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DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 0 aos 2 meses Respostas Reflexas Sem tônus muscular Dorme muito Comunicação: grito, choro Indiferenciação mãe/bebê Cognitivo:

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1 DESENVOLVIMENTO INFANTIL

2 0 aos 2 meses Respostas Reflexas Sem tônus muscular Dorme muito Comunicação: grito, choro Indiferenciação mãe/bebê Cognitivo: adequado funcionamento dos reflexos Quando colocado de bruços luta para levantar a cabeça, e pouco + tarde, levanta também o peito

3 3 – 5 MESES Melhor tônus muscular Organização – mão/boca, olho/mão Início dos sons Sorriso – reconhece e reage Sai do narcisismo primário Cognitivo: interesse por ações que produzam resultados interessantes Segura a mamadeira se colocada em sua mão, segura chocalho e sacode para fazer barulho Sentado, mantém a cabeça ereta e consegue se virar quando está de bruços

4 6 – 8 MESES Senta-se sem apoio – prefere esta posição Maneja objetos Linguagem – silábica: “pa, pa”, “da, da” Auto descoberta Apego a mãe - recusa estranhos Início da diferenciação Jogos com o próprio corpo – bate palmas

5 9 – 12 MESES Grandes progressos motores Palavras frases Inicio da inclusão no meio – interesse por outras pessoas É capaz de entender o ‘dá’ e o ‘não’ Independência, autonomia (apego x separação) É ativa – explora o ambiente e descobre ações Relação meio e fim (como conseguir) É capaz de ficar em pé, apoiado, ensaia os 1º passos; tenta comer sozinho com as mãos

6 Nesta fase a criança deve ser estimulada a reconhecer e interagir com diferentes objetos. Jogos e brinquedos De 0 – 6 meses: coisas que podem ser manipuladas, de preferência, brinquedos presos ao berço – para desenvolver a percepção da visão e das mãos do bebê

7 6 aos 12 meses É importante estimular a maior mobilidade possível da criança para exercitar mãos e pernas. Deixar o bebê livre no chão. Brinquedos que se encaixem um dentro dos outros ou se empilhem são ótimos.

8 A criança de 2 anos Incontrolável e impulsiva Aparecimento da linguagem verbal Já entende o que é dito a ela, bem antes de falar Aprendem palavras com facilidade – com 3 anos entende melhor o significado Põe em teste a paciência dos adultos, necessita de reforço constante para internalizar o que é certo ou errado Exaustivo protesto: não!!! Sentimentos ambivalentes, amor x ódio, poder x não poder

9 São umas ‘gracinhas’, mas podem ter momentos de grande tirania Algumas têm condições de se juntar ao grupo para brincar, mas por pouco tempo e com supervisão de um adulto Limites: devem ser estabelecidos e firmes “o poder tudo”, assusta Controle esfincteriano: a maioria tem maturidade para o treinamento Motricidade: atividades ruidosas, correr, pular, jogar bola; coordena movimentos + finos – atividades com gizão de cera e canetão Há relutância ao dormir Faz muitas perguntas: o que é? Como é? Aonde vai?

10 A criança de 3 anos Egocentrismo – pouco sociável Começa a libertar-se da dependência dos pais, mas quando ameaçada corre para a família Vocabulário de 5 anos com acesso de raiva de 2 anos Linguagem: frases completas, gagueira fisiológica Gosta de ouvir histórias e contar – entende uma história em linhas gerais Compreende ordens que indicam 2 ou 3 ações, identifica as cores

11 A criança de 4 anos Motricidade: grandes progressos (vestir-se; despir-se) Interesse por brincadeiras que envolvem rapidez e velocidade, executa movimentos isolados do corpo (só os pés, só as mãos) Desenha em grandes dimensões Linguagem: em torno de 1500 palavras Fase dos porquês Assuntos fascinantes: Deus, morte e sexo É capaz de assimilar os acontecimentos + dolorosos como a morte Desenvolvimento emocional: encontra-se na fase fálica (ansiedade, sentimento de culpa, formação do superego – limite interno)

12 A ansiedade é tão intensa que pode levar a ter terrores noturnos e pesadelos Passa a interagir com as outras crianças Pensamento ainda é egocêntrico. Tenta compreender a causa e efeito por tentativa e erro Seus julgamentos decorrem de sua s próprias experiências Apresenta uma visão distorcida da realidade – misto de realidade e fantasia Animismo: atribui vida a objetos Artificialismo: atribui ao homem a criação de fenômenos naturais

13 A criança de 5 anos Descoberta da diferença entre a realidade e a fantasia, senso de tranquilidade é maior, tolera algumas frustrações – está aprendendo que no mundo real não se pode fazer as coisas tão logo se deseja Começa a desenvolver um auto-controle maior Desenvolvimento do esquema corporal – elemento importante do comportamento, a coordenação motora ainda não absolutamente perfeita Consegue lavar-se e vestir-se sozinha, amarra os sapatos, executam pequenas tarefas e transmitem recados Oscilam ainda entre a independência e o apego Tem noção de sinônimos e um vocabulário de 2000 palavras – as meninas são + adiantadas na linguagem

14 A linguagem tem características muito especial, combina coerência e o produto da imaginação; manifesta o egocentrismo do seu pensamento para expressar o seu mundo interior Não é fácil ser sociável o tempo todo, algumas precisam períodos de isolamento e solidão Apresenta instabilidade nas amizades È difícil participar de jogos com crianças + velhas – mudam muito as regras O brincar ainda é paralelo e não cooperativo, compreende regras, mas segue por períodos curtos Os meninos brincam separados das meninas Começa a estabelecer uma consciência moral (superego)

15 A criança de 6 anos Intenso desenvolvimento social e intelectual Relações interpessoal passam do egocentrismo para a cooperação Idade do extremismo e agitação – tensa internamente e agitada por fora A atenção é limitada – ouve pouco, distrai-se, cansa-se e sonha Atividades: hora da novidade, dramatização, histórias reais e fictícias e passeios A rotina ainda é necessária Fase do progresso motor – movimentos naturais, qualidades físicas Ampliação do vocabulário = 2500 palavras – passa falando Tem iniciativa e liderança

16 Fase do progresso motor – movimentos naturais, qualidades físicas Ampliação do vocabulário = 2500 palavras – passa falando Tem iniciativa e liderança A relação com o professor(a) é muito intensa – ponto de referencia Brincadeiras em grupo e jogos com regras definidas

17 Jogos e brincadeiras 2 anos de idade *A criança já maneja coisas que exigem a posição do polegar/indicador, gosta de brincar com objetos pequenos – tomar cuidado na escolha, objetos que não possam ser engolidos. *Desenho, proporcionar giz de cera grosso e canetas grossas. *Bolas de preferência grandes e coloridas, brinquedos de empurrar - + fácil de ver para onde vai o brinquedo. *Caixas de papelão são ótimas, para serem usadas de diversas formas.

18 3 anos de idade *Brinquedos de roda, estáveis como um velocípede ou algo equivalente podem ser manipulados nessa idade. *Brinquedos pequenos como caminhões par serem puxados, blocos de madeira. *Divertem-se com lápis de cera, canetas e papéis coloridos

19 4 anos aos 7 anos de idade *Tem coordenação motora suficiente para manejar uma bicicleta. *Maneja brinquedos que exijam a coordenação motora fina – enfiar contas. *Devido ao crescimento dos ossos da mão e pulso, poderá cortar papel com tesoura e fazer bolinhas de papel. *Atividades de canções, histórias, dramatizações com fantoches, TV-sucata... Adoram expressar-se: apresentam para os colegas teatros, histórias, etc.

20 BLOG Professora Carminha


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