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A rede PEA Brasil: a hora da Escola Pública 1 São Paulo, maio de 2016.

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1 A rede PEA Brasil: a hora da Escola Pública 1 São Paulo, maio de 2016

2 1. Bem-vindos!! Bom dia a todos. Fico realmente muito feliz que tenham vindo!!! Esta é a primeira reunião deste tipo que nós fazemos e, portanto, será uma ação que construiremos juntos. Aqui temos pessoas com grande experiência no PEA, mas também convidados que pela primeira vez participam de uma reunião nossa. Assim, teremos a chance de alinhar nossos conceitos de forma conjunta, o que é muito bom. 2

3 2. O que fazemos aqui? Esta reunião tem um objetivo central: o PEA brasileiro quer crescer na direção do fortalecimento das escolas públicas. Isso significa que: Queremos ter mais escolas públicas associadas; Queremos que as escolas públicas participem cada vez mais dos projetos e propostas; Queremos fortalecer parcerias entre todas as escolas, sejam da rede pública, sejam da rede particular. Queremos oferecer recursos, formações que contribuam com a qualidade do trabalho realizado por essas escolas. 3

4 3. Alinhando as informações Como eu disse, temos aqui pessoas que já são da casa e pessoas que virão a ser. Assim, proponho que nos apresentemos, falando também um pouco sobre o trabalho, a escola ou instituição de origem de cada um. E em seguida, vou apresentar as informações básicas sobre o que é o PEA. 4

5 4. O PEA O Programa das Escolas Associadas é um programa da UNESCO fundamentalmente dedicado às escolas. Está presente em 181 países e possui 10.000 escolas associadas. Como sabem, a UNESCO é um organismo internacional, nascido no pós-guerra, com o fim de trabalhar pela cultura de paz. Atua na educação, na ciência e na cultura, em todas as dimensões. Com o tempo, os objetivos da UNESCO se ampliaram e, além da cultura da paz, entraram questões de importância planetária: a sustentabilidade, o patrimônio cultural e histórico, a valorização da diversidade humana... 5

6 Os objetivos do PEA 1. A aprendizagem intercultural. 2. A sustentabilidade. 3. A Cultura da Paz. 4. O conhecimento do sistema ONU/UNESCO e os desafios centrais da humanidade. Tudo isso converge para um conceito que a UNESCO chamou de Cidadania Planetária, ou seja, o conceito de somos concidadãos desse mesmo espaço, a terra, e por isso compartilhamos dos mesmos desafios e possibilidades. 6

7 5. Os temas do PEA Atualmente, no planejamento estratégico internacional do PEA, há quatro focos bem definidos do trabalho, que veremos a seguir: Cultura da paz: que continua sendo uma das linhas principais. Mas não é a paz de soltar pombas e abraçar árvores. É aprimorar a qualidade da convivência, trabalhar sobre os conflitos, é ampliar a consciência cidadã de fato. Aprendizagem intercultural, ou seja, se dispor a entender verdadeiramente outras culturas e aceitar a diversidade como valor, algo a ser buscado. Sustentabilidade, que tem a ver com os grandes desafios de um mundo ameaçado com o desmatamento, o aquecimento e o crescimento populacional. O sistema ONU/UNESCO, ou seja, conhecer a estrutura dessas organizações globais e os grandes temas de sua atuação. Isso tem a ver com os temas anuais propostos, como o Ano Internacional da Luz, de 2015, e o calendário da UNESCO, que é um referencial importante para nossas escolas. 7

8 6. O PEA no Brasil O Programa das Escolas Associadas no Brasil existe desde 1996. A partir de 2007, o PEA vem sendo reorganizado e atualmente vive seu melhor momento. Hoje a rede tem 302 escolas, espalhadas em todas as regiões. São escolas representativas de nossa realidade. Temos instituições da rede pública e particular regular; localizadas nos grandes centros urbanos e no interior; de diferentes vertentes pedagógicas; que atendem a crianças e adolescentes com deficiência; que atendem comunidades rurais, indígenas e quilombolas. 8

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10 7. Características da rede 10 Para conhecer melhor a rede, em 2015 foi iniciado um recadastramento de todas as escolas. Até o início de abril deste ano, tínhamos a resposta de 260, das 302 escolas cadastradas. Número total de professores: 21.385

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12 8. Um exemplo internacional O PEA Brasil consolidou forte identidade e hoje é reconhecido internacionalmente. Somos chamados para participar de eventos globais, nossas práticas são inspiradoras para outros países. Enfim, nosso PEA chamou atenção e faz história. Como conseguimos isso? Por meio de um conjunto de ações, que vou resumir aqui para não tornar esta apresentação muito longa. 12

13 9. Razões de nosso crescimento Tudo tem a ver com gestão e mobilização: As comunicações acontecem cotidianamente, por Internet, via website e e-mail. Possuímos uma revista própria e estimulamos que as escolas se comuniquem entre si. É um grande esforço, que mantém a rede mobilizada. Promovemos um grande evento anual, do qual participam mais de 70% das escolas associadas. Neste ano o evento será em Natal, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, em um resort, o que nos permite ter uma convivência estreita. Temos uma rede de coordenadores regionais: em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros estados. Vários coordenadores promovem também encontros regionais. Os diretores participam de uma missão internacional, que acontece anualmente. Já foram à França, Espanha, Portugal e Holanda. Neste ano, vamos à Finlândia e à França. 13

14 10. Formação e pesquisa Temos investido muito também em formação de professores e em pesquisas e vamos intensificar esse papel. Assim, há 3 anos as escolas puderam participar da pesquisa Identidade PEA e da avaliação Qualidade PEA. A primeira, focada no campo dos valores; a segunda, sobre o tema da qualidade de ensino. Já fizemos uma formação internacional sobre água, que vem sendo multiplicada até hoje. Mais recentemente, iniciamos um trabalho com o Instituto de Física da USP, aberto aos professores da rede pública. Infelizmente, essas oportunidades ainda são muito pouco aproveitadas, e esse é um dos motivos de estarmos aqui. 14

15 11. O desafio da escola pública Não é de hoje que o PEA procura incluir escolas públicas. Contudo, sempre esbarramos em alguns problemas recorrentes: A rotatividade dos gestores: muitas vezes, uma escola para de participar e, quando vamos investigar, é porque saiu o diretor ou o coordenador que cuidava do PEA e ninguém sequer sabia do assunto... A falta de apoio das secretarias: para participar efetivamente do PEA, é preciso que as secretarias valorizem o programa e a participação da escola. Isso tem um valor simbólico, certamente. E também é importante que proporcione às escolas condições de participar das formações. Também há falta de compreensão do papel da UNESCO. Muitas vezes as escolas esperam recursos financeiros. E o PEA não dá apoio financeiro (tampouco cobra das escolas). 15

16 12. Um novo momento Mas isso tem mudado. Hoje vemos que há um novo momento, e por isso queremos contar com o apoio de todos vocês. Do lado do PEA, nos preparamos melhor para receber as escolas públicas: temos um diálogo mais efetivo com as secretarias de estado e de município, e a presença dos educadores aumentou muito. À medida em que o programa cresce, também, as escolas públicas começam a se sentir mais estimuladas. Por fim, a Coordenação Internacional vem nos pedindo muito que aumente a proporção de escolas públicas. Por isso, temos esperança que possam conceder novas certificações, que estão temporariamente suspensas. 16

17 13. Por que participar? Pronto! A partir dessa introdução, necessária para contextualizar o PEA, chegamos ao ponto central. E por que vale a pena participar, se a UNESCO não dá dinheiro? Vale a pena, muito a pena, e por isso temos filas de escolas querendo se associar. Podemos pensar em 4 motivos principais: A primeira grande conquista é poder fazer parte da UNESCO, utilizar sua logomarca, enfim, estar junto de um organismo de respeito universal. Se a própria TV Globo quer ser parceira da UNESCO, em projetos como o Criança Esperança, é porque essa marca tem importância, concordam? Isso é tão importante que o uso da marca tem regras importantes, que precisam ser seguidas à risca. 17

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19 19 Além disso, ainda pode colocar na sua escola uma placa como esta. Dá orgulho, não dá?

20 14. Por que participar? Participar da UNESCO também fortalece princípios e cria referenciais de qualidade. Muitas vezes, promove um alinhamento do projeto pedagógico em torno de objetivos concretos. Frequentemente, ouço das escolas como elas melhoraram após entrar no PEA. Essa é justamente a força de uma rede. O PEA abre também a possibilidade de participar de projetos nacionais e internacionais, de concursos e outras atividades propostas pela UNESCO. Agora mesmo, algumas escolas foram premiadas num concurso internacional. Muitos alunos da rede brasileira já foram receber prêmios no exterior. 20

21 15. Por que participar? Por fim, o PEA vem de fato proporcionando recursos e ferramentas de formação. Este é um objetivo nosso. No ano passado, em São Paulo, conseguimos abrir a oportunidade de nossas escolas participarem de uma plataforma colaborativa digital. Agora, estamos negociando com a Google e com a Apple nesse mesmo sentido. Queremos formar nossos professores e ampliar as possibilidades de participação no novo mundo da educação. 21

22 16. Parcerias Para comprovar a importância desse trabalho em rede, fizemos uma pesquisa recente sobre a existência de parcerias entre as nossas escolas e a disposição em participar de mais iniciativas. Vejam os resultados: 65 escolas já desenvolveram projetos em parceria com escolas de outros países; 140 das escolas da rede privada desenvolvem projetos em parceria com a rede pública. 91% da rede tem interesse em participar de projetos colaborativos com escolas da rede PEA internacional. Quase a totalidade das instituições possui acesso à internet rápida 22

23 17. Tecnologia e formação Por isso, também, é fundamental que possamos dotar a rede de ferramentas para o trabalho colaborativo a distância, em rede. Por isso, temos procurado parcerias nessa área, que já estão surgindo. Temos muito o que avançar nesse campo, mas tenho certeza de que conseguiremos. Vejam alguns dados sobre o nosso “parque tecnológico”: Número de computadores à disposição de alunos: 15.664 Escolas que possuem laboratório de informática: Sim – 220 Não – 37 Escolas que possuem lousas eletrônicas: Sim – 128 Não – 129 Escolas que possuem rede wireless (Wi-Fi) para uso dos alunos: Sim – 171 Não – 80 Escolas que possuem acesso à Internet banda larga: Sim – 231 Não – 22 23

24 18. Como participar? E aí vem a pergunta: como participar? É incrivelmente fácil do ponto de vista formal, mas traz desafios ligados aos compromissos com o projeto. Para se associar, basta preencher o formulário de adesão, demonstrando que a escola tem compromisso com o trabalho e com os valores preconizados pela UNESCO. Aí, enviamos a proposta para Paris, que concede esta autorização com valor internacional. As escolas recebem um certificado assinado pela própria secretária-geral da UNESCO. A partir desse momento, passam a ter direito a usar essa marca de valor universal, a UNESCO. O logo não pode ser alterado na cor, na forma ou na associação com outras marcas. Também não pode ser utilizado sem critério, em peças de propaganda e de forma banalizante. 24

25 19. As formalidades Ao entrar no quadro das associadas, as escolas são obrigadas a cumprir apenas duas formalidades anuais: Enviar um pré-projeto do que pretende fazer ao longo daquele ano. Isso deve ser feito até o mês de março. Enviar um relatório do que fez, o que deve acontecer até 30 de novembro. Esses documentos são padronizados e devem ser preenchidos em versão bilíngue (inglês, francês ou espanhol). Essa é uma dificuldade das escolas públicas, que podem ser contornadas pelo apoio das secretarias ou de parcerias com as escolas particulares. As escolas que não cumprem essas formalidades por 2 anos consecutivos são automaticamente descredenciadas pela UNESCO. 25

26 20. O maior compromisso O maior compromisso, no entanto, é com a própria rede. Fazer parte do PEA não é uma perfumaria: precisa ser um valor assumido pela escola. O PEA só se tornou o que é pela participação efetiva das escolas, pelo compromisso de fazer um trabalho efetivo, rico, diferenciado, que promova transformações. Se o PEA não for relevante, ele não é nada. Precisamos nos tornar cada vez mais uma instituição de referência para o país, e o trabalho com as escolas públicas caminha nesse mesmo sentido. É para isso que estamos aqui hoje: para convidá-los a participar, a fazer mais, a fazer melhor. Vamos? 26

27 Se você gostou da nossa proposta basta entrar em contato pelo e-mail mvt@colegiomagno.com.br Teremos muito prazer em atendê-los para tirar alguma possível dúvida. 27

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