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1. 2 Tipo de tarefasExemplos Tarefas que possibilitam o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e do raciocínio matemático (Todas as.

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3 Tipo de tarefasExemplos Tarefas que possibilitam o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e do raciocínio matemático (Todas as escolas) Tarefas de consolidação (Todas as escolas) Atenção acrescida ao TPC (ES António Nobre) Utilização das novas tecnologias (ES António Nobre, AE da Lourinhã, AE Rainha Santa Isabel) Na resolução de problemas geométricos, como nas tarefas exploratórias e de investigação, é importante que os alunos tenham um tempo apropriado para realizar experiências, elaborar estratégias, formular conjecturas, descrever processos e justificá-los com rigor progressivo (ES Valbom) Exercícios que proporcionem uma prática compreensiva dos procedimentos (ES Ramada) Aumento do controlo sobre os TPC procurando diversificar as tarefas (ES António Nobre) Utilização do software de geometria dinâmica Geogebra (ES António Nobre) Utilização de software educativo (Jogos didácticos) (AE Lourinhã) 3

4 Tipo de TarefasExemplos Tarefas orientadas para a compreensão da leitura, aprendizagem da escrita, desenvolvimento da capacidade de comunicação oral e escrita (todas as escolas) Funcionamento da Língua (todas as escolas) Ensino explícito (EB João de Meira, ES Valbom) Dinamização periódica de oficinas de escrita, no decurso das quais serão observadas/explicitadas as especificidades estruturais das diversas tipologias previstas no programa, assim como as três fases implicadas no acto de escrita: planificação, textualização, revisão (ES Valbom) Exercícios de funcionamento da língua em todas as aulas (ES António Nobre) Todas as tarefas foram realizadas de modo a tornar conscientes e intencionais os processos de aprendizagem da língua nas suas vertentes textual e comunicativa (EB João de Meira) 4

5 Necessidade de incluir outras atividades como resultado da reflexão entre professores em reuniões, nos seminários, nos workshops ou na oficina de formação (ES Ramada, EB João de Meira, AE Lourinhã, AE Rainha Santa Isabel, ES Arouca) Os docentes de cada um dos grupos de recrutamento reuniram, com vista à selecção/construção de materiais e à discussão e partilha de experiências, de uma forma sistemática (ES Ramada) Foram também contempladas competências não previstas inicialmente, quer devido às necessidades apresentadas pelos alunos, quer como resultado das reflexões dos professores realizadas em seminários e reuniões, quer ainda fruto da abordagem “Ensino Explícito” (EB João de Meira) 5

6 Tutorias (AE Rainha Santa Isabel, ES Ramada, ES Valbom)  Beneficiaram desta medida 5 alunos, dois no 7.º ano e três no oitavo. Os professores desenvolveram as actividades na sua componente não lectiva, utilizando espaços informais de diálogo para estreitarem relações com os alunos em causa (…) para criarem oportunidades de diálogo sobre assuntos rotineiros numa 1.ª fase e, numa segunda fase, poderem a partir dessas conversas começar a desconstruir comportamentos desajustados (AE Rainha Santa Isabel) Áreas curriculares não disciplinares (EB João de Meira, AE Rainha Santa Isabel)  A s aulas de Estudo Acompanhado, reservadas no 9.º ano para atividades da disciplina de Matemática, foram dedicadas à resolução de testes intermédios e de exames de 9.º ano de anos anteriores, bem como atividades de recuperação dos alunos com maiores dificuldades (EB João de Meira)  Para além do Estudo Acompanhado ter sido distribuído pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática (…) a Área Projecto foi dedicada aos projectos de intercâmbio, surgindo como um espaço de desenvolvimento de competências quer das línguas estrangeiras, quer de competências transversais (AE Rainha Santa Isabel) 6

7 Parcerias de apoio técnico-pedagógico (ES Valbom)  O Agrupamento de Escolas de Valbom estabeleceu parceria com a Câmara Municipal de Gondomar no sentido de os técnicos destacados no projecto CLDS (psicólogo e assistente social), apoiarem o Agrupamento e consequentemente o PMSE.  A parceria entre a escola e a UMAR – União da Mulheres Alternativa e Resposta dá continuidade ao Projecto “Prevenção da Violência nas Escolas 2007/2010” em desenvolvimento na escola. Grupo de atuação (ES Arouca)  Micro-projectos no âmbito das áreas relativas à Educação Física, Informática e Ciências Utilização de um blogue para publicar os trabalhos dos alunos (AE Lourinhã)  Procurou-se que os trabalhos publicados no blogue fossem transversais a todas as turmas do agrupamento do 1.º ciclo, apelando à participação de todos http://maissucessoescolar.blogspot.com 7

8 Como se articula as atividades extra-aula com as atividades letivas? Clube de teatro Feira do livro Concurso Nacional de Leitura Parlamento dos jovens Clube de teatro Feira do livro Concurso Nacional de Leitura Parlamento dos jovens Olimpíadas de Matemática Clube da Matemática Clube de Xadrez Canguru Matemático Olimpíadas de Matemática Clube da Matemática Clube de Xadrez Canguru Matemático Clube de línguas Comemoração de dias festivos Clube de línguas Comemoração de dias festivos 8

9  Atividades formais de informação dos encarregados de educação (Todas as escolas)  Reuniões com os encarregados de educação (apresentação e acompanhamento do projeto)  Participação dos representantes do encarregados de educação nas reuniões dos conselhos de turma  Atividades informais de informação dos encarregados de educação  Visita dos encarregados de educação à escola no âmbito de:  Expo-feira do livro (ES Valbom)  Magusto (ES Valbom)  Festa da Leitura (ES Valbom)  Oficinas de teatro, clube de teatro (ES Ramada)  Desporto escolar (ES Ramada)  Biblioteca escolar (ES Ramada)  Sarau cultural (ES António Nobre)  Dia mundial da dança (ES António Nobre) 9

10 Que balanço fazem do envolvimento dos encarregados de educação? Correspondeu às vossas expectativas?  Atividades informais de envolvimento dos encarregados de educação  Numa das escolas envolvidas foram feitas algumas reuniões informais com os encarregados de educação no sentido de os ajudar a reflectir sobre a importância de ajudarem os seus filhos (AE Lourinhã)  O psicólogo “trabalhou com os alunos e com as famílias”; “a mediadora educativa da escola efectuou contactos com as famílias e com as instituições que apoiaram”; sessão de sensibilização para a “importância dos pais e encarregados de educação no percurso de vida dos alunos” (ES Valbom)  Formação parental (AE Rainha Santa Isabel) 10

11  Acompanhar as atividades de planificação e articulação curricular (ES Ramada, AE Lourinhã, ES Valbom, EB Rainha Santa Isabel, EB João de Meira)  Produzir relatórios (ES Ramada, AE Lourinhã, ES António Nobre, ES Valbom, EB João de Meira)  Conceber planos de ação (Todas as escolas)  Mobilizar os vários intervenientes (Todas as escolas)  Partilhar e discutir informações com os restantes intervenientes no projeto (Todas as escolas)  Avaliar o projeto (Questionários professores, alunos, encarregados de educação) (ES Ramada, AE Lourinhã, ES António Nobre, ES Arouca, ES Valbom, EB João de Meira)  Divulgar o projeto (Todas as escolas)  Estabelecer a ligação entre a escolas e outras instituições (ES Ramada, AE Lourinhã, ES António Nobre, ES Valbom, EB Rainha Santa Isabel, EB João de Meira) 11

12 Com que dificuldades a equipa de coordenação se deparou? Como as ultrapassou?  Integração dos diversos contributos num todo coerente; Integração, transparência e a negociação como valores-chave em torno do projeto (EB João de Meira)  A coordenação do PMSE foi partilhada pelas duas docentes (ES Valbom)  Esta equipa reuniu trimestralmente, durante noventa minutos, de modo a que, todas as planificações, estratégias, aferição de metodologias e avaliação, pudessem ser elaboradas e (re)pensadas em conjunto (ES Arouca)  A liderança do projecto exerce influência em dois domínios: (i) na visão partilhada e estratégica do projecto em articulação com as metas estabelecidas no PEE e (ii) no compromisso e autenticidade nas dinâmicas de trabalho impostas nas diferentes áreas de actuação (alunos, professores, encarregados de educação) (ES Ramada) 12

13 Agrupamento/ Escola DRE Ano de escolaridade 2010/11 Sucesso Histórico 2006/2010 (%) Sucesso Contratualizado 2010/11 (%) Sucesso atingido 2010/11 (%) ES de ValbomDREN87187 ES da RamadaDRELVT8728790 EB Rainha Santa IsabelDREC7838891 AE da LourinhãDRELVT2848993 ES António NobreDREN8728795 EB João de MeiraDREN99196 ES de AroucaDREN8889597 ES de AroucaDREN7879498 AE da LourinhãDRELVT3829299 EB Rainha Santa IsabelDREC88292100 13

14 Agrupamento/ Escola DRE Ano de escolaridade 2009/10 Ano de escolaridade 2010/11 Sucesso atingido 2009/10 (%) Sucesso desejado 2010/11 (%) Sucesso atingido 2010/11 (%) ES António NobreDREN78477552 ES da RamadaDRELVT78727663 EB João de MeiraDREN89728667 ES de ValbomDREN78808769 EB Rainha Santa IsabelDREC6783 80 ES de AroucaDREN88728186 EB Rainha Santa IsabelDREC78769687 ES de AroucaDREN77748389 AE da LourinhãDRELVT12949089 AE da LourinhãDRELVT23858695 14

15 Agrupamento/ Escola DRE Ano de escolaridade 2009/10 Ano de escolaridade 2010/11 Sucesso atingido 2009/10 (%) Sucesso desejado 2010/11 (%) Sucesso atingido 2010/11 (%) EB Rainha Santa IsabelDREC67939277 ES António NobreDREN78709580 ES de ValbomDREN78869190 ES da RamadaDRELVT78938890 ES de AroucaDREN77969791 EB Rainha Santa IsabelDREC78889592 AE da LourinhãDRELVT12928892 EB João de MeiraDREN89889695 ES de AroucaDREN88848996 AE da LourinhãDRELVT23889298 15

16 Agrupamento/ Escola DRE Ano de escolaridade 2009/10 Ano de escolaridade 2010/11 Sucesso atingido 2009/10 (%) Sucesso desejado 2010/11 (%) Sucesso atingido 2010/11 (%) ES de Valbom (Inglês)DREN78828884 ES da Ramada (Francês)DRELVT78938785 ES António Nobre (Inglês)DREN78638186 ES da Ramada (Inglês)DRELVT7893 86 ES de Arouca (Inglês)DREN88838988 EB R. St. Isabel (Inglês)DREC78869492 ES de Arouca (Inglês)DREN77828893 EB R. St. Isabel (Inglês)DREC67899099 16

17 Agrupamento/ Escola DRE n.º de alunos que desistiram ES da RamadaDRELVT1 ES António NobreDREN0 ES de ValbomDREN0 ES de AroucaDREN0 EB Rainha Santa IsabelDREC0 AE da LourinhãDRELVT0 EB João de MeiraDREN0 ES de AroucaDREN0 17

18 EscolaAno letivo 2010/11Ano letivo 2011/12 ES Arouca7.º ano (4 turmas) e 8.º ano (5 turmas) Desdobramentos: LP e Inglês Assessorias: Matemática 7.º ano e 8.º ano Desdobramentos: LP e Inglês Assessorias: Matemática EB João de Meira 9.º ano (5 turmas) Desdobramentos e assessorias: LP e Matemática O que pretendem fazer? 7.º ano? 8.º ano? ES Valbom8.º ano (3 turmas) Desdobramentos e assessorias: LP, Matemática e Inglês Constituição de turmas integrando alunos com características e necessidades específicas 9.º ano Assessorias: LP, Matemática e Inglês Alargamento do projeto a todo o 3.º ciclo da ES de Valbom ES António Nobre 8.º ano (3 turmas) LP, Matemática e Inglês Rotação de alunos das três turmas por dois grupos. 9.º ano Desdobramento: LP, Matemática e Inglês 18

19 EscolaAno letivo 2010/11Ano letivo 2011/12 AE Rainha St. Isabel 7.º ano (4 turmas) e 8.º ano (3 turmas) 1) Desdobramentos e assessorias: LP, Inglês e Matemática (1.º período e parte do 2º período) 2) Criação de grupos especiais no 8.º ano. Grupos formados atendendo a tipologias de aprendizagem (meados do 2º período) 8.º ano e 9.º ano Criação de grupos especiais com base em tipologias de aprendizagem (grupos de alunos divididos de acordo com os resultados da avaliação diagnóstico Trabalho a desenvolver por três professores em simultâneo nas disciplinas de Matemática, Inglês e LP AE Lourinhã 2.º ano (10 turmas) e 3.º ano (13 turmas) Assessorias: LP e Matemática (professores de apoio sócio-educativo) 3.º ano e 4.º ano Assessorias: LP e Matemática (professores de apoio sócio-educativo) ES Ramada 8.º ano (7 turmas) Desdobramentos e assessorias: LP, Francês, Inglês e Matemática 9.º ano Desdobramentos e assessorias: LP, Francês, Inglês e Matemática 19

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21  Práticas Letivas para a Promoção do Sucesso (PLPS)  Lesson Study (LS)  Modelos Organizacionais (MO)  Práticas Letivas para a Promoção do Sucesso (PLPS)  Lesson Study (LS)  Modelos Organizacionais (MO) 21

22 Natureza das tarefas Ciclo 1Ciclo 2Ciclo 3 Tarefas propostas pelo IE Desafiantes para os alunos Tarefas com origem nos materiais disponíveis na DGIDC; de oficinas de formação; de manuais escolares. Na sua maioria desafiantes para os alunos Itens seleccionados pelas escolas: ES Ramada EB João de Meira EB Miraflores Desafiantes para os alunos 22

23 Aprender a ler, aprender a escrever Vs Ler para aprender, escrever para aprender Leitura e Literatura Compreender (o leitor, o texto, o contexto) Reagir (o leitor) Apreciar (o leitor e a literariedade) Leitura e currículo

24 seleccionar informação (autoria/autoridade) compreender analisar sintetizar confrontar várias fontes construir conhecimento organizar informação textualizar rever divulgar Textos multimodais (tic e literacias)

25 Desenvolvimento de processos ativos de aprendizagem, envolvendo os alunos na realização das tarefas Motivação dos alunos através da descoberta Diversificação de estratégias Promoção da partilha e colaboração entre os alunos, diversificando os modos de trabalho na sala de aula Integração das TIC Valorização dos processos e não apenas dos produtos finais 25

26 Ciclo 1 de tarefas a Língua Portuguesa, Matemática e Inglês Plano de trabalho 1.Seleção e planificação de uma tarefa para trabalhar com os alunos. A seleção da tarefa fica ao critério de cada escola. 2.Apresentação da planificação da tarefa (no Moodle e no fórum de discussão). 3.Realização da tarefa em sala de aula. 4.Realização e envio de um relatório. 5.Realização e envio da primeira versão do artigo (versão draft). 6.Aperfeiçoamento do artigo (em diálogo com a equipa do IE). 26

27 Calendário de realização do ciclo Participação no fórum de discussão no Moodle Durante todo o ciclo de realização da tarefa Envio da tarefa e da planificação15 de dezembro 2011 Implementação em sala de aulajaneiro 2012 Apresentação do relatório31 janeiro 2012 Envio da primeira versão do artigo27 fevereiro 2012 Aperfeiçoamento do artigo31 março 2012 27

28 O QUE É? Processo de formação de professores que teve a sua origem no Japão, no início do século XX e que atraiu as atenções internacionais na década passada, tendo sido um dos focos do International Congress on Mathematics Education (ICME) de 2008. 28

29 Definição do objectivo relacionado com as aprendizagens dos alunos Planeamento da aula tendo em conta os objectivos definidos Observação dessa aula e recolha de dados Reflexão sobre a aula com base nos dados recolhidos Se necessário rever e voltar a leccionar a aula a um novo grupo de alunos 29

30 30 http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Interpreting_the_ Graph_of_the_Derivative_of_a_Function:_Main_Problem_%283_of_6%29 http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Interpreting_the_ Graph_of_the_Derivative_of_a_Function:_Main_Problem_%283_of_6%29 http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Do_I_Have_a_Win dow_Seat_or_an_Aisle_Seat%3F:_Individual_PS_(3_of_5) http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Do_I_Have_a_Win dow_Seat_or_an_Aisle_Seat%3F:_Individual_PS_(3_of_5) http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Interpreting_the_ Graph_of_the_Derivative_of_a_Function:_Main_Problem_%283_of_6%29 http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Interpreting_the_ Graph_of_the_Derivative_of_a_Function:_Main_Problem_%283_of_6%29 http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Do_I_Have_a_Win dow_Seat_or_an_Aisle_Seat%3F:_Individual_PS_(3_of_5) http://hrd.apec.org/index.php/Lesson_Study_Video_for_Do_I_Have_a_Win dow_Seat_or_an_Aisle_Seat%3F:_Individual_PS_(3_of_5)

31 DESDOBRAMENTO – efetua-se em dois locais diferentes. Baseia-se na criação de grupos reduzidos (com base em critérios distintos, que podem ser estáveis ou variar ao longo do ano). ASSESSORIA – consiste em fortalecer a turma com a intervenção conjunta de dois professores dentro da sala de aula, os quais podem levar a efeito tarefas idênticas ou complementares. DESDOBRAMENTO – efetua-se em dois locais diferentes. Baseia-se na criação de grupos reduzidos (com base em critérios distintos, que podem ser estáveis ou variar ao longo do ano). ASSESSORIA – consiste em fortalecer a turma com a intervenção conjunta de dois professores dentro da sala de aula, os quais podem levar a efeito tarefas idênticas ou complementares. 31

32 ASSESSORIA ONE TEACH, ONE SUPPORT TEAM TEACHING ONE TEACH, ONE DRIFT PARALLEL TEACHING STATION TEACHING ALTERNATIVE TEACHING 32

33 Plano de trabalho 1.Recolha de informação, pela equipa de coordenação, sobre os modelos organizacionais adoptados (questionários, observação, conversas informais, etc.). Os instrumentos de recolha de dados são elaborados pelas escolas, em conjunto, recorrendo ao fórum de discussão. 2.Realização e envio de um relatório a partir dos dados recolhidos. 3.Realização e envio da primeira versão do artigo (versão draft). 4.Aperfeiçoamento do artigo (em diálogo com a equipa do IE). 33

34 Calendário proposto Participação no fórum de discussão no Moodle Durante todo o ano letivo Preparação dos instrumentos de recolha de dados 15 dezembro 2011 Feedback instrumentos23 dezembro 2011 Recolha de informaçãojaneiro 2012 Apresentação do relatório31 janeiro 2012 Envio da primeira versão do artigo27 fevereiro 2012 Aperfeiçoamento do artigo31 março 2012 34

35  Vídeo para divulgação do projeto (página DGIDC) 1.Problema do Insucesso (dados sobre abandono escolar, taxas de sucesso…) 2.Resposta ao insucesso – PMSE 3.Identidade híbrida 4.Trabalho desenvolvido na sala de aula 5.Trabalho desenvolvido no campo extra-aula 6.Trabalho desenvolvido no campo dos encarregados de educação 7.Trabalho desenvolvido no campo da coordenação do projecto 8.Seminários 9.Plataforma Moodle 35

36  Webinar (19 janeiro 2011) http://webinar.dgidc.min-edu.pt/ 36

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