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PublicouIvan Fontes Carvalhal Alterado mais de 7 anos atrás
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Prof. Ms. Rogério Morgado Marketing Turístico 2 Material de Referência 1°. Sem I Jan/08
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Formação Acadêmica: Mestre em Comunicação e Marketing na USP; Especialização em Administração na Inglaterra; Especialização em Marketing na ESPM; Graduado em Comunicação na ECA/USP. Prof. Rogério Morgado
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Marketing Turístico 2.Conceitos Iniciais.O Marketing Estratégico.Produtos e Serviços.Planejamento de Marketing.SIM – Pesquisa de Marketing.Estratégias de Marketing
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Os Desafios da Administração Atual MudançasTecnologiaGlobalizaçãoCompetitividade
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MARKET MARKET + ING MARKETING MERCADO MERCADO + AÇÃO ATUANDO NO MERCADO MARKETING – origem do conceito
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É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS PARA OBTER E MANTER RESULTADOS (Vendas, Imagem, Lucro) PARA O SEU PATROCINADOR. MARKETING
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N ecessidades e D esejos... H umanos
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Marketing -Estratégico: –É uma técnica gerencial desenvolvida pela direção da empresa. –Tem como função orientar a estratégia global da organização através de: Pesquisa,Segmentação, Priorização e Posicionamento
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Marketing-Os 4 P’s tradicionais: –Product (produto) –Price (preço) –Place (distribuição) –Promotion (comunicação)
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Os 4P’s e Atividades DISTRIBUIÇÃO CANAIS COBERTURA LOCALIZAÇÃO ESTOQUES LOGÍSTICA... PREÇO PREÇO DE LISTA DESCONTOS CONCESSÕES CONDIÇÕES DE CRÉDITO... COMUNICAÇÃO PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING DIRETO PRODUTO CARACTERÍSTICAS QUALIDADE DESIGN MARCA SERVIÇOS VARIEDADE...
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Ambiente de Marketing AMBIENTE ECONÔMICO TECNOLÓGICO SÓCIO-CULTURAL POLÍTICO-LEGAL NATURAL DEMOGRÁFICO MERCADO CONSUMIDORES INTERMEDIÁRIOS CONCORRENTES FORNECEDORES ... EMPRESA PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL R H MARKETING SISTEMAS ...
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PRODUTO
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É O ELEMENTO DO QUAL A EMPRESA DISPÕE PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DO MERCADO: P = P + S (PRODUTO = PRODUTO + SERVIÇO) P + S = B (PRODUTO + SERVIÇO = BENEFÍCIO ESPERADO) PRODUTO DIMENSÕES DO PRODUTO
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Produto Turístico vLOCALIDADE é composta de Fatores associados: -Atração (cultural/natural) -Alimentação -Acomodação/Hospedagem -Transportes Podemos assim analisar: - Macro- Marketing Turístico - Micro- Marketing Turístico
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Diferenças entre Produtos x Serviços SERVIÇOS INSEPARABILIDADE SÃO CONSUMIDOS NO MESMO MOMENTO EM QUE SÃO PRODUZIDOS INSEPARABILIDADE SÃO CONSUMIDOS NO MESMO MOMENTO EM QUE SÃO PRODUZIDOS INTANGIBILIDADE NÃO PODEM SER VISTOS, PROVADOS, SENTIDOS ANTES DA COMPRA INTANGIBILIDADE NÃO PODEM SER VISTOS, PROVADOS, SENTIDOS ANTES DA COMPRA PERECIBILIDADE NÃO PODEM SER ESTOCADOS PARA VENDA OU USO POSTERIOR PERECIBILIDADE NÃO PODEM SER ESTOCADOS PARA VENDA OU USO POSTERIOR VARIABILIDADE A QUALIDADE DEPENDE DE QUEM, COMO, ONDE E QUANDO EXECUTA VARIABILIDADE A QUALIDADE DEPENDE DE QUEM, COMO, ONDE E QUANDO EXECUTA
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O PLANO DE MARKETING PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS AS EMPRESAS DESENVOLVEM PLANOS CORPORATIVOS QUE POR SUA VEZ SÃO EXPRESSOS EM PLANOS DE AÇÃO ESPECÍFICOS PARA SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. ASSIM, OS PLANOS DE MARKETING, COMPRAS, FINANÇAS E VENDAS, POR EXEMPLO, SÃO UMA FUNÇÃO DO PLANO CORPORATIVO.
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O PLANO DE MARKETING PLANO CORPORATIVO PLANO DE COMPRAS PLANO DE MARKETING PLANO DE PRODUÇÃO
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O PLANO DE MARKETING ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE MERCADO ANÁLISE CONCORR. ANÁLISE CONSUMIDOR FORÇAS E FRAQUEZAS DO PRODUTO OPORTUNIDADE E AMEAÇASDO MERCADO ESTRATÉGIAS SEGMENT./POSICIONAM./DIFERENC. PLANOS DE AÇÃO PRODUTOPREÇODISTRIBUIÇÃOCOMUNICAÇÃO
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OBJETIVOSOBJETIVOS OS OBJETIVOS PODEM SER: NÃO-OPERACIONAIS OU NÃO QUANTIFICÁVEIS: EX. TER PRODUTOS DE QUALIDADE QUE SATISFAÇAM AS NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES. OPERACIONAIS OU QUANTIFICÁVEIS: EX. OBTER ROI DE 15% ESTE ANO; OU, AUMENTAR SHARE DE MERCADO EM 10%.
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OBJETIVOSOBJETIVOS OBJETIVOS DEVEM SER ESTABELECIDOS PARA CANAL PRODUTO, SEGMENTO, ETC, EM ITENS TAIS COMO: CRESCIMENTO DAS VENDAS PARTICIPAÇÃO NO MERCADO LUCRO BRUTO SOBRE AS VENDAS
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Componentes de um S.I.M..SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS.SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING.SISTEMA DE PESQUISA DE MARKETING.SISTEMA DE APOIO ÀS DECISÕES DE MARKETING
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PARA UM MELHOR DESEMPENHO, AS EMPRESAS NECESSITAM INFORMAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS SOBRE OS MERCADOS ONDE ATUAM. SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING INFORMAÇÕES PARA SEREM ÚTEIS DEVEM SER PERTINENTES E ATUALIZADAS
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POTENCIAL DE MERCADO RETROSPECTIVAS PROJEÇÕES PARTICIPAÇÕES VENDAS SAZONALIDADES ANÁLISE QUANTITATIVA DE MERCADO
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ANÁLISE QUALITATIVA DE MERCADO CENÁRIOS MACRO AMBIENTAIS PERFIL DO CONSUMIDOR/CLIENTES NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E DESEJOS IMAGEM DOS NOSSOS PRODUTOS E DOS CONCORRENTES MOTIVAÇÃO E FORMA DE CONSUMO DO NOSSO PRODUTO HÁBITOS DE CONSUMO
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Sistema de Informações de Marketing Um SIM é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING A ESTRATÉGIA É UM PROCESSO DE AÇÃO COM BASE NAS QUESTÕES ABAIXO: O QUE A ORGANIZAÇÃO QUER E O QUE ELA ESTÁ FAZENDO? IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO VALORES, MISSÃO, COMPETÊNCIAS
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO AMBIENTE? ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE E DO MERCADO PONTOS FORTES E FRACOS O QUE A ORGANIZAÇÃO NECESSITA FAZER? PREMISSAS E ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS ESCOLHAS ESTRATÉGICAS
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING AS ESTRATÉGIAS RELACIONAM-SE COM AS POLÍTICAS GERAIS DO MARKETING, SENDO OS MEIOS PELOS QUAIS SEUS OBJETIVOS SERÃO ATINGIDOS. AS ESTRATÉGIAS SÃO AS DECISÕES AMPLAS QUE PREPARAM AS AÇÕES E BUSCAM A EFICÁCIA, ENQUANTO AS TÁTICAS SÃO OS PASSOS E OS DETALHES DAS AÇÕES E BUSCAM A EFICIÊNCIA.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING AS ESTRATÉGIAS RELACIONAM-SE, POR EXEMPLO, COM AS SEGUINTES DECISÕES: PRODUTO: MUDANÇA DE PORTFÓLIO, QUALIDADE, LAY OUT, PADRONIZAÇÃO. PREÇOS: MUDANÇAS DE VALOR,PRAZOS, CONDIÇÕES PARA SEGMENTOS DETERMINADOS, POLÍTICAS DE ATUAÇÃO, DESCONTOS, PENETRAÇÃO.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING DISTRIBUIÇÃO: MUDANÇA DE CANAIS, SERVIÇOS, LOGÍSTICA. COMUNICAÇÃO: MUDANÇA DA ORGANIZAÇÃO E EQUIPE DE VENDAS, USO DE VEÍCULOS DE MÍDIA, PARTICIPAÇÃO DE PROMOÇÕES E RELAÇÕES PÚBLICAS NO MIX.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING AS ESTRATÉGIAS DO MIX DE MARKETING DEVEM BUSCAR INTEGRAÇÃO E CONSISTÊNCIA ENTRE SI PARA UMA MAIOR EFICÁCIA NO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS. AS ESTRATÉGIAS DO PLANO DE MARKETING DEVEM SER CONSISTENTES COM AS DO PLANO CORPORATIVO.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING-7 UM EXEMPLO DA RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: OBJETIVO: BUSCAR CRESCIMENTO E AUMENTAR PARTICIPAÇÃO DE MERCADO ESTRATÉGIAS: AUMENTAR VENDAS EM MERCADOS JÁ EXISTENTES; ENTRAR EM NOVOS MERCADOS; TÁTICAS: REESTRUTURAR A EQUIPE DE VENDAS E MARKETING;
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING-8 AS ESTRATÉGIAS GERAIS PODEM SER DE UMA, OU MAIS, DAS FORMAS ABAIXO: DEFENSIVAS: BUSCANDO EVITAR PERDAS MELHORA DE IMAGEM, QUALIDADE, DESEMPENHO, ESTILO E CONFIABILIDADE.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING-9 DESENVOLVIMENTO: OFERECENDO UMA VARIEDADE MAIOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS. AUMENTAR TAMANHO, OPÇÕES, VARIEDADE, CARACTERÍSTICAS, SERVIÇOS, UTILIDADES, VARIEDADES DOS PRODUTOS EXISTENTES. DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING.10 ATAQUE: DESENVOLVENDO O NEGÓCIO ATRAVÉS DE NOVOS CLIENTES. MUDAR POLÍTICA DE PREÇOS, NOVOS CANAIS E INTERMEDIÁRIOS, NOVOS MERCADOS E SETORES.
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