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1 ABORDAGENS DE ECLE COM BASE EM PROCESSOS CAP. 5 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília.

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1 1 ABORDAGENS DE ECLE COM BASE EM PROCESSOS CAP. 5 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt

2 2 INSTRUÇÃO COM BASE NO CONTEÚDO (IBC) O ensino é tido como resultado de: Interação aluno e usuário de idiomas Interação aluno e usuário de idiomas Criação participativa de significado Criação participativa de significado Criação de interações significativas c/ finalidades específicas na L2 Criação de interações significativas c/ finalidades específicas na L2 Negociação de significado a medida em que os interlocutores chegam a um entendimento Negociação de significado a medida em que os interlocutores chegam a um entendimento

3 3 INSTRUÇÃO COM BASE NO CONTEÚDO (IBC) Utilização de feedback no aprendizado Utilização de feedback no aprendizado Atenção ao input e tentativa de incorporação de novas formas Atenção ao input e tentativa de incorporação de novas formas Experimentar novas formas de comunicação verbal Experimentar novas formas de comunicação verbal

4 4 Definição da IBC (Krahnke,1987) É o ensino do conteúdo ou de informações na língua que está sendo estudada com pouco ou nenhum esforço explícito para ensinar a própria língua de maneira separada do conteúdo que está sendo apresentado. É o ensino do conteúdo ou de informações na língua que está sendo estudada com pouco ou nenhum esforço explícito para ensinar a própria língua de maneira separada do conteúdo que está sendo apresentado.

5 5 Suposições da IBC sobre o aprendizado de línguas As pessoas aprendem um idioma com maior eficácia quando utilizam a língua como uma forma de obter informações, em vez dela constituir um fim em si mesmo. As pessoas aprendem um idioma com maior eficácia quando utilizam a língua como uma forma de obter informações, em vez dela constituir um fim em si mesmo. A IBC reflete mais claramente necessidades do aluno para o aprendizado de uma segunda língua. A IBC reflete mais claramente necessidades do aluno para o aprendizado de uma segunda língua.

6 6 Suposições da IBC sobre o aprendizado de línguas O conteúdo oferece uma estrutura coerente que pode ser usada para conectar e desenvolver todas as habilidades lingüísticas. O conteúdo oferece uma estrutura coerente que pode ser usada para conectar e desenvolver todas as habilidades lingüísticas.

7 7 A IBC pode ser usada como: 1.Estrutura para uma unidade de trabalho em conjunto com qualquer tipo de programa.ex.:aula de mkt- business course 2.Princípio que norteia todo o curso, como em alguns cursos universitários nos semestres iniciais. 3.Curso que prepara o aluno para o conteúdo convencional. Ex.: crianças imigrantes

8 8 A IBC pode ser usada como: 4.Fundamento para utilizar a língua como o idioma para ministrar algumas matérias escolares. Ex.:algumas escolas no Canadá que ministram aulas em francês 5.Estrutura para os materiais comerciais de ensino do idioma como segunda língua ou como língua estrangeira. Ex.: série Cambridge English for Schools

9 9 Questões para a implementação de uma abordagem IBC Até que ponto essa abordagem é eficaz? Os alunos serão avaliados nos conteúdos aprendidos na L2 ou serão avaliados no seu conhecimento da L2? Os professores possuem conhecimento profundo dos conteúdos ministrados na L2 ou apenas superficial? O aprendizado da L2 passa a ser superficial dessa maneira? Até que ponto essa abordagem é eficaz? Os alunos serão avaliados nos conteúdos aprendidos na L2 ou serão avaliados no seu conhecimento da L2? Os professores possuem conhecimento profundo dos conteúdos ministrados na L2 ou apenas superficial? O aprendizado da L2 passa a ser superficial dessa maneira?

10 10 Instrução com base em tarefas (IBT) Do ponto de vista da IBT, é útil fazer a distinção entre 2 tipos de tarefas: 1. Tarefas Pedagógicas 2. Tarefas do Mundo real

11 11 Tarefas pedagógicas Desenvolvidas especialmente para a sala de aula com a finalidade de promover interações específicas e também poder exigir a utilização de tipos específicos de linguagem (habilidades, gramática, vocabulário). Ex.: encontrar diferenças entre 2 fotos Desenvolvidas especialmente para a sala de aula com a finalidade de promover interações específicas e também poder exigir a utilização de tipos específicos de linguagem (habilidades, gramática, vocabulário). Ex.: encontrar diferenças entre 2 fotos

12 12 Tarefas do mundo real Refletem a utilização da linguagem do mundo real e podem ser consideradas um treinamento para as atividades realizadas no mundo real.ex.: dramatização- entrevista de emprego Refletem a utilização da linguagem do mundo real e podem ser consideradas um treinamento para as atividades realizadas no mundo real.ex.: dramatização- entrevista de emprego

13 13 6 tipos de tarefas da IBT (Willis 1996) 1. Tarefas de compreensão oral: elaborar lista de itens a serem colocados na bagagem 2. Classificação e ordem: características mais importantes do local de férias 3. Comparação:anúncios de 2 supermercados

14 14 6 tipos de tarefas da IBT (Willis 1996) 4.Resolução de problemas:anúncio de uma coluna sentimental/ aconselhamento 5.Compartilhamento de experiências pessoais: dilema ético ou moral 6.Tarefas criativas:planos para decoração da casa

15 15 A-P-P A= APRESENTAÇÃO ( conteúdo programático) A= APRESENTAÇÃO ( conteúdo programático) P=PRÁTICA (contexto controlado) P=PRÁTICA (contexto controlado) P=PRODUÇÃO (contextos diferentes p/ desenvolver fluência) P=PRODUÇÃO (contextos diferentes p/ desenvolver fluência)

16 16 Rejeição dos defensores da IBT da A-P-P 1. Não funciona 2. Não reflete a visão atual sobre ensino-aprendizagem de L2

17 17 Proposta de atividades (Willis) Atividades de pré-tarefa. Ex.: brainstorming Atividades de pré-tarefa. Ex.: brainstorming Ciclo de tarefas: pares ou grupos/prof. Circula pela classe ajudando alunos Ciclo de tarefas: pares ou grupos/prof. Circula pela classe ajudando alunos

18 18 Proposta de atividades (Willis) Planejamento- preparação p/ próximo estágio/ professor circula pela classe Planejamento- preparação p/ próximo estágio/ professor circula pela classe Relato. Ex.: report back/prof. controla discussão Relato. Ex.: report back/prof. controla discussão

19 19 Enfoque da linguagem Análise- professor define algumas tarefas c/ enfoque na linguagem Análise- professor define algumas tarefas c/ enfoque na linguagem Prática- o professor organiza atividades de prática conforme a necessidade c/ base no trabalho de análise lingüística Prática- o professor organiza atividades de prática conforme a necessidade c/ base no trabalho de análise lingüística

20 20 Diferentes usos da IBT no ECLE 1.Estrutura única p/ o planejamento e apresentação do curso 2.Componente de um curso 3.Como uma técnica

21 21 Questões sobre o uso da IBT Existe pouca evidência de que funcione melhor que a A-P-P. Existe pouca evidência de que funcione melhor que a A-P-P. Critérios incertos para a seleção e organização de seqüência de tarefas Critérios incertos para a seleção e organização de seqüência de tarefas Objetivo vago em cursos preparatórios para exames Objetivo vago em cursos preparatórios para exames


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