A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens e comunicação UECEVest Profª: Dalila Alencar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens e comunicação UECEVest Profª: Dalila Alencar."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens e comunicação UECEVest Profª: Dalila Alencar

2 Morfologia O que é?  É o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Classes de palavras  Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, interjeição e preposição.

3 Análise de música Os livros Tropeçavas nos astros desastrada Quase não tínhamos livros em casa E a cidade não tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram São como a radiação de um corpo negro Apontando pra a expansão do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dúvida, sobretudo o verso) É o que pode lançar mundos no mundo. Tropeçavas nos astros desastrada Sem saber que a ventura e a desventura Dessa estrada que vai do nada ao nada São livros e o luar contra a cultura. Os livros são objetos transcendentes Mas podemos amá-los do amor táctil Que votamos aos maços de cigarro Domá-los, cultivá-los em aquários, Em estantes, gaiolas, em fogueiras Ou lançá-los pra fora das janelas (Talvez isso nos livre de lançarmo-nos) Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los Podemos simplesmente escrever um: Encher de vãs palavras muitas páginas E de mais confusão as prateleiras. Tropeçavas nos astros desastrada Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

4 Análise de redação A qualidade de vida na cidade e no campo É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior à zona urbana, porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.

5 Questões - UECE UECE 2010.1

6 Questões - UECE UECE 2013.2 (2ª fase) “A diligência do Poço da Moita não voltou senão no dia seguinte, o sol bem alto, apenas trazendo a presa mandatária, que o cúmplice Secundino tinha desaparecido.” 14. O substantivo “diligência” (linha 73) foi empregado, no texto, com o significado de A) busca minuciosa, pesquisa, investigação. B) serviço urgente e extraordinário, executado fora do quartel. C) carruagem de tração animal, para transportar gente ou carga. D) corpo de tropa encarregado de executar um serviço especial.

7 Observações Significado de Diligência s.f. Que demonstra cuidado ao desenvolver e/ou produzir alguma coisa; zelo ou aplicação: fez a manobra com diligência. Em que há velocidade; que desenvolve com rapidez; presteza: algumas pessoas não possuem diligência e são lerdas. Os cuidados, métodos ou providências (geralmente que devem ser tomadas): aquela circunstância merecia diligência. Ação de investigar e/ou buscar; investigação: diligência sobre a ocasião; diligência para prender o ladrão. Jurídico. Ação judicial feita fora de um cartório. Militar. Trabalho militar e/ou policial realizado fora do quartel: diligência no bairro. (Etm. do latim: diligenti.a.ae) s.f. Carruagem de grande porte que, sustentada por molas, carregada por tração animal; geralmente, utilizada para transportar passageiros, bagagens etc. (Etm. do francês: diligence)

8 Questões - IFCE ‘“A verdade está no fundo de um poço”, li certa vez, não me lembro mais se num livro ou num artigo de jornal. Em todo caso, em letra de fôrma, e como duvidar de afirmação impressa? Eu, pelo menos, não costumo discutir, muito menos negar, a literatura e o jornalismo. E, como se isso não bastasse, várias pessoas gradas repetiram-me a frase, não deixando sequer margem para um erro de revisão a retirar a verdade do poço, a situá-la em melhor abrigo’ 04. Em “(...) várias pessoas gradas repetiram-me a frase (...)”, – linha 6 – é correto afirmar-se, de acordo com o texto, acerca do vocábulo destacado, que se trata de um A) substantivo e tem o mesmo significado de “vontades”, “desejos”. B) substantivo e tem o mesmo significado de “passos”, “marchas”, “andaduras”. C) adjetivo e tem o mesmo significado de “insignes”, “importantes”, “ilustres”. D) adjetivo e tem o mesmo significado de “grandes”, “desenvolvidas”. E) adjetivo e tem o mesmo significado de “esforçadas”, “lutadoras”.

9 Questões - IFCE 09. A palavra “grave” apresenta o mesmo sentido da que se encontra em “(...) Com sua voz grave, de inapelável sentença, acrescentou curioso detalhe (...)”– linha 13. A) Devido à violência do acidente, seu estado de saúde é muito grave. B) Dirigir embriagado é considerado pelas autoridades de trânsito uma falta grave. C) O juiz fez à família a grave comunicação do sumiço de Zé Canjiquinha. D) A desonra de Dondoca provocou um grave desgosto em Pedro Torresmo. E) O juiz repreendeu de forma grave a atitude de Dondoca.


Carregar ppt "Linguagens e comunicação UECEVest Profª: Dalila Alencar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google