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PESQUISA QUALITATIVA. Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes.

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1 PESQUISA QUALITATIVA. Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes

2 Estudo das motivações ou Estudo da psicologia de um determinado comportamento social ou de consumo. (Descobrir o que o consumidor tem em Mente)

3 Preocupa - se com o nível de qualidade que não pode ser quantificado. Investiga as relações mais profundas do consumidor. Os motivos de ações. Motivos de relações humanas. Levantamento de números. E necessário para determinar se ações devem ser feitas e quais. Quantifica ações. Formais amostrais ou censitárias. Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa

4 Estratégia de Escolha Obter MUITAS informações de poucas pessoas ou; -QUALI... Obter poucas informações de MUITAS pessoas.- QUANTI...

5 Fornece : O perfil do público-alvo (target) de forma mais aprofundada. Ex: Pesquisa de mercado: novos roteiros, novos pacotes, novos empreendimentos. Pesquisa de opinião pública: aceitação ou não do turismo e seus empreendimentos.

6 Base da pesquisa qualitativa

7 Analisar o comportamento que é feito por influencias de hábitos, do ambiente, de sentimentos e NEM SEMPRE CONFESSÁVEIS. Finalidade: Testar aceitação e reprovação. Descobrir novas propostas. Justificativa: Técnica que garante um conteúdo adequado ao público ou; Descobrir qual reação perante uma proposta.

8 Detalhamento: Definir problemas com maiores detalhes. Sugerir hipóteses a serem testadas. Gerar novos conceitos. Solucionar problemas. Listar características. Avaliar reações. Orientação: Compreender o vocabulário e as percepções.

9 Pesquisa Qualitativa Estudo não estatístico que permite aprofundar razões, motivações, anseios e rejeições de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema específico. Analisa, identifica ou avalia aspectos ou fatores não mensuráveis, isto é, os de caráter psicológico, cultural ou social (sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, comportamentos passados, entendimento de razões, significados e motivações. Levanta hipóteses começadas com o quê, como, onde, quem e por quê.

10 Informações procuradas em pesquisa qualitativa. Atitudes. Sensações. Imagens. Motivos. Satisfação do ego.

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13 São Indiretas: a importância está na análise das respostas e não nela propriamente dita. São Psicológicas: suas técnicas vão além das da pesquisa quantitativa, pois se aprofundam na compreensão das atitudes. A quantitativa permanece no concreto.

14 São pouco estruturadas: parte de um tema específico cujas perguntas modificam-se em função das respostas do entrevistado. São realizadas em ambientes fechados: para que não ocorram interferências que possam comprometer os resultados.

15 São Gravadas: entrevistas individuais e em grupos, são gravados o áudio e ou vídeo para posteriormente serem transcritas e analisadas.

16 Atitudes - estado de disposição mental organizado pela experiência e que exerce influência sobre a ação. Sensações - reação a um estímulo mental e físico (produzida pelos sentidos: paladar, tato, olfato, audição e visão). Imagens - retratos mentais que se forma a respeito de um estímulo - recall, marca, logotipo, etc.

17 Motivos - força que determina a ação (desejo ou necessidade). Satisfação do ego - ganhar a aceitação do ego.

18 Reunir grupos restrito de entrevistados. Incentivados por um moderador (psicólogos, sociólogos ou profissionais de comunicação). Número – 7 a 15 pessoas- que não tenham participado de pesquisa nos últimos 12 meses.

19 Características: homogeneidade. Valores comuns, experiências sobre um tema ou uso do produto e também : sexo, idade, escolaridade, estado civil, classe econômica.

20 A aplicação: Os participantes serão reunidos, sem saber do tema específico, mas sabendo qual é o tema geral, para discutir por uma ou duas horas, livremente, sobre o assunto. Tema específico: nome do produto, nome da empresa, candidatos políticos. Tema geral: segmento que o produto ou empresa pertence ou sobre temas políticos.

21 Participantes: Devem fazer parte do perfil da empresa. Não terem participado de outra pesquisa nos últimos 12 meses. Não possuírem vínculo de amizades ou parentesco com outros participantes. Não possuir experiência específica em relação ao tema. Não ser estudante ou profissional de comunicação.

22 Vantagens: Descontração; Criatividade gerada pela troca de experiência no grupo; Percepção de influências sócio- culturais; Compreensão de atitudes e comportamentos diferenciados em curto tempo; Identificação espontânea de vocabulário, atitudes e reações do grupo. Desvantagens: Possibilidade de uma personalidade forte influenciar todo o grupo; Possibilidade de opiniões minoritárias não desaparecerem num grupo em busca do consenso; Direção da discussão por parte do especialista pode ficar confusa ou perdida; Reação negativa ao moderador ou assunto; O grupo pode inibir ou disfarçar comportamentos ou opiniões verdadeiras.

23 Sala de espelhos: duas salas divididas por um espelho que permite apenas que se veja de um lado. De um lado ficam os participantes e moderador e do outro os observadores Clínicas: locais especialmente preparados para que os entrevistados possam experimentar o produto ou serviço. O consumidor terá contato com diversos modelos, peças, acessórios e inovações para depois emitir suas opinião: Mais usado pela indústria automobilística que não pode deixar os protótipos circularem para manter sigilo.

24 Cozinhas Experimentais: Uma cozinha completa é montada para que o consumidor sinta-se em sua própria cozinha, mostrando como lidar com embalagens e com os eletrodomésticos.

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26 DINAMICAS DE GRUPOS objetivo primordial: facilitar e promover diversos componentes nos planos grupal, inter-grupal, interpessoal e individual. Facilitar capacidade de tomada de decisão, participação em grupo, relacionamento.

27 DINAMICAS DE GRUPOS objetivo primordial: facilitar e promover diversos componentes nos planos grupal, inter-grupal, interpessoal e individual. Facilitar capacidade de tomada de decisão, participação em grupo, relacionamento.

28 Contribuem definitivamente para facilitar e aperfeiçoar: a ação dos grupos através do ativamento dos impulsos e motivações individuais e de estimulação tanto da dinâmica interna (indivíduo - grupo) como da externa (grupo - grupos), de forma a potenciar a integração das forças existentes no grupo.\

29 EXEMPLOS Brainstorming Promoção de idéias-tipo de interação de grupo concebido para incentivar a livre promoção de idéias sem restrições.... Acontece em 03 fases: exposição de abertura- apresentação do problema- dura máximo 10 minutos. Ao final o moderador resumo o problema em uma só questão perfeitamente clara. exposição das idéias- fase produtiva do brainstorming- 30 minutos seleção das idéias-escolha das idéias.

30  Circulo de Estudos-contribui para interação social-respeito as idéias dos colegas, através do compartilhamento  1ª. etapa- trabalho independente -estudo  2ª. etapa-trabalho em dupla- estudo e conclusão  3ª. etapa-trabalho em quatro pessoas-estudo e conclusão  4ª.etapa-formação de grupos com 08 pessoas- conclusão e resumo pra seminário  5ª etapa-seminário

31  Grupo do cochicho- zunzun  Quando se torna necessário conhecer a opinião de um grupo sobre um tema qualquer, o moderador reduz o grupo a duplas. Cada dupla faz um diálogo. Das respostas levanta-se uma conclusão geral.

32 1º Bloco - 1º Bloco - será feita a apresentação do tema da pesquisa e dos convidados: Duração - 10 minutos. Usar dinâmicas para quebrar gelo. 2º Bloco 2º Bloco - será feita a apresentação do tema geral por parte dos entrevistados: Duração 10 minutos. Usar dinâmicas de discussão.

33 3º Bloco 3º Bloco - aprofundamento na especificidade do tema. Usar dinâmicas de construção ou de demonstração. Também pode ser utilizada a discussão. Duração 10 minutos. 4º Bloco - 4º Bloco - consenso de utilização do tema. Usar a leitura ou comentário da construção ou; Demonstração feita no bloco anterior. Duração 10 minutos. Estrutura da pesquisa motivacional.

34 Projeto de pesquisa: Definir dentro da metodologia. Roteiro de tema- quais as perguntas que a pesquisa terá que responder. Escolha de dinâmicas. Definição e elaboração de material didático para desenvolvimento de dinâmicas. Estrutura da pesquisa motivacional.

35 Função: observar e avaliar o comportamento do grupo com intuito de responder às questões levantadas sobre o assunto. Onde Ficar: atrás do grupo.

36 Nome do observador:__________________________________ 1º Bloco Quem se apresentou com mais detalhes e mais facilmente? Quais as frases de apresentação curtas ou longas? 2º Bloco Perguntas ou propostas do moderador: Há algum líder do grupo. Há pessoas que não entraram na discussão. Qual o início da discussão - frase. Qual as concordâncias e complementos. Quais as discordância. Principais frases – na íntegra.

37 3º Bloco Perguntas ou propostas do moderador: Quem teve iniciativa na construção Quem determinou o fim Quais os comentários 4º Bloco Perguntas do moderador: Qual a conclusão mais aceita pelo grupo- Alguém discordou do consenso Descreva a atuação do moderador O grupo desenvolveu um bom relacionamento Quais as características comuns no grupo Ficha de observação.


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