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Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.

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Apresentação em tema: "Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa

2 Para sair tecle “Esc” Se os enfermeiros apresentassem maiores conhecimentos sobre auditoria, administração, e gestão de ações nos serviços de saúde, estariam melhor preparados para adquirir competências e desenvolver habilidades necessárias na formação do novo profissional de saúde, ajustado à realidade do mercado de trabalho, face às exigências da sociedade contemporânea.

3 Para sair tecle “Esc” OBJETIVO GERAL Analisar as necessidades de formação do enfermeiro auditor em suas atividades profissionais, relacionando essas necessidades com elementos da educação para o exercício da enfermagem.

4 Para sair tecle “Esc” OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as práticas da auditoria em enfermagem; Analisar o entrelaçamento das práticas educacionais com as atividades executadas no processo auditorial; e Investigar e analisar as opiniões e as percepções de alunos de um curso de pós graduação “lato sensu” em auditoria de enfermagem sobre a importância do processo de auditoria como instrumento de capacitação do enfermeiro.

5 Para sair tecle “Esc” METODOLOGIA Estudo de caso – pesquisa com os alunos, com uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvida junto a uma instituição de ensino superior localizada em São Paulo, restringindo-se a um Curso de Pós Graduação “lato sensu” - Especialização em Auditoria de Enfermagem.

6 Para sair tecle “Esc” Constitui-se de alunos graduados em enfermagem, matriculados no ano de 2002 em Curso de Especialização em Auditoria de Enfermagem.

7 Para sair tecle “Esc” O questionário empregado no trabalho de campo caracterizou-se por apresentar 9 questões, sendo 8 questões abertas e 1 questão do tipo fechada.

8 Para sair tecle “Esc” O modelo do questionário foi aplicado em 22 alunos, sendo que 14 participaram da pesquisa; Salienta-se que a participação foi voluntária, e os alunos tiveram a liberdade de responder os questionários sem se identificarem;

9 Para sair tecle “Esc” Foi realizada a pré-análise, iniciando pela leitura flutuante para permitir o primeiro contato com os dados, e para começar a organização dos documentos; e A seguir realizou-se a exploração do material, visando a classificação em temas e categorias.

10 Para sair tecle “Esc” O saber dos enfermeiros auditores Conhecimento dos enfermeiros auditores; A importância de construir os saberes na área de auditoria de enfermagem; e Complexidade de conhecimentos de inúmeras áreas para atuar em auditoria.

11 Para sair tecle “Esc” Resultados Os resultados apresentados refletem o perfil das discentes bem como suas opiniões e percepções relacionadas à auditoria e são específicas para o grupo de enfermeiras estudadas.

12 Para sair tecle “Esc” FAIXA ETÁRIAFREQÜÊNCIA TEMPO DE FORMADAS (EM ANOS) / GRADUAÇÃO Nº%1 I— 56 I— 1011 I— 15 21 l— 253213–– 26 l— 3075061– 31 l— 3517–1– 36 l— 4017––1 41 ou mais2141–1 TOTAL141001022

13 Para sair tecle “Esc” Atuação na Área 64% 36% Não Atua Atua

14 Para sair tecle “Esc” Instituição de Atuação 60% 20% OperadoraCooperativaHospital

15 Para sair tecle “Esc” A - Entendimento das alunas sobre auditoria em enfermagem Discentes que referiram as categorias Nº% Auditoria operacional14100 Auditoria de contas750 Auditoria de cuidados1393 Auditoria de gestão429 Planejamento, execução e controle429 Recursos humanos17 Processos322 Treinamento215

16 Para sair tecle “Esc” B - Entendimento das alunas sobre a relevância da auditoria em enfermagem Discentes que referiram as categorias Nº% Avaliação dos serviços14100 Qualidade1393 Registros429 Satisfação do cliente215 Recursos humanos215 Educar profissionais17 Censo crítico, respeito e coerência17 Conhecimento17 Avaliação dos rendimentos858 Redução de custo429 Lucratividade322 Análise das contas215 Cobrança indevida17

17 Para sair tecle “Esc” C - Entendimento dos alunos sobre a formação do enfermeiro auditor Discentes que referiram as categorias Percepção do enfermeiro quanto à validade do curso14100 Mudança de comportamento750 Aprimoramento do conhecimento643 Prática como enfermeiro643 Conhecer a realidade536 Amplitude da auditoria em enfermagem215 Percepção do enfermeiro sobre a importância da inserção da 14100 auditoria na graduação Importância da abordagem do tema auditoria14100 Abordagem restrita429 Percepção quanto à necessidade de atualização frente ao tema14100 Trabalhos científicos limitados1071 Restrição de eventos na área215 Falta de tempo17 Dificuldade para atualização17

18 Para sair tecle “Esc” D - Percepção das alunas quanto à relevância do curso Discentes que referiram as categorias Nº% Relevância dos temas abordados no curso 14100 Manter os temas 322 Mudança de carga horária 1286 Alteração de cronograma 322 Aumentar a prática 322 Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso 1393 Planejamento das atividades 322 Acompanhamento das ações de enfermagem 857 Elaboração de documentos 215 Postura ética 322 Orientação à equipe 750 Curso com conteúdo relevante 14100 Conteúdo relevante 14100 Aprofundamento nos assuntos 17 Reflexão prática 215

19 Para sair tecle “Esc” Conclusão No enunciado das alunas que participaram da pesquisa, o entendimento sobre a auditoria em enfermagem, está focado principalmente em auditoria operacional, sendo pouco aborda a auditoria de gestão.

20 Para sair tecle “Esc” Pela pesquisa realizada constatou-se que a relevância da auditoria em enfermagem na saúde está fundamentada principalmente na qualidade, ficando em segundo plano a abordagem sobre os rendimentos.

21 Para sair tecle “Esc” A formação do enfermeiro auditor foi abordada por todos os discentes, entende-se que o curso traz contribuição para os profissionais. Segundo as alunas o curso é relevante, sendo sugerido ampliar a carga horária

22 Para sair tecle “Esc” O ensino de enfermagem necessita, ser discutido; o currículo do curso de especialização necessita ser implementado, numa seqüência planejada, selecionada e com articulações de experiências no contexto do processo de ensino- aprendizado.

23 Obrigada!


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