A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
DEFINIÇÃO DE SOCIOLOGIA: É o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É a análise de nosso próprio comportamento como seres sociais

2 CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA :
SÉCULO XIX- Expansão do industrialismo as transformações em curso colocam a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passa a se constituir em “problema”, “objeto” que deveria ser investigado. A Sociologia surge nesse contexto, em certa medida, como uma resposta intelectual às novas situações e muito mais que isso, a sociologia emerge sendo algo mais que mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade pois suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um desejo de intervir no rumo desta civilização, seja para manter ou para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.

3 ABRANGÊNCIA DO ESTUDO SOCIOLÓGICO
Tem uma abrangência extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais. É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.

4 O ESTUDO DA SOCIOLOGIA Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer cientificamente a sociedade? Essas e muitas outras perguntas nos vêm à mente quando nos referimos à sociedade em que vivemos. A Sociologia, como uma ciência humana, tem por fim estudar, entender e explicar as mudanças nas sociedades humanas, bem como apontar possíveis soluções para problemas de ordem social. Necessidades básicas dos seres humanos: Objetivas: São necessidades materiais. São supridas mediante a produção de bens materiais. Alimentos. Abrigo. Vestuário. Subjetivas: São necessidades espirituais, intelectuais e morais. São supridas com a criação de normas e regras. Valores Costumes Leis Arte

5 Quando começam a estudar Sociologia, muitos alunos ficam perplexos com a diversidade de abordagens existentes. A Sociologia nunca foi uma daquelas disciplinas com um corpo de ideias unanimemente aceites como válidas. Os sociólogos discutem entre si frequentemente acerca da melhor maneira de estudar o comportamento humano e da forma como os resultados das pesquisas devem ser interpretados. Porque é que isto se passa assim? A resposta está relacionada com a própria natureza do campo de estudos. A Sociologia debruça-se sobre as nossas vidas e o nosso próprio comportamento, e estudar-nos a nós próprios é a mais difícil e complexa tarefa que podemos empreender.

6 Émile Durkheim

7

8 Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões: Como ele concebia/pensava a relação entre indivíduo e sociedade . Como ele entendia o papel do método científico na explicação dos fenômenos sociais.

9 1 A sociedade (objeto) é superior ao indivíduo (sujeito)- a sociedade prevalece sobre o indivíduo. As estruturas sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando /determinando suas ações. O TODO condiciona as PARTES. 2 O método científico: Confirma a intenção de fazer da Sociologia uma ciência “madura”, como as ciências naturais; A realidade social é idêntica à realidade da natureza: equipara-se aos fenômenos por ela estudados; “a primeira regra [da sociologia] e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas” (1978, p. 94)

10 Metodologia Funcionalista
Qual o objeto de estudo da Sociologia? Como a Sociologia deve proceder para explicar seu objeto de estudo?

11 Objeto de estudo: O Fato Social
“ é um fato social toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”

12 Objeto de estudo da sociologia

13 1) Exterior Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. Exemplos: o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos; o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais, as práticas que sigo na minha profissão; os costumes e as leis >> FUNCIONAM INDEPENDENTEMENTE DO USO QUE DELES FAÇO

14 2) Coerção A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades/escolhas; Exemplos: idioma e a moeda usados no meu país; o modo de se vestir no meu país e na minha classe social; as leis Sanções: podem ser legais ou espontâneas; Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de LEIS, nas quais se identifica a infração e a penalidade subseqüente; Espontâneas: afloram como decorrência de uma conduta NÃO ADAPTADA à estrutura do grupo ou da sociedade à qual pertence o indivíduo.

15

16 3) Geral É geral todo fato que é geral, ou seja, que se repete em todos os indivíduos, ou, pelo menos, na maioria deles; Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo; Exemplos: formas de habitação; arquitetura das casas; formas de comunicação; os sentimentos e a moral coletiva.

17 O Método Funcionalista: Como estudar os fatos sociais?
Formulação da metodologia funcionalista; Os fatos sociais (ou as maneiras padronizadas como agimos na sociedade) não existem por acaso: existem porque cumprem uma função;

18 Método Funcionalista:
1) Durkheim compara a sociedade a um “corpo vivo”; Cada órgão cumpre uma função = metodologia funcionalista. 2) O todo predomina sobre as partes; As partes (os fatos sociais) existem em função do todo (a sociedade); Função social: a ligação que existe entre as partes e o todo.

19 Método Funcionalista:
A sociedade é semelhante a um corpo vivo; A sociedade (assim como o corpo humano) é composta de várias partes; Cada parte cumpre uma função em relação ao todo. Família Religião Empresa Escola Exército Leis Governo Lazer

20 Cada instituição cumpre uma função para o bom funcionamento da sociedade.
É na determinação da função social que as instituições cumprem que o método funcionalista procura explicar sua existência, bem como das nossas formas de agir.

21 Normal e Patológico Finalidade da Sociologia: encontrar remédios para regularizar a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos, ou seja, saudáveis e doentios.

22 Um fato social é normal quando:
Se encontra generalizado pela sociedade; Desempenha alguma função importante para a adaptação ou evolução da sociedade. Exemplos: O crime é um fato social normal por que: é encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época; representa a importân-cia dos valores sociais que repudiam deter-minadas condutas co-mo ilegais e as con-denam a penalidades.

23 A generalidade de um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo do grupo a respeito de determinada questão.

24 Quando um fato põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptação e evolução da sociedade, estamos diante de um acontecimento de caráter mórbido e de uma sociedade doente.

25 Fato Social Normal e Patológico
Normal: aqueles fatos que não extra-polam/ultrapassam os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade; Reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patológico: Aqueles fatos que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente; Os fatos patológicos, como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais.

26 Exemplo: o crime Não existe, pois, fenômeno que apresente de maneira mais irrecusável todos os sintomas de normalidade, uma vez que aparece estreitamente ligado às condições de toda a vida coletiva. Não há dúvida que o próprio crime pode apresentar formas anormais; é o que acontece quando, por exemplo, atinge taxas exageradas; O que é normal é simplesmente a existência da criminalidade, desde que, para cada tipo social, atinja e não ultrapasse determinado nível. O crime é um fator da saúde pública, é parte integrante de toda sociedade sã. Criminoso: agente regular da vida social normal.

27 Coesão, Solidariedade e a Consciência Coletiva
Conceito de solidariedade social – é fator responsável pela coesão entre os homens; A existência de uma solidariedade social está relacionada à divisão do trabalho; a solidarieda-de social é um fenômeno completamente moral; A solidariedade social varia de acordo com o tipo de organização social, dada a presença mais forte ou mais fraca da divisão do trabalho e de uma consciência mais ou menos similar entre os membros da sociedade.

28 Coesão, Solidariedade e a Consciência Coletiva
Consciência Coletiva: “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria”; Quanto maior é a consciência coletiva, maior a coesão entre os participantes da sociedade refere-se a uma “conformidade de todas as consciências particulares de tipo comum”, o que faz com que todos se assemelhem.

29 Consciência Coletiva

30 O Papel da Divisão do Trabalho:
Aumenta simultaneamente a força produtiva e a habilidade do trabalhador; É a condição necessária do desenvolvimento intelectual e material das sociedades; É a fonte da civilização; Função de criar entre duas ou várias pessoas um sentimento de solidariedade. Estabelece uma ordem social e moral sui generis: indivíduos que, sem isso, seriam independentes, estão ligados uns aos outros/conjugam seus esforços/são solidários.

31 Divisão do Trabalho: A diferenciação social e intensificação da divisão do trabalho na sociedade é fator de aumento do individualismo e portanto a solidariedade se fundamenta na dependência que temos uns dos outros. Uma solidariedade ainda mais forte funda-se agora na interdependência e na individuação dos membros que compõem a sociedade.

32 Os dois tipos de solidariedade existentes
As sociedades pas-sam por processos de evolução, caracteri-zados pela diferenci-ação social.

33 Solidariedade Mecânica
Liga diretamente o indivíduo à sociedade, sem nenhum intermediário; A sociedade é um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo: É O TIPO COLETIVO; A consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo: o indivíduo não se pertence os direitos pessoais não se distinguem dos reais; Só pode ser forte na medida em que as idéias e as tendências comuns a todos os membros da sociedade ultrapassam as que pertencem pessoalmente a cada um deles.

34 Solidariedade Mecânica
Total predomínio do grupo sobre os indivíduos; Forte semelhança entre os indivíduos, há pouco espaço para a individualidade; Os indivíduos vivem em sociedade pelo fato de que eles partilham de uma “cultura comum” que os obriga a viver em coletividade.

35 Solidariedade Orgânica
A sociedade é um sistema de funções diferentes e especiais que unem relações definidas. É produzida pela divisão do trabalho; Supõe que os indivíduos difiram entre si; Só é possível se cada um tem uma esfera própria de ação e, por conseguinte, uma personalidade; O indivíduo depende da sociedade porque depende das partes que a compõem; Cada um depende tanto mais da sociedade quanto mais dividido é o trabalho; A atividade de cada um é tanto mais pessoal quanto mais especializada; A unidade do organismo é tanto maior quanto mais marcada é a individuação das partes

36 Para Durkheim os problemas da socidade de seu tempo estão ligados ao afrouxamento das regras e normas sociais fruto da intensificação da divisÃo e especialização do trabalho em consequência do desenvolvimento capitalista. Nesse sentido o aumento do individualismo diminui a coesão social gerando problemas sociais. A sociedade passa para um estado patológico(doente). Segundo ele “uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento perderam a sua validade, [onde] a eficácia das normas está em perigo” é uma sociedade que corre o risco de desintegrar-se. Vive portanto num estado de ANOMIA

37

38 O suicídio Problemas de integração do indivíduo na sociedade moderna;
O comportamento de suicidar-se também possui causas sociais; A sociedade é que explica o comportamento do indivíduo; “Todo caso de morte que resulte direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo praticado pela própria vítima, ato que a vítima sabia dever produzir resultado.” Toda sociedade tem, em cada momento de sua história, uma aptidão definida para o suicídio.

39

40 Suicídio egoísta: Quando os indivíduos não estão integrados às instituições ou a redes sociais que regulam suas ações e lhes imprimam a disciplina e a ordem (como a igreja, o trabalho, a família), acabam tendo desejos infinitos que não podem satisfazer; Os homens estão mais inclinados ao suicídio quando não estão integrados num grupo social, quando seus desejos não podem ser reduzidos à autoridade e à força impostos pelo grupo; Os indivíduos pensam essencialmente em si mesmos, sofrendo com depressão, melancolia e outros sentimentos.

41 Suicídio altruísta: Se trata do suicídio pelo completo desaparecimento do indivíduo no grupo; O indivíduo se mata devido a imperativos sociais, sem sequer pensar em fazer valer seu direito à vida; O indivíduo se identifica tanto com a coletividade que é capaz de tirar sua vida por ela (mártires, kamikases, honra, etc)

42 Suicídio anômico: Se deve a um estado de desregramento social, em que as normas estão ausentes ou perderam o sentido; Quando os laços que prendem os indivíduos aos grupos se afrouxam, há uma crise social que provoca o aumento desse tipo de suicídio; Atinge os indivíduos em função das condições de vida nas sociedades modernas; Correlação entre a freqüência do suicídio e as fases do ciclo econômico.

43 A educação como elemento integrador
Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente; Desde os primeiros anos de vida as crianças são forçadas a beber, comer, dormir em horas regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem obedientes; A educação tem justamente por objeto formar o ser social; A pressão que sofre a todos os instantes a criança é a própria pressão do meio social tendendo a moldá-la à sua imagem.

44 (UEL)Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim ( ), como fato social. Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim. I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade. II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais. III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

45 Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas. b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. c) Apenas as afirmativas II e III são corretas. d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas. e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

46 Exercícios QUESTÃO 45 (Vestibular UFU/1999)
Assinale a alternativa INCORRETA. Durkheim afirma que no estudo dos fatos sociais, o cientista social, ao trabalhar, deve deixar de lado seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado. manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos estudados, resguardando a objetividade de sua análise. partir justamente do seu interesse pelo objeto de estudo e de sua visão particular sobre o assunto. encarar os fatos sociais como "coisas", isto , como objetos exteriores ao cientista, que devem ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensem ou declarem a seu respeito. romper com o senso comum, através de um rigor analítico, que seria garantido por um método de análise sociológico.

47 Exercícios Questão 42 (Vestibular UFU/2000)
Para Durkheim é fato social: Todo e qualquer hábito individual. O sistema educacional e as normas que regem o funcionamento da escola. As organizações político-partidárias. O estilo arquitetônico de construção de igrejas, residências, etc. Selecione a alternativa correta. Apenas I e IV estão corretas. I, II e IV estão corretas. Apenas II e II estão corretas. II, III e IV estão corretas.

48 Exercícios: Questão 52 (Vestibular UFU/2004):
Com relação aos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, na obra de Émile Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA. A solidariedade orgânica é própria dos “organismos” sociais pós-capitalistas. A solidariedade mecânica é a forma de coesão própria das sociedades pré-capitalistas. A solidariedade orgânica define-se como aquela em que a coesão se dá pela diferenciação das funções. A solidariedade mecânica está assentada na semelhança de funções.

49 Exercícios: Questão 58 (Vestibular UFU/2003):
Em sua obra, Da Divisão do Trabalho Social, Émile Durkheim explicita a noção de um “estado de anomia” que seria vivenciado pela sociedade, em sua totalidade ou parcialmente, em determinadas circunstâncias. Considere os exemplos abaixo e assinale a ÚNICA alternativa que NÃO É relacionada por Durkheim a uma situação anômica. As falências, na sociedade industrial, como efeito dos desajustes das funções da economia. O conflito entre o capital e o trabalho, como resultado da inexistência ou inoperância das leis e regulamentos. A ação das forças policiais, na sociedade moderna, visando combater a ação dos criminosos. A exagerada especialização da pesquisa científica, levando à atomização e conseqüente ruptura da solidariedade.

50 QUESTÃO 51 (Vestibular UFU/2005):
Sobre coesão social e anomia em Durkheim, é correto afirmar que A) o enfraquecimento da coesão social ocorre porque a anomia implica no desenvolvimento da solidariedade orgânica. B) o fortalecimento da coesão social não está relacionado a um estado de anomia, visto que a anomia implica em laços estreitos de solidariedade. C) o enfraquecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, uma situação na qual as normas na sociedade são inexistentes ou perdem a eficácia. D) o fortalecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, em certa conformidade das consciências particulares com uma consciência coletiva.

51 Exercícios: QUESTÃO 52 (UFU/2007):
Sobre o significado de consciência coletiva na teoria durkheimiana, marque a alternativa correta. A) Representa um conjunto de regras e valores sociais que se coloca acima das consciências individuais, estabelecendo uma coesão social fundada nas diferenças entre os membros da sociedade. B) Representa o conjunto de crenças, hábitos e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade,agindo sobre as consciências individuais e estabelecendo um padrão de comportamento. C) Está intimamente relacionada à sociedade de grande divisão social do trabalho, sendo predominante no tipo de solidariedade orgânica, uma vez que estabelece um alto grau de conformidade e semelhanças a esse tipo de organização social. D) Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros.

52 (UEL)“A despeito de se viver na era dos direitos, são significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições sub-humanas a que são submetidas centenas de milhões de pessoas [...]. No Brasil, aí estão assassínios praticados por graúdos mandantes que se servem de pistoleiros profissionais, trabalho escravo,tráfico de mulheres, menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em pleno século XXI [...]. Pelo número de concepções, leis, tratados, etc., está-se na era dos direitos. No plano da efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de Lipovetsky [...], não se estaria na era do vazio [de direitos]?” Situações sociais desse tipo são analisadas por alguns sociólogos a partir da consideração de que nos encontramos em] “uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento perderam a sua validade, [onde] a eficácia das normas está em perigo”. (Folha de São Paulo, São Paulo, 30 ago p. A 3.)

53 Assinale a alternativa que indica o conceito utilizado por Emile Durkheim ( ) para definir uma “condição social” do tipo descrito no texto. a) Anomia. b) Fato social. c) Coerção social. d) Consciência coletiva. e) Conflito social.

54 Leia os depoimentos abaixo e a partir de seus conhecimentos responda:
I-Sou um ser livre, penso apenas com minhas idéias, da minha cabeça, faço só o que desejo .Não sigo o que me obrigam, véi! Acredito que com a força dos meus pensamentos poderei realizar todos os meus sonhos. Se eu quiser matar aula para curtir um som com meus colegas, já era, nem penso duas vezes.É assim que eu sou, tá ligado.( Renan, roqueiro e estudante do Ensino Superior) II-Sou um ser social, o que penso veio da minha família, dos meus amigos e parentes, gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meu grupo, meus amigos, minha religião, minha família, a escola, sei lá... Sinto que dependo disso tudo e gostaria muito de ser livre, mas não sou! Quero atender às expectativas daqueles que convivo e por isso procuro ser um bom filho, aluno exemplar, amigo leal e namorado fiel.”(Alan, jovem estudante) III-Sinto que às vezes consigo fazer as coisas que desejo, como ir a raves, mesmo que minha mãe não permita ou concorde.Adoro raves. Ali me solto, me sinto leve, sou mais eu. Em outros momentos faço o que me mandam e acho que deve ser assim mesmo. É legal a gente viver segundo as regras e ao mesmo tempo poder mudá-las. Nas raves existem regras, muita gente não percebe, mas há toda uma estrutura, seguranças, taxas, etc. Então, sinto que sou livre, posso escolher coisas, mas com alguns limites. (Evelin, vendedora e estudante). -Qual dos três casos acima reflete a concepção sociológica de Durkheim? Justifique sua resposta a partir do pensamento desse sociólogo.

55

56 - Relacione as charges abaixo ao conceito de anomia para Durkheim.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google