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Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora diegoasfora@gmail.com
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Diego Asfora Mestre em Ciência da Computação UFPE com o trabalho em priorização de requisitos em métodos ágeis. Pós-graduado em metodologias para a engenharia de software pela UNIBRATEC –PE CSM há mais de 2 anos e 5 anos na área de TI
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Por que desenvolver jogos é complexo ?
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O que deixa o desenvolvimento complexo?
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Escopo? Tecnologia nova? Usuários diferentes?
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Jogos é tudo isso!!!!!
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O escopo é restrito. Existe apenas uma idéia inicial como seria o jogo.
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No caso da experiência vivida era indispensável a utilização de inovação.
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Os jogos devem ser desenvolvidos para todos os usuários de celulares.
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Para atingir o objetivo do projeto é necessário uma equipe multidisciplinar
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Perfis necessários: Desenvolvedores Game designers * Designers* Testers Usability Testers * Músico CM SQA
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Game designers ????
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De acordo com Wikipédia A game designer é a pessoa que define a jogabilidade, conceitos, as regras e estruturas do jogo.
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O que fazem os designers?
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Testes de usabilidade ????
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O que é usabilidade?
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É um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. Usabilidade
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Testes de Usabilidade serve para verificar o quão usável está o jogo. Verificando inclusive os perfis dos entrevistados
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Problemas utilizando outras metodologias
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Escopo devia ser fechado A estimativa do trabalho do gerente para os artistas sempre era diferente A falta de comunicação gerava fortes problemas nas atividades dependentes
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Por isso o Scrum foi escolhido
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Na equipe havia 3 CSMs
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A mudança para o Scrum gerou alguns problemas com a quebra de paradigma
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O Sprint Planning
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A equipe passou a pensar como time e a entender a complexidade do trabalho de cada membro.
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Nas Sprints seguintes todos já lembravam que aquele item poderia gerar uma demanda maior de determinada área.
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Sprint Planning 2
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Sincronização ????
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Stand up meeting
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A ferramenta utilizada
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Escopo? Tecnologia nova? Usuários diferentes?
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Lições aprendidas
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O sprint planning 2 deve ser dividido por disciplina
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Faça tasks de estudo em sprints anteriores para conhecer novas tecnologias
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Teste seu usuário para saber como ele está se sentindo ao utilizar o software
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Resultados positivos
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O cliente ficou extremamente satisfeito
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Horas extras foram a praticamente 0. Apenas 1 dia em um projeto de 3 meses teve hora extra
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Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora diegoasfora@gmail.com Obrigado Perguntas????
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