A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa

2 PSI Eliana Aparecida Alves 2 Qualidade da Informação Quais as características que tornariam os produtos de informação valiosos e úteis para você? Uma maneira é examinar as características ou atributos da informação que se agrupam em três dimensões:  Dimensão do Tempo  Dimensão do Conteúdo  Dimensão da Forma

3 PSI Eliana Aparecida Alves 3 Qualidade da Informação Tempo ( prontidão, aceitação, frequência e período) A informação deve ser fornecida quando necessária e atualizada quando for fornecida. Deve ser fornecida tantas vezes quantas forem preciso e nos períodos passado, presentes e futuros.

4 PSI Eliana Aparecida Alves 4 Qualidade da Informação Conteúdo (precisão, relevância, integridade, concisão, amplitude e desempenho). A informação deve estar isenta de erros e relacionada as necessidades um receptor específico. Toda informação que for necessária e apenas a informação que for necessária deve ser fornecida.

5 PSI Eliana Aparecida Alves 5 Qualidade da Informação Conteúdo A informação pode ter alcance amplo ou estreito, foco interno ou externo. A informação pode revelar desempenho pelas atividades concluídas, do progresso realizado ou recursos acumulados. (A informação isenta de erros, o rigor e a necessidade da informação.)

6 PSI Eliana Aparecida Alves 6 Qualidade da Informação Forma (clareza, detalhe, ordem, apresentação e mídia) A informação deve ser fornecida de forma que seja fácil compreender, pode ser resumida ou detalhada, organizada em uma seqüência pré-determinada. A informação pode ser narrativa, numérica, gráfica ou outras

7 PSI Eliana Aparecida Alves 7 Qualidade da Informação Forma A informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias. (a informação dever ser fornecida, organizada e apresentada – entrada de recursos de dados, organização e processamento do conteúdo e a apresentação na saída)

8 PSI Eliana Aparecida Alves 8 Armazenamento de Recursos de Dados O armazenamento é um componente básico dos sistemas de informação. É a atividade na qual os dados e informações são guardados de forma organizada para uso posterior. Os dados armazenados geralmente são organizados em: Campo Registro Arquivo Banco de Dados

9 PSI Eliana Aparecida Alves 9 Armazenamento de Recursos de Dados Campo - É um agrupamento de caracteres que representa uma característica de uma entidade (pessoa, lugar, objeto ou evento). Exemplo: Nome de um funcionário – José. Registro – É a coleção de campos inter-relacionados. Por exemplo: registro de folha de pagamento de um funcionário. Exemplo: Nome, Departamento, Salário, nº da previdência - José, depto de marketing, R$1000,00

10 PSI Eliana Aparecida Alves 10 Armazenamento de Recursos de Dados Arquivo – É uma coleção de registros inter- relacionados. Exemplo : um arquivo de folha de pagamentos consiste em registros da folha de pagamento de todos os funcionários de uma firma. Banco de dados de pessoal – É uma coleção integradas de registros e arquivos inter-relacionados. Exemplo: O banco de dados de pessoal de uma empresa pode conter arquivos de folha de pagamento, ação de pessoal e habilidade de funcionários.

11 PSI Eliana Aparecida Alves 11 O impacto das mudanças sobre os usuários finais e gerentes da organização. Exemplo: Como consumidor você precisa lidar constantemente com sistemas de informação que dão suporte às operações das muitas lojas de varejo que você faz compras. A maior parte das lojas utilizam sistemas de informação para facilitar seus registros das compras de clientes, manter o acompanhamento do estoque, pagar funcionários, adquirir novas mercadorias e avaliar tendências de vendas.

12 PSI Eliana Aparecida Alves 12 O impacto das mudanças sobre os usuários finais e gerentes da organização. Exemplo: Os sistemas de informação também auxiliam os gerentes de loja e outros profissionais da empresa a tomar melhores decisões e a tentar uma vantagem competitiva. Por exemplo: A administração de uma loja pode tomar a decisão de instalar quiosques com telas sensíveis ao toque em todas as suas lojas, com links para seu web site de e-commerce para compras on-line. ( No Brasil, um exemplo são as Lojas Americanas, mas não é tela sensível - that)

13 PSI Eliana Aparecida Alves 13 Tendências em SIs  1950 a 1960 – processamento de transações, manutenção de registros, contabilidade e outros aplicativos de dados (EDP – Processamento Eletrônico de Dados). Mais tarde elaborou o conceito de sistemas de informação gerencial (SIG) que passou a fornecer relatórios administrativos que dariam aos gerentes a informação para a tomada de decisão.

14 PSI Eliana Aparecida Alves 14 Tendências em SIs 1960 – 1970 – os produtos de informação não atendiam as necessidades da tomada de decisão administrativa.  Surge o conceito de Sistemas de Apoio à Decisão.

15 PSI Eliana Aparecida Alves 15 Tendências em SIs 1980 – Papéis de SI.  Desenvolvimento do processamento dos micros  Pacotes de softwares aplicativos.  Rede de telecomunicações  Os executivos não usavam os relatórios. Surge o EIS – Sistema de informação executiva)  Inteligência Artificial  Início de sistemas que visavam informação estratégica

16 PSI Eliana Aparecida Alves 16 Tendências em SIs  1980 a 1990  Sistema de informação estratégica que ajuda uma empresa a conquistar vantagem competitiva.  1990 ao século XXI  Internet, intranet, extranet e outras redes globais.  A empresa interconectada a internet e os sistemas globalizados de e-business e de e-commerce.

17 PSI Eliana Aparecida Alves 17 Tendências em Sistemas de Informação

18 PSI Eliana Aparecida Alves 18 Os Papéis Fundamentais de SI na Empresa Há três razões fundamentais para todas as aplicações de tecnologia da informação nas empresas. Elas são encontradas nos três papéis vitais que os sistemas de informação podem desempenhar para uma empresa:  Suporte de seus processos e operações ;  Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes  Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva.

19 PSI Eliana Aparecida Alves 19 Os Papéis Fundamentais de SI na Empresa Analisando a Duke Energy Podemos aprender muitos desafios da introdução de e-business a partir desse exemplo: Criaram uma equipe de profissionais de diversas funções organizacionais cuja missão era encorajar as unidades de negócio da Duke a desenvolverem e implementarem numerosas iniciativas estratégicas de e-business.

20 PSI Eliana Aparecida Alves 20 Os Papéis Fundamentais de SI na Empresa Analisando a Duke Energy A equipe forneceria o capital inicial, os sistemas de consultas e ligação do projeto e serviços de administração para ajudar uma unidade de negócios a desenvolver e implementar uma multiplicidade de aplicações de e-business. Exemplos de projetos de e-business bem-sucedidos na Duke forma um portal de rede para clientes e um sistema de leilões on-line.

21 PSI Eliana Aparecida Alves 21 Os Papéis Fundamentais de SI na Empresa Analisando a Duke Energy Num período de dezoito meses, a equipe tinha ajudado a lançar mais de uma dúzia de iniciativas de e-business que fizeram com que a empresa economizasse $52 milhões em um ano.

22 PSI Eliana Aparecida Alves 22 Os Papéis Fundamentais de SI na Empresa Os três principais papéis dos sistemas de informação (SIs). Os Sis fornecem a uma organização apoio as operações, à tomada de decisão gerencial e à obtenção de vantagem estratégica.

23 Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa


Carregar ppt "Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google