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ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão Empresarial Dinâmica Organizacional Prof. Dr. Thiago Dias Costa.

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1 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão Empresarial Dinâmica Organizacional Prof. Dr. Thiago Dias Costa

2 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Perguntas a serem respondidas pelo empresário De onde vim? O que sou? Para onde vou?

3 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ De onde vim? Quem sou eu? – Histórico de vida; – Conhecimento da região e sua cultura; Que experiências trago em minha vida? – O que fiz até o presente momento; – Onde trabalhei; O que gosto de fazer? – “Você terá mais facilidade naquilo que gosta de fazer”

4 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Este perfil psicológico irá contribuir para sua escolha de negócios; Identificar o que você sabe a respeito da região, do hábito de clientes; Identificar planos de negócios condizente com suas potencialidades, gerando diferencial. Façam!

5 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício I Se conhecendo melhor! Durante dez minutos, faça um breve relato de sua história de vida, de suas experiências profissionais e do que gosta de fazer....

6 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Identificar o que você pode oferecer é Identificar oportunidades negociais; O que você pode fazer/oferecer bem ou com diferencial é uma opção de “Valor” a ser gerado pelo seu negócio

7 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Noção de Valor Resultado percebido pelo cliente Objetivo a ser conquistado Como sei se o “valor” que irei oferecer terá clientes? Análise de Mercado

8 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício II Descreva um possível valor para seu negócio. Não se esqueça de descrevê-lo com adjetivos e características de qualidade... Ex: Pão/ francês/ integral

9 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Análise de Mercado 1º passo: identificando as características gerais dos clientes. Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens ou mulheres? Têm família grande ou pequena?

10 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Qual é o seu trabalho? Quanto ganham? Qual é a sua escolaridade? Onde moram?

11 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Se pessoas jurídicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou serviços oferecem? Quantos empregados possuem? Há quanto tempo estão no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Têm uma boa imagem no mercado?

12 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Questionário de Satisfação/ Pesquisa entre concorrentes 2º passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes. Que quantidade e com qual freqüência compram esse tipo de produto ou serviço? Onde costumam comprar? Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar?

13 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ 3º passo: identificando o que leva essas pessoas a comprar. O preço? A qualidade dos produtos e/ou serviços? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa?

14 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ 4º passo: identificando onde estão os seus clientes. Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? É apenas sua rua? O seu bairro? Sua cidade? Todo o Estado? O País todo ou outros países? Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?

15 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Depois disso... Escolha um público...não tente abraçar o mundo; Utilize – Questionários – Entrevistas – Conversar informais – Observação das concorrentes

16 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Psicologia do Consumidor Um individuo adquiri algo de acordo com as conseqüências de consumo daquele produto, que podem ser – Utilitários – Informativos – Aversivos

17 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Utilitários relacionados às conseqüências econômicas e funcionais, não dependem somente do desempenho funcional da aquisição do produto e/ou serviço, estão associados a expectativas e sentimentos decorrentes do consumo do produto e/ou serviço;

18 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ex: Um casa, para morar, pode ser num bairro de periferia...é mais barata e tem a funcionalidade de residência esperada; (conforto, segurança e um sentimento de ter sua casa própria), Um tênis, para calçar, não precisa ser de marca...basta que seja confortável

19 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Informativos mais ao valor de troca e é simbólico, depende do feedback para o desempenho do indivíduo mediado por outras pessoas (Skinner, 1957). relaciona-se à busca por status social, prestígio e aceitação nos grupos que o indivíduo esteja inserido ou deseja se inserir

20 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ex: uma casa em um condômino fechado de luxo, a casa em si traz os mesmos benefícios de uma casa popular (conforto, segurança e um sentimento de ter sua casa própria), porém é o status social que esta pessoa vai adquirir através de elogios dos amigos que irá controlar o consumo. O tênis precisa ser de uma marca especifica para buscar uma aceitação em um grupo.

21 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Aversivas Essas conseqüências reduzem a probabilidade de consumo do produto a ela relacionado e como exemplos tem-se perda de dinheiro, defeitos dos produtos, tempo que é perdido durante a compra, dentre outros (Oliveira- Castro & Foxall, 2005).

22 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Cenário de Consumo Além de suas conseqüências, o comportamento do consumidor é influenciado pelo cenário no qual ocorre.

23 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Quatro tipos de Cenários Físico (alternativa de marcas, ponto de venda e logomarca do produto); Temporal (tempo de duração de uma determinada oferta e uma data especial); Social (presença de outras pessoas como vendedor e/ou outros consumidores); Regulatório (regras concernentes ao comprador).

24 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Conhecendo concorrentes concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes. Conhecer concorrentes distantes ou empresas de outros estados também pode ser interessante;

25 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Enumere os pontos fortes e fracos em relação a: qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.; preço cobrado; localização; condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.;

26 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ atendimento prestado; serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele- atendimento, garantias oferecidas; Pós-venda;

27 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Seu “valor” é interessante? Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo? O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar de sua empresa? Há espaço para todos, incluindo você?

28 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas?

29 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ O que sou? Processos para gerar valores

30 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ O QUE É A MISSÃO ORGANIZACIONAL? 1.Quem somos? 2.O que fazemos? 3.Para quem fazemos? 4.O nos propomos a fazer?

31 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (Acionistas, Clientes, Sociedade, Funcionários...) Toda missão deve causar impacto, ser comunicativa, mnemônica, focalizada nos clientes e não nos produtos, contemplar as competências centrais, ser autentica, assertiva e factível, deve nortear a organização e orientar permanentemente o caminho.

32 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ verbo de ação no infinitivo: – Objetivos (o que), Finalidade (visando o que); – Ramos de negócio; – Princípios e Valores;

33 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Administrar planos de previdência complementar, proporcionando segurança aos patrocinadores e aos participantes através de gestão eficaz e transparente de recursos, com atendimento de qualidade Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.

34 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão por Competências

35 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Definição de Competência competências humanas ou profissionais como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional, que agregam valor a pessoas e organizações (Carbone, Brandão e Leite, 2005).

36 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão de Competências Conceito de Competência

37 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão por competências Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos, conforme explicam Brandão e Guimarães (2001).

38 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

39 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Competências Individuais/ Profissionais “Negociar contratos com fornecedores, respeitando a demanda por insumos da empresa, utilizando diferentes meios de comunicação (internet, telefone, fax)”

40 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercicio III Descreva uma competência profissionais necessária a geração de seu valor com Um Verbo/um critério/uma condição

41 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Competências Organizacionais identificar as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes desse processo.

42 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ler a Missão da Empresa Extrair as atividades mais importantes Transformar em competências organizacionais O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada constitui uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

43 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Desenvolver atividades de pesquisa/com dados representativos para a realidade nacional/com ferramentas estatisticas; fornecer suporte técnico e institucional às ações governamentais/ através de dados claros e representativos/ utilizando ferramentas estatisticas;

44 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Formular e reformular políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros/baseado em pesquisas estatísticas/ empregando normas e regras previstas por leis brasileiras

45 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício IV Leia a Missão de seu negócio; Extraia de sua missão as competências organizacionais de sua empresa;

46 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Captando competências Com as competências organizacionais definidas, é necessário atrair/contratar/treinar pessoas com conhecimento, habilidades e atitudes para cumpri-las. Estrutura de cargos e salários – Motivar para ingressar e manter pessoas motivadas – Baseado em eqüidade interna e externa – Refletem a realidade do mercado e da empresa

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48 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício III Baseado na Competência do exercício II, determine um cargo que deve existir em sua empresa para a geração de seu “valor”.

49 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Recrutamento processo de duas mãos: comunica e divulga oportunidades de emprego ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo Ponte entre o MT e o MRH Quando o mercado de trabalho está em oferta – oportunidades de trabalho são maiores do que a procura por eles;

50 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Alto investimento em recrutamento para atrair os funcionários Critérios de seleção são mais flexíveis e menos rigorosos Haverá um maior investimento em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos Ofertas salariais serão mais estimulantes Mais investimentos em benefícios sociais Ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreira

51 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Os candidatos encolhem e selecionam as organizações que ofereçam melhores oportunidades, salários e benefícios As pessoas se predispõem a deixar seus empregos atuais para tentarem melhores oportunidades em outras organizações – maior rotatividade de pessoal

52 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Quando a situação está invertida: Os candidatos concorrem entre si para conseguir as poucas vagas que surgem, apresentando propostas salariais mais baixas e candidatando- se a cargos inferiores as suas qualificações As pessoas procuram fixar-se nos atuais empregos

53 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Mercado, Salário e Benchmark Salário fixo: Dinheiro percebido pelo colaborador (salário base, adicionais legais, etc) Benefícios: Influência motivacional não monetária (plano de saúde, clube, auxílio- educação, auxilio-moradia) Salário Variável: Programa de recompensas por metas (comissões, bônus, gratificações)

54 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Código Brasileiro de Ocupações http://www.mtecbo.gov.br Optometrista Acabador de Macho

55 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Recrutamento Interno Aproveita melhor o potencial humano da organização / pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional / facilita o conservantismo e a rotina atual Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários / mantem inalterado o patrimônio humano

56 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental / empresas burocráticas e mecanisticas Não requer socialização organizacional de novos membros / conserva a cultura organizacional existente Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos / funciona como um sistema fechado de reciclagem Custa menos

57 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Recrutamento Externo enquanto o recrutamento interno aborda um contingente limitado e conhecido de candidatos, o recrutamento externo aborda um enorme contingente que estão espalhados no MRH culmina com o candidato preenchendo a sua proposta de emprego ou apresentando seu currículo à organização.

58 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Técnicas de Recrutamento Anúncio A – chamar a ATENÇÃO – ocupar uma considerável área da seção de classificados, tamanho e clareza gráfica. I – INTERESSE – mencionar a natureza desafiadoras das atividades D – DESEJO – mencionar aspectos como satisfação no trabalho e desenvolvimento de carreira, participação nos lucros – Benefícios no geral A- Ação – provoca uma ação ou providencia – enviar CV – internet como mídia preferida.

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60 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício IV Elabore um anúncio para seu cargo baseado na sigla AIDA

61 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Agencias de recrutamento A organização não possui um órgão de RH e não está preparada para recrutar pessoas de um certo nível Necessidade de atrair grande numero de candidatos e a organização não se sente capaz disso Alcançar pessoas que estão atualmente empregadas e na se sentem confortáveis em lidar diretamente com empresas concorrentes O preenchimento do cargo é confidencial e não pode ser divulgado ao mercado ou internamente

62 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Contatos com escolas, universidades e agremiações Cartazes ou anúncios em locais visíveis – baixo custo, razoável rendimento – para cargos simples Apresentação de candidatos por indicação de funcionários – baixo custo, alto rendimento – ainda melhora a relação da organização para com o funcionário que se sente co- responsável pela contratação.

63 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Consulta aos arquivos de candidatos – candidatos que se apresentaram espontaneamente ou que não foram considerados em recrutamentos anteriores Banco de dados – não aproveitamento de candidatos em certos recrutamentos.

64 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMPLOYEE VALUE PROPOSITION – a principal fonte de vantagem competitiva para muitas organizações é o talento. A EVP ou proposta de valor agregado funciona como o conjunto da marca (imagem ou reputação) da empresa e os empregos que oferece. Empresas com EVP superior arrebatam mais talentos. Cada empresa deve identificar os pontos fortes de sua imagem e seus produtos: grandes empregos.

65 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURRICULOS ENVIADOS POR FORMULARIOS NA REDE – padronização, evita diferenças de interpretação na hora da análise

66 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Seleção

67 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Seleção buscar, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho de pessoal, bem como a eficácia da organização. Deve ser baseado no cargo a ser preenchido e nas competências a serem preenchidos Processo de comparação e decisão.

68 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Antes da seleção Descrição e análise do cargo – levantamento dos aspectos intrínsecos (conteúdo do cargo) e extrínsecos (requisitos que o cargo exige de seu ocupante). Técnica dos incidentes críticos – comportamentos que produziram um péssimo ou excelente desempenho no trabalho - localizar as características desejáveis (que melhoram o desempenho) e as indesejáveis (que pioram o desempenho)

69 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Analise do cargo no mercado – quando a organização não dispõe de informações do cargo a ser preenchido – pesquisa de mercado – cargo representativo ou de referencia (benchmark job) Hipótese de trabalho – previsão do conteúdo o cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante

70 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Técnicas de Seleção

71 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Entrevista Prós e contras – Permite contato face a face / técnica subjetiva e forte margem para erro e variação – Proporciona interação direta com o candidato / nem sempre o candidato se sai bem na entrevista – Focaliza co candidato como pessoa humana / difícil comparação entre candidatos – Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações / exige treinamento do observador – Exige conhecimento do cargo e suas características básicas

72 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Prova de conhecimentos Avaliar nível de conhecimentos gerais e específicos do candidato exigidos pelo cargo. Gerais – cultura geral / línguas Especificos – conhecimentos técnicos / cultura organizacional Não avalia habilidades;

73 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Testes Psicológicos Utilizados como medida de desempenho, baseados em amostras estatísticas de comparação sob condições padronizadas. Preditor Validade Precisão.

74 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Simulação/ Dinâmicas dramatização de algum evento relacionado ao papel que ele irá desempenhar na organização para fornecer uma visão mais realista de seu comportamento no futuro. Maior custo operacional Recomendado para um pequeno numero de candidatos;

75 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Modelagem de Processos

76 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Processo Valor gerado para o cliente (objetivo comum no qual os processos são agrupados) Decisões de indivíduos – processos são redes sociais Complexidade do relacionamento entre os indivíduos

77 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Valor gerado para o cidadão (objetivo comum no qual os processos são agrupados) Processo 1: Como atender e tomar o pedido Processo 2: Como fazer o café de acordo com as especificações do pedido Processo 3: Como preparar a xícara para que não haja mudança no sabor Processo 4: Como servir o café Cliente satisfeito

78 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Complexidade do relacionamento entre os indivíduos Dono do estabelecimento Garçom Cozinheiro Fornecedor (café)

79 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Do ponto de vista da moderna gestão processos como um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente.

80 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSUMOS CAFÉ CAFETEIRA ÁGUA ENERGIA ELÉTRICA Decisões VALOR Video Revisão

81 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

82 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ As decisões se baseiam: Referências (Manuais, Livros, Guias) fazem uso de recursos disponíveis na organização (material de consumo, equipamentos..) envolvem critérios de qualidade, planos de ação e atividades.

83 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ O menor processo existente em uma organização é, portanto, a contribuição que cada um de seus empregados / servidores tem para com a realização dos objetivos institucionais. Todas as demais possibilidades de combinação entre as contribuições individuais geram os diferentes processos organizacionais.

84 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ A essas combinações, em geral, damos o nome de cadeias de valor, valor:resultado a ser gerado pelos processos e que são percebidos pelos seres humanos.

85 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Execução dos Processos comunicação e a articulação entre os valores individuais, sendo tal sincronia o maior desafio para que os objetivos sejam plenamente alcançados.

86 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

87 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ MODELAGEM DE UM PROCESSO

88 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Começando pelo final melhor forma de modelar um processo é começar justamente pela descrição dos resultados esperados

89 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Uma vez que o valor / resultado esperado está identificado, é necessário descrevermos as características que esperamos que nosso café apresente para satisfazer o cliente que irá utilizá-lo.

90 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ assumir o ponto-de-vista do nosso cliente e zelar para que a qualidade do serviço entregue seja a esperada. instrumentos como pesquisas junto ao cliente, para diminuirmos os riscos de insucesso.

91 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Café Coado ou expresso? Puro ou com açúcar? Simples ou duplo? Normal ou descafeinado? Máximo de informação para evitar desperdício, retrabalho ou frustrações

92 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Café expresso Açúcar mascavo Xícara simples Normal (não descafeinado)

93 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício V Seu produto/ “valor”, para atender as expectativas de seus clientes, deve ter determinadas características...redija perguntas que lhe permitirão saber que características são estas.

94 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

95 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Processo - Revisão Resultados a serem alcançados por meio de decisões que as pessoas tomam Processos são relacionamento de pessoas Iniciar pelo objetivo: ouvir o cliente/ pesquisa de satisfação Características do serviço (carta de serviços)

96 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Cadeia de valores - papéis Insumos: São transformados (pós de café, água, açúcar) Referencias: São observadas (manual de instruções da cafeteira. Manual de preparação do café da lanchonete) Recursos de infra-estrutura: São consumidos (cafeteira, energia elétrica)

97 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína Manual Insumos Infra-estrutura Somos responsáveis só pelo café

98 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Cadeia de valores Interagindo

99 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Modelagem de trabalho Para que tenhamos em nosso processo: – Máximo de velocidade na modelagem – Máximo de qualidade e conformidade – Máximo de comprometimento das pessoas envolvidas As pessoas devem modelar os resultados de seu trabalho individualmente

100 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ao mesmo tempo que estamos descrevendo os resultados que queremos alcançar com as características que o cliente deseja (café expresso) O responsável por fabricar a cafeteira está fazendo o mesmo

101 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína -Mineral -Filtrada -100% arábica -embalado a vácuo -Orgânico -Embalagem de 1Kg -220V -Capsulas de café a vácuo -Idioma Português -Impresso em Papel

102 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício VI Determine um Insumo, uma Infra- estrutura e uma referencia para o seu “valor”

103 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Cada um dos atores envolvidos no processo pode descrever, com detalhes, o que é resultado do seu trabalho Quem realiza o trabalho é quem o descreve e não um consultor externo

104 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Vantagens Conformidade: quem faz o resultado é quem o descreve Qualidade: todos podem aprofundar suas descrições Comprometimento: todos modelam o processo Velocidade: todos descrevem os resultados de seu trabalho simultaneamente

105 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Assim identificamos quem poderiam ser os fornecedores de – Insumos – Referências – Infra-estruturas Video Revisão

106 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

107 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Tomada de decisão

108 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Revisão Processos: valores gerados pelas pessoas Descrevemos as características de validade Identificamos possíveis insumos, referências e infra-estruturas “Todos os envolvidos devem fazer o mesmo, simultaneamente

109 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína INSUMOS REFERÊNCIA INFRA- ESTRUTURA

110 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína Garantir a sincronia de todos os elementos para que o resultado ocorra DECISÃO

111 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício VII O processo decisório também pode ser descrito em forma de competências. Descreva uma competência para o processo decisório do seu valor.

112 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Descrever como esperamos receber os demais elementos envolvidos no processo Sabemos a qualidade que desejamos para o nosso café expresso, mas devemos especificar agora qual a qualidade que esperamos: – Do pó de café – Para o açúcar – Para a água – Manual de instruções – Cafeteira

113 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Sincronia Critérios: 1.Água mineral e filtrada 2.Açúcar mascavo e orgânico 3.Pó de café embalado a vácuo 4.Manual de instruções em português e impresso em papel 5.Voltagem da cafeteira de 220V DECISÃO

114 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício VIII Determine os critérios que deve ser respeitados para a execução de seu “valor”

115 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Evitar retrabalho e desperdício Evitar receber Insumos, Referencias ou Infra- estruturas que não atendam as nossas especificações ou necessidades

116 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Reunião com envolvidos Neste momento, há a necessidade de nos reunirmos com todos os envolvidos no processo (nossos fornecedores) para avaliar se há a necessidade de fazer ajustes

117 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Atendimento de critérios Características do fornecedor: Mineral Filtrada DECISÃO Atende os critérios Critérios Água: Mineral Filtrada

118 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Atendimento de critérios Características do fornecedor -Embalado a Vácuo -100% Arábico DECISÃO Critérios do Café: -Embalado a Vácuo Aprimoramento do resultado -100% arábico

119 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Atendimento de critérios Características do fornecedor -Refinado DECISÃO Critérios do Açúcar: -Mascavo Hipóteses: 1- O cliente aceita a modificação do café 2- O fornecedor se adapta as nossas necessidades 3- Buscamos um outro fornecedor

120 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína DECISÃO

121 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína DECISÃO Reconhecemos o insumo -Mascavo -Orgânico

122 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício XIX Determine as características de seus insumos?

123 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Dica SEBRAE Mesmo escolhendo um entre vários fornecedores, é importante manter contato com todos, ou pelo menos com os principais, pois não é possível prever quando um fornecedor enfrentará dificuldades;

124 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ao adquirir matérias-primas, insumos ou mercadorias faça um estudo de verificação da capacidade técnica dos fornecedores. Todo fornecedor deve ser capaz de suprir o material ou as mercadorias desejadas, na qualidade exigida, dentro do prazo estipulado e com o preço combinado;

125 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ A tomada e a comparação de preços facilitam a coleta de informações sobre aquilo que se deseja adquirir, aumentando as chances de se tomar decisões mais acertadas; Verifique se é exigida quantidade mínima de compra e lembre-se de evitar intermediários, sempre que possível.

126 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Expresso -Açúcar mascavo -Simples -Com cafeína DECISÃO Cadeia de Valor Inicial

127 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Cadeia de valor inicial Obtido pelo compartilhamento dos envolvidos no processo Já temos a descrição do fluxo de insumos e produtos Consciência da qualidade de cada elemento envolvido Consciência da sincronia necessária para que nosso objetivo se concretize

128 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Vantagens Todos os envolvidos puderam refletir a respeito de seu trabalho e a qualidade envolvida Compartilhamento de expectativas e conhecimentos permite o nivelamento de todos e a própria melhoria do resultado a ser alcançado

129 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Vantagens Maior comprometimento Minimização de riscos durante o processo Video revisão 4

130 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

131 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Andando para trás Decisão -Grãos de café arábico -Produzido em terras brasileiras ou colombianas - dada Proporção determinada por uma norma referencial -Técnico habilitado (...)

132 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Decisão (...)

133 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Video 6.2

134 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Benefícios Modelagem voltada aos resultados (nunca perdemos o foco) Possibilidade de melhoria continua (dinâmica) – facilita a interação entre as pessoas Representação gráfica + regras do negocio Planos centrados na gestão/prevenção de falhas Cada individuo conhece suas responsabilidades, fronteiras e o motivo de trabalharem juntas (primeira etapa para liderança)

135 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão de Pessoas

136 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Gestão de Pessoas Conjunto integrado de atividades – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade a organização.

137 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Como somos influenciados pelos outros: O Experimento da Western Eletric Company; Ela abriu novos horizontes à teorias organizacionais em duas vias: –O sucesso da organização depende das pessoas (como a organização trata e gerencia as pessoas é o segredo para seu sucesso e competitividade) –Mostrou um forte evidência: as pessoas precisam aprender a se relacionar em ambiente de trabalho. E quando nos referimos a aprendizagem, estamos nos referindo a treinamento. 137 Video Tempos Modernos

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140 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Qual a importância da Gestão de Pessoas? O que uma organização e seus colaboradores sabem está no cerne de sua forma de atuação. (Davenport, 1998); Conhecimento: principal elemento para a eficiência da organização; O capital intelectual é a soma de todos os conhecimentos, informações, propriedade intelectual e experiência de todos de uma empresa, que podem ser utilizados para gerar riqueza e vantagem competitiva. 140

141 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Ativo intangível é um ativo que não tem substancia física, mas proporciona benefícios econômicos; competência dos gerentes, sistemas administrativos, patentes, softwares desenvolvidos pela empresa, relação com os clientes atuais e potenciais e conhecimento das suas preferências. 141

142 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Aspectos fundamentais da Gestão de Pessoas Pessoas como seres humanos: diferentes personalidades, histórias de vida e competências Pessoas como ativadores de recursos organizacionais: são os verdadeiros elementos impulsionadores da organização

143 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Pessoas como parceiros da organização: pessoas fazem investimento na organização (esforço, dedicação, responsabilidade) na expectativa de colherem retornos (salários, crescimento profissional, carreira, satisfação)

144 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Pessoas como fornecedores de competências: competências que são essenciais ao sucesso da organização Pessoas como capital humano da organização: principal ativo organizacional

145 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Motivação e desempenho no Trabalho

146 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Há uma forte crença de que, para se obter um bom desempenho ou rendimento no trabalho, é preciso que o empregado esteja motivado A relação entre motivação e desempenho se dá a partir de diversos fatores que se interpõem como fontes de mediação no trabalho

147 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Quatro fatores de mediação entre a motivação e o desempenho – significado que o trabalho possui para quem o realiza – sistemas de recompensas e punições – estilo gerencial e qualidade do ambiente psicossocial de trabalho – convergência entre os valores pessoais e organizacionais

148 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Significado do trabalho – Haja variedade de habilidades – Haja identidade com a tarefa – importância da tarefa realizada – autonomia – feedback

149 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Sistema de recompensas e punições – Tangível ou intangível – Para que seja eficaz é necessário que: possibilidade de expandir suas capacidades ir ao encontro das necessidades e expectativas do trabalhador não houver limitações físicas ou psicológicas para o desempenho

150 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho – Gerentes devem compreender que os seres humanos são distintos em ter,mos de necessidades, expectativas e capacidades – Qualidade e freqüência de feedback – A maioria dos diagnósticos de clima organizacional tem como elementos a serem avaliados as práticas de liderança e de gerenciamento de uma organização. perfis absolutos de liderança de Crosby

151 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Convergência entre valores pessoais e organizacionais – Os valores passam a influenciar as necessidades e expectativas pessoais e orientam a motivação – Quando os valores pessoais entram em colisão com os valores organizacionais, uma das conseqüências decorrentes para as pessoas pode ser a diminuição da motivação para cooperar e se comprometer com s demandas da organização

152 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Exercício X Determine uma questão a ser feita em seu processo seletivo para constatar se os valores do candidato está condizente com os valores da empresa.

153 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ OBRIGADO! thiagodiascosta@gmail.com 153


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