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Universidade Estadual de Goiás Curso Letras MÉTODO DECROLY : OS CENTROS DE INTERESSE Denise Vilela Rodrigues Kamila Martins Assunção Anápolis, 2010.

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1 Universidade Estadual de Goiás Curso Letras MÉTODO DECROLY : OS CENTROS DE INTERESSE Denise Vilela Rodrigues Kamila Martins Assunção Anápolis, 2010

2 Denise Vilela Rodrigues Kamila Martins Assunção MÉTODO DECROLY : OS CENTROS DE INTERESSES Trabalho apresentado ao departamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás- (unidade Anápolis) para fins de avaliação da disciplina de Didática, sob a orientação da professora Ana Maria Siqueira. Anápolis, 2010

3 MÉTODO DECROLY: OS CENTROS DE INTERESSE ORIGEM E FUNDAMENTOS Método Decroly é um método educacional desenvolvido pelo educador belga Ovídio Decroly, que partia da idéia da globalização do ensino para romper com a rigidez dos programas escolares. Ovídio Decroly nasceu na Bélgica em 1871. Formou-se em medicina, aperfeiçoando seus estudos em Berlim e depois em Paris. Em 1901 fundou o Instituto de Ensino Especializado, para “anormais” em Uncle, e anos depois começou a aplicar em crianças normais o resultado de suas observações sobre deficientes mentais, fundando em Bruxelas, em 1907, a escola "L’ERMITAGE" ou "Escola da Ermida" que se tornaria referência mundial. Ovídio Decroly faleceu em 1932. Decroly elaborou a idéia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de idéias reforçadoras em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais do aluno. A proposta de Decroly propõe medidas que visam á transformação de todas as escolas: a formação de classes homogêneas, a diminuição dos assuntos de formas diversas, partindo da própria criança, seus interesses e necessidades.

4 Decroly dedicou-se a experimentar uma escola centrada no aluno, portanto ele “sujeito”participa ativamente do processo de ensino e não no professor, uma escola que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional princípio que se enquadra como a escola pela vida, para a vida. A base do Centro de Interesse é partirmos sempre de um contexto amplo que irá nos permitir identificar por quais temas específicos os alunos se interessarão para nortear nosso planejamento. O interesse é aquilo que procura uma satisfação tal que se dispõe a aceitar o esforço necessário para obter aquilo que se almeja. Então o planejamento deve prosseguir com os demais conteúdos integrados a ele, pois sendo um tema que foi gerado a partir do interesse deles, de algo que faz parte de sua realidade, tende a produzir bons resultados.

5 ESCOLA TRADICIONAL X ESCOLA NOVA Decroly com a implantação do método de centros de interesse em suas áreas de atuação buscou justamente romper com a escola tradicionalista e autoritária da qual ele fez parte na tentativa de aniquilar os métodos de ensino distantes da vida, da realidade psicológica e social do aluno de forma a instalar um método sociointeracionista que forma um aluno que aprende e gosta de aprender, um ensino produtivo e prazeroso tanto para o professor quanto para os alunos.

6 O MÉTODO E SUAS FASES OBSERVAÇÃO: Os exercícios de observação consistem em fazer trabalhar a inteligência com o material recolhido, levam a comparar, a medir, a pesar, a contar. São os exercícios que colocam o estudante em contato com os objetos, fenômenos, seres e acontecimentos. Não acontece em um momento determinado do método educativo, pois deve ser considerado como uma atitude, chamando atenção do estudante constantemente. Exemplo: Ciências Naturais, Geometria e o Cálculo e se processa por meio de visitas, excursões e discussões; ASSOCIAÇÃO: visam a relacionar, entre si, objetos e fatos, próximos e longínquos, causas e efeitos, presentes e passados, o homem e o seu meio, ou melhor, o estudante e seu meio. Compreende a ligação de cada fato novo com outros já conhecidos; Exemplo: Geografia e História. EXPRESSÃO: tudo que permite a manifestação do pensamento de forma a manifestar o pensamento de modo acessível aos demais, por meio das palavras, do desenho, do trabalho manual, da escrita etc. A expressão seria o fechamento do processo e nela pode-se destacar a expressão concreta e a expressão abstrata. Exemplo: a linguagem, os trabalhos manuais, a ginástica e a música.

7 ESCOLA DA PONTE: UM GRANDE MODELO DE ESCOLA PÚBLICA QUE UTILIZA A METODOLOGIA CRIADA POR OVIDIO DECROLY. ORIGEM, LOCALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos. Escola da Ponte, é uma instituição pública de ensino, localizada em Vila das Aves, no Distrito do Porto, em Portugal A Escola está organizada por 3 núcleos: iniciação, consolidação e aprofundamento. Os orientadores estão organizados por dimensões: artística, Identitária, Linguística, Lógico-matemática, Naturalista.

8 INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA ESCOLA DA PONTE Definição dos Direitos e Deveres - a cada ano, os alunos decidem democraticamente, na Assembléia de Escola, os direitos e deveres que consideram fundamentais para aquele ano. Assembléia de Escola - atividade que reúne todos os alunos e professores, na qual são discutidas, analisadas e votadas medidas para problemas na escola, de forma democrática, solidária, respeitando as regras e visando ao bem comum. Comissão de Ajuda - é formada por quatro alunos nomeados para resolver os problemas mais graves colocados na Assembléia. Dois desses alunos são escolhidos pelos membros da mesa da Assembléia Geral e outros dois pelos professores. As decisões dessa Comissão se guiam pelos direitos e deveres definidos pelos alunos, que se comprometeram a respeitar o estabelecido. Debate - tem caráter mais informal que as Assembléias e acontece todos os dias - excetuando os dias de Assembléia Geral -, possuindo duração de trinta minutos. Destina- se à discussão sobre o que se fez durante o dia de trabalho, através de jogos de perguntas e respostas. É nessa ocasião que são preparadas as Assembléia.

9 Biblioteca - ocupa o espaço comum, da área aberta da Escola, e serve como espaço de encontro e de pesquisa. Caixinha dos Segredos - local destinado ao desabafo das crianças, que ali depositam seus segredos, que muitas vezes revelam as razões da chamada indisciplina. Caixinha dos Textos Inventados - local sempre disponível a receber as criações textuais imaginativas dos pequenos. Eu Já Sei - faz parte do objetivo de desenvolver a autonomia dos alunos, partindo do processo de auto-avaliação. A criança então escreve seu nome numa lista, informando que já considera que aprendeu e está pronta para ser avaliada por um professor. Só então esta avaliação se processa. Eu Preciso de Ajuda - a criança é estimulada a buscar todas as fontes possíveis de informação que estão a seu alcance antes de pedir ajuda. Esgotando suas possibilidades, o aluno pode escrever seu nome numa das listas dispostas em diversos locais da escola. Posteriormente, um professor organiza pequenos grupos de estudo para esclarecer o assunto com quem tem dúvidas. Professor Tutor - o professor tutor acompanha de perto um grupo de 8 a 11 alunos, os quais monitora o trabalho individualmente e faz reuniões sistemáticas uma vez por semana, mantendo também um contato estreito com os encarregados de educação.

10 Grupos de responsabilidade - cada aluno e a maioria dos orientadores educativos são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola. Os grupos reúnem-se uma vez por semana para resolver alguns assuntos e elaborarem propostas para decisão em Assembléia.

11 ASSOCIAÇÃO DE PAIS No início de cada ano, todos os Encarregados de Educação participam do encontro de apresentação do Plano Anual da escola. Ao longo do ano letivo, os projetos são avaliados mensalmente, com o contributo dos Encarregados de Educação. Em Portugal, a "Associação de Pais da Escola da Ponte" é uma referência a nível nacional.

12 E PARA FINALIZAR... Contudo é interessante concluir com um pequeno trecho da entrevista do filósofo, mestre em Educação e responsável pela coluna Correio Educação, professor José Antônio, que esteve em Portugal, visitando a escola da Ponte. “Gostaria de lembrar que a palavra aluno, na sua raiz etimológica, significa “aquele que não tem luz”; que “depende da idéia e do saber e da luz do professor”. Já a palavra estudante significa aquele que investiga, que pesquisa e que questiona. Aqui na Escola da Ponte, encontrei mais estudantes do que alunos”, explicou.


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