A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOCOLO E ETIQUETA EMPRESARIAL Formadora: Marlene Melo, dra Maio/2004 GIAGI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOCOLO E ETIQUETA EMPRESARIAL Formadora: Marlene Melo, dra Maio/2004 GIAGI."— Transcrição da apresentação:

1 PROTOCOLO E ETIQUETA EMPRESARIAL Formadora: Marlene Melo, dra Maio/2004 GIAGI

2 MARLENE MELO - GIAGI 2 PROGRAMA 1. Conceito de Protocolo e imagem da empresa. 2. Desenvolvimento pessoal. 3. As atitudes comportamentais. 4. A valorização da sua imagem. 5. Apresentação: cumprimentos, cartões de visita e convites. 6. As reuniões. 7. Visitas e acolhimento de visitantes. 8. Organização de eventos sociais: inaugurações,…. 9. As refeições de negócios. 10. Simulações.

3 MARLENE MELO - GIAGI 3 CONCEITO DE PROTOCOLO E IMAGEM DA EMPRESA TER BOAS MANEIRAS, CONHECER ALGUMAS REGRAS BÁSICAS É NOS TEMPOS QUE VIVEMOS SINÓNIMO DE CULTURA SOCIAL. AS ATITUDES NÃO NASCEM CONNOSCO.

4 MARLENE MELO - GIAGI 4 PROTOCOLO É DEFINIDO PELO CONJUNTO DE REGRAS QUE PRESIDEM ÀS CERIMÓNIAS CIVIS, MILITARES OU RELIGIOSAS. REGRAS ESTAS QUE EXIGEM ESPECIFICIDADES DE ACORDO COM O OBJECTO E QUE IMPLICAM O CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DA CIÊNCIA ÉTICA, PARA CORRECTAMENTE E PASSO A PASSO SE APLICAREM AS NORMAS DE DESENVOLVIMENTO DE TODO O PROCESSO. CONCEITO DE PROTOCOLO E IMAGEM DA EMPRESA

5 MARLENE MELO - GIAGI 5 “SEM O PROTOCOLO, TODAS AS RECEPÇÕES OFICIAIS E OCASIÕES DE ENCONTRO ENTRE PERSONALIDADES POLÍTICAS, CULTURAIS, ECONOMICAS – QUE SÃO OU QUE ACREDITAM SER – SERIAM OCASIÕES DE DISPUTAS INCESSANTES” (PIERRE LASCOUMES) A ETIQUETA É O CONJUNTO DE BOAS MANEIRAS QUE RESULTAM NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS. CONCEITO DE PROTOCOLO E IMAGEM DA EMPRESA

6 MARLENE MELO - GIAGI 6 QUANDO DEVEMOS USAR PROTOCOLO, ETIQUETA E CERIMONIAL? SEMPRE. ESTÃO TODOS ENRAIZADOS NO EVENTO OFICIAL,SOCIAL E EMPRESARIAL, DANDO-LHE CORPO, MENTE E ESSÊNCIA. CONCEITO DE PROTOCOLO E IMAGEM DA EMPRESA

7 MARLENE MELO - GIAGI 7 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL A linguagem falada está condicionada pela personalidade dos respectivos interlocutores e pelas circunstâncias. Cada individuo tem o seu próprio vocabulário e capacidade expressiva de acordo com o seu desenvolvimento social e cultural.

8 MARLENE MELO - GIAGI 8 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL Por isso existe: Linguagem corrente, linguagem técnica, linguagem profissional, uma linguagem científica, uma linguagem literária. Há circunstâncias de tempo, de lugar que podem facilitar ou dificultar a utilização e compreensão da linguagem falada.

9 MARLENE MELO - GIAGI 9 A VOZ – Resulta da conjugação de vários elementos: O VOLUME; O TOM; A FLUÊNCIA; A ARTICULAÇÃO (Deve ser bem treinado para ser- mos bons comunicadores). DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL

10 MARLENE MELO - GIAGI 10 DSENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL O TELEFONE Importante instrumento de comunicação CONSELHOS: Voz calorosa, clara e dinâmica; Articulação correcta; Sorrir; Apresentar a empresa (função telefonista); Apresentar-se; Saudar; Escutar.

11 MARLENE MELO - GIAGI 11 O TELEMÓVEL Hoje é tão banal como outro objecto qualquer. Considerado um meio de comunicação quase imprescindível, há quem exagere na sua utilização. Urge um comportamento comedido em relação à sua utilização; é uma questão de respeito pelos outros, de um posicionamento social e profissional que define a nossa forma de ser e estar. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL

12 MARLENE MELO - GIAGI 12 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL CONSELHOS PARA UTILIZAÇÃO DO TELEMÓVEL: Não o coloque em cima da mesa da refeição (restaurante ou café). Volume audível para si, mas não audível para os outros. Não atenda constantemente; afaste-se um pouco e seja rápido (em grupo).

13 MARLENE MELO - GIAGI 13 Como profissional, não o coloque na secretária, não ostente um objecto tão banal como um lápis. Desligue o telemóvel em reuniões ou certos ambientes sociais, existe a possibilidade de contacto via gravador de mensagens. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL CONSELHOS:

14 MARLENE MELO - GIAGI 14 Respeite os outros, se se aperceber que não estão muito à vontade para responder às suas questões, volte a ligar mais tarde. Poderá estar a ser inconveniente. Não insista. Respeite as indicações das proibições do uso do telemóvel: por exemplo no automóvel. É tudo uma questão de bom senso. O telemóvel é tão comum como uma esferográfica. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL CONSELHOS:

15 MARLENE MELO - GIAGI 15 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL VANTAGENS RAPIDEZ Possibilita um contacto quase instantâneo, evitando as demoras e as deslocações inerentes a outros meios de comunicação. PRIORIDADE Mobiliza de imediato a atenção do destinatário, obrigando-o a abandonar todos os afazeres e a dar atenção ao seu interlocutor. FLEXIBILIDADE Estabelece a comunicação em termos bilaterais, permitindo o diálogo, a troca de informações, as rectificações, etc.

16 MARLENE MELO - GIAGI 16 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL DESVANTAGENS ANONIMATO O Principal elemento de apreciação ao telefone, é a Voz. Daí, a necessidade de se identificar perante o seu interlocutor, tendo em conta a sua própria voz. P ara além das dificuldades inerentes à forma como o conteúdo da mensagem é transmitido a imprecisão pode ainda resultar da pronúncia, sotaque, de regio- nalismo, da dicção, etc. IMPRECISÃO

17 MARLENE MELO - GIAGI 17 CUSTO O facto de ser acessível, pode ter como consequências a sua utilização indiscriminada e, portanto, dispendiosa. Não deixa vestígios e como tal, as tomadas de decisão, a troca de informação e os compromissos assumidos, carecem de confirmação. PRECARIEDADE DESVANTAGENS DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL

18 MARLENE MELO - GIAGI 18 NA RECEPÇÃO DE CHAMADAS: Evite: “É da parte…?”, “Quem fala…?” Ou “É quem…?” mas sim de “Pode dizer-me o seu nome, p.f.?” com um sorriso e com simplicidade. Evite: “Qual é o assunto?” prefira “Em que posso ajudar?”. Transfira a chamada (se for o caso) anunciando o nome e o motivo do telefonema: “Um momento p.f., vou pô-lo em comunicação com o …”. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL

19 MARLENE MELO - GIAGI 19 NA ANOTAÇÃO DA MENSAGEM: Utilize a técnica da reformulação recapitulativa. Utilize sempre o presente (transmito-a) e não transmiti- la-ei pode dar a ideia de insegurança e incerteza. Varie nas palavras: sim, com certeza, compreendo, de acordo, evidentemente, etc. Escute. Não ouça só. Mantenha o diálogo, mas atenção o telefone é para transmitir mensagens curtas e concisas, DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ORAL

20 MARLENE MELO - GIAGI 20 É subsidiária da linguagem falada. Inicialmente era de uma forma figurativa e só muito mais tarde alfabética, como a conhecemos hoje, para registar aquilo que se pretendia conservar e passar à posteridade. (Na pedra, no barro, no papiro, no bronze e no papel…) É precisa e imutável, sujeita a interpretações e à corrosão pelo tempo dos seus materiais de suporte. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ESCRITA

21 MARLENE MELO - GIAGI 21 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ESCRITA  Faz chegar uma mensagem a destinatários diversos, em número praticamente ilimitado.  Um inconveniente: ausência de feedback. É unidireccional.  Não conhece barreiras em termos de conteúdo da informação veiculada.  É a garantia de preservação do património cultural e de toda a humanidade.

22 MARLENE MELO - GIAGI 22 DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ESCRITA CONSELHOS: Profissionalmente Aplicação do método dos três C’s – Clareza, Concisão e Cortesia. Opte por um estilo claro, preciso e cortês acompanhado por uma apresentação sóbria e sem excessos. O sublinhado, o negrito, o sombriado, relevo, em exagero tornam-se inestéticos. O espaçamento deve ser suficiente para que cada linha esteja bem separada da precedente.

23 MARLENE MELO - GIAGI 23 Evite sublinhar no processador de texto; fica pouco estético utilize o negrito. Não misture estilos de caracteres. Relativamente ao tamanho, normalmente o 12 é o mais perceptível e usual. Quanto ao conteúdo, estruture as ideias. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ESCRITA

24 MARLENE MELO - GIAGI 24 Qualquer comunicação escrita bem estruturada deve ser composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Acima de tudo seja cortês. A comunicação escrita permite transmitir um estilo correcto do Saber estar na vida empresarial. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO ESCRITA

25 MARLENE MELO - GIAGI 25 Os factores de comunicação estão também ligados à transmissão de um tipo de mensagem integrante do comportamento social, que visa agraciar, agradecer, sensibilizar ou motivar os destinatários. Existem hoje inúmeros processos para captar a atenção dos receptores. ATITUDES COMPORTAMENTAIS COMUNICAÇÃO COMPORTAMENTAL

26 MARLENE MELO - GIAGI 26 Transformando as relações profissionais, dando-lhes um cariz de relacionamento humano, resultam em atitudes de simpatia e provocam a sensação agradável da personalização, levando à preferência, exemplos disso são os presentes, lembranças, cartões de felicitações ou votos de boas-festas. É preciso saber oferecer para que a oferta tenha o sentido que a deve envolver, independentemente dos objectivos que visa atingir. Assim temos alguns exemplos: ATITUDES COMPORTAMENTAIS COMUNICAÇÃO COMPORTAMENTAL

27 MARLENE MELO - GIAGI 27 ATITUDES COMPORTAMENTAIS COMUNICAÇÃO COMPORTAMENTAL PRESENTES DA EMPRESA Brindes de intenção (canetas, agendas,…) Presentes que significam agradecimento, selecção… (deve ter um cuidado especial em: Personalização e selecção da oferta (cristal, peças individualizadas de ouro, prata, Vinho do Porto…) o logotipo da empresa deverá figurar num lugar pouco visível e discreto; os cartões que vão com a oferta devem ser manuscritos e assinados, podem conter uma pequena frase.

28 MARLENE MELO - GIAGI 28 ATITUDES COMPORTAMENTAIS COMUNICAÇÃO COMPORTAMENTAL REPRESENTAÇÕES Não é só a nossa imagem mas a imagem da empresa que estamos a representar, assim: Procure todas as informações para actuar de acordo com as especificações do acontecimento. Conheça o ambiente e defina o tipo de actuação. Saiba nomes e cargos de personalidades presentes. Opte pela sobriedade e discrição.

29 MARLENE MELO - GIAGI 29 ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL TEMPO (Cronémica) - Subjectiva ESPAÇO (Proxémica) – Objectiva Incide sobre a distância entre o emissor e o receptor (toque, contactos visuais, o modo como se dispõem e se descodificam mensagens).

30 MARLENE MELO - GIAGI 30 A postura define-se como algo que se vai adquirindo com o tempo e os hábitos, enquadrado em determinado espaço. Deve ser entendida na globalidade. ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

31 MARLENE MELO - GIAGI 31 Assim: É nos primeiros minutos que se instaura um clima de simpatia ou antipatia; ACOLHIMENTO ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

32 MARLENE MELO - GIAGI 32 ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL O OLHAR “ Os olhos comunicantes” É o canal não-verbal com maior expressividade. O olhar triste ou entusiasmado, Vivo ou sombrio, expectante ou Resignado, um olhar critico,… CUIDADOS: “Olhos nos olhos” Olhar fixo – ameaça ou força. 5 segundos por individuo. Olhar para o interlocutor.

33 MARLENE MELO - GIAGI 33 ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL A POSTURA INCLINAÇÃO AFASTADA (Atitude Céptica – desconfiança, insegurança) INCLINAÇÃO PROXIMA Ajustamo-nos à posição do interlocutor

34 MARLENE MELO - GIAGI 34 ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL TENSÃO MUSCULAR Resistência, Rejeição, Expectativa,.. A POSTURA

35 MARLENE MELO - GIAGI 35 CUIDE DA POSTURA E DO MOVIMENTO DO CORPO NO ACTO DE COMUNICAR; UTILIZE A SOBRIEDADE, A ATENÇÃO E A CORDIALIDADE CORPORAL; A INCLINAÇÃO DO CORPO TENDE A MOSTRAR OS INTERESSES. A POSTURA ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

36 MARLENE MELO - GIAGI 36 O GESTO Todo o movimento de qualquer parte do corpo com significado expressivo – Cabeça, braços,… Cuidados: Manter-se relaxado(a), Energia (no processo de comunicação), Humildade para ganhar competência consciente ao nível do que transmitimos com o corpo (tiques), Não às atitudes estáticas, Não cruze braços nem mãos (timidez, inaptidão). ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

37 MARLENE MELO - GIAGI 37 Os diferentes tipos de sorriso emitem mensagens diferentes, mas fáceis de descodificar – atenção, adesão e interesse. Sorrir é estabelecer empatia, é um estímulo e um reforço. Sorriso é coadjuvante de um comunicador inteligente. O SORRISO ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

38 MARLENE MELO - GIAGI 38 Cuidados:  Sorrisos falsos raramente funcionam;  Exercício muscular só para facilitar a expressão pode parecer distante, quando se pretende que pareça comunicante. O SORRISO ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

39 MARLENE MELO - GIAGI 39 “Uma imagem vale por mil palavras” Cuidar da imagem é um imperativo a todos os níveis. Adaptabilidade é palavra-chave (distinção profissional/pessoal) O VESTIR ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

40 MARLENE MELO - GIAGI 40 Cuidados: Devemos seguir as indicações do convite: De noite – a casaca, smoking ou fato escuro (Senhor) a senhora opta pelo vestido comprido ou “vestido de cerimónia”; De dia – Fraque ocasiões especiais ou fato escuro se determinado. O VESTIR ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

41 MARLENE MELO - GIAGI 41 O VESTIR Cuidados: PROFISSIONAL – HOMEM Equilíbrio (nem muito rigorosa nem simplista), Fato e gravata com exuberância e sobriedade (gravata clássica e séria), Meias pretas ou escuras, Camisa branca – rigor. ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

42 MARLENE MELO - GIAGI 42 O VESTIR Cuidados: PROFISSIONAL – SENHORA Opte pelo tailleur, leve, moderno, actual, com o comprimento médio; Atente à cor (como será referido); Imagem de harmonia e sobriedade, sem adereços supérfluos ou exagerados; Sapatos cómodos de salto médio; Uso de meias tom de pele mesmo no verão; Evite tops, decotes e alças; Sinta-se confortável mas elegante ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

43 MARLENE MELO - GIAGI 43 O VESTIR Transmitir uma imagem cuidada é fornecer elementos de profissionalismo na competitividade de um mundo até há pouco tempo apenas circunscrito ao sexo masculino. ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

44 MARLENE MELO - GIAGI 44 Cuidados: As cores As cores (criam um impacto psicológico, age sobre a distância, a temperatura, o gosto, o cheiro, o peso e estado de espírito). O VESTIR ATITUDES COMPORTAMENTAIS ATITUDE NÃO-VERBAL

45 MARLENE MELO - GIAGI 45 A VALORIZAÇÃO DA SUA IMAGEM

46 MARLENE MELO - GIAGI 46 A forma de cumprimentar é o primeiro contacto interpessoal. Permite-nos captar instantaneamente a educação, a sociabilidade, a categoria social, o saber estar do nosso receptor, assim como define o nosso trato. O CUMPRIMENTO É A SAUDAÇÃO CORTÊS. APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS

47 MARLENE MELO - GIAGI 47 O APERTO DE MÃO: Firme, espontâneo, correcto. Não muito firme nem muito breve e desinteressado. Deve ouvir-se o nome com atenção e articular o nosso com clareza. Também utilizado entre mulheres. APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS

48 MARLENE MELO - GIAGI 48 O BEIJO: Deve utilizar-se nos casos de maior intimidade, onde existe já um conhecimento prévio. Siga a regra geral do grupo. BEIJAR A MÃO Pés juntos e pernas direitas, inclinar-se levemente ao mesmo tempo, erguer a mão da senhora, levando-a suavemente aos lábios. Nunca deve ser feito em lugares públicos, ao ar livre ou em encontros rápidos. APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS

49 MARLENE MELO - GIAGI 49 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS REGRA SOCIAL DE APRESENTAÇÕES: A pessoa “menos importante” deve ser apresentada a de “maior importância” (Homem apresentado à Mulher; os jovens aos mais velhos) REGRA PROFISSIONAL DE APRESENTAÇÕES: Rege-se pela posição que as pessoas ocupam na hierarquia. O sexo não é levado em conta. O Cliente é a pessoa mais importante na hierarquia de qualquer empresa.

50 MARLENE MELO - GIAGI 50 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS REGRA PROFISSIONAL DE APRESENTAÇÕES: Se a pessoa ocupa um cargo de alta responsabilidade, diz-se o cargo e depois o nome da pessoa. Ex: Dra. Josefina apresento-lhe a vice-presidente da empresa MM, Dra Tamara. Existem excepções quando não seguimos a hierarquia para apresentar uma pessoa mais velha.

51 MARLENE MELO - GIAGI 51 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS REGRA PROFISSIONAL DE APRESENTAÇÕES: SITUAÇÕES GRAVES: Esqueci-me do seu nome. Ou Recorde-me o seu nome completo, por favor. Saber pronunciar um apelido estrangeiro de forma correcta evidenciará muito profissionalismo.

52 MARLENE MELO - GIAGI 52 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS REGRA PROFISSIONAL DE APRESENTAÇÕES: Uma mulher não deve deixar de se informar acerca de quem são os/as convidados/as numa festa profissional. “Não há nada mais lisonjeador do que ter alguém a cumprimentar-nos que sabe o nosso nome, o cargo e a empresa que representamos”

53 MARLENE MELO - GIAGI 53 TRATAMENTOS ECLESIÁSTICOS Cardiais – Eminência Arcebispos – Excelência Bispos - Reverendíssima APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS

54 MARLENE MELO - GIAGI 54 TRATAMENTOS CIVIS Excelência Exmo. (a) Senhor (a) Senhor Ministro Senhor Embaixador Senhor General APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS

55 MARLENE MELO - GIAGI 55 TRATAMENTOS HONORÍFICOS Presidente da República – Sua Excelência (a) Rei ou Rainha – Sua Majestade (b) Príncipes – Sua Alteza Real (b) a)Cargo transitório b)Título pessoal-vitalício APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS

56 MARLENE MELO - GIAGI 56 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS MEMORANDUM: A NÍVEL PROFISSIONAL: Uma pessoa menos importante a uma mais importante; Uma pessoa mais nova a uma mais velha; Uma pessoa da sua empresa a uma de outra empresa; Uma mulher deve-se levantar quando é apresentada; Uma mulher nunca cumprimenta com beijos;

57 MARLENE MELO - GIAGI 57 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS MEMORANDUM: A NÍVEL PROFISSIONAL: Nunca se deve tratar um superior pelo nome próprio; Quando for uma pessoa muito conhecida omite-se o nome; Nunca se devem traduzir os graus académicos. (O título Dr., por exemplo, em Francês e em Inglês só se aplica a médicos)

58 MARLENE MELO - GIAGI 58 APRESENTAÇÃO - CUMPRIMENTOS MEMORANDUM: A NÍVEL SOCIAL: Um homem deve ser apresentado a uma mulher; Uma pessoa mais nova a uma mais velha; Uma pessoa menos importante a uma mais importante; Uma mulher pode optar entre ficar sentada ou levantar-se quando é apresentada; Uma mulher pode cumprimentar com beijos, se quiser.

59 MARLENE MELO - GIAGI 59 TIPOS: PESSOAL (Tem apenas o nome impresso) DE CASAL PARTICULAR PROFISSIONAL (É o típico cartão dos profissionais liberais) DA EMPRESA (Com logotipo) APRESENTAÇÃO - CARTÕES DE VISITA

60 MARLENE MELO - GIAGI 60 EXEMPLOS APRESENTAÇÃO - CARTÕES DE VISITA

61 MARLENE MELO - GIAGI 61 ABREVIATURAS NOS CARTÕES: a.a. – A AGRADECER a.f. – A FELICITAR a.d. – A DESPEDIR-SE s.p. – SENTIDOS PÊSAMES B.F. – BOAS FESTAS B.A. – BOM ANO APRESENTAÇÃO - CARTÕES DE VISITA

62 MARLENE MELO - GIAGI 62 CONSELHOS: Cartão sem mensagem:, risque o título/cargo.  Cartão sem mensagem dirigido a alguém que conhecemos bem, riscar título/cargo e apelido.  A mensagem só deve ser assinada se for escrita no verso do cartão.  Perante uma pessoa mais importante, não deve tomar a iniciativa de lhe oferecer o seu cartão. Cabe-lhe a ele/a ser o/a primeiro/a. APRESENTAÇÃO - CARTÕES DE VISITA

63 MARLENE MELO - GIAGI 63 CONSELHOS:  Quando entregar o seu cartão pessoal, dobre-o quase a meio.  Sempre que alguém lhe oferecer o cartão de visita, deve, igualmente, oferecer o seu. APRESENTAÇÃO - CARTÕES DE VISITA

64 MARLENE MELO - GIAGI 64 DOBRAGEM DOS CANTOS: Tudo isto era feito em substituição da escrita, antigamente qualquer mensagem num cartão devia ser escrita a lápis, caso o cartão fosse deixado pela própria pessoa ao mordomo da casa, e a tinta caso fosse enviado pelo correio ou mensageiro. APRESENTAÇÃO - CARTÕES DE VISITA

65 MARLENE MELO - GIAGI 65 CARACTERÍSTICAS: TAMANHO: ☼ Devem caber no envelope, ☼ Medidas normalizadas. COR: ☼ Branco, no entanto, poderão ser de outra cor. APRESENTAÇÃO - CONVITES

66 MARLENE MELO - GIAGI 66 CONTEÚDO: ☼ De quem parte o convite; ☼ A quem se destina: - pode ser personalizado (manuscrevendo o nome do convidado) ou pode ser impessoal (V. Exa); ☼ A natureza da cerimónia; ☼ O local do evento; ☼ A data; ☼ A hora e ☼ O traje (quando exijido). APRESENTAÇÃO - CONVITES

67 MARLENE MELO - GIAGI 67 TIPOS: ☼ CONVITE FORMAL ☼ CONVITE INFORMAL ☼ CONVITE PARTICULAR ☼ CONVITE DE CASAMENTO APRESENTAÇÃO - CONVITES

68 MARLENE MELO - GIAGI 68 CUIDADOS ☼ DEVEM SER ENVIADOS COM UMA ANTECEDÊNCIA DE 15 A 30 DIAS. ☼ SE FOR DE CARÁCTER OFICIAL SERÁ DE 30 A 45 DIAS DE ANTECEDÊNCIA. ☼ CONVITES PARTICULARES (FRENTE, INTERIOR E PROGRAMA) APRESENTAÇÃO - CONVITES

69 MARLENE MELO - GIAGI 69 CUIDADOS HOMENAGEM: ☼ Em honra de … ☼ Para apresentação de … APRESENTAÇÃO - CONVITES

70 MARLENE MELO - GIAGI 70 CUIDADOS ☼ CONVITES MANUSCRITOS SEMPRE A TINTA PRETA; ☼ R.S.F.F. (Resposta Se Faz Favor); ☼ R.S.V.P. (Répondez S’il Vous Plait); (Sempre no canto inferior direito do convite) ☼ FORMAS USUAIS DE RESPOSTA: POR TELEFONE/ ESCRITO; APRESENTAÇÃO - CONVITES

71 MARLENE MELO - GIAGI 71 CUIDADOS ☼ PARA RELEMBRAR P.M. (Pour Mémoire) PODEM APARECER MANUSCRITAS. ISTO ACONTECE QUANDO O CONVITE JÁ FOI FEITO VERBALMENTE E ACEITE E É APENAS PARA RECORDAR O CONVITE JÁ FEITO PRECISANDO A DATA, HORA, MORADA, ETC.; APRESENTAÇÃO - CONVITES

72 MARLENE MELO - GIAGI 72 CUIDADOS ☼ EM EVENTOS COM MUITOS CONVIDADOS NÃO VALE A PENA COLOCAR AS SIGLAS RSFF OU RSVP, MAS SIM:  SÓ NA NEGATIVA  REGRETS ONLY APRESENTAÇÃO - CONVITES

73 MARLENE MELO - GIAGI 73 ☼ MORADA – Deverá ser colocada no canto inferior esquerdo. (Mapa ou esquema, caso seja necessário, no verso ou em anexo). APRESENTAÇÃO - CONVITES

74 MARLENE MELO - GIAGI 74 ☼ TRAJE: ☼ INFORMAL – de cor escura; ☼ CASUAL – podem trajar roupa mais cómoda; ☼ DE PASSEIO – “fato de ir à missa”; ☼ DE GALA: ☼ Senhor – smoking ☼ Senhora – vestido/saia comprido/a. APRESENTAÇÃO - CONVITES

75 MARLENE MELO - GIAGI 75 TRAJE – O MAIS CONVENIENTE PARA SENHOR: ☼ ALMOÇO – fato cinza-claro; ☼ JANTAR – fato cinza-escuro; ☼ JANTAR FORMAL – fato azul-escuro. APRESENTAÇÃO - CONVITES

76 MARLENE MELO - GIAGI 76 RESPOSTA AO CONVITE: ☼ DEVEMOS RESPONDER SEMPRE QUE NOS É PEDIDO – RSFF; ☼ CONVITES DEVEM SER RESPONDIDOS NO MESMO DIA OU NO MÁXIMO DE 48 HORAS SEGUINTES; ☼ O MAIS USUAL É DAR RESPOSTA POR TELEFONE; APRESENTAÇÃO - CONVITES

77 MARLENE MELO - GIAGI 77 RESPOSTA AO CONVITE: ☼ SE FOR UM CONVITE PARTICULAR DEVERÁ A SENHORA LIGAR À ANFITRIÃ; ☼ SE OS CASAIS NÃO TIVEREM INTIMIDADE E NO IMPEDIMENTO DE UM DOS CÔNJUGUES É CONVENIENTE RECUSAR O CONVITE. APRESENTAÇÃO - CONVITES

78 MARLENE MELO - GIAGI 78 AS REUNIÕES PROTOCOLO À MESA DE REUNIÕES:  DEVE ESCOLHER UMA MESA REDONDA, FACILITA AS PRECEDÊNCIAS;  NAS REUNIÕES PEQUENAS, A SECRETÁRIA FICA DO LADO ESQUERDO DE QUEM PRESIDE À REUNIÃO (MESA REDONDA);

79 MARLENE MELO - GIAGI 79 PROTOCOLO À MESA DE REUNIÕES:  NAS REUNIÕES PEQUENAS, (MESA RECTANGULAR) A SECRETÁRIA FICA UM POUCO ATRÁS DO PRESIDE- TE, OS VISITANTES OCUPAM O LADO DIREITO DO PRESIDENTE E OS DA CASA OCUPAM O LADO ESQUERDO. AS REUNIÕES

80 MARLENE MELO - GIAGI 80 PROTOCOLO À MESA DE REUNIÕES:  SE É UMA REUNIÃO COM DUAS DELEGAÇÕES IMPORTANTES, O PRESIDENTE ESCOLHE QUEM FICA DE QUE LADO E AS DELEGAÇÕES DECIDEM QUEM SE SENTA ONDE; AS REUNIÕES

81 MARLENE MELO - GIAGI 81 PROTOCOLO À MESA DE REUNIÕES:  SE EXISTEM TRADUTORES OU ANOTADORES, DEVE FICAR UM EM CADA CABECEIRA DA MESA;  QUEM PRESIDE FICA DE FRENTE PARA A PORTA DE ENTRADA DO GABINETE ENQUANTO O VISITANTE FICA DE FRENTE PARA O ANFITRIÃO; AS REUNIÕES

82 MARLENE MELO - GIAGI 82 AS REUNIÕES PROTOCOLO À MESA DE REUNIÕES:  CASO A REUNIÃO SEJA ENTRE UM EXECUTIVO E UM CONVIDADO FUNCIONA DA MESMA FORMA SÓ MUDA O FACTO DE EM VEZ DE FICAR DE FRENTE AO ANFITRIÃO SENTA-SE DO SEU LADO DIREITO.

83 MARLENE MELO - GIAGI 83 AS REUNIÕES CIVILIDADE  NUNCA DEVERÁ SENTAR LADO A LADO:  Gregos e Turcos  Argentinos e Ingleses  Árabes e Israelitas  A MULHER EXECUTIVA, DENTRO DA SUA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DEVE ACTUAR NUM PLANO DE IGUALDADE COM O HOMEM

84 MARLENE MELO - GIAGI 84 VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES

85 MARLENE MELO - GIAGI 85 VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES

86 MARLENE MELO - GIAGI 86  QUANDO SOMOS CONVIDADOS/AS A ALMOÇAR OU A JANTAR PELA 1ª VEZ DEVEMOS OFERECER FLORES FRESCAS.  AS FLORES LEVADAS PELO CONVIDADO DISPENSAM CARTÃO.  A ANFITRIÃ DEVE METÊ-LAS LOGO EM ÁGUA FRESCA. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

87 MARLENE MELO - GIAGI 87  QUANDO SE TRATA DE CASAIS É O MARIDO QUE DÁ AS FLORES À ANFITRIÃ.  AS FLORES RECEBIDAS POR ESTAFETA DEVEM SER AGRADECIDAS TANTO QUANTO POSSÍVEL NO MESMO DIA.  NÃO É DE TODO DESPROPOSITADO OFERECER FLORES A UM HOMEM. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

88 MARLENE MELO - GIAGI 88  OPTE SEMPRE POR OFERECER FLORES A UMA SENHORA EM VEZ DE BOMBONS.  NÃO SE DEVEM OFERECER CRISÂNTEMOS OU HORTÊNSIAS POR ESTAREM CONOTADAS COM FUNERAIS.  A DOÇARIA GENERALIZADA JAMAIS SE DEVE OFERTAR A NÃO SER ENTRE FA´MILIARES OU AMIGOS DE GRANDE INTIMIDADE. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

89 MARLENE MELO - GIAGI 89  BEBIDAS SÃO ACEITAVEIS SE FOREM PRODUTO DE ADEGA PRÓPRIA.  SÓ DEVE OFERECER PERFUMES E ÁGUAS DE COLÓNIA SE TIVER A CERTEZA DE QUE SÃO DO PERFEITO AGRADO DE QUEM OS VAI RECEBER.  SE UMA EMPRESA ENVIAR PRESENTES EM NOME DA MESMA NUNCA DEVERÁ GRAVAR O LOGÓTIPO NO PRÓPRIO OBJECTO, ISTO É DECLARADA INTENÇÃO DA EMPRESA FAZER PUBLICIDADE DISFARÇADA. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

90 MARLENE MELO - GIAGI 90  OS PRESENTES DEVEM SER ABERTOS À FRENTE DE QUEM OS OFERECE (Atenção no Oriente este gesto é Considerado de má educação, nunca abra o presente).  NUNCA DESEMBRULHE UMA OFERTA COM MUITO CUIDADO.  NO CASO DE BOMBONS DEVE ABRIR E OFERECER AOS PRESENTES COMEÇANDO PELO OFERTANTE. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

91 MARLENE MELO - GIAGI 91  QUANDO ENVIAR UM PRESENTE NUNCA SE ESQUEÇA DE ENVIAR O CARTÃO – PESSOAL OU DA EMPRESA.  PARA AGRADECER É SEMPRE COM O CARTÃO PESSOAL.  UM HOMEM NUNCA DEVE OFERECER PEÇAS INTÍMAS A UMA SENHORA A NÃO SER MARIDO OU NAMORADO. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

92 MARLENE MELO - GIAGI 92  É FALTA DE IMAGINAÇÃO OFERTAR:  Cristais a Suecos;  Porcelanas a Alemães;  Cabedais a Italianos e Marroquinos;  Relógios a Tailandeses e Chineses (Simbolizam o tiquetaque a caminho da mortalidade);  Corujas a Árabes (dizem que traz má sorte);  Molduras ou pastas em pele a Hindus;  Objectos de pele de porco a Muçulmanos;  Facas ou abridores de cartas, são tidos como portadores de infortúnio. VISITAS E ACOLHIMENTO DE VISITANTES OFERTAS

93 MARLENE MELO - GIAGI 93 ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS O PROTOCOLO SURGIU PARA REGULAMENTAR O EVENTO, NO CASO, O CERIMONIAL, ESTABELECENDO POSIÇÕES E TRATAMENTOS A CADA PERSONALIDADE. O PROTOCOLO NORMALIZA AS REGRAS QUE REGEM O CERIMONIAL E O SEU OBJECTIVO É DAR A CADA UM DOS PARTICIPANTES DE UM EVENTO AS PRERROGATIVAS, PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES A QUE TÊM DIREITO.

94 MARLENE MELO - GIAGI 94 ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS TODA A SOLENIDADE SEGUE UM PROGRAMA CONSTITUÍDO POR UM CONJUNTO DE FORMALIDADES. O CERIMONIAL É ESSA SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS QUE RESULTAM EM UM EVENTO. O TERMO CERIMONIAL É POMPOSO E DATA DAS REUNIÕES PALACIANAS, MAIS PRECISAMENTE DA ÉPOCA DE LOUIS XIV, NA FRANÇA, ONDE SURGIU A ETIQUETA E O PROTOCOLO NAS CORTES.

95 MARLENE MELO - GIAGI 95 É NECESSÁRIO CONHECER AS LEIS, DECRETOS, NORMAS E REGRAS QUE REGULARIZAM O CERIMONIAL E O PROTOCOLO. ESTAS REGRAS DEVERÃO SER UTILIZADAS EM TODAS AS OCASIÕES QUE O ENCONTRO ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS, EMPRESAS OU PAÍSES OBJECTIVEM A CONCLUSÃO DE NEGÓCIOS OU INTERESSES, QUE PODEM SER BENEFICIADOS, COM O BOM RELACIONAMENTO ENTRE AMBOS. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS

96 MARLENE MELO - GIAGI 96 EXERCÍCIO: A SUA EMPRESA VAI INAUGURAR UMA NOVA FÁBRICA E CONVIDA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E PRIMEIRO MINISTRO. QUAL A FORMÚLA PARA OS APRESENTAR? ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS

97 MARLENE MELO - GIAGI 97 SOLUÇÃO: “Sua Excelência o Senhor Presidente da República de Portugal, Dr. Jorge Sampaio.” Está formula também se aplica aos títulos oficiais do PAR, PM e PSupremo Tribunal de Justiça. Para os ministros: “Sua Excelência a ministra do Ambiente, Dra….” ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS

98 MARLENE MELO - GIAGI 98 AS REFEIÇÕES DE NEGÓCIOS  QUANDO É A MULHER EXECUTIVA A CONVIDAR OUTROS EXECUTIVOS PARA ALMOÇAR/JANTAR, DEVE PEDIR À SUA SECRETÁRIA PARA COMBINAR COM O RESTAURANTE O ENVIO DA FACTURA;

99 MARLENE MELO - GIAGI 99 AS REFEIÇÕES DE NEGÓCIOS  QUEM CONVIDA, SUGERE O LOCAL, DEVE FAZER A RESERVA DE MESA E É QUEM PAGA A CONTA;  QUEM CONVIDA DEVE RECONFIRMAR O ENCONTRO, COM QUATRO HORAS DE ANTECEDÊNCIA;

100 MARLENE MELO - GIAGI 100 AS REFEIÇÕES DE NEGÓCIOS  O ANFITRIÃO DEVE SER O ÚLTIMO A ESCOLHER O PRATO;  UM CONVIDADO NÃO DEVE TOMAR A INICIATIVA DE CHAMAR O EMPREGADO.

101 MARLENE MELO - GIAGI 101 As formandas irão realizar um trabalho de grupo, que será apresentado oralmente ao restante grupo. O trabalho consiste em criar um evento, desenvolvendo uma parte desse evento, tendo em atenção os conhecimentos adquiridos durante a acção. O trabalho deverá ser apresentado, também, em suporte de papel. O tema fica ao critério de cada grupo. SIMULAÇÕES

102 MARLENE MELO - GIAGI 102 Marília Pimentel Teixeira, Protocolo Empresarial, Lisboa, 1992. Maria Rosa Marchesi, O livro do Protocolo, 1994. Isabel Amaral, Imagem e Sucesso, Lisboa, 1997. Helena Ondina Barroca, Protocolo Social… Protocolo Empresarial, Edições Técnicas Plátano. Ana São Gião, Etiqueta e Boas Maneiras, Cortesia e Civilidade na Vida Moderna, Lisboa, 1992. Hélder de Mendonça e Cunha, Regras do Cerimonial Português, Lisboa. BIBLIOGRAFIA


Carregar ppt "PROTOCOLO E ETIQUETA EMPRESARIAL Formadora: Marlene Melo, dra Maio/2004 GIAGI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google