A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linhas de Cuidado Integral à Saúde da Criança: O componente formativo na UFRN. PROF. NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA VI Encontro Médico do Rio Grande do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linhas de Cuidado Integral à Saúde da Criança: O componente formativo na UFRN. PROF. NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA VI Encontro Médico do Rio Grande do."— Transcrição da apresentação:

1 Linhas de Cuidado Integral à Saúde da Criança: O componente formativo na UFRN. PROF. NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA VI Encontro Médico do Rio Grande do Norte, 2011.

2 PERFIL DA CRIANÇA NO BRASIL O Brasil possui a maior população infantil de até 06 anos das Américas, representando 11% de toda a nossa população. 11,5 milhões delas convivem em famílias cuja renda mensal está abaixo de 1/2 salário mínimo per capita.

3 PERFIL DA CRIANÇA NO BRASIL Dos 22 milhões de crianças brasileiras de 0 - 6 anos, mais de 14 milhões estão fora de qualquer atendimento escolar da educação infantil ou de apoio institucional. Mais de 90% da população em geral é SUS dependente e 10% tem seguro ou plano de saúde.

4 PERFIL DA CRIANÇA NO BRASIL Taxa de mortalidade infantil - 19,3 óbitos/ 1000 nascidos vivos. Causas perinatais (primeira causa de 0 a 19 anos) Causas externas (5 a 19 anos - acidentes e violencias)

5 PERFIL DA CRIANÇA Doença respiratória - primeira causa de demanda dos serviços de saúde. Prática de aleitamento materno exclusivo em menores de seis meses - 39,8%. (PNDS, 2008)

6 DETERMINANTES DA MI MODELO LÓGICO

7 Programa Cuidado Integral à Saúde da Criança da UFRN Atua na perspectiva da formação multiprofissional da saúde da UFRN, prezando pela valorização do ensino- serviço, humanização da atenção e ampliação da concepção e prática da integralidade. Edital Proex UFRN & MEC 2010. (Dengue, Imunodeficiências, AIDPI)

8 Formação em Pediatria: pressupostos Compromisso de prover qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial. Linhas de cuidado prioritárias no SUS Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. Novas Diretrizes curriculares.

9 Formação em Pediatria: pressupostos Tripla proposta reformista: ensino, serviço e prática pediátricos. Abordagem da criança no contexto familiar e comunitário no território da ESF, integrando-o à rede do SUS. Qualificação da atenção: protocolos assistenciais. educação permanente e novas tecnologias.

10 POLÍTICAS E PRÁTICAS: AVANÇOS Estatuto dos Direitos Criança Adolescente (1990) Pacto pela Infância e Encontro de Governadores pela Criança (1991) Certificado de Erradicação da Poliomielite pela OMS (1994). Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes (1995). Gratuidade no Registro Civil (1997)

11 POLÍTICAS E PRÁTICAS: AVANÇOS LEGAIS (1990 a 2011) 03 LEIS (01 do Estatuto da Criança e Adolescente e 2 de Comercialização de Alimentos) 26 PORTARIAS (HAC, Banco de Leite, Saúde perinatal, Rede Amamenta Brasil, Método Canguru, Vacinação, Brinquedotecas, Pacto redução mortalidade materna e infantil, Caderneta de saúde da criança, Reabilitação auditiva, Dia nacional doação Leite Humano, Triagem neonatal, Acolhimento à criança vítima de violência, Humanização, atendimento ao RN Baixo Peso, etc)

12 Objetivos do Milênio (2000)  LUTA CONTRA A POBREZA E A FOME  REDUÇÃO DO ANALFABETISMO  ACESSO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO PRIMÁRIA  PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE OS SEXOS  REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA  PREVENÇÃO DE ENFERMIDADES  PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

13 AGENDA DA CRIANÇA E LINHAS DE CUIDADO Quais as linhas de cuidado recomendadas pelo Ministério da Saúde?

14 LINHAS DE CUIDADO SAÚDE DA CRIANÇA Atenção Integral à Saúde da Criança Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Atenção ao Recém-Nascido Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz Investigação do Óbito Infantil

15 BRASIL, 2004

16 APS e ESF - MORTALIDADE INFANTIL Atenção Primária “É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham.(OMS, 1978)”. Estudo coordenado pelo Ministério da Saúde revelou que o PSF reduz a mortalidade infantil. Aumento de 10% na cobertura do PSF está associado a redução de 4,6% na TMI

17 Ensino da pediatria OPS/OMS 96,4% das atividades de ensino em Pediatria acontecem dentro dos hospitais; 77,9%, nos serviços de emergência; 58,1%, em Centros de Saúde; 12,6%, em Postos de Saúde. Ensino médico acontece em 90 % dentro de ambientes hospitalares com pacientes internados, restando apenas 10% deste tempo para Atenção Primária.

18 Atenção Básica USF Vigilância RN Pré-CD E CD Casas de passagem Humanização AIDPI NASF Atenção especializada e hospitalar Atenção a criança com câncer CRI CAPSid UPAs Hospitais UTI PERSPECTIVAS Telemedicina Telessaúde Integração Hosped e HUOL

19 CUIDADO À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA Quais as linhas de cuidado para este atendimento? Acolhimento Notificação Vigilância Monitoramento

20 CUIDADO À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA Acolhimento pelo Núcleo do HOSPED Notificação - Ficha do SINAN Registro ao Conselho Tutelar e IMLEC Cuidados profiláticos e tratamento para a violência sexual Seguimento e monitoramento do caso Rede de proteção à criança

21 CASAS DE PASSAGEM O que são as casas de passagem? Quais as lições aprendidas neste cenário pelos estudantes?

22 CASAS DE PASSAGEM DE NATAL

23

24 SEMANA DE SAÚDE INTEGRAL 1. Teste do Pezinho 2. AME: sinal boa pega 3. Avaliar o coto umbilical 4. Icterícia 5. Vacinas 6. Caderneta da Criança 7. Certidão de nascimento

25 CD - CERTIFICANDO A CRIANÇA SAUDÁVEL

26

27 LINHAS DE CUIDADO Linha do cuidado é a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde. Itinerário do usuário dentro da rede de saúde incluindo setores do sistema de saúde e da rede, tais como entidades comunitárias e de assistência social.

28 LINHAS DE CUIDADO Integralidade na assistência à saúde - unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos que o usuário necessita. Projeto Terapêutico: conjunto de atos assistenciais pensados para resolver determinado problema de saúde do usuário, com base em uma avaliação de risco.

29 LINHAS DE CUIDADO RISCO CLÍNICO, SOCIAL, ECONÔMICO, AMBIENTAL E AFETIVO. COMO IMPLANTAR? MAPEAR A REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE, E DISCUTIR DE FORMA COLETIVA. LINHA DO CUIDADO PODE SE FORMAR DENTRO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE, POLICLÍNICA OU HOSPITAL, OU PODE SER REFERENCIADA REGIONALMENTE.

30 PONTA NEGRA: NOSSA PRAIA, QUANDO?

31 HOSPITAL DE PEDIATRIA PROFESSOR HERIBERTO FERREIRA BEZERRA – HOSPED/UFRN


Carregar ppt "Linhas de Cuidado Integral à Saúde da Criança: O componente formativo na UFRN. PROF. NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA VI Encontro Médico do Rio Grande do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google