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Características Iniciais da Fala
Até 18 meses: -fala limitada; -verbaliza pouco mais de 50 vocábulos (palavras) embora tenha um repertório vocabular mais amplo (compreende mais do que fala); -frases inicias curtas (dois vocábulos). Ex: Sapato papai/ deita cama. Gradativamente, a quantidade de palavras nas sentenças aumentam.
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Características Iniciais da Fala
3 anos: usa lingüagem coloquial do adulto. Podem ocorrer erros. Ex: Eu ganhi/ Eu trazi. 4anos: Lingüagem estabelecida. Fala como um adulto, sem trocas e nem omissões de fonemas. Atenção ao modelo (erros articulatórios/ Disfluência – “Gagueira”.
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Desenvolvimento Cognitivo
Características: Egocentrismo Animismo Irreversibilidade
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Desenvolvimento Cognitivo
Egocentrismo: -de 2 à 4 anos raciocínio influenciado por seus próprios desejos e vontades; percepções e explicações sob o ponto de vista da criança, seus julgamentos são absolutos; estado de confusão do “eu” (entre eu – mundo); explicações e crenças mistura de impressões reais e imaginárias (resultam de uma visão distorcida da realidade e da existência de um conhecimento próprio, pessoal caracterizado pela ausência de lógica).
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Desenvolvimento Cognitivo
Animismo: atribuir vida à objetos. Ex: Esquecem o bicho de pelúcia e pensam que eles sentirão medo, frio, fome... . Irreversibilidade: -incapacidade de chegar à sínteses por conseqüência do egocentrismo. -analisa situações de acordo com a percepção imediata. Ex: A criança afirma que tem um irmão, mas que ele (o irmão), não tem irmãos. Não é capaz de avaliar reciprocidade de relação de parentesco uma vez que seu egocentrismo a impede de se ver como irmão.
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O Desenvolvimento Emocional
A partir de 2 anos o nome com significado, ajuda na consciência de si mesmo. Apoio a auto-identidade (roupas, brinquedos, objetos de uso pessoal ... ). De 2 à 3 anos acentuam o sentimento de identidade mostrando particularidades de sua aparência e seus pertences; -noção de si mesmo enquanto diferente do outro; -processo de descoberta de seus atributos: opõem-se a tudo que não “adotaram” para si; -oposição generalizada: negativismo (fase de transição entre dependência, docilidade do bebê, e autonomia/iniciativa, características da criança pré-escolar.
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A gênese da consciência moral
A formação de atitudes implica na internalização de proibições e normas sociais. Regras disciplinares guias internos de conduta. O controle externo passa a ser substituido pelo auto-controle. Aspectos subjacentes à orientação moral: -medo da punição; -respeito à autoridade. -busca o prazer imediato. Ex: Corre para a chuva, mesmo sabendo que a mãe reprovará. Para a criança: Ação correta é a que dá prazer e satisfaz. Ação má a que não leva ao prazer.
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A gênese da consciência moral
A combinação entre medo e respeito à autoridade leva a criança a fazer apenas o que tem vontade ou o que é obrigada. A transgressão do código moral leva à culpa e ansiedade. A criança passa a ser responsável por suas ações executando a voz da consciência moral. Passa a substituir o controle externo pelo auto-controle.
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