A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CURSO DE LETRAS Disciplina: Novas Tecnologias em Educação Prof.ª. Renata Ramos da Silva Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CURSO DE LETRAS Disciplina: Novas Tecnologias em Educação Prof.ª. Renata Ramos da Silva Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CURSO DE LETRAS Disciplina: Novas Tecnologias em Educação Prof.ª. Renata Ramos da Silva Carvalho E-mail: renataramosprof@yahoo.com.br

2 Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação Ladislau Dowbor Formado em Economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça. Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP. Website: www.dowbor.orgdowbor.org

3 Características da obra Examina de maneira sistemática os diversos impactos que as novas tecnologias do conhecimento têm sobre o universo da educação. Segundo o autor, estamos evoluindo rapidamente para um mundo onde o conhecimento desempenha o papel principal. Tudo evolui hoje sob o impulso de novas tecnologias. Com isto o papel das instituições de ensino torna-se muito mais central, mas exige articulações muito mais intensas com outros sistemas que lidam com o conhecimento.

4 Características da obra Examinar de maneira organizada os diversos impactos que as novas tecnologias do conhecimento têm sobre o universo da educação. Identificar as linhas do imenso potencial que abrem as novas tecnologias do conhecimento, e também os novos perigos que apresentam. A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula.

5 "Prezado Professor, Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes Para fazer nossas crianças mais humanas."

6 Divisão da obra 1 - Da educação à gestão do conhecimento 2 - Um mundo intensivo em conhecimento 3 - O salto tecnológico da informática e da comunicação 4 - O deslocamento dos paradigmas da educação 4 - O deslocamento dos paradigmas da educação 5 - A educação articuladora dos espaços do conhecimento 6 - Tecnologias do conhecimento e tecnologias organizacionais 6 - Tecnologias do conhecimento e tecnologias organizacionais 7 - Tecnologias do conhecimento e desafios institucionais 8 - Comunicação, escola e comunidade 9 - Comunicação e Poder: os novos desafios 10 - O potencial de democratização

7 1 -Da educação à gestão do conhecimento As transformações da sociedade vão muito além da mudança tecnológica; Papel central das TCI nessa conjuntura de mudanças; Educação: processo de construção entre o mundo e a escola. A mudança não ocorre somente na técnica do ensino com a incorporação da TCI. A própria concepção de ensino precisa repensar seus caminhos.

8 1 -Da educação à gestão do conheciment o Contradições nos modelos educacionais (educação para o mercado x educação emancipadora) Reflexão do autor: “Sem os instrumentos técnicos para ser competente na linha de profissionalizante, e frágil demais para ser transformadora” Educação inserida num processo de transformação econômica e social. A educação na atual sociedade: desafio e oportunidade. A mudança é hoje uma questão de sobrevivência. Mal estar do “saco cheio” dos alunos.

9 1 -Da educação à gestão do conheciment o Oportunidade: o conhecimento como recurso para o desenvolvimento social; TCI :Instrumentos estratégicos para a educação; Educação: repensar a dinâmica do conhecimento no seu sentido mais amplo e as novas funções do educador como mediador deste processo; Fortes resistências às mudanças;

10 2 – Um mundo intensivo em conhecimento A questão não é inundar as escolas de computadores; A simples informatização faz com que os erros sejam repetidos com maior rapidez; Mudança cultural; Redução das atividades “braçais” e aumento das atividades de pesquisa, organização, inovação; A educação precisa se beneficiar das tecnologias para sua transformação. A transformação é de forma e não de conteúdo.

11 3 – O salto tecnológico da informática e da comunicação As tecnologias geram impacto não apenas na educação, mas em todo o universo social, criando novas dinâmicas onde o conhecimento vai se tornando gradualmente central. O conhecimento deixa de ter uma base material para se tornar um “fluido” de maleabilidade ilimitada que se desloca na velocidade da luz. Conectividade instantânea – transformações nas relações humanas. Internet: possibilidade de comunicação com qualquer usuário do planeta.

12 3 – O salto tecnológico da informática e da comunicação Grande capacidade de armazenamento. Trabalhar a informação de modo inteligente. Transmitir a informação de modo flexível. Integrar a imagem fixa ou animada. Manejar os sistemas sem ser um especialista. Conectividade Planetária. Complexos desafios aos professores: Preparar os alunos para trabalhar com um universo tecnológico no qual nós mesmos ainda somos principiantes.

13 3 – O salto tecnológico da informática e da comunicação Professor deixa de ser um repassador de conteúdos e se torna um organizador da aprendizagem; Mudam-se as tecnologias, mas também muda o que devemos estudar e com isso é necessário mudar as formas de ensinar. A TIC não se restringem à chegada de novas máquinas.

14 4 – O deslocamento dos paradigmas da educação Processo de revolução tecnológica e Sociedade do conhecimento. Como inverter a dinâmica de uma educação que hoje se constitui em reforçar as desigualdades sociais; Como rearticular os diversos universos sociais cada vez mais distante? Como assegurar que as transformações sejam fonte de oportunidade?

15 4 – O deslocamento dos paradigmas da educação “Longe de tentar ignorar as transformações, ou de atuar de forma defensiva frente ás novas tecnologias, precisamos penetrar as dinâmicas para entender sob que forma os seus efeitos podem ser invertidos, buscando uma sociedade mais equilibrada, quando hoje se tendem a reforçar as polarizações e as desigualdades. Trata-se, em outros termos, de trabalhar de maneira séria e sem ilusões o fato das novas tecnologias terem dois gumes, pois tanto podem servir para a elitização e o aprofundamento das contradições sociais, como para gerar, através da democratização do conhecimento, uma sociedade mais justa e equilibrada.” (DOWBOR, 2001, p. 35)

16 4 – O deslocamento dos paradigmas da educação O enfrentamento da compreensão das TIC são essenciais, seja dos potenciais, dos seus riscos, das suas dimensões econômicas, culturais, políticas e institucionais. Poderemos até ser a favor ou contra certos tipos de tecnologias, mas não podemos nos permitir, inclusive para orientar as novas gerações, é delas não ter um conhecimento competente.

17 5 – A educação articuladora dos espaços do conhecimento Séc. XXI – Século da informação, da sociedade do conhecimento. A educação articuladora dos diversos espaços do conhecimento. Espaços do conhecimento: reorientação da mídia e da televisão. Vídeo: Associação brasileira de vídeo popular. Organização do espaço científico domiciliar. Tecnologia torna possível a democratização das informações.

18 5 – A educação articuladora dos espaços do conhecimento Espaço do conhecimento comunitário; Articulação da educação e da escola com os diversos espaços do conhecimento; Organização das escolas é essencial para que essa articulação aconteça;

19 6 – Tecnologias do conhecimento e tecnologias organizacionais O uso adequada das tecnologias passa por transformações organizacionais; A informática não deve ser encarada como uma disciplina; Não se trata de estudar o computador e sim de utilizá-lo nas diversas matérias; O aluno que usa a internet deve pensar no seu objeto de interesse, e não na internet;

20 7 – Tecnologias do conhecimento e desafios institucionais Desafios institucionais amplos ao sistema educacional em geral; Superação da concepção estreita do universo educacional por uma concepção mais ampla e integradora da gestão do conhecimento social;

21 8 – Comunicação, escola e comunidade “O universo cultural dos indivíduos ou de uma comunidade não possui uma gaveta estanque para a “educação”: os processos educativos devem articular-se com os diversos espaços de conhecimentos existentes. A tarefa da educação se complementa assim com a articulação de atores sociais, promoção de eventos que aproximam as pessoas, identificação de problemas econômicos ou sociais...” (DOWBOR, 2001, p.64)

22 9 – Comunicação e poder: os novos desafios Questionamento do autor: que estrutura política e que relações de produção estarão implícitas nas sociedades onde o fator chave passa a ser o conhecimento?

23 10 – O potencial de democratização As TIC tem a capacidade de democratização das informações pelos meios de comunicação; A televisão se tornou instituição de reprodução cultural; A tv já está colonizada pelos interesses corporativos e agora o alvo são as escolas; Não se pode mais buscar soluções isoladas para a educação, para a comunicação. É a dimensão do conhecimento que mudou radicalmente;

24 “O grande desafio da educação é o de mobilizar as suas forças para reconstruir uma convergência entre o potencial tecnológico e os interesses humanos.” “ O novo peso do conhecimento no planeta, e da educação nos processos de reprodução social, podem constituir uma poderosa alavanca de humanização social” (DOWBOR, 2001, p.80)


Carregar ppt "UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CURSO DE LETRAS Disciplina: Novas Tecnologias em Educação Prof.ª. Renata Ramos da Silva Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google