a IBM, a AT&T, a Honeywell, o Bank of America e a Merck, entre outras.

7 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS CONCEITOS DE MARKETING Fundamentos Sociais: Satisfazer as necessidades humanas

8 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Definições de Marketing Conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca. Estudo científico das relações de troca.

9 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Definições de Marketing É a atividade humana dirigida para satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca. O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas necessidades e desejos humanos

10 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam, com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Philip Kotler Definições de Marketing

11 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Nova definição da AMA para Marketing:

12 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS THEODORE LEVITT

13 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Desenvolvimento do Conceito de Marketing

14 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Evolução Histórica Disciplina nova X Atividade Antiga Origem: Economia, início século XX Desenvolvimento do Conceito de Marketing

15 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Estágios da Economia AUTO-SUFICIÊNCIA ECONÔMICA (ausência de troca) COMUNISMO PRIMITIVO (ausência de troca) SIMPLES TROCA (início do Marketing) MERCADOS LOCAIS (aumento especialização das atividades ) Desenvolvimento do Conceito de Marketing Desenvolvimento do Conceito de Marketing

16 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Economia Monetária ( surgimento da moeda) Capitalismo Primitivo (acumulação) Produção em Massa (aumento população/concorrência) Sociedade Afluente (ênfase nos desejos) Desenvolvimento do Conceito de Marketing Estágios da Economia

17 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Desenvolvimento do Conceito de Marketing

18 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Conceitos e Definições Fundamentais Necessidades: Estados de privação Físicas/ básicas (alimento, segurança) Sociais (inclusão, afeição) Individuais (conhecimento, auto- realização) Desenvolvimento do Conceito de Marketing

19 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Conceitos e Definições fundamentais Desejos  Necessidades, moldadas pela cultura e por características individuais;  Opções de escolha para satisfação das necessidades Desenvolvimento do Conceito de Marketing Desenvolvimento do Conceito de Marketing

20 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Desenvolvimento do Conceito de Marketing

21 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DO MARKETING MODERNO Orientação para a Produção Orientação para o Produto Orientação para Vendas Orientação para Marketing Orientação para Marketing com Responsabilidade Social

22 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO  CONSUMIDORES PREFEREM PRODUTOS BARATOS E FÁCEIS DE ENCONTRAR  A EMPRESA DEVE SE CONCENTRAR EM MELHORAR A PRODUÇÃO (ECONOMIA DE ESCALA PARA TORNAR O PRODUTO BARATO)  MELHORAR A DISTRIBUIÇÃO, PARA TORNÁ- LO FÁCIL DE SER ENCONTRADO.

23 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO  Os consumidores preferem produtos da melhor qualidade possível, e de melhor desempenho possível.  A empresa deve se concentrar em desenvolver e melhorar os produtos.  Não se preocupa em atender bem.

24 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS  O produto/serviço é superior ou indispensável, e vende por si só.  Os clientes deveriam sentir-se agradecidos por terem alguém que faça o produto ou preste o serviço.  A empresa acha que não tem concorrentes ou que estes são inferiores. continuação ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO

25 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ORIENTAÇÃO PARA VENDAS Grandes esforços de promoção e venda farão os consumidores comprarem seus produtos. Os clientes podem ser induzidos a comprar, bastando fazer muita propaganda e usar persuasão e insistência, e até mentindo, se for preciso.

26 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS Os produtos são vendidos e não comprados. O que interessa é vender. A satisfação do cliente é secundária. Se um cliente não comprar, há muitos outros querendo. CONTINUAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA VENDAS

27 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS A tarefa mais importante é determinar quais são as necessidades, desejos e valores de um conjunto de clientes escolhidos (público-alvo), e adaptar toda a empresa para satisfazê-los. A satisfação do cliente promoverá: repetição de negócios lealdade recomendação para outros clientes ORIENTAÇÃO PARA MARKETING

28 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ORIENTAÇÃO PARA MARKETING SOCIAL MARKETING COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Orientação para marketing, acrescida da preocupação com o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo. Preocupa-se com os custos sociais não declarados, não explícitos, ou não percebidos de imediato.

29 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ORIENTAÇÃO PARA MARKETING SOCIAL PREOCUPA-SE EM CRIAR CLIENTES SATISFEITOS E SAUDÁVEIS, E CONTRIBUIR PARA A QUALIDADE DE VIDA. É PRECISO ATENDER DESEJOS E INTERESSES DOS CONSUMIDORES, EXIGÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO, BEM- ESTAR SOCIAL. CONTINUAÇÃO

30 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING ANÁLISE, PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROGRAMAS PARA CRIAR, DESENVOLVER E MANTER TROCAS DE BENEFÍCIOS COM COMPRADORES-ALVO A FIM DE ATINGIR OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

31 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAR A DEMANDA E OS RELACIONAMENTOS

32 PROFESSOR MSc. ROGÉRIO TOBIAS ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING TIPOS DE DEMANDA DEMANDA TAREFA DE MARKETING NOME FORMAL MARKETING DE: NEGATIVA CORRIGIRCONVERSÃO INEXISTENTE CRIARESTÍMULO LATENTE DESENVOLVERDESENVOLVIMENTO DECLINANTE REVITALIZARREVITALIZAÇÃO IRREGULAR SINCRONIZARSINCRONIZAÇÃO PLENA MANTERMANUTENÇÃO EXCESSIVA REDUZIRREDUÇÃO INDESEJADA DESTRUIRDESTRUIÇÃO


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