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Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora

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Apresentação em tema: "Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora"— Transcrição da apresentação:

1 Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora diegoasfora@gmail.com

2 Diego Asfora  Mestre em Ciência da Computação UFPE com o trabalho em priorização de requisitos em métodos ágeis.  Pós-graduado em metodologias para a engenharia de software pela UNIBRATEC –PE  CSM há mais de 2 anos e 5 anos na área de TI

3 Por que desenvolver jogos é complexo ?

4 O que deixa o desenvolvimento complexo?

5 Escopo? Tecnologia nova? Usuários diferentes?

6 Jogos é tudo isso!!!!!

7 O escopo é restrito. Existe apenas uma idéia inicial como seria o jogo.

8 No caso da experiência vivida era indispensável a utilização de inovação.

9 Os jogos devem ser desenvolvidos para todos os usuários de celulares.

10 Para atingir o objetivo do projeto é necessário uma equipe multidisciplinar

11 Perfis necessários: Desenvolvedores Game designers * Designers* Testers Usability Testers * Músico CM SQA

12 Game designers ????

13 De acordo com Wikipédia A game designer é a pessoa que define a jogabilidade, conceitos, as regras e estruturas do jogo.

14 O que fazem os designers?

15

16

17 Testes de usabilidade ????

18 O que é usabilidade?

19 É um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. Usabilidade

20 Testes de Usabilidade serve para verificar o quão usável está o jogo. Verificando inclusive os perfis dos entrevistados

21 Problemas utilizando outras metodologias

22 Escopo devia ser fechado A estimativa do trabalho do gerente para os artistas sempre era diferente A falta de comunicação gerava fortes problemas nas atividades dependentes

23 Por isso o Scrum foi escolhido

24 Na equipe havia 3 CSMs

25 A mudança para o Scrum gerou alguns problemas com a quebra de paradigma

26 O Sprint Planning

27 A equipe passou a pensar como time e a entender a complexidade do trabalho de cada membro.

28 Nas Sprints seguintes todos já lembravam que aquele item poderia gerar uma demanda maior de determinada área.

29 Sprint Planning 2

30 Sincronização ????

31 Stand up meeting

32 A ferramenta utilizada

33 Escopo? Tecnologia nova? Usuários diferentes?

34 Lições aprendidas

35 O sprint planning 2 deve ser dividido por disciplina

36 Faça tasks de estudo em sprints anteriores para conhecer novas tecnologias

37 Teste seu usuário para saber como ele está se sentindo ao utilizar o software

38 Resultados positivos

39 O cliente ficou extremamente satisfeito

40 Horas extras foram a praticamente 0. Apenas 1 dia em um projeto de 3 meses teve hora extra

41 Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora diegoasfora@gmail.com Obrigado Perguntas????


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