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Estratégia de Liderança em Educação Financeira Superintendência de Relações com o Mercado / EA Consultants Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2014.

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1 Estratégia de Liderança em Educação Financeira Superintendência de Relações com o Mercado / EA Consultants Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2014

2 Visão Geral – Estratégia baseada em 6 objetivos Aumentar o conhecimento e a confiança sobre seguros Aprimorar o poder de decisão do consumidor acerca dos seguros Aumentar a demanda/venda de seguros Aumentar a compreensão sobre conceitos de seguros Promover a “alfabetização financeira” Aprimorar a habilidade dos clientes de utilizar o seguro de forma eficiente e representar os seus próprios interesses

3 Objetivo 1 Aumentar o conhecimento e a confiança sobre os seguros Público-alvo: BCDE Alto/Baixo contato: baixo contato Tipo de canal: mídia de massa Canal: rádio e TV Conteúdo: desenvolvimento de uma mensagem simples Monitoramento: pesquisa de base com retorno após 2 anos

4 Objetivo 1 Campanha de publicidade com mensagem simples Campanha de publicidade com mensagem simples Monitoramento Pesquisas nas ruas com ênfase em trabalhadores e chefes de família Pesquisas via call center das seguradoras Rebranding do a palavra "seguro" para melhorar a sua legitimidade Foco no seguro de vida (maior procura) de uma forma positiva Importante: o objetivo não é ensinar, mas comunicar uma ideia curta

5 Objetivo 1 20142015 Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4 PlanejamentoDesign e teste Contratação de mídiaLançamento Cronograma de trabalho

6 Objetivo 2 Aprimorar o poder de decisão do consumidor acerca dos seguros Público-alvo: CDE Alto/Baixo contato: alto contato Tipo de canal: seguradoras e canais Canal: seguradoras/bancos/casas lotéricas/varejo Conteúdo: desenvolvimento do Código de Ética de Seguros Massificados Monitoramento: acompanhamento da adesão, grupos focais e Comitê de Ética e Transparência

7 componente chave para o engajamento com as seguradoras e com a SUSEP envolver novas pessoas, novos pensamentos e promover engajamento Reuniões do CoET Formacão do CoET Objetivo 2 Código e Comitê de Ética e Transparência Código e Comitê de Ética e Transparência Auto- monitoramento Grupos focais com consumidores

8 Objetivo 2 20142015 Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4 Criar CoET Consulta aos membros Redação do Código de Ética e Transparência Validação do Código Finalizar conteúdo e formadoLançamento Cronograma de trabalho

9 Objetivo 3 Aumentar a demanda/vendas de seguros Público-alvo: CDE Alto/Baixo contato: alto contato Tipo de canal: canais disponíveis para seguradoras e mídia Canal: bancos/casas lotéricas/varejo, porta a porta Conteúdo: oferecimento de promoções nacionais, sorteios para pessoas que comprar seguros Monitoramento: acompanhamento das vendas de seguros coletando informações sobre canais antes e depois das promoções / Pesquisas de base e de retorno para analisar evolução em vendas e renovações em decorrência dos sorteios

10 Objetivo 3 Monitoramento Pesquisas de base e de retorno para analisar evolução em vendas e renovações em decorrência dos sorteios Campanha com sorteios Campanha com sorteios Após a campanha mencionada no objetivo 1 - para reforçar as mensagens e transformá-las em demanda

11 Objetivo 3 Cronograma de trabalho 201420152016 Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4 Logística e planejamento Lançamento do sorteio

12 Objetivo 4 Aumentar a compreensão sobre conceitos de seguros Público-alvo: BCDE Alto/Baixo contato: baixo contato Tipo de canal: seguradoras, bancos, canais Canal: CNseg e Federações Conteúdo: módulo online de desenvolvimento profissional para empregados e força de vendas com aplicativo para smartphone e lembretes por mensagens de texto Monitoramento: auxiliar os parceiros a criar um sistema de acompanhamento concentrado na CNseg

13 Objetivo 4 Treinamento de pessoal e força de vendas Desenvolvimento de módulo de treinamento (currículo base e materiais) Especialistas em educação Publicação dos materiais em website aberto para seguradoras e canais (?) Aplicativos para smartphones e SMS com lembretes de conteúdo (?) Campanhas de seguros para empregados e força de vendas como forma de “experimentar” os produtos Roadshow para divulgação da plataforma Web design Desenvolvimento de softwares/apps Monitoramento Pesquisas e relatórios para verificar se as seguradoras estão utilizando o conteúdo

14 Objetivo 4 Cronograma de trabalho 201420152016 Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4 Desenvolvimento de conteúdo Desenvolvimento de plataformas (app/sms) Lançamento de conteúdo web e impresso Lançamento completo

15 Objetivo 5 Promover a “alfabetização financeira” Público-alvo: BCDE Alto/Baixo contato: alto contato Tipo de canal: esforços de educação financeira existentes Canal: ENEF Conteúdo: patrocínio e desenvolvimento de materiais Monitoramento: terceirização - ENEF

16 Objetivo 5 Cronograma de trabalho 20142015 Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4 Aproximação com ENEF na Conferência de maio Analisar programas da ENEF e oportunidades Discutir e finalizar contribuições da CNseg Distribuir financiamento

17 Objetivo 6 Aprimorar a habilidade dos clientes de utilizar o seguro de forma eficiente e representar os seus próprios interesses Público-alvo: CDE Alto/Baixo contato: alto contato Tipo de canal: canais Canal: sucursais/sedes das seguradoras/bancos/casas lotéricas/varejo em áreas de baixa renda Conteúdo: desenvolver materiais e recomendações para induções em grupo Monitoramento: pesquisa de base e entrevistas qualitativas

18 Objetivo 6 “Empoderamento” do consumidor de seguros Ênfase em mensagens positivas sobre seguros Preferência por materiais impressos e por aprendizagem “face-to-face” Desenvolvimento de conteúdo voltado para consumidores Monitoramento Indicadores-chave de desempenho para os clientes (reclamações, negativas, razões para as negativas) Pesquisas e entrevistas qualitativas (base e retorno) Banco de dados na CNseg

19 Objetivo 6 Cronograma de trabalho 201420152016 Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4Q1Q2Q3Q4 Desenvolvimento de conteúdo, currículo e método de disseminação Programa- piloto Análise do pilotoRefinamento Lançamento completo

20 Cronograma geral

21 www.cnseg.org.br Obrigado! Superintendência de Relações com o Mercado


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