A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formaram o primeiro Exército organizado e. MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formaram o primeiro Exército organizado e. MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se."— Transcrição da apresentação:

1 Formaram o primeiro Exército organizado e

2

3 MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história. A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história. Iraque

4

5 As regiões férteis, próximas aos rios, foram motivo para a ocupação da região por vários povos que buscavam a sobrevivência de suas comunidades pois ali havia água para consumo, rios para pescar e via de transporte. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam suas margens garantindo um ótimo local para a agricultura. As regiões férteis, próximas aos rios, foram motivo para a ocupação da região por vários povos que buscavam a sobrevivência de suas comunidades pois ali havia água para consumo, rios para pescar e via de transporte. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam suas margens garantindo um ótimo local para a agricultura.

6 Vários povos habitaram essa região na antiguidade e entre eles podemos destacar os sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus. Vários povos habitaram essa região na antiguidade e entre eles podemos destacar os sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.

7 Os sumérios, habitantes do sul da Mesopotâmia, foram os primeiros a desenvolver uma civilização nessa região. Desenvolveram um complexo sistema de controle da água dos rios,construíram canais de irrigação, barragens e diques e organizaram-se politicamente em Cidades- Estado: Ur, Uruk, Lagash, Nippur, Eridu...

8 Os sumérios cultivavam cevada, cebola, nabo e tâmaras; pescavam ao longo dos rios, e comercializavam alguns produtos, principalmente na costa mediterrânea, onde chegavam navegando ao longo dos rios Tigre e Eufrates, e no Golfo Pérsico.

9 As cidades sumerianas possuíam total independência política, econômica e religiosa. Em cada uma delas, um sacerdote contava com o auxilio de um grupo de anciãos para que as principais decisões políticas fossem afixadas. Contudo, em certo momento, vemos que essa configuração passa a ser substituída por um modelo mais centralizador. O patesi assume a condição de monarca da cidade-Estado e transmite os poderes de seu cargo para um herdeiro, formando uma dinastia.

10 As cidades-estado sumerianas viveram intensas disputas militares em torno das terras férteis da região. Nesse meio tempo, as lutas e disputas entre elas provocaram seu enfraquecimento permitindo a invasão e dominação de outros povos sobre a região. Nesse meio tempo, as lutas e disputas entre elas provocaram seu enfraquecimento permitindo a invasão e dominação de outros povos sobre a região.

11 Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro para registrar seus escritos. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro para registrar seus escritos.

12 Os sumérios, excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas, como templos religiosos e observatórios astronômicos. Os sumérios, excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas, como templos religiosos e observatórios astronômicos.sumérios

13 OS ACÁDIOS Comandados pelo rei Sargão I, as cidades sumérias foram conquistadas, ele conseguiu unificar politicamente o centro e sul da Mesopotâmia,dando origem ao primeiro império mesopotâmico, que expandiu desde o Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia.

14 Na política, os acadianos criam um Estado centralizado e avançam na arte militar. Desenvolvem a tática do deserto, com armamento leve, como o venábulo (lança), e grande mobilidade. Na religião, politeísta, estabelecem novos deuses e passam a divinizar também o rei. Construíram monumentais palácios ao lado dos templos sumérios. Desenvolvem a tática do deserto, com armamento leve, como o venábulo (lança), e grande mobilidade. Na religião, politeísta, estabelecem novos deuses e passam a divinizar também o rei. Construíram monumentais palácios ao lado dos templos sumérios.

15 Deram forma silábica à escrita cuneiforme e transcreveram obras literárias sumérias. Assim como os Sumérios, as revoltas internas ajudaram a enfraquecer o governo que em 2100 a.C., desapareceu após as invasões dos gutis, povos asiáticos das montanhas da Armênia.

16 Amoritas Os Amoritas eram um povo nômade que vivia no deserto da Arábia.No início do segundo milênio a.C., a região da Mesopotâmia constitui-se em um grande e unificado Império que ficou conhecido como Primeiro Império Babilônico (2000 a.C.-1750 a.C.) pois tinha como centro administrativo a cidade da Babilônia Os Amoritas eram um povo nômade que vivia no deserto da Arábia.No início do segundo milênio a.C., a região da Mesopotâmia constitui-se em um grande e unificado Império que ficou conhecido como Primeiro Império Babilônico (2000 a.C.-1750 a.C.) pois tinha como centro administrativo a cidade da Babilônia A economia do Império Babilônico baseava-se na agricultura e no comércio. A economia do Império Babilônico baseava-se na agricultura e no comércio.

17

18 O governante amorita que mais se destacou foi Hamurabi, que criou o primeiro código de leis escritas da humanidade que ficou conhecidos como Código de Hamurabi. O ” Código de Hamurabi” apresenta uma série de penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações, sempre baseadas na Lei de Talião: “Olho por olho e dente por dente”. O ” Código de Hamurabi” apresenta uma série de penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações, sempre baseadas na Lei de Talião: “Olho por olho e dente por dente”. A pena aplicada variava de acordo com estamento social a que pertencia o indivíduo.

19 “Se um homem negligenciar a fortificação do seu dique, se ocorrer urna brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua falta. Se não puder restituí-lo, será vendido assim como os seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água arrebatou o trigo repartirão entre si o produto da venda. Se um homem der a um jardineiro um campo para ser transformado em pomar, se o jardineiro plantar o pomar e dele cuidar durante quatro anos, no quinto ano o pomar será repartido igualmente entre o proprietário e o jardineiro; o proprietário poderá escolher a sua parte. Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o ledo matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas, Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado um olho. Se um homem furar o olho de um escravo deverá pagar metade de seu preço a seu dono, Se um médico tratar da ferida grave de outro homem, com punção de bronze, e se ele morrer, terá as mãos decepadas. Se um arquiteto construir para um outro uma casa e não a fizer bastante sólida, se a casa cair matando o dono, esse arquiteto é possível de morte. Se for o filho do dono da casa quem morrer, o filho do arquiteto será também morto.”pessoasarquiteto

20 Após a morte de Hamurabi, a Mesopotâmia foi abalada por sucessivas invasões, até a chegada dos assírios,que a conquistou.

21 ASSÍRIOS Os assírios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A partir do final do segundo milênio a.C., passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Os militares assírios formaram o primeiro exército organizado e o mais poderoso até então. Desenvolveram armas de ferro e carros de combate puxados por cavalos, além de cavalaria pesada individual. Os militares assírios formaram o primeiro exército organizado e o mais poderoso até então. Desenvolveram armas de ferro e carros de combate puxados por cavalos, além de cavalaria pesada individual.cavalaria Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domínio para além da própria Mesopotâmia, chegando ao Egito. As principais cidades do Império Assírio foram Assur e Nínive. A economia passou a basear-se na agricultura,no comércio, pilhagens e tributos pagos pelos povos conquistados. Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domínio para além da própria Mesopotâmia, chegando ao Egito. As principais cidades do Império Assírio foram Assur e Nínive. A economia passou a basear-se na agricultura,no comércio, pilhagens e tributos pagos pelos povos conquistados.

22

23 O controle das áreas conquistadas era mantido pelas tropas e por práticas cruéis, como a deportação e a mutilação dos vencidos. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo Os guerreiros e sacerdotes desfrutavam de grandes privilégios: não pagavam tributos e eram grandes proprietários de terra. A população comum, formada por camponeses e artesãos, ficava sujeita a altos tributos e serviços forçados na construção de imensos palácios e estradas.

24

25 O período áureo do império assírio ocorreu durante o século VII a.C., tempo em que observamos os reinados de Sargão II, Senaqueribe e Assurbanipal. Para controlar as populações subjugadas, esses reis contavam com o serviço prestado por sacerdotes e guerreiros que se encarregavam da função de cobrar impostos e exigir uma série de trabalhos compulsórios. No reino de Assurbanipal temos uma intensa produção intelectual, marcada pela construção da biblioteca de Nínive. Após esse período de governos bem sucedidos, os assírios não suportaram as investidas militares dos caldeus e medos. Por volta do ano de 612 a.C., a capital Nínive foi inteiramente destruída, o que marcou o fim da dominação assíria e a formação do Segundo Império Babilônico.

26 CALDEUS Com os caldeus a Babilônia recuperou seu resplendor se tornando a capital do Império. No reinado de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico atingiu seu apogeu. Suas terras se estendiam por quase todo o Oriente Médio, limitando-se com o Egito. A Babilônia enriqueceu-se e embelezou-se com grandes obras públicas, como os famosos Jardins Suspensos construídos por Nabucodonosor, tornando-se a mais notável cidade do Oriente. Em 539 a.C. a Babilônia foi conquistado pelos exércitos dos persas. A vitória foi facilitada pelo apoio dos sacerdotes e comerciantes babilônicos, que se aliaram aos invasores em troca da manutenção de seus privilégios.

27

28 Raymond Kleboe/Picture Post/Getty Images Esta fotografia, de 24 de junho de 1950, mostra o suposto local dos Jardins Suspensos da Babilônia

29 MESOPOTÂMIA Características gerais No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Acreditavam em magias, adivinhações porém não tinham a crença da existência de uma vida após a morte. No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Acreditavam em magias, adivinhações porém não tinham a crença da existência de uma vida após a morte. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder nas mãos de apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) que comandava tudo- Monarquia Teocrática. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder nas mãos de apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) que comandava tudo- Monarquia Teocrática.

30 A economia destes povos era controlada pelo Estado e baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas. A sociedade era estamental e organizada a partir do sistema de servidão coletiva.


Carregar ppt "Formaram o primeiro Exército organizado e. MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google