A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”"— Transcrição da apresentação:

1 Professor– Alison Pereira Batista alison.batista@ifrn.edu.br “Conhecimento sobre o Corpo”

2 Compreender os diferentes sentidos e significados atribuídos ao corpo pela ciência e pela sociedade. Refletir sobre aspectos biológicos, históricos, culturais e sociais do corpo. Identificar diferentes concepções sobre o corpo que influenciaram a Educação Física. Compreender o corpo e o movimento, como possibilidades de apreender e vivenciar os saberes advindos da cultura de movimento. Objetivos da aula de hoje...

3 Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2º A – Informática) Estrutura física/instrumento/máquina5 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 4 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 12 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço3 Algo essencial para a vida3

4 Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2º B – Informática) Estrutura física/instrumento/máquina5 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 7 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 7 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço4 Veículo de interação do homem com o mundo3 Subordinado do cérebro 2 Não respondeu 7

5 Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2º A – Mecatrônica) Estrutura física/instrumento/máquina6 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 4 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 16 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço6 Algo essencial para a vida2 Subordinado do cérebro 1 Local de morada do espírito 1 Conjunto de átomos 1 Não respondeu 2

6 Conversa Inicial O que é corpo? Atividade Diagnóstica (2ºB – Mecatrônica) Estrutura física/instrumento/máquina15 É o responsável por nossa locomoção e realização de tarefas cotidianas 3 Conjunto de elementos biológicos (órgãos/sistemas/membros/ossos) 10 Massa/matéria que ocupa lugar no espaço4 Não respondeu 8

7 É necessário compreendermos É necessário compreendermos sentidossignificados Os diferentes sentidos e significados atribuídos ao corpo na história da humanidade, em diferentes épocas, culturas, sociedades (LE BRETON, 2007). Para avançarmos nessa discussão...

8

9 Diversos campos de conhecimento abordam o corpo em diferentes perspectivas: Filosofia. Religião. Ciência. Sociologia. Arte. História corposociedademundo Em conjunto, essas áreas construíram diversas compreensões de corpo, de sociedade, de mundo (LE BRETON, 2007).

10 - Modelo cartesiano – influencia o desenvolvimento da ciência (século XVII) e da EF (século XIX). fragmentadopartes isoladas. corpo máquina visão biológica - Corpo fragmentado, conjunto de partes isoladas. Entende o corpo a partir das leis da mecânica (corpo máquina). Restringe o corpo a uma visão apenas biológica. Conhecendo os órgãos se conheceria melhor as funções do corpo. corpo objetosujeito “O corpo é focalizado como objeto separado do sujeito pensante”. movimento princípios mecanicistas exercícios mecanizados significado na simples exercitação física “O movimento não possui intencionalidade e é explicado por princípios mecanicistas” (NÓBREGA, 2005). O que irá repercutir nas aulas de EF padronizadas por exercícios mecanizados, nos quais os alunos não encontravam significado na simples exercitação física. O corpo no campo científico...

11 O corpo no campo de algumas ciências - Na física – o corpo é também chamado de objeto, sendo tudo aquilo que ocupa lugar no espaço. - Na biologia - é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células. organismo - Na química - é uma porção de matéria. - Na astronomia - qualquer objeto natural perceptível no céu.

12 Filosofia ocidental dualismos Filosofia ocidental: construção de uma visão dicotômica do corpo (dualismos).  Platão  Platão (antiguidade grega) - corpo inferior a alma.  René Descartes razão  René Descartes (filósofo francês - século XVII) – Corpo separado da mente. “Penso, logo existo” (privilegia a razão desprovida do elemento sensível – emoções, vontades do corpo). O corpo no campo da filosofia

13 “Eu não estou diante do meu corpo, estou em meu corpo, ou antes, sou meu corpo” “Eu não estou diante do meu corpo, estou em meu corpo, ou antes, sou meu corpo” (MERLEAU-PONTY, 1994). corpoem movimento (historicidade e as experiências do sujeito) - Percebo o mundo pelo corpo em movimento (historicidade e as experiências do sujeito) - mundo e criar a cultura - Corpo vivo – dotado de intencionalidade, que permite lançá- lo ao mundo e criar a cultura. O corpo no campo da filosofia

14 Temos um corpo uno Temos um corpo uno Biológico Histórico Social Cultural

15 Combinados para a próxima aula A próxima aula será em sala. Formem grupos de 5 a 6 pessoas. Cada grupo deverá trazer 15 imagens impressas destinadas ao público jovem que sugiram os padrões de beleza predominantes em nossa sociedade e que revelem os diversos artifícios que se tem buscado para conseguir este estereótipo. Trazer devidamente preenchida autorização de uso de imagem até a próxima aula. Já começaram a fazer os portfólios?


Carregar ppt "Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google