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O PARÁGRAFO NOS TEXTOS ARGUMENTATIVOS PROFESSORA BERENICE ZABEL WUTTKE.

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Apresentação em tema: "O PARÁGRAFO NOS TEXTOS ARGUMENTATIVOS PROFESSORA BERENICE ZABEL WUTTKE."— Transcrição da apresentação:

1 O PARÁGRAFO NOS TEXTOS ARGUMENTATIVOS PROFESSORA BERENICE ZABEL WUTTKE

2 O gênero em foco  Os textos pertencentes à família dos gêneros argumentativos – como o texto de opinião, as cartas argumentativas de reclamação e solicitação, o editorial, a crítica, etc. - e também a dissertação escolar têm a finalidade de persuadir o interlocutor.  Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário planejar o texto e pensar na melhor estratégia argumentativa, isto é, qual a melhor forma de convencer o leitor.

3 O gênero em foco  Uma seleção criteriosa de argumentos, por exemplo, é essencial para construir uma boa estratégia argumentativa. Mas não é tudo. Também é importante organizar o texto em partes e em parágrafos e diversificar o tipo de argumento utilizado em cada parágrafo.  Há várias formas de desenvolvimento do parágrafo. Conheça algumas delas, lendo o texto a seguir:

4 O TRABALHO QUE EMPOBRECE O trabalho infantojuvenil, além de ser social e eticamente indesejável, é um instrumento de manutenção da pobreza. Gera perdas financeiras consideráveis, consequentes ao baixo desenvolvimento humano das crianças obrigadas a trabalhar. Para chegar a essa condição, basta quantificar o montante de renda que indivíduos com distintas idades de ingresso no mercado de trabalho auferem ao longo de sua vida profissional mais produtiva - entre os 21 e os 25 anos -, como fizeram Antonio Carlos Coelho Campino e Maria Dolores Montoya Diaz, professores da Universidade de São Paulo, em trabalho realizado pela Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social. Com base na PNAD de 1995, os pesquisadores chegaram a números que quantificam e atestam a tese de que, quanto mais tarde a pessoa entrar no círculo economicamente ativo, maior será seu salário durante 35 anos de trabalho, tempo de recolhimento compulsório para aposentadoria. Analisou-se o comportamento salarial de quem havia se ocupado em várias faixas etárias.

5 As perdas acumuladas por pessoas que ficaram economicamente ativas dos sete aos 14 anos, e cuja idade em setembro de 1995 variava entre os 21 e os 55 anos, representavam perto de 30% do produto interno bruto (PIB). Para termos idéia, ainda segundo o estudo, com R$ 11, 3 bilhões (1.& do PIB ) seria possível estender à totalidade das crianças trabalhadoras o programa de bolsa-escola (Peti), o que tiraria da ignorância milhares de trabalhadores-mirins de sete a 14 anos e elevaria seus ganhos salariais e, consequentemente, o PIB. Quanto a criança começa a trabalhar aos sete anos, vai receber ao longo da vida 37% menos, em média, do que receberia se tivesse ingressado no mercado de trabalho aos 14. Se a comparação for com uma pessoa que começou a trabalhar aos 21 anos, o percentual de perda de quem iniciou na labuta aos sete anos pulará para 50%. O estudo dos pesquisadores da USP oferece muitas evidencias de que o principal impacto do trabalho infantil ocorre sobre o nível de escolaridade atingido por trabalhadores-mirins. Como há estreita relação entre a idade e o ingresso no trabalho e o grau de instrução, chega-se à ligação, também, entre trabalho infantil e perdas salariais.

6 Se o principal desafio das democracias em construção na América Latina é vencer a pobreza, faz- se necessário que os discursos bem-intencionados de governos e organismos internacionais sejam transformados em ações urgentes. Só assim se terá uma forma de luta efetiva contra o trabalho infantil basta mais dizer que se combate a formação de exércitos de adultos, jovens e crianças lançados à violência das drogas e do narcotráfico; nem que se reduzem os índices de mortalidade infantil, desnutrição e fome. Essa crise crônica, afinal, é financeira, administrativa, de gestão? Sem uma resposta, todos continuarão a assistir, em camarotes cada vez mais eticamente desqualificados, à repetição da barbárie a que são submetidas as crianças trabalhadoras. (Ari Cipola. O trabalho infantil. São Paulo: Publifolha, 2001. p. 80-2)

7 ATESTAR: Comprovar, afirmar. AUFERIR: Conseguir, obter, colher. GESTÃO: Ato ou efeito de gerir: administração, gerência. PETI: Sigla de Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. PIB: Sigla de Produto Interno Bruto, ou seja, quantidade de riqueza produzida no país. PNAD: Sigla de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO: Descontos de previdência social feitos automaticamente nos pagamentos dos trabalhadores registrados em carteira profissional.

8 ATIVIDADES: 1) Geralmente as crianças ingressam na vida profissional para aumentar a renda familiar. No entanto, o autor do texto defende o ponto de vista de que, a longo prazo, essa iniciativa traz consequências negativas. Com base no primeiro parágrafo do texto, responda. Qual é a tese ou a ideia principal sobre o trabalho infantil defendida pelo autor?

9 ATIVIDADES: 2) O parágrafo de um texto argumentativo pode ser construído de diferentes formas. Uma delas, a mais comum, é a que faz uso de uma declaração inicial. Esse tipo de parágrafo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por ideias secundárias. Observe o primeiro parágrafo. a) Qual é a declaração que inicia o parágrafo? b) Qual é o trecho em que aparece a ideia secundária?

10 ATIVIDADES: 3) Outro tipo de desenvolvimento é o que faz uso de uma citação, ou seja, para fazer valer o seu ponto de vista, o autor utiliza o pensamento de autoridades ou de especialistas no assunto. Também pode se valer de dados de pesquisa de órgãos ou entidades reconhecidos na área. De que forma o autor utiliza a citação como argumento no texto?

11 ATIVIDADES: 4) Outra forma bastante comum de desenvolvimento de parágrafo é a que faz uso de comparação. Que tipo de comparação o autor desenvolve no 4º e no 5º parágrafos do texto?

12 ATIVIDADES: 5) Também é comum o desenvolvimento do parágrafo por meio do estabelecimento de relações de causa e consequência. No 6º parágrafo, por exemplo, é apontada a causa de os trabalhadores-mirins ganharem menos ao longo da vida (consequência). Qual é a causa?

13 ATIVIDADES: 6) Outra forma de desenvolver o parágrafo é a que faz uso da interrogação, ou seja, o autor introduz o parágrafo com uma pergunta que é respondida pelo próprio texto. Trata- se, na verdade, de uma forma simpática de envolver o leitor e despertar seu interesse. Há, no texto em estudo, um parágrafo desenvolvido por meio de interrogação? Se sim, identifique-o.

14 ATIVIDADES: 7) Nos últimos parágrafos, o autor conclui o texto posicionando-se sobre as saídas existentes para combater o trabalho infantil. Na opinião dele: a) Qual é a forma realmente eficaz para erradicar (acabar com) o trabalho infantil? b) Essa conclusão é compatível com a tese defendida no início do texto? Por quê?

15 No estudo do texto, você conheceu tipos de desenvolvimento do parágrafo de textos argumentativos: por declaração inicial, por citação, por comparação, por relações de causa e consequência e por interrogação. Além desses tipos, existem outros. Veja:

16 1) Alusão histórica Exemplo: “A Terra tem uma idade aproximada de 4,5 bilhões de anos. Nossa espécie, o Homo sapiens, apareceu em torno de 200 mil anos atrás, na África. Se concentrássemos 4,5 bilhões de anos em uma hora, nosso aparecimento teria ocorrido há menos de dois décimos de segundo. Somos a presença mais recente neste planeta e nos achamos donos dele. Algo para refletir.” Marcelo Gleiser

17 Alusão histórica  Nesse tipo de desenvolvimento, é comum utilizar o passado para situar o problema enfocado no presente.  No parágrafo de exemplo, o autor situa o aparecimento do homem no planeta para estabelecer comparações entre como o homem se relacionava com a natureza no passado e como se relaciona hoje.

18 2) Divisão Exemplo: “Uma vergonha. Talvez poucas palavras expressem tão bem o atual estágio de desenvolvimento (ou será atraso?) científico e tecnológico do Brasil. Os números são eloquentes. Se, por um lado, somos uma das 15 maiores economias do mundo, com um PIB superior a US$ 510 bilhões, por outro amargamos um modestíssimo 43º lugar no ranking de desenvolvimento tecnológico. A estatística, elaborada pela ONU, leva em conta a qualificação da mão- de-obra do país e a capacidade da população de dominar novas tecnologias. Nessa corrida, somos superados por países economicamente inexpressivos, como Panamá e Costa Rica, e estamos no mesmo nível de nações reconhecidamente subdesenvolvidas, como Trinidad e Tobago, Bolívia e Peru.” Yuri Vasconcelos

19 Divisão  Observe que a ideia-núcleo apresenta uma divisão: o Brasil, sob um aspecto, pode ser considerado um país com uma das maiores economias do mundo; sob outro aspecto, entretanto, coloca-se ao lado de países subdesenvolvidos.  As ideias secundárias explicam, com dados objetivos, essa divisão.

20 3) Definição Exemplo: “Segundo o dicionário Aurélio, HUMOR é a ‘capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido... veia cômica, graça, espírito’. Partindo da própria definição da palavra, podemos inferir que o humor é, sem dúvida, uma habilidade, um talento para enxergar algo além do que apenas o fato em si.” Januária Cristina Alves

21 Definição  Nesse tipo de parágrafo, o objetivo é desenvolver uma definição ou um conceito.  No parágrafo acima, a autora pretende conceituar o humor.  Para isso, parte de uma definição de dicionário para chegar a um conceito próprio.

22 4) Ilustração Exemplo: “Com a irmã Cirley, de 13 anos, Celene, 11, saiu da escola para ajudar o pai a trabalhar com a resina. Durante a semana se revezam nos pinheiros e nos serviços de casa. Com mais três filhos pequenos, João Durval recebe o equivalente a 265 dólares para cuidar de 39 pinheiros, quantia que divide com o cunhado, seu parceiro de trabalho”. Cristina Porto, Iolanda Huzak e Jô Azevedo

23 Ilustração  Esse tipo de parágrafo é introduzido por uma pequena narrativa que serve como ilustração do assunto, causando um efeito emocional direto no leitor, pois o faz vivenciar de perto a situação em análise.  No parágrafo acima, retirado de um texto que discute o trabalho infantil, as autoras contam um pouco da história de duas irmãs que abandonaram a escola para ajudar a família.

24 5) Detalhamento Exemplo: “A situação do trabalho infantil no Espírito Santo é bastante séria: existem cerca de 60 mil crianças que trabalham em condições precárias, mais da metade nas lavouras de café. Também se encontram crianças trabalhando em pedreiras, na fruticultura e na horticultura; nas cidades, são comuns os vendedores, jornaleiros e meninos pedintes que fazem ponto em faróis de trânsito, numa linha de risco, perto do tráfico e da prostituição”. Cristina Porto, Iolanda Huzak e Jô Azevedo

25 Detalhamento  Nesse tipo de parágrafo, as ideias secundárias detalham a ideia-núcleo.  No parágrafo citado, por exemplo, a ideia-núcleo – o trabalho de 60 mil crianças no Espírito Santo – é detalhada pelas indicações do tipo de trabalho que as crianças fazem.

26 DICAS PARA ESCREVER UM PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO...  Leve em conta os leitores do seu texto;  Primeiramente, tome uma posição sobre o tema. Qual é o seu ponto de vista sobre o assunto? Que ideia você vai defender?;  Definida a ideia principal, ou tese, decida quais argumentos vai utilizar para fundamentá-la;

27 DICAS PARA ESCREVER UM PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO...  Decida se em seus argumentos utilizará citações, pesquisa, dados científicos, entre outros;  Utilize linguagem objetiva, impessoal, com verbos na 3ª pessoa e de acordo com a norma padrão;  Empregue expressões de coesão textual (Além disso, por outro lado, entretanto, por isso, portanto...).

28 Agora é a sua vez...  Escreva um parágrafo argumentativo posicionando-se sobre o trabalho infantil.  Utilize uma das técnicas estudadas.  Quantidade de linhas: 6 – 7 linhas


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