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Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Sistemas Colaborativos  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO.

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1 Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Sistemas Colaborativos  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO P rof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO  Disciplina: Comunicação + Informação + Computação = CIC/ICC/CCI  03 de Maio de 2016

2 SISTEMAS COLABORATIVOS E AMBIENTE COOPERATIVO

3 CONCEITOS DE SISTEMAS COOPERATIVO E/OU COLABORATIVO  O sistema cooperativo e um grupo de agentes (pessoas ou máquina) que cooperam na resoluc ̧ a ̃ o de problemas mas que têm a capacidade de resoluc ̧ a ̃ o EM um agente isolado.  O sistema colaborativo e um grupo de agentes (pessoas ou máquina) que colaboram na resoluc ̧ a ̃ o de (um) problema(s) que esta ̃ o ALÉM da capacidade de resoluc ̧ a ̃ o de um agente isolado.

4 COLABORATIVE ENVIRONMENT (same site; same time)

5 SISTEMAS COLABORATIVO COOPERATIVO  Sistemas Colaborativos ou Cooperativos são sistemas de informação que fornecem suporte computacional aos indivíduos (máquinas) que tentam resolver um problema em cooperação com outros. Sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo, … (Wikipidea).

6 AMBIENTE (Cooperativo; Colaborativo)

7 AMBIENTE (COOPERATIVO &Web Semântico)  Já o sistema concorrente e aquele no qual os agentes na ̃ o colaboram por um objetivo em comum, cada um trabalhando apenas para seu proprio objetivo.  Exemplo: A Web Sema ̂ ntica e uma extensa ̃ o da Web atual que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperac ̧ a ̃ o.  Contudo para que a Web 3.0 se torne realidade e preciso implementac ̧ a ̃ o de aplicac ̧ o ̃ es que fornec ̧ am seus dados estruturados de acordo com os padro ̃ es da Web Sema ̂ ntica.

8 ARQUITETURA DO AMBIENTE EM CAMADAS - 1 Arquitetura em camadas do Ambiente Colaborativo a ser proposta proposto estará divido em 3 camadas:  A primeira camada e de entrada. Nesta camada esta ̃ o as classes que permitem ao administrador definir como o ambiente colaborativo sera utilizado, por exemplo a definic ̧ a ̃ o do script que sera utilizado e definic ̧ a ̃ o dos grupos.  A primeira camada/ferramenta: Framework Java Open Source =>

9 UMA MODELAGEM DO AMBIENTE COLABORATIVO - 2  A segunda camada compreende as classes que permitem o trabalho. Estas classes oferecem os recursos para que o usuario interaja com o sistema colaborativo.  A segunda camada/ferramenta: Semantic web framework Jena => http://semanticweb.org/wiki/Jena_(toolkit).html http://semanticweb.org/wiki/Jena_(toolkit).html  Jena is a Java framework for building Semantic Web applications. It provides a programmatic environment for RDF, RDFS and OWL, SPARQL and includes a rule- based inference engine.Semantic Web applications. It provides a programmatic environment for RDF, RDFS and OWL, SPARQL and includes a rule- based inference engine.

10 UMA MODELAGEM DO AMBIENTES COLABORATIVO - 3  A terceira camada e a camada de saida, nesta camada todos os usuarios podem visualizar o trabalhos realizado pelas interac ̧ o ̃ es dos usuarios com o sistema.  A terceira camada/ferramenta: MCV (Model View Controller) =>

11 Framework of CSCW

12 Os 3 SEGMENTOS DE SISTEMAS  Sistemas Multi-Agentes das Universidades e Centros de Competência (Exploratório)  Sistemas Corporativos (Colaborativos) dos Grandes Jornais (Propietários)  Mercada Aberto de produtos, soluções e Sistemas Colaborativos (Open GroupWare)

13 MULTI-AGENTES NA ACADEMIA  PUC-RIO – Aplicações no jornalismo e Sistemas Colaborativos  UFMG -  UFG Artefatos e aplicações em educação  URGS -  UFES – Ontologias e Semântica

14 COMPLEMENTOS DO AMBIENTE COLABORATIVO – UM SISTEMA

15 JeromeDL – SOCIAL SEMANTIC Digital Library

16 WORLFLOW FOR A COMMUNITY - plataform evaluation Community Gols User Needs User Scenarios Funtional Requirements Pilot Tests

17 COMPUTER SUPPORTED COOPERATIVE WORK

18 CSCW – Conceitos Básicos CSCW: Irene Greif do MIT (Massachusetts Institute Technology) e Paul Cashman da DEC (Digital Equipament Corporation) em 1984.  Área: Pesquisa multidisciplinar focada em métodos efetivos de compartilhar informações e coordenar atividades  Objetivo: Compreender como a tecnologia apoia o desenvolvimento da interação humana para produzir um produto ou trabalho específico

19 AMBIENTES COOPERATIVOS (Pesquisa; Aprendizagem; trabalho)

20 PRODUTOS CSCW – "Groupware” = SISTEMAS COLABORATIVO.BR Mesmo Local Locais Diferentes Mesmo Tempo Clicker Cheering Meters Cinematriz BackChannel Crowdvoting Google Drive Innvation Redes Sociais Twiddle Triple Beat Google Drive Tempos Dife- rentes FourSquare Display Públicos MAGICBroad Google Drive Wikipedia GWAP Redes Sociais Compra Coletiva CrowsFunding Delicious CrowdVoting Google Drive

21 COMUNIDADES de Práticas - CoPs  O desenvolvimento de ambientes de Comunidades (Virtuais/aprendizagem) de Prática (CoPs), dentro do contexto da Web Semântica possibilita o trabalho em um domínio de conhecimento específico e um caráter social.  Ambiente Colaborativo* que utiliza os recursos da Web Sema ̂ ntica, e que favorece o processo de Trabalho Colaborativo. O Ambiente Colaborativo e baseado em scripts de colaborac ̧ a ̃ o e integrado a um framework de criac ̧ a ̃ o de CoPs estruturadas sema ̂ nticamente(*).

22 COMUNIDADE DE PRÁTICA – CoP sbgc.org.br – Gestão do Conhecimento

23 Características de Produtos de CoP CoP do Protegé OntoShare Platyplus Wiki Referências http://protege.cim3.n et Artigo em [7] http://platypuswiki.sourceforg e.net Conceito CoP Padrão Ferramenta que dá suporte a CoPs Foco na troca de conhecimento Ferramenta Wiki Wiki Web Web Semân- tica Com recursos semânticos Metadados: RDFs, perfil do usuário e confronto com interesses Metadados - uma página é um recurso RDF Recursos Wiki Wiki Web; Fórum; Site (Portal); Repositório Repositório; Mecanismos de busca de acordo com modelos semânticos (conceituais) e perfis de usuário Wiki estruturada de forma semântica; Navegação direcionada conforme sujeitos e predicados dos recursos RDF;

24 COMUNIDADES DE PRÁTICAS - CoPs  O desenvolvimento de ambientes de Comunidades (Virtuais/aprendizagem) de Prática (CoPs), dentro do contexto da Web Semântica possibilita o trabalho em um domínio de conhecimento específico e um caráter social.  Ambiente Colaborativo que utiliza os recursos da Web Sema ̂ ntica, e que favorece o processo de Trabalho Colaborativo. O Ambiente Colaborativo e baseado em scripts de colaborac ̧ a ̃ o e integrado a um framework de criac ̧ a ̃ o de CoPs estruturadas sema ̂ nticamente.

25 MULTIDÕES a nova ONDA do CSCW? Computer Supported Colaborative Work – CSCW  Embasamento nos requisitos básicos de comunicação, coordenação, e cooperação (Modelo 3C de colaboração)   Os sistemas colaborativos apoiam os grupos nas realizações dos seus trabalhos quebrando barreira de tempo e espaço

26 RESULTADOS ESPERADOS (REVER)  Estabelecimento de definições, conceitos para Academia  A construção de modelos de trabalho cooperativo nas novas redações ao final da pesquisa.  Desenvolvimento de pesquisa teórica experimental sobre registros no meio digital, estruturação da informação, disponibilização para redes formais de usuários de dispositivos inteligentes com impactos nas áreas de computação, comunicação e educação.  Implementação OU Identificação de SistemaS ColaborativoS (Artefato)  Avaliar os resultados e impactos dos modelos semânticos nos processos de trabalho cooperativo e análise da usabilidade dos aplicativos de notícias em dispositivos móveis e revistas digitais para tablets e smartphones.  Produção de conhecimentos que propiciem inovações no campo científico e tecnológico, redes simbólicas e semânticas tendo como suporte o meio digital.

27 ATIVIDADE DE PRÁTICA – PARTE 1  Planejamento (o que nós queremos?)  Meios  Execução  Ambiente de Trabalho (Aula do dia 03/05/16)  Conteúdos para jornal on-line (Aula do dia DD/06/16)  Relatórios  Avaliação

28 TRABALHO PRÁTICO – PARTE 1 A) CRIAR AMBIENTES TRABALHO COLABORATIVOS para o CAMPUS ON-LINE (Vide FCAd) B) ESCOLHER os Groupwares factívies C) Elaborar um jornal semanal D) Usar smartphone, Computador e Tablets E) Atividades sincronas e assincronas F) Coordenação, Cooperação e Controle (Script)

29 FONTES DE REFERÊNCIAS – www.filosofiacienciaarte.org  Artigos de Referências (+100)  Livros, Teses e Dissertações  Núcleos de Pesquisas  Metodologias e Métodos  Projetos de Pesquisa  (Vide site: WWW.FILOOSOFIACIENCIAARTE.ORG / ESFERA SEMÂNTICA)WWW.FILOOSOFIACIENCIAARTE.ORG


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