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REVISÃO DA LITERATURA Construção e Relevância FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA.

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Apresentação em tema: "REVISÃO DA LITERATURA Construção e Relevância FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO DA LITERATURA Construção e Relevância FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

2 CONCEITOS RELACIONADOS Referencial teórico ou teoria: é a lente pela qual se olha um fenômeno. É parte integrante de um trabalho de pesquisa. Contextualização do problema, da produção científica do pesquisador: encadeamento que o pesquisador deve fazer, de sua pesquisa, em relação àquelas existentes.

3 O que é a Revisão Bibliográfica Processo metódico e organizado de busca e qualificação de informações, a respeito de um tema previamente delimitado. Pressupostos: o tema de pesquisa é definido, delimitado; a fundamentação teórica é parcialmente definida (o pesquisador possui, no mínimo, uma idéia de como abordar o problema).

4 Origens da Revisão Bibliográfica TRIVIÑOS (1995): a revisão bibliográfica pode ter 2 origens: (a) a partir de uma teoria definida e (b) sem uma linha teórica definida.. A partir do primeiro, o caminho é mais ou menos traçado. A revisão é mais fácil.. Pelo segundo, o pesquisador coleta todas as idéias encontradas, sem critérios teóricos adequados para escolha. A preocupação é com a quantidade de obras citadas, e não com a qualidade. A mistura de autores e obras demonstra desorientação teórica do autor da pesquisa.

5 Objetivos da Revisão Bibliográfica (1/2) Os principais objetivos são: a) a contextualização do trabalho do pesquisador em termos de conhecimento científico; b) a correta fundamentação teórica, base de análise do fenômeno a ser estudado; c) a concatenação de idéias pertinentes ao objeto de estudo;

6 Objetivos da Revisão Bibliográfica (2/2) Os principais objetivos são: e) a boa justificativa dos objetivos e contribuições da pesquisa d) a verificação de estudos anteriores para que não se redescubra a roda;

7 Etapas da Revisão Bibliográfica A leitura crítica é colocada, na maioria dos autores pesquisados, como paralela ao fichamento.

8 Etapas: a Busca (1) Deve-se levar em consideração: Acessibilidade e Disponibilidade. Acessibilidade: saber da existência de um documento. Disponibilidade: possibilidade de se ter um documento em mãos.

9 Etapas: a Busca (2) A busca é o levantamento bibliográfico, ou seja, a seleção de livros, revistas, artigos científicos e técnicos, jornais, capítulos, textos e dados que darão fundamentação teórico-metodológica e suporte à pesquisa. Possíveis fontes: guias bibliográficos (bibliografias gerais de referência, bibliografias gerais por disciplina, bibliografias temáticas); dicionários e enciclopédias; index e inventários; artigos; resenhas; teses; jornais; bancos de dados informatizados; periódicos; revistas e balanços de pesquisas e anuários. LAVILLE e DIONNE (1999).

10 Etapas: a Busca (3) Uma bibliografia básica pode ser feita através da consulta a textos relativos ao objeto de estudo e suas respectivas referências. Com base nessa relação bibliográfica, o pesquisador terá uma idéia de quais são as referências consideradas básicas para sua pesquisa bem como quais as obras mais citadas em relação ao objeto de pesquisa. Tem-se, assim, uma hierarquia inicial. ECO (2001)

11 Etapas: a Busca (4) Critério de seleção de um documento: utiliza-se o critério da leitura de resenhas e, na falta delas, a leitura do sumário, prefácio, introdução e, no caso de livros, as orelhas, assim como algumas passagens dos textos, até o momento em que o leitor possa dele ter uma opinião. SEVERINO (2002)

12 Etapas: a Busca (5) Em relação às fontes: 1ª ou 2ª mão.. 1ª mão: uma edição original ou uma edição crítica sobre o objeto de estudo, é algo que reproduz integralmente o que o autor quis dizer.. 2ª mão: um texto publicado por outro que não o próprio autor. Uma tradução não é uma fonte primária; antologia não é fonte, é um apanhado de fontes que só mostra aos leitores algo que todos já conhecem; resenhas efetuadas por outros autores, mesmo completadas pelas mais amplas citações não são fontes primárias. ECO (2001).

13 As pesquisas não devem ser baseadas somente em livros, uma vez que, sabidamente, refletem, com atraso, o estado de conhecimento de uma dada área de estudos. É importante, assim, utilizar trabalhos de pesquisa e artigos de revistas nacionais ou estrangeiras por serem mais atualizadas quando comparados aos livros. ALVES-MAZZOTTI (2002, apud BIANCHETTI e MACHADO). Etapas: a Busca (6)

14 Etapas: a Leitura Crítica (1) É a etapa em que se faz a crítica do material encontrado durante o levantamento bibliográfico. Critério para a ordem de leitura: atualidade e generalidade. Dos mais novos e mais gerais para os mais antigos e mais específicos. SEVERINO (2002). Os textos considerados clássicos em uma determinada área do conhecimento dificilmente perdem seu valor de atualidade. SEVERINO (2002).

15 Etapas: a Leitura Crítica (2) A crítica pode ser interna ou externa. INTERNA: aprecia o sentido e o valor do conteúdo do texto. É a averiguação do sentido exato que o autor quis exprimir ao texto. Não se deve interpretar o autor mas compreendê-lo. ASTI VERA (1980)

16 Etapas: a Leitura Crítica (3) A crítica pode ser interna ou externa. EXTERNA: relaciona-se às fontes e à natureza histórica. Busca-se verificar a autenticidade e originalidade dos textos. Guia de perguntas: É o texto do autor?; Foi escrito para ser publicado?; É uma cópia?; Qual a época em que foi escrito?; Foi revisado pelo autor?; É cópia de uma cópia? ASTI VERA (1980).

17 Etapas: a Leitura Crítica (4) A crítica externa: (a) do texto; (b) da autenticidade e (c) da proveniência. LAKATOS e MARCONI (2001) Crítica do texto: Foi alterado?, É autógrafo?, Foi revisto pelo autor?, Quem publicou? Crítica de autenticidade: Quem é o autor?, Quando foi publicado?, Onde foi publicado?, Quais as circunstâncias da publicação? Crítica de proveniência: Qual a origem?. É importante para documentos históricos e fundamental para as traduções para verificação de fidelidade ao texto original.

18 Etapas: o Fichamento (1) Processo paralelo à leitura crítica. Trata da organização dos textos lidos. Sugestão: fichar todos os textos lidos e analisados pelo pesquisador. Qualidades de um bom fichamento: permite a reunião de Informações necessárias e úteis para a elaboração do texto da pesquisa. Objetivos: rapidez da identificação das obras lidas e seu conteúdo; pesquisa rápida das citações; rapidez de localização de informações.

19 Etapas: o Fichamento (2) Tipos de Ficha. Bibliográfica: dados gerais sobre a obra lida. Citações: com a reprodução literal entre aspas e a indicação da página. Resumo: com um resumo indicativo do conteúdo do texto. Esboço: principais idéias do autor em relação ao texto lido, de forma esquematizada, e indicação das páginas. Comentário ou analítica: com interpretação ou crítica do pesquisador em relação ao texto lido.

20 Tipos de Revisão a serem Evitadas (1) SUMMA: tentativa de esgotar o assunto. De origem medieval. O autor considera necessário apresentar um resumo de toda a produção científica sobre o tema, além de suas ramificações e relações com campos limítrofes. Pode também ser definido como “Do universo e outros assuntos”. ARQUEOLÓGICO: tem a mesma preocupação exaustiva da Summa, distingue-se pela ênfase na visão diacrônica, geralmente com uma correlação espúria;

21 Tipos de Revisão a serem Evitadas (2) PATCHWORK: colagem de conceitos, pesquisas e afirmações de diversos autores, sem um fio condutor. Autor e leitor ficam perdidos. SUSPENSE: como nos clássicos do gênero, alguns pontos permanecem obscuros até o final. A dificuldade está em identificar qual é o verdadeiro objetivo do autor, qual a ligação dos fatos com o tema do estudo. ROCOCÓ: conceituação teórica rebuscada ou de tratamentos metodológicos sofisticados, que constituem os elementos decorativos que tentam atribuir alguma elegância a dados irrelevantes;

22 Tipos de Revisão a serem Evitadas (3) CADERNO B: não possui profundidade. A predileção por fontes secundárias, preferencialmente handbooks e as coleções do tipo “Primeiros Passos” são suas bases. COQUETEL TEÓRICO: para dar conta da indisciplina dos dados, o pesquisador apela para todos os autores disponíveis, unindo forças na tentativa de explicar pontos obscuros; APÊNDICE INÚTIL: nenhuma das pesquisas, conceituações ou relações teóricas analisadas é utilizada na interpretação dos dados ou em qualquer outra parte do estudo;

23 Tipos de Revisão a serem Evitadas (4) MONÁSTICO: os trabalhos são pobres, mortificantes, conduzindo o leitor ao cultivo de virtudes da disciplina e da tolerância. Estudos deste tipo, à semelhança de sua fonte de inspiração, estão destinados ao silêncio e ao isolamento; CRONISTA SOCIAL: revisão em que o autor dá um “jeitinho” de citar quem está na moda. Este estilo é responsável pelo surgimento dos “autores curinga”, que são referência obrigatória, seja qual for o tema estudado

24 Tipos de Revisão a serem Evitadas (5) COLONIZADO versus XENÓFOBO: são estilos opostos e inadequados. O colonizado se baseia exclusivamente em autores estrangeiros, ignorando a produção científica nacional. O xenófobo, ao contrário, não admite citar literatura estrangeira, mesmo quando a produção nacional sobre o tema é insuficiente.

25 Tipos de Revisão a serem Evitadas (6) OFF THE RECORDS: o autor garante o anonimato às suas fontes, também se utiliza de trechos inteiros de outros autores sem referenciá-los. É comum o uso de expressões como “sabe-se”, “tem sido observado”, “muitos autores”, “vários estudos”, etc. VENTRÍLOQUO: revisão pela qual o autor só fala pela boca dos outros, citando-os literalmente ou parafraseando suas idéias. Não há contextualização, nem presença de idéias próprias. Monotonia caracterizada por citações do tipo: “Para fulano”, “Segundo beltrano”...

26 A Redação do Texto de Pesquisa (1) A redação deve ser pautada por alguns cuidados.. O texto deve ter começo, meio e fim.. Faça um texto introdutório explicando o objetivo da revisão de literatura.. A revisão de literatura não é fazer colagem de citações bibliográficas. Então faça uma abertura e um fechamento para os tópicos tratados.

27 A Redação do Texto de Pesquisa (2) A redação deve ser pautada por alguns cuidados.. Preencha as lacunas com considerações próprias.. Crie elos entre as citações.. Cuidado com a clareza, o encadeamento das idéias, a gramática e a concordância.. O todo deve possuir harmonia, tanto de estilo quanto de forma.

28 Um lembrete de Última Hora AZEVEDO, I. B. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 8. ed. rev. São Paulo: Editora Prazer de Ler, 2000. Os 10 Mandamentos do Pesquisador.


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