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ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Revisão da Semana 02.

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Apresentação em tema: "ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Revisão da Semana 02."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Revisão da Semana 02

2 Objetivo ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O ensino pela imagem assume cada vez mais importância no nosso dia-a-dia, pois ela começa a aparecer como um meio de transmissão de informação, e não como um meio meramente ilustrativo.

3 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Na leitura correta de imagens devemos ter sempre em conta dois tipos de leitura: a denotativa (o que vemos, ação); e a conotativa (o que observamos, mensagem).

4 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

5 Ver significa essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com a vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

6 Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais relacionando- as entre si. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente através do entendimento da linguagem visual. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

7 Mas para que todo layout (comunicação visual, a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia,...) seja “lido” e compreendido, é necessário que a sua estética, ou simplesmente sua apresentação seja legível. Lidamos com o caráter teórico e prática da estética, seja a estética do belo, do funcional ou do fazer pensar. Ou simplesmente a anatomia da mensagem visual. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

8 Anatomia da Mensagem Visual Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. São processos e funções com inúmeras conotações: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo. O número de possibilidades desta pergunta mostra a própria complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

9 Anatomia da Mensagem Visual Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis: Representacional Abstrato Simbólico ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

10 Anatomia da Mensagem Visual Grande parte do processo de aprendizagem é visual e nos permite: Aprender e identificar todo material visual elementar de nossas vidas; Aprender e compreender instintivamente; Aprender intelectualmente a conviver e operar os objetos do mundo complexo. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

11 Anatomia da Mensagem Visual Representacional É aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e/ou por experiência própria. Quanto mais representacional, mais especifica é, ou seja, é uma comunicação forte e direta dos detalhes. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

12 Anatomia da Mensagem Visual Representacional ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

13 Anatomia da Mensagem Visual Representacional ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

14 Anatomia da Mensagem Visual Representacional O processo de abstração ignora os detalhes irrelevantes e enfatiza os traços distintivos. Ao eliminar os detalhes, até se atingir abstração total há 2 caminhos: Simbolismo (significado arbitrariamente atribuído); Abstração pura (sem as referências do meio ambiente). ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

15 Anatomia da Mensagem Visual Simbólico O vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. Não pode, por definição, conter grande quantidade de informações. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

16 Anatomia da Mensagem Visual Simbólico ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

17 Anatomia da Mensagem Visual Abstrato A abstração não precisa ter nenhuma relação com a criação de símbolos. A redução de tudo aquilo que vemos aos elementos visuais básicos também é um processo de abstração, que na verdade, é muito mais importante para o entendimento e a estruturação das mensagens visuais. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

18 Anatomia da Mensagem Visual Abstrato ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

19 Anatomia da Mensagem Visual Resumindo Cada nível tem características específicas que podem ser isolada, mas que não são absolutamente antagônicas. Elas se sobrepõe, interagem e reforçam mutuamente suas respectivas qualidades. ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

20 Anatomia da Mensagem Visual Resumindo ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

21 Anatomia da Mensagem Visual Resumindo ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

22 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES Revisão da Semana 03

23 Comunicação Visual COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES A Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma ideia, do que um texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.

24 Comunicação Visual Elementos Básicos COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES Sempre que alguma coisa é projetada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não devemos confundir os elementos visuais com os materiais ou o meio de expressão, a madeira, a argila, a tinta ou o papel, por exemplo.

25 Comunicação Visual Elementos Básicos COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES Os elementos visuais constituem o básico do que vemos: - ponto, - cor, - linha, - textura, - forma, - dimensão, - direção, - escala, - tom, - movimento.

26 Comunicação Visual Elementos Básicos (PONTO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES é a unidade de comunicação visual mais simples e considerado o mais eficaz. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

27 Comunicação Visual Elementos Básicos (PONTO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

28 Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES É um ponto em movimento e movê-lo segundo uma determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro (significado). Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia.

29 Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

30 Comunicação Visual Elementos Básicos (FORMA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.

31 Comunicação Visual Elementos Básicos (FORMA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

32 Comunicação Visual Elementos Básicos (DIREÇÃO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e de forte significação: o quadrado (equilíbrio / estabilidade), o triângulo (instável) e o círculo (abrangência / ação).

33 Comunicação Visual Elementos Básicos (TOM) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES O tom é o atributo distinguível de uma cor. Este varia de intensidade quanto à saturação da cor.

34 Comunicação Visual Elementos Básicos (TOM) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES E sua variedade é o meio pelo qual distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente.

35 Comunicação Visual Elementos Básicos (COR) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES Ela é um elemento de visualidade que se caracteriza pela sua carga de sensualidade, visto que nos aguça os sentidos.

36 Comunicação Visual Elementos Básicos (COR) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

37 Comunicação Visual Elementos Básicos (TEXTURA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES É o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tato, quanto da visão, ou ainda pela combinação de ambos. São aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráficos dados aos espaços visíveis.

38 Comunicação Visual Elementos Básicos (TEXTURA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

39 Comunicação Visual Elementos Básicos (ESCALA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES A escala é muito usada para representar uma medida proporcional real geograficamente distante. Para a comunicação visual é importante que a proporção seja corretamente utilizada.

40 Comunicação Visual Elementos Básicos (ESCALA) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

41 Comunicação Visual Elementos Básicos (DIMENSÃO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES A dimensão existe no mundo real. Não só podemos senti- la, mas também vê-la. Mas em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe um dimensional real, ela é apenas implícita.

42 Comunicação Visual Elementos Básicos (DIMENSÃO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

43 Comunicação Visual Elementos Básicos (MOVIMENTO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES É um elemento visual que se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes.

44 Comunicação Visual Elementos Básicos (MOVIMENTO) COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

45 Comunicação Visual Elementos Básicos COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES Todos esses elementos, ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala, dimensão e movimento são componentes imprescindíveis para os meios visuais. Tem o potencial da transformação de forma fácil e direta. São elementos básicos para uma composição e sua utilização de maneira adequada trazem harmonia para qualquer trabalho, seja ele analógico ou digital.

46 LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Semana 04

47 Layout LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Layout é o arranjo dos elementos de um design em relação ao espaço que eles ocupam e em conformidade com um esquema estético geral. E está relacionado com a disposição de elementos de texto e imagem em um design.

48 Layout LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA A maneira como os objetos são posicionados afetará o modo como o conteúdo é examinado e recebido. O layout pode ajudar ou impedir a recepção das informações apresentadas no projeto. Layouts criativos agregam valor ao conteúdo.

49 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA

50 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA

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59 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA

60 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Objetos com essas proporções são agradáveis aos olhos e ecoam no mundo.

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74 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA

75 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA

76 Proporção Áurea LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Pode parecer óbvio, mas como estabelecer um padrão de “beleza” nos mais variados segmentos do design se o que é bonito para alguns não é para outros? Como fazer um design esteticamente agradável se cada pessoa tem sua preferências? Como fazer com que todos achem o material belo.

77 Design LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, para a solução de um problema.

78 Design LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Em um ambiente de comunicação único, e cada vez mais competitivo, os marketeiros, publicitários, designers, tem em sua mãos a responsabilidade de inovar e criar algo diferente, atraente.

79 Design LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Mas para que serve o design? Hoje em dia, o desgin é um dos elementos mais importantes no processo de criação de produtos e serviços. A função principal do design é agregar valor ao produto, gerar vendas e maior índices de satisfação entre os clientes.

80 PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Revisão - Semana 05

81 Introdução PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO As cores geradas podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e podem atuar como estimulante ou ser perturbadora na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

82 Introdução PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

83 Introdução PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

84 Significado das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Derivando de hábitos sociais estabelecidos durante longo espaço de tempo, fixam-se atitudes psicológicas que orientam inconscientemente inclinações. OBS.: A INTERPRETAÇÃO DA COR PODE SER UMA REFERÊNCIA

85 Significado das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Cada cor possui uma expressividade que remete ao observador alguma coisa. O uso da cor está relacionado à mensagem que o produto/serviço tem a oferecer. Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríade:

86 Introdução PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO impressionar (estímulo visual); expressar (provoca uma emoção); construir (tem um significado próprio).

87 Significado das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO As cores podem ter significados e provocar sensações diferentes:

88 Significado das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

89 Significado das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

90 Significado das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

91 Combinação das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Na Publicidade a combinação de cores está diretamente relacionada ao produto a ser lançado e ao público que vai consumir o produto. Portanto ao escolher as cores para um logotipo ou anúncio, o Diretor de Arte deve levar em consideração os seguintes fatores:

92 Combinação das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO PERFIL DA EMPRESA (séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem) + SENSAÇÃO DESEJADA (confiança, credibilidade, força, fome, alegria, paz, beleza, delicadeza, tranquilidade) + PÚBLICO ALVO (jovem, adulto, homem, mulher, moderno, conservador, nível sócio-econômico-cultural)

93 Combinação das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Potencializa os efeitos de sentido que têm nos observadores. Dá significação mais ampla à percepção do indivíduo. A combinação pode ser por proximidade nos tons, como vermelho e rosa, ou por aproximação de significação, como vermelho e amarelo.

94 Combinação das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

95 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Matiz: refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

96 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Saturação: descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

97 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Valor: É a quantidade de luminosidade presente na cor. Adiciona-se a escala acromática (escala dos cinzas).

98 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO LUMINOSIDADE Mais Luminosidade + Mais Positividade nas Sensações Mais Sombra + Sensações menos positivas

99 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Temperatura: Sensação transmitida pela cor, dando a impressão de ser:

100 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Temperatura: Quentes: Possuem uma vibração muito intensa; Tendem a avançar (saltar) e vibrar; Compostas pela derivação do laranja, vermelho e amarelo.

101 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Temperatura: Frias: Quando predominam, dá um caráter emotivo a imagem; Tendem a retrair (encolher); Compostas pela derivação do azul, roxo e verde.

102 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Temperatura: Neutras: Não há predomínio de tonalidades quentes ou frias; Compostas pela mistura com o preto, branco, cinza.

103 Parâmetro das Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Temperatura:

104 Cores PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO É na captação desse fenômeno que a Publicidade se apoia para realizar sua função primordial: contribuir para a venda; construir uma imagem; perpetuar o interesse.

105 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE Revisão - Semana 06

106 Introdução INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

107 Introdução INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

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126 Cores nas Embalagens INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE Neste caso as cores exercem um papel de influência tão importante quanto os exemplos anteriores, pois o produto está ali, frente a frente com o consumidor. E é normal que algumas cores sugeridas, sejam associadas a determinados produtos: -chocolate: marrom, vermelho, laranja, dourado, azul; -Café: dourado, marrom, vermelho; -Leite em pó: branco, azul-claro, amarelo; -Sorvetes: branco, dourado, vermelho;

127 Cores nas Embalagens INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE -Queijo: branco, azul-claro, amarelo; -Iogurte: branco, azul; -Cosméticos: azul claro, rosa, prata; -Desinfetantes: vermelho, azul-marinho, verde, branco, -Bronzeadores: laranja, amarelo, vermelho, branco; -Produtos para bebês: azul-claro, rosa, creme; -Aparelhos masculino: azul, verde – escuro, preto, prata; -Remédios: branco, azul, laranja; -Cervejas: dourado, prateado, branco, vermelho.

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129 Download da Revisão www.estudiomultifoco.com.br/ftc


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