A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 7º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 7º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 7º Ano
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 7º Ano Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica

2 OS GÊNEROS TEXTUAIS REPORTAGEM, CONTO E CRÔNICA
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica VAMOS CONHECER OS GÊNEROS TEXTUAIS REPORTAGEM, CONTO E CRÔNICA

3 Então Propaganda é um gênero Textual!!!
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica  Gênero Textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes. Então Propaganda é um gênero Textual!!!

4 O gênero textual propaganda está presente em …….
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica O gênero textual propaganda está presente em ……. pt.wikipedia.org pt.wikipedia.org

5 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica PROPAGANDA Propaganda é a divulgação de uma mensagem buscando persuadir opiniões ou primar por informações a fim de convencer o leitor a obter apoio para uma ideia vinculada. E tem por objetivo conquistar as pessoas com informações através da linguagem escrita, visual, escrita e visual e para isto usa como suporte imagens, textos, etc.

6 Características da Propaganda
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Características da Propaganda A propaganda é um gênero discursivo que se preocupa com o efeito junto ao receptor e utiliza uma linguagem direta, clara e persuasiva; È quase sempre constituída por imagens e texto e utiliza a linguagem verbal, visual, verbal e visual; Possui como característica marcante a linguagem argumentativa e expositiva podendo também haver pequenas descrições, aumento da expressividade, usando cores, sons e impressões. O texto é claro e objetivo, e as mensagens costumam despertar sentimentos, emoções e sensações.

7 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS NA PROPAGANDA Argumentativo Informativo Persuasivo Expositivo

8 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Texto Informativo: é um dos gêneros que leva a informação ao leitor, divulgado em revistas, livros, jornais e sempre tem a intenção de deixar o leitor bem informado; Texto argumentativo : é o texto marcado pela defesa de um ponto de vista, procurando por todos os meios que o leitor aceite a idéia; Texto expositivo: Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação; Texto persuasivo: é aquele que indica uma ordem, de modo que o emissor objetiva orientar e persuadir o receptor, por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo.

9 O discurso na propaganda….
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica O discurso na propaganda…. O texto é composto por linguagens verbais e não-verbais e o seu discurso tem caráter persuasivo, pois tem a intenção de chamar a atenção, seduzir e convencer o público-alvo. O publicitário, ou seja, o autor do texto é alguém que conhece não apenas de linguagem, mas também de sentimentos e emoções. Desta forma, para convencer, sensibilizar e chamar a atenção do leitor, recorre a apelos emocionais com palavras e imagens. No entanto depende da argumentação para atingir seu objetivo.

10 COMO É ORGANIZADO O DISCURSO NA PROPAGANDA?
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica COMO É ORGANIZADO O DISCURSO NA PROPAGANDA? O anunciado, permite identificar de imediato “o quê” está sendo anunciado, o objeto da propaganda. O anunciante, por trás de todo anúncio há um anunciante e muitas vezes ele não está evidente no anúncio. O veículo do anúncio, os veículos da propaganda podem ser impressos, televisivos, etc. E cada um tem sua especificidade e o público atingido é bastante variado. O público-alvo, os publicitários procuram conhecer o perfil de seu público-alvo para poder produzir anúncios capaz de persuadir e convencer seus interlocutores.

11 Conhecendo o texto na propaganda
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Conhecendo o texto na propaganda Linguagem persuasiva. Conquistar você através das palavras A imagem produz impacto visual O texto expõe a ideia de um café da manhã saudável Informação de um produto para o café da manhã Escolhemos juntos é um argumento para usar o produto no café da manhã

12 AS LINGUAGENS DA PROPAGANDA.
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica AS LINGUAGENS DA PROPAGANDA. A propaganda gera seus sentidos pelo conjunto de linguagens que combina e explora.

13 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica LINGUAGEM VISUAL A linguagem visual, tanto no uso de imagens como nos efeitos que produz no texto visual pelo tamanho, forma e pelas cores das letras, produz um sentimento ou uma ideia na pessoa que visualiza. amorecriatividade.blogspot.com Casamento Alegre! Quente!

14 LINGUAGEM VERBAL E VISUAL
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica LINGUAGEM VERBAL E VISUAL A comunicação na linguagem verbal e visual, tem como característica principal o uso de frases curtas associadas a imagem reforçando o sentido. convencaodeleitores.blogspot.com cantodohumorriso.blogspot.com cartooes.com

15 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica LINGUAGEM VERBAL O texto formado apenas pela linguagem verbal tem como característica principal o uso de frases curtas.

16 Vamos ver os diversos meios de circulação das propagandas.
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Vamos ver os diversos meios de circulação das propagandas.

17 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Outdoors Os outdoors são colocados em terrenos ao lado de estradas, nas ruas, avenidas e laterais de edifícios, facilitando a visibilidade das pessoas que passam, exercendo impacto no público através da linguagem visual e verbal. sedamulher.blogspot.com /k2v7c2KF85M/s320/outdoor_seda2.jpg

18 Analisando a propaganda no Outdoor
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Analisando a propaganda no Outdoor sedamulher.blogspot.com /k2v7c2KF85M/s320/outdoor_seda2.jpg linguagem visual e verbal; caráter persuasivo, pois tem a intenção de chamar a atenção, seduzir e convencer o público-alvo através da figura da mulher de cabelos loiros, sedosos, reforçando com o texto “Ser Bonita é questão de Decisão”.

19 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Revistas e Jornais Com as novas tecnologias foram criados novos veículos de circulação das propagandas. Desta forma temos Jornais e Revistas impressas e também digitais onde circulam a propaganda com uso da linguagem visual e verbal, com apenas um clique teremos o acesso ao objeto desejado .

20 Analisando a propaganda em revistas e jornais
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Analisando a propaganda em revistas e jornais jppcom.blogspot.com linguagem visual e verbal; caráter persuasivo, pois tem a intenção de chamar a atenção, seduzir e convencer o público-alvo; Esta propaganda usa a função poética atrelada ao texto e reforça a mensagem através da frase que define ser mãe “Sempre transmitindo o melhor que a vida tem” e divulga a marca globo FM através do texto “você não ouve, você sente”.

21 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Televisão A televisão é um espaço muito valorizado por alcançar grande número de ouvintes e telespectadores, utiliza texto, imagem e som em suas propagandas . entreriosjornal.com.br

22 Analisando a propaganda na Televisão
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Analisando a propaganda na Televisão linguagem visual e verbal; caráter persuasivo, pois tem a intenção de chamar atenção, seduzir e convencer o público-alvo através da imagem para as mulheres se sentirem deusas gregas.

23 OS GÊNEROS TEXTUAIS CONTO E CRÔNICA.
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica VAMOS CONHECER OS GÊNEROS TEXTUAIS CONTO E CRÔNICA.

24 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS NO CONTO E CRÔNICA O conto tem o discurso narrativo A crônica tem discurso descritivo, narrativo ou argumentativo Argumentativo

25 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica CRÔNICA A crônica é um relato de acontecimentos, fatos corriqueiros inerentes ao cotidiano social, veiculado por jornais e revistas. O cronista, lança mão de sua criatividade, incrementa com toque de bom humor e ironia a estrutura narrativa, com marcas subjetivas do produtor do texto. A crônica tem características descritiva, narrativa ou argumentativa. É um texto com estilo entre o jornalístico e o literário, visto que não trata apenas de uma reportagem, porém procura emocionar e convidar o leitor a refletir sobre o texto e tirar suas próprias conclusões. Observaremos alguns fragmentos inerentes a uma das criações do importante autor Machado de Assis, crônica: A semana

26 Conhecendo a crônica A semana 24 de abril
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Conhecendo a crônica Texto retirado do site: A semana Autor: Machado de Assis 24 de abril Na segunda feira da semana que findou, acordei cedo, pouco depois das galinhas, e dei-me ao gosto de propor a mim mesmo um problema. Verdadeiramente era uma charada; mas o nome de problema dá dignidade, e excita para logo a atenção dos leitores austeros. Sou como as atrizes, que já não fazem benefício, mas festa artística. A coisa é a mesma, os bilhetes crescem de igual modo, seja em número, seja em preço; o resto, comédia, drama, opereta, uma polca entre dois atos, uma poesia, vários ramalhetes, lampiões fora, e os colegas em grande gala, oferecendo em cena o retrato à beneficiada.

27 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Texto retirado do site: Tudo pede certa elevação. Conheci dois velhos estimáveis, vizinhos, que esses tinham todos os dias a sua festa artística. Um era Cavaleiro da Ordem da Rosa, por serviços em relação à guerra do Paraguai; o outro tinha o posto de tenente da guarda nacional da reserva, a que prestava bons serviços. Jogavam xadrez, e dormiam no intervalo das jogadas. Despertavam-se um ao outro desta maneira: “Caro major!” -”Pronto, comendador!” — Variavam às vezes: — “Caro comendador!” -”Aí vou, major”. Tudo pede certa elevação. Texto-fonte: Obra Completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, Vol. III, 1994. Publicado originalmente na Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, de 24/04/1892 a 11/11/1900

28 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica CONTO Texto retirado do site: O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.  Fazendo referência a toda estética textual, observaremos alguns fragmentos inerentes a uma das criações do importante contista Mário de Andrade, O Peru de Natal.

29 O Peru de Natal – Conto de Mário de Andrade
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Conhecendo o conto Texto retirado do site: O Peru de Natal – Conto de Mário de Andrade   O nosso primeiro Natal de família, depois da morte de meu pai acontecida cinco meses antes, foi de conseqüências decisivas para a felicidade familiar. Nós sempre fôramos familiarmente felizes, nesse sentido muito abstrato da felicidade: gente honesta, sem crimes, lar sem brigas internas nem graves dificuldades econômicas. Mas, devido principalmente à natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo, de uma exemplaridade incapaz, acolchoado no medíocre, sempre nos faltara aquele aproveitamento da vida, aquele gosto pelas felicidades materiais, um vinho bom, uma estação de águas, aquisição de geladeira, coisas assim. Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres.

30 Por Vânia Duarte Graduada em Letras Equipe Brasil Escola
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Texto retirado do site: Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. Por Vânia Duarte Graduada em Letras Equipe Brasil Escola

31 Agora que você já conhece Propaganda, Conto e Crônica
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Agora que você já conhece Propaganda, Conto e Crônica vamos fazer atividades portaldoprofessor.mec.gov.b

32 ESTUDO DO TEXTO NA PROPAGANDA
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica ESTUDO DO TEXTO NA PROPAGANDA Quais os aspectos observados em relação ao texto na propaganda: O que está sendo anunciado? b. A quem a propaganda se destina? c. Que efeitos essa propaganda causou em você?     2. E quanto aos recursos utilizados: a.Que recursos visuais e verbais foram utilizados e com que finalidade? b. Que efeitos as imagens e os enunciados provocam na propaganda?

33 A linguagem utilizada; Os recursos utilizados;
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica 3. Construir uma propagando incentivando a coleta seletiva em sua escola e suas implicações no meio ambiente. 4. Escolha em um jornal ou revista, uma ou mais propaganda e, em pequenos grupos de alunos, analise: A linguagem utilizada; Os recursos utilizados; A relação imagem-produto, valores sociais, etc. As características verbais.

34 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Slide Link da Fonte Data do Acesso 3 pt.wikipedia.org 28/07/2015 4 7 10 amorecriatividade.blogspot.com 11 cantodohumorriso.blogspot.com convencaodeleitores.blogspot.com 29/07/2015 cartooes.com 12 14 15 16 17 MYho/s320/GLOBO_FM_ANUNCIO_MAES_14,6X25,5CM_ _EXTRA.JPG 18 entreriosjornal.com.br 19

35 Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Slide Link da Fonte Data do Acesso 19 28/07/2015 21 23 : 24 25 : 26 www. 27 : 28 portaldoprofessor.mec.gov. 29

36 Bibliográfica de apoio consultada
Língua Portuguesa, 7° Ano, Gêneros textuais: propaganda (TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica Bibliográfica de apoio consultada Livro: Português, Contexto, Interlocução e Sentido, volume1. Autores:  Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara. Livro: Português: língua e cultura. 21ª edição. Curitiba – 2003. Autor: Carlos Alberto Faraco. Livro: Português: Linguagens. 1º edição. São Paulo, 2003. Autores: Wiiliam Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Livro: Ser protagonista – Português, volume 2. Organizador: Ricardo Gonçalves Barreto. 1º edição. São Paulo – 2010. Livro: Ser Protagonista, Língua portuguesa,: ensino médio, volume 1 Autores: Obra coletiva concebida e produzida por: Edições SM; editor responsável Rogério de Araújo Ramos- 2°edição, Coleção ser protagonista.


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 7º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google