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P&D&I em software e Serviços de TI: prognósticos para o futuro Virgínia Duarte - Inteligência Softex SEBRAE-PR – março de 2016.

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1 P&D&I em software e Serviços de TI: prognósticos para o futuro Virgínia Duarte - Inteligência Softex SEBRAE-PR – março de 2016.

2 Agenda:  Softex  IBSS (Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI)  Os novos modelos e tendências tecnológicas  P&D&I em software no novo contexto

3 Executora das políticas públicas do Governo Federal para o setor de TI A Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com sede em Brasília e escritório em Campinas, a entidade coordena o “Sistema Softex”, que beneficia mais de 2 mil empresas em todo o território nacional por meio de uma rede formada por 22 Agentes regionais distribuídos por 13 estados.

4 Áreas de atuação Inteligência de mercado Capacitação de empresas e pessoas Estratégia de inovação Incentivo ao empreendedorismo e suporte a startups Suporte ao acesso a funding Incentivo e apoio a internacionalização de empresas

5 Ainda em 2016, no nosso site:  Compras públicas de software e serviços de TI  TI no agronegócios  TI na saúde  TI no setor energia

6 ISS no contexto do setor TIC Software  Customizável  Não customizável Serviços de TI  Sw demanda  Consultoria  Suporte  Tratamento dados  Internet  Reparação Hardware  Componentes  Equipamentos  Aparelhos de recepção e reprodução  Mídias magnéticas, ópticas Telecom  Serviços de telecom Comércio  Atacado de equipamentos ISSTITIC

7 54,8 mil 62,1 mil 73,3 mil 77,0 mil 81,8 mil Empresas Receita líquida (R$) (Base 2013) Pessoas ocupadas (Em 31/12) Assalariados (Em 31/12) 2007 2009 2011 2013 2014 Cr. 2007-12 Fonte: Área de Inteligência Softex, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, anos diversos. A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS) 56,6 Bi 67,8 Bi 78,8 Bi 89,6 Bi 96,7 Bi 379 mil 434 mil 512 mil 597 mil 644 mil 290 mil 350 mil 407 mil 493 mil 538 mil 5,9% a.a. 8,0% a.a. 9,3% a.a. Estimativa 7,9% a.a. Cr. 2015-14: 2,0% Cr. 2015-14: 3,8%

8 200520082011 N. empresas que inovaram N. Empresas IBSS 10 ou mais PO 57,6% 48,2% 43,2% 3.811 4.160 4.877 2.197 2.006 2.105 IBSS: taxa de inovação tecnológica – empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas – PINTEC/IBGE

9 IBSS: 20 ou mais pessoas ocupadas Número de empresas Em 2014: 3.818 empresas Cr. (2007 – 2012): 9,5% a.a. Receita líquida Em 2014: R$ 75,5 bilhões Cr. (2007 – 2012): 7,2% a.a.  Maioria das empresas é de muito pequeno porte.  Concentração elevada da receita em empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas

10 Distribuição das empresas 20 ou mais pessoas ocupada por atividade - Estimativa 2014 RECEITA LÍQUIDA R$ 75,5 bilhões Cr. (2007-2012): 7,2% EMPRESAS 3.818 Cr. (2007-2012): 9,5% PESSOAS OCUPADAS 437.950 Cr. (2007-2012): 9,8% Reparação equipamentos Portais e serviços de informação internet Tratamento dados e serviços internet Suporte técnico TI Consultoria TI Sw sob encomenda Sw produto

11 Cadeia de valor do software e participação de mercado + P&D + Mercado Fonte: Estimativa Área de inteligência Softex, a partir JP Martinez. Tecnologia da Informação – Software. Série Estudos.  Empresas de capital estrangeiro.  Concentração da receita em poucas empresas.  Soluções genéricas, que servem aos vários mercados Middleware (27%) Infraestrutura (28%)  Presença relevante de empresas de capital nacional.  Distribuição da receita por muitas empresas.  Soluções para mercados específicos Aplicativos (45%) Algumas multinacionais encontram-se bem posicionadas em todos os elos da cadeia de valor do software

12 Mercado de aplicativos Segmentado por porte, localização e vertical de negócios do cliente Multinacionais  ERPs em grandes clientes  Software horizontal para mercados de grande escala: planilhas eletrônicas, processadores de texto, etc.  Software vertical em mercados de grande escala, para clientes de grande porte Nacionais  ERPs em pequenas e médias empresas  Software vertical em mercados de menor escala: soluções voltadas para clientes locais.  Software vertical que requer conhecimento da legislação, normas, cultura brasileira

13 Produto Serviços de software Infraestrutura Middleware Aplicativos Especificação Arquitetura Codificação Suporte Teste Brasil no contexto global

14 A lógica da indústria: ao vencedor, (todas) as batatas! A A A S S S H H D D Plataforma líder Redução de riscos do negócio Acesso a informações privilegiadas Uso de marca forte, reconhecida no mercado. Ameaças: Barreiras à entrada relativamente baixas. Ganhos menores de escala. Descontinuidade da plataforma líder. Fatores determinantes de sucesso: Escolha da empresa líder. Desenvolvimento de produtos/serviços complementares. A Efeitos de lock-in ainda mais exacerbados em nível local:  inexistência de indústria concorrente forte;  demanda pouco exigente e com baixa capacidade de articulação;  ação governamental isolada e descontinuada.

15 Infraestrutura/MiddlewareAplicativo Fatores críticos de sucesso Fundamental ser o primeiro. Criar as externalidades de redes e os efeitos de lock in. Relacionamento com o cliente. Boa estrutura de marketing e distribuição/revenda. Escolher o parceiro ´certo` de tecnologia. Atividades P&DConhecimento tecnológico.Conhecimento das necessidades do usuário. Inovação Radical no início, incremental após a consolidação da plataforma. Incremental, através de módulos para o cliente final. Competências No início, tecnológica. Após consolidação, capacidade para articular a rede e ampliar o portfólio, expandindo a sua atuação geográfica e fim-a-fim. Conhecer o negócio e criar interação com o cliente, melhorar o produto a partir do feedback do cliente. Acompanhar a evolução do parceiro. Relação com centros C&T Intensa durante desenvolvimento do software. Fraca, foco na relação com o fornecedor de plataforma tecnológica e cliente. Fontes de informação No início, universidades e centros de pesquisa. Após consolidação: parceiros. Cliente final e fornecedores de plataforma. P&D&I em software e serviços de TI: como funcionava

16 Um novo cenário

17 Do nexo das forças para os negócios digitais

18 10 TENDÊNCIAS EM TI Estudo Mc Kinsey Redes sociais Novos consumidores Físico + digital Produtos gratuitos, customizáveis, fáceis de usar Comércio facilitado para TI E-gov, saúde, educação Big data IoT Tudo como serviço Automação do trabalho do conhecimento

19 2015 - 2020 Tempo de mudanças Momento de divisão das águas... + P&D compartilhado; Plataformas abertas; Commodity + Diferenciação Valor Middleware Infraestrutura Aplicativos Ecossistemas digitais: Educação Saúde Energia Agronegócios Manufatura Etc.

20 Novo paradigma: De processos p/ modelos de negócios p/ momentos digitais PROCESSOS Digitalização de processos: rapidez e eficiência MOMENTOS Contextos de uso. Análises avançadas, pervasivas e invisíveis. Ruptura na lógica das estruturas de negócios atuais B2B e B2C B2C e C2C NEGÓCIOS Soluções inteligentes, sustentáveis, colaborativas, humanas B2C2T e C2C2T

21 Envia mensagem para a dona da casa solicitando aprovação para a compra de tinta. Dona da casa aprova. Máquina de lavar inclui sabão em pó na lista de compras do fornecedor padrão. Loja de tintas é informada e checa com a casa se há outro item necessário. Loja fornece relação de parceiros locais para a pintura. Casa envia especificações necessárias para a pintura, quantidade e lista de compra para loja fornecedora. Loja não possui o sabão em estoque. Fabricante oferece enviar para a casa via drone. Casa notifica o carro que não será necessário ir até a loja. Exemplo Gartner: Casa detecta danos provocados por água. Decide pintura.

22 Exemplo Gartner: Atraso de voo. Paulo decide continuar sua viagem de negócios Participantes do encontro. Cia. aérea Hotel Agência de aluguel de carro Novo plano de voo e agendas confirmados Smartphone para abrir quarto Hotel ciente da chegada Smartphone para abrir carro Smartphone como e- ticket. Indicações de tráfego Garçom traz jantar. Hotel envia NF após a partida VPA faz relatório de despesas Recepcionistas informadas sobre o novo momento da chegada Nova sala de reuniões agendada para o encontro. Indicaçõe s de tráfego Pessoas Negócios Coisas

23 O que isso tem a ver as empresas de software e serviços de TI? Previsão Gartner Até 2017, 75% das organizações de TI terão capacidade bimodal

24 TI Bimodal Fonte: Gartner. BARREIRAS PARA COMUTAÇÃO  Habilidades distintas  Atitudes concorrentes  Diferenças na capacidade e tempo de resposta sobre tecnologia e processo  Falta de entendimento  Muita novidade de uma só vez  Desempenho  Modelo cascata  Orientado para o plano  Ciclos de longo prazo  Projetos/processos convencionais  Contato menos frequente com o cliente  Centrado na TI MODO 1: CONFIANÇA, SEGURANÇA  Experiência do cliente  Metodologias ágeis, kanban, devops  Feedback rápido, contínuo  Ciclos curtos  Pequenos e novos fornecedores; contratos de curto prazo  Centrado nos negócios MODO 2: AGILIDADE

25 Modelos bimodais tendem a se tornar cada vez mais comuns. Mobilidade requer comportamento bimodal. Fluidez / Adaptação Solidez / Resistência Sistemas de inovação Sistemas de diferenciação Sistemas de registro/protocolo MODO 2 MODO 1 + Mudança - + Governança - Fonte: Gartner.

26 Mudança de ênfase nas fases do processo de desenvolvimento Concepção Especificação Escolha ambiente/plataforma Definição arquitetura/estrutura Criação dos recursos Programação Testes Revisões Conclusão  Equipe multidisciplinar.  Foco nos momentos digitais.  Bons algoritmos.  Análises avançadas.  Máquinas inteligentes farão o trabalho + -

27 Previsão Gartner Poucas empresas irão conseguir se adequar à nova era e sobreviver.  Empresas de TI e os seus clientes terão dificuldades para especificar os novos produtos e serviços.  Necessidades vão além da qualidade no desenvolvimento de processos e produtos.  Consultores e fornecedores externos têm papel fundamental nas mudanças.

28  Cultura interna em negócios digitais. Equipes de TI mais próximas dos negócios.  Centros de negócios digitais de excelência para avaliação das possibilidades de negócios e resposta às oportunidades e ameaças.  Estratégia de negócios digitais: pessoas, modelos de negócios, portfólio de produtos e serviços, inteligência, tecnologias e meios e canais de informação.  Novas capacidades: design da experiência do consumidor; de dados para sabedoria; análise de sentimentos. Foco: construção de empresas digitais

29  TI + Negócios  Qualidade + Inteligência + Bons algoritmos  Equipes multidisciplinares, multissetoriais

30 Fatores críticos de sucesso Bons algoritmos para extrair conhecimento dos dados; soluções fortemente centradas no usuário; sair do core, pesquisar e buscar novos negócios; cruzar as fronteiras do que já é feito/conhecido; considerar momentos digitais. Atividades P&D Colaboração. Techquision. InovaçãoIncremental ´Inteligente`. Competências Liderança em novas bases (influência ao invés de controle), insight; detectar e agir, ao invés de prevenir; trabalho em equipe; nova visão de negócios; foco na qualidade e na segurança (agora, também, segurança física). Relação com centros de C&TFraca. Fontes de informaçãoConsultores, empresas concorrentes (inclusive em outros setores), startups. P&D&I no novo paradigma

31 Inovação na IBSS: prognósticos ITENS ABORDADOSPROGNÓSTICO PARA O FUTURO PRÓXIMO InovaçãoTx. inovação tecnológica (produto e/ou processo) continuará em queda. Incertezas poderão postergar as iniciativas. Txs. de inovação organizacional/gestão do trabalho (aproximando áreas de desenvolvimento e negócios) e em marketing (mudanças em modelos de negócios) devem crescer. Negócios, e não as tecnologias serão priorizados. Características da inovação tecnológica Para as que implementam inovações tecnológicas:  Percentual maior de inovações em produto com grau elevado de novidade.  Percentual maior irá dividir com parceiros a responsabilidade do desenvolvimento.  Percentual maior adquirindo conhecimentos externos. Nas relações de cooperação e fontes de informação: concorrentes, consultores e empresas de hardware serão mais apreciadas. Principal impacto da inovaçãoSobrevivência/manutenção no mercado. Principais fatores impeditivosQuestões estruturais continuarão tendo peso relevante. Apoio do governoImportante para o êxito das iniciativas. Mas as organizações locais terão peso relevante, também.

32 OBRIGADA! VIRGÍNIA DUARTE Área de Inteligência Softex www.softex.br virginia@Softex.br 19 9 9284-7155


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