Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Rodrigues Rico Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA VIEIRA LILIANE ALVES SÃO BOAVENTURA LUDMILLA MOREIRA DA SILVA Pedagogia: 3º ano- 6º período Disciplina: AEA- Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação
2
Indisciplina na Educação Infantil
3
1.INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é analisar a indisciplina no C.M.E.I.- Centro de Educação Monteiro Lobato uma escola de Educação Infantil localizada em Anápolis- Goiás, fundada em outubro de 1988, usamos um nome fictício para manter o anonimato da escola. O C.M.E.I. visa a atender crianças de 0 a 5 anos, que conforme o P.P.P. são carentes de famílias de baixa renda, residentes de outros bairros, e devido à localização do mesmo ser próxima ao centro da cidade várias famílias deixam seus filhos na instituição, por ser fácil a locomoção na hora de deixá-los e buscá-los, não comprometendo os seus horários. O presente trabalho propõe uma analise das respostas de professoras e coordenadora, diante a problemática “Indisciplina na Educação Infantil”, foram elaboradas perguntas para tentar entender esse problema que é presente nas salas de aula. Por fim faremos um tratamento de analise de dados estatísticos, para chegarmos a uma resposta.
4
2.JUSTIFICATIVA Ao escolher a escola a ser pesquisada pensou-se sobre o tema da pesquisa “Indisciplina” que foi um desafio encontrado na escola pesquisada uma vez que realizou-se o Estágio Supervisionado nessa instituição O que Vasconcellos(1993) salienta que a disciplina em sala de aula e na escola como um todo é um dos desafios que os educadores enfrentam na Pós-Modernidade. Ainda segundo Vasconcellos (1993, p. 24) “Um dos maiores problemas que se percebe hoje com relação à disciplina é a falta de clareza do professor quanto à postura a ser assumida em sala de aula”. De fato o que enfrentamos como estagiárias foi exatamente esse problema, qual postura assumir em sala de aula diante a indisciplina dos alunos, foi enormemente desafiador. Nesta pesquisa, portanto busca-se entender os dados sobre a indisciplina em uma determinada instituição de Educação Infantil, para que a partir destes possamos refletir essa questão tão presente nas escolas.
5
3. METODOLOGIA -Local da pesquisa: Centro Municipal de Educação Monteiro Lobato - População e Amostra : Todos os professores do CMEI. - Análise dos dados: excel e as normas estatísticas. - Abordagem da pesquisa: Qualitativa com análise de dados quantitativos. Procedimento da pesquisa: Questionário semi-estruturado.
6
Gráfico 1-Anápolis- Tempo de magistério dos professores do CMEI,2014
7
Gráfico 2 - Anápolis - Número de alunos indisciplinados, 2014. Fonte: Pesquisa na Escola Monteiro Lobato. Gráfico 2-Anápolis- Número de alunos indisciplinados, 2014.
9
Gráfico 4
10
GRÁFICO 5 - ANÁPOLIS - A FAMÍLIA PODE AJUDAR NO COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA, 2014. FONTE: PESQUISA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MONTEIRO LOBATO.
11
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS * O ato da indisciplina de fato não é tão fácil controlar e muito menos combater. *Na escola cabe aos professores e a própria escola procurar subsídios a cada dia para que possam amenizar os problemas dentro das salas de aula. *É necessário que haja sempre uma parceria entre a escola e a família.
12
Em entrevista com professores no CMEI podemos constatar que se possui alunos indisciplinados em sala, mesmo se tratando de crianças ainda pequenas. Percebendo-se através da entrevista percebe-se a importância dos pais na vida escolar dos filhos e que se deve haver uma boa relação entre a família e a escola para se procurar a melhor solução para o bom desenvolvimento dos alunos.
13
6. REFERÊNCIAS TRIVIÑOS, Augusto.Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2008. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina:construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo,1993.
14
OBRIGADA!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.