A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa

3 Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. ¹ ¹. Este é o texto de apresentação da Coleção de Livros Didáticos – Exprimir-se em francês – Sequências didáticas para o oral e a escrita, Edições de Boeck, 2001.

4 Sequência Didática “Conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”.

5 Esquema Teórico

6 Sequência Didática

7 Etapas da Sequência Didática: Apresentação da situação, Primeira produção, Módulos e Produção final.

8 Apresentação da situação a) Apresentar um problema de comunicação bem definido – Projeto coletivo de produção de um gênero oral e escrito.

9 Apresentação da situação  Qual é o gênero que será abordado?  A quem se dirige a produção?  Que forma assumirá a produção?  Quem participará da produção?

10 Apresentação da situação b) Preparar os conteúdos dos textos que serão produzidos – Conteúdos  A fase inicial de apresentação da situação permite fornecer aos alunos todas as informações necessárias para que conheçam o projeto comunicativo visado e a aprendizagem de linguagem a que está relacionado. Importância dos conteúdos para os alunos.

11 A Primeira produção Um primeiro encontro com o gênero A produção inicial tem um papel central como reguladora da sequência didática. Por meio da produção, o objeto da sequência didática delineia-se melhor nas dimensões comunicativas e também se manifesta como lugar de aprendizagem necessária das dimensões problemáticas.

12 A primeira produção Realização prática de uma avaliação formativa e primeiras aprendizagens A construção modular das sequências facilita uma adaptação A produção inicial é o primeiro lugar de aprendizagem de uma sequência

13 Módulos  Trabalhar os problemas que apareceram na primeira produção Representação da situação da comunicação Elaboração dos conteúdos Planejamento do texto Realização do texto

14 Módulos  Variar as atividades e exercícios Atividades de observação e de análise de textos Tarefas simplificadas de produção de textos Elaboração de uma linguagem comum

15 Módulos  Capitalizar as aquisições Listas de constatações ou de lembrete ou glossário

16 A produção final  Avaliação exclusivamente sobre a produção final?

17 A produção final  Investir as aprendizagens Indica-lhe os objetivos a serem atingidos e dá-lhe, portanto, um controle sobre seu próprio processo de aprendizagem; Serve de instrumento para regular e controlar seu próprio comportamento de produtor de textos, durante a revisão e a reescrita; Permite-lhe avaliar os progressos realizados no domínio do trabalho.  Avaliação do tipo somativo

18 Conselhos úteis:  O aluno deve aprender a escrever e a reescrever,  Gravador e câmera são instrumentos indispensáveis em qualquer ensino da expressão oral,  Cada gênero pode ser abordado em diferentes níveis de complexidade,  Livros de referência,

19 Mais conselhos úteis  Sintaxe: dificuldade de ordem cognitiva para hierarquizar elementos,  Levantamento de erros ortográficos mais frequentes e determinar as intervenções prioritárias,  Os gêneros orais privilegiados nas sequências didáticas propostas são os gêneros orais públicos, como o debate regrado, a entrevista, o seminário, a narrativa de uma viagem de classe etc,  Alternância entre gêneros orais e escritos.

20 Gênero Narrativo Biografia: Foram ministradas aulas tendo como objetivo geral uma produção textual autobiografia. Para alcançar esse objetivo, foram realizados os seguintes objetivos específicos:

21 Gênero Narrativo Biografia: Aulas explanando sobre o gênero biografia; Aulas explanando sobre o gênero biografia no laboratório de informática com o auxílio do projetor; Aulas com vídeos sobre biografias; Aulas em que os alunos contassem a biografia de alguém; Aulas sobre adequações textuais e, Estudo individualizado com os alunos sobre adequação textual.

22 Gênero Narrativo Biografia: Pontos positivos Vídeos Emoção Professora

23 Gênero Narrativo Biografia: Pontos negativos Primeira produção Reclamação dos alunos Justificativa

24 Conclusão As sequências devem funcionar como exemplos à disposição dos professores de forma a levá-los a apropriarem-se, progressivamente, da proposta.


Carregar ppt "Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google