A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES DE BLUMENAU GERÊNCIA DE APOIO. COMEN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES DE BLUMENAU GERÊNCIA DE APOIO. COMEN."— Transcrição da apresentação:

1 CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES DE BLUMENAU GERÊNCIA DE APOIO. COMEN

2 ÁREAS DE ATUAÇÃO:  Preventiva – Educacional;  Assistencial – Terapêutica;  Assuntos Relativos à Orientação.

3 SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS SPA’s

4 O QUE É DROGA?  Droga é toda é qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.  Podem ser classificadas em ilícitas e licitas, destacando-se, dentre essas últimas, o álcool, o tabaco e os medicamentos.

5 O QUE É DEPENDÊNCIA QUÍMICA?  A dependência química ou física é uma condição orgânica que nasce da utilização de certas drogas psicoativas;  A dependência leva o usuário ao consumo excessivo e compulsivo da droga;  É uma enfermidade, que exige tratamento eficaz e muitas vezes urgente.

6 Exemplo s dos pais, distúrbios familiares Curiosidade, não saber lidar com perdas e frustrações Ser aceito no grupo, supostos “amigos” Vencer a timidez Busca do Prazer imediato Status Quebrar barreiras sociais Pressã o da mídia FATORES QUE LEVAM A DEPENDÊNCIA

7 PODEMOS DIVIDI-LAS EM TRÊS GRUPOS DISTINTOS:  DROGAS DEPRESSORAS DO SNC;  DROGAS ESTIMULADORAS DO SNC;  DROGAS PERTUBADORAS DO SNC.

8 DROGAS DEPRESSORAS  Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos.  Nesta categoria temos o álcool, os tranqüilizantes, os hipnóticos os inalantes (solventes) e os opiáceos.  Os tranqüilizantes e os hipnóticos são medicações que, com o tempo e o uso habitual, causam dependências.  Os opiáceos: a morfina, a heroína e a codeína.

9 DROGAS ESTIMULADORAS  Substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína e seus derivados (o crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum.

10 DROGAS PERTURBADORAS  Tem efeito alucinógeno, acelera o funcionamento do cérebro além do normal, causa perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).

11 DROGAS E SEUS EFEITOS

12 EFEITOS  PSICOLÓGICO  FÍSICO  MORAL  SOCIAL  ECONÔMICO

13 EFEITOS PSICOLÓGICOS  Além de alterar as percepções sensoriais e cognitivas (percepção,pensamento, compreensão e raciocínio), o uso e o abuso de sustâncias psicoativas leva o indivíduo a contrair enfermidades e potencializar as co-morbidades.

14 EFEITOS FÍSICOS  O uso e o abuso contínuo de drogas ocasionam doenças cardiorespiratórias, danos irreversíveis ao cérebro e seqüelas no aparelho digestivo, respiratório, ósseo e circulatório.

15 EFEITOS MORAIS  O indivíduo que usa e abusa de substâncias psicoativas adota condutas que ferem os bons costumes da sociedade e pode ser levado à:  Prostituição; Nudez em via pública;  Perda de sensibilidade moral/freio moral;  Esfacelamento do núcleo familiar;  Falta de fé em um ser superior;  Visto com freqüência em bares;

16 EFEITOS SOCIAIS  A droga não escolhe classe, etnia ou sexo.Os indivíduos que abusam dessas substâncias, só aumentam os problemas sociais de um país como o Brasil, que ainda está em desenvolvimento. Os problemas são cíclicos.  O uso/tráfico  abuso/saúde  abuso/judiciário

17 EFEITOS ECONÔMICOS  É perceptível que o jovem entra no mundo das drogas mais cedo (entre 10 e 15 anos). A dependência juvenil corroe a esperança no trabalho e o desenvolvimento da nação.

18 FORMAS DE TRATAMENTO:  Ambulatorial por meio do Município ou Estado (Sistema SUS, CAPS e Hospitais);  Grupos de Auto-Ajuda;  Tratamento em Comunidades Terapêuticas.

19 DOENÇAS E DANOS FÍSICOS NO CORPO HUMANO:  Aparelho cardiovascular  Aparelho respiratório  Sistema Nervoso Central  Aparelho digestivo  Olhos, ouvidos, nariz e garganta  E ainda, doenças infecciosas

20 SISTEMA CARDIOVASCULAR

21 SISTEMA RESPIRATÓRIO

22 SISTEMA NERVOSO CENTRAL

23 SISTEMA DIGESTIVO

24 Á L C O O L

25

26 EFEITOS DO ÁLCOOL  Euforia, desinibição e sociabilidade;  Falta de coordenação motora;  Cirrose, acúmulo de gordura no fígado;  Gastrite;  Polineurite;  Anemia;  Úlceras cutâneas;  Afeta a freqüência respiratória e cardíaca;  Durante a gravidez o álcool causa sérias deficiências físicas ou mentais no feto.

27 OS MALEFÍCIOS DO ALCOOL  CÉREBRO A degeneração do cerebelo provoca tremores, perda da coordenação motora e de memória. Os efeitos tóxicos do álcool podem afetar as funções cognitivas(percepção, pensamento, raciocínio, compreensão)

28  ESTÔMAGO O álcool irrita a mucosa, provocando o aumento de suco gástrico. Com o tempo, formam-se feridas, que inflamadas, causam gastrite.

29  FIGADO A decomposição dos ácidos graxos se torna mais vagarosa e propicia o acúmulo de gordura no órgão. Essa é uma das principais causas da inflamação do fígado, condição que desencadeia a cirrose.

30 FIGADO COM CIRROS E FIGADO NORMAL

31 Problemas congênitos causados por alcoolismo durante a gravidez – Síndrome do Alcoolismo Fetal CÉREBRO NORMAL CÉREBRO SAF

32 SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL  Surdez  Cegueira  Retardo Mental  Problemas Cardiovasculares

33  A bebida retarda os reflexos do ser humano, fazendo, assim, com que a pessoa leve mais tempo para reagir perante uma situação de perigo. Grande parte dos acidentes de carro ocorrem com pessoas que estavam sob efeito do álcool.

34 ACIDENTES PROVOCADOS POR CONSUMO DE ÁLCOOL

35

36 COCAINA

37  A cocaína é é produzida a partir de folhas de coca, e geralmente é um pó branco, mas com outras formas de produção pode se chegar a uma pedra (crack). Normalmente, os traficantes colocam outros compostos juntos ao pó branco (como: talco, areia fina, éter, acetona, ácido sulfúrico, ácido clorídrico, querosene, gasolina, pó de mármore, etc.

38 OVERDOSE

39 RACHEL WHITEAR – 19 ANOS

40

41

42

43

44

45 USUÁRIA DE DROGAS Roseanne, aos 29 anos na primeira foto e aos 37 na última: o retrato de um rosto que definha.

46 CRACK

47 O PODER CORROSIVO DA PEDRA  Quando inala, o usuário consome uma mistura de cacos de lâmpada fluorescente, sal, bicarbonato de sódio, acido clorídrico, ácido sulfúrico, éter, clorofórmio, benzina e soda cáustica, querosene, gasolina, etc.  É comum a contaminação pelo vírus da Aids ou Hepatite B ou C.

48 SINAIS DE DEPENDÊNCIA  Lábios, língua e garganta ressecados. Tosse, congestão nasal (nariz entupido), expectoração de muco escuro e danos aos pulmões.  Na primeira fase de uso, o usuário apresenta hiperatividade, disposição, insônia, desnutrição e perda brusca de peso.

49  O uso constante provoca cansaço intenso, tremores, depressão, desinteresse sexual, apatia...  Em alguns casos, alucinações, delírios e sintomas paranóicos (sensação de estar sendo vigiado ou perseguido).

50  O crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função e de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória, concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustrações e dificuldade de ter relacionamentos afetivos.

51  Em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer: psicoses, paranóias, alucinações e delírios.

52  Comportamento violento e muitas vezes inadequado. Muitos abandonam hábitos de higiene e cuidados pessoais.  A "fissura" para fumar novamente e adquirir mais e mais droga pode arrasar o indivíduo financeiramente.

53  Contrações no peito, seguidas de convulsões e coma. Arritmias, derrame cerebral e aumento da pressão arterial, fator que pode aumentar o risco de um ataque cardíaco.

54

55

56

57

58 USUÁRIOS DE CRACK

59

60 Amy Wine House

61 Amy Wine House - 2007

62 Amy Wine House - 2010

63

64

65

66

67 OXI/OXICIDADO  Não bastasse o efeito devastador do uso do crack, que tem se espalhado pelas regiões sul e sudeste do Brasil, uma nova droga foi descoberta recentemente no estado do Acre, fronteira com a Bolívia. Possivelmente uma das mais potentes e perigosas drogas conhecidas, o oxi ou oxidado, como é conhecido pelos seus usuários, é uma variante do crack. A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridatro de cocaína, como é o caso do crack, adiciona- se querosene, gasolina e cal virgem para obter o oxi.

68

69

70 ANFETAMINAS

71  As anfetaminas são drogas estimuladoras e são responsáveis por acelerar o sistema nervoso central (SNC). São drogas sintéticas e podem ser consumidas; via oral, aspiradas ou injetadas;  Dentre elas podemos citar: Amphaplex, Benzedrine, Bifetamina, Dexedrine, Dexamil, Methedrine, Anabolizantes, etc.;  Atualmente essas drogas são usadas por caminhoneiros, que apelidaram-nas de “rebites”.

72  O LSD/DOCE (ácido lisérgico), produz grandes alterações no cérebro, atua diretamente sobre o sistema nervoso e provoca fenômenos psíquicos, como alucinações, delírios e ilusões. Os efeitos físicos são: dilatação das pupilas, sudorese, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, náuseas, vômitos, alucinações auditivas e visuais entre outras.

73 ECSTASY/BALA  É consumido injetado, inalado, e por via oral. Apresentam-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó;  Os efeitos físicos são taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldades de caminhar, tremores, transpiração, alucinação.

74

75 MORTE POR HEMORRAGIA CEREBRAL

76 SOLVENTES/INALANTES

77 SOLVENTES/INALANTES  Os inalantes ou solventes, são drogas depressoras, do (SNC) cujas substâncias químicas voláteis, tem efeitos semelhantes aos anestésicos. São psicoativas umas vez inaladas chegam aos pulmões, corrente sanguínea, e atingem o cérebro em segundos;  São produtos altamente tóxicos e podem induzir diretamente à morte.

78 COLA DE SAPATEIRO  A cola de sapateiro é uma droga pertencente ao grupo dos inalantes. É composta por diversas substancias químicas, como o tolueno e n- hexana, proporciona sensações de excitação alem de alucinações auditivas e visuais.  O uso constante causa desorientação, falta de memória, confusão mental, alucinação, perda de autocontrole, visão dupla, palidez, lesões cardíacas, pulmonares e hepáticas, e a morte. a morte.

79 CRISTAL METH/ OU ICE

80 EFEITOS  Semelhantes ao da cocaína, mas com duração maior. Entre os efeitos descritos encontram-se mudanças violentas de comportamento;  Com o tempo, a sensação de euforia e o aumento do desejo sexual, produzidos pelas altas doses de dopamina liberadas no cérebro, dão lugar a pânico, alucinações, agressividade, convulsões, falta de apetite, risco de derrame, colapso cardiovascular, corrosão de dentes e gengivas.

81 USUÁRIO DE METAFENTAMINA

82

83 USUÁRIA DE METAFENTAMINA

84

85  È o nome dado a um conjunto específico de drogas: calmantes ( benzodiazepinos), lorax, rohypnol, e lexotam;  Esse conjunto de drogas também é conhecido como “rape drugs” (drogas de estupro). Deprime o sistema nervoso central, quando combinadas com álcool;  A pessoa cai num sono profundo, podendo ficar neste estado por mais de um dia, facilitando assim o roubo ou estupro.

86 MACONHA

87

88

89 Olha o que eu me tornei... MACONHA, ESSA DROGA MATA.

90 CIGARRO

91

92

93 DOENÇAS PROVOCADAS PELO USO DO CIGARRO  Câncer de Pulmão; Câncer de Laringe; Doenças Respiratórias; Pneumonia; Sinusite; Asma; Gangrena; Impotência.  MÃE FUMANTE: Aborto Espontâneo; Bebê Prematuro; Fome; Deslocamento da Placenta.

94 NARGUILE/ SHISHA

95  Ao contrário da crença popular, esses cachimbos de água têm nicotina suficiente para criar dependência. Além disso, esses cachimbos de água geralmente são compartilhados com desconhecidos, o que aumenta o risco de se contrair outras doenças como herpes, AIDS, hepatite ou até tuberculose (transmitidas pela saliva contaminada e lesões na boca).

96 RECEM NASCIDO DE MÃE FUMANTE

97 FILHO DE MÃE FUMANTE

98 CANCER DE GARGANTA E PULMÃO...

99

100 CANCER DE BOCA E LINGUA

101 EFEITOS DO CIGARRO Bryan Lee Curtis 34 anos, vítima de câncer no pulmão, fotos tiradas em um intervalo de 4 meses

102 GRUPO DE AJUDA AMOR EXIGENTE:  Rua XV de Novembro, nº 340 - Sala 206 - 2º Andar  Todas as Segundas-Feiras 8h30min - 10h30min.  Todas as Quartas – Feiras 18h30min as 20h30min.  Fone de Contato: 9983-5337 / 3326-6870

103

104

105 COMO SABER SOBRE O USO DE DROGAS.  Mudança de personalidade. Longos períodos de isolamento;  Desafio à autoridade e às regras, em casa, na escola. Afastamento dos antigos amigos, da família, das atividades de lazer;

106  Perda da concentração e da memória, pensamento lento, falta de orientação de tempo e espaço;  Raiva, agressividade, irritabilidade, gestos e linguagem obscenos e violentos. Depressão discurso sobre suicídio e auto - mutilação.

107  Pupilas dilatadas. Uso freqüente de colírio e óculos escuros, mesmo sem necessidade.  Existência de cachimbos, grampos, canivetes ou colheres queimadas, papel para cigarro, sementes nos cinzeiros. Uso de desodorante ou incenso no quarto.  Aspecto desleixado. Ausência na escola. Notas baixas;

108  Falta de habilidade para lidar com situações estressantes. Desanimo na hora de resolver problemas.  Sumiço de dinheiro e de objetos de valor. Ganho ou perda anormal de dinheiro.  Conversas evasivas sobre novos amigos telefonemas anônimos;

109 Seu Filho Está Usando Drogas?  Procure informação e, se possível ajuda especializada mesmo, antes de conversar com o seu filho. Ele sempre terá um argumento para justificar o uso, além de minimizar o problema;

110  Não permita que seu filho fume maconha, ou qualquer outra substância psicoativa dentro de casa, a fim de manter o controle. Essa atitude, além de proibida por lei, não diminui os riscos;

111  Se o seu filho está arredio e não quer te escutar, procure alguém que ele respeite, como um parente ou amigo da família;  Leve - o para um psicólogo ou psiquiatra especializado. Além de mostrar que ele está prejudicando a própria vida, a terapia pode ajudar nas questões que o levaram a buscar a droga. È importante que o profissional tenha experiência na área;

112  Participe de grupos de ajuda mútua dirigidos para pais de dependentes, ainda que seu filho não esteja em tratamento. Mudando seu comportamento, é possível que seu filho decida se tratar;  Coloque limites em casa, como delegar tarefas, controlar o dinheiro e impor horários. Enquanto o jovem tiver tudo do que precisa, dificilmente se sentira estimulado a largar as drogas.

113  Informe-se. Saiba que tipo de situações vai enfrentar. Você não está sozinho. Muitos pais estão enfrentando os mesmos problemas;  Tente entender seu filho com toda a franqueza. Pais e filhos devem procurar soluções juntos.

114  Seja firme e nunca volte atrás. Negar ajuda pode ser melhor ajuda;  Lembre - se que, pagando dívidas que seu filho fez com traficantes, você pode estar dando início a um ciclo vicioso. Não deixe de procurar ajuda quando a situação envolver traficantes;  Não se afaste. Converse com ele. Ele vai precisar de força e ajuda.

115 COMO AJUDAR SEUS FILHOS.  Com quem seus filhos estão?  Onde seus filhos estão?  O que seus filhos estão fazendo?

116  Conhecer amigos;  Dizer “não”;  Atividades extracurriculares;  “Evitar” deixar seus filhos sozinhos;  Acompanhamento Escolar;  Estabelecer Horários;  Alerta aos Sinais de Perigo;  Diálogos;  Supervisionar projetos escolares.

117 OBRIGAÇÕES DOS FILHOS:  Freqüentar a escola todos os dias, respeitando professores e colegas;  Fazer as tarefas;  Não dormir fora de casa sem a autorização;  Avisar para onde vai e que horas volta com a permissão devida;

118 OBRIGAÇÕES DOS FILHOS:  Cuidar de sua Higiene;  Fazer amizade com pessoas que não prejudiquem seu desenvolvimento;  Não ficar ate tarde na rua;  Não se envolver com substancias entorpecentes ou bebidas alcoólicas.

119


Carregar ppt "CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES DE BLUMENAU GERÊNCIA DE APOIO. COMEN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google