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INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.

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Apresentação em tema: "INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA

2 A Informática Educativa, na chamada Era Digital, vem aos poucos, substituindo o espaço do giz e apagador por teclado e mouse, não para excluí-los, mas para atender às exigências de um mundo globalizado, conectado por uma gigantesca janela tecnológica. INFÂNCIA CONECTADA...

3 Em nossas escolas o professor e o aluno vivem um constante construir e reconstruir de saberes pedagógicos e tecnológicos, incluindo aspectos de ordem afetiva, social e cultural. A informática educativa nos permite levar a educação para além dos muros da escola, ela permeia todo o conteúdo escolar e integra o educando ao universo.... NO MUNICÍPIO DE SANTOS

4 O que acontece naquele espaço?

5 Para as aulas de educação infantil, o laboratório de Informática Educativa é um local de aprendizagem lúdica, onde o brincar e o aprender se tornam par na construção do conhecimento.

6 Objetivos Familiarizar com equipamento e software; Promover a atenção e concentração; Trabalhar a coordenação visomotora; Desenvolver a coordenação motora;

7 COORDENAÇÃO MOTORA, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

8

9 Objetivos Desenvolver a percepção visual e auditiva:  Identificação de sons, cor, forma, tamanho, posição, contagem e sequência. Lidar com a organização espacial:  Reconhecimento de posição, espaço e lateralidade;  Desenvolver a memória visual e auditiva.

10 PERCEPÇÃO VISUAL, AUDITIVA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL

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12 Objetivos Desenvolver habilidades artísticas; Despertar a curiosidade;

13 HABILIDADES ARTÍSTICAS E CURIOSIDADE

14 Objetivos Aprender os símbolos gráficos: letras, números, cores e formas; Desenvolver o raciocínio lógico.

15 IDENTIFICANDO SÍMBOLOS GRÁFICOS

16 Objetivos Identificar as partes do computador; Ligar e desligar o computador; Identificar corretamente as mídias mais comuns.

17 Objetivos Manusear os softwares e drives de CD; Abrir e fechar um programa/atividade; Usar corretamente os termos: ícones, janela, clicar, arrastar; Identificar os botões: iniciar, fechar, maximizar e minimizar.

18 ENTRAR E SAIR DE ATIVIDADES E PARTES DO COMPUTADOR

19 Softwares utilizados na Educação Infantil Antiga parceria Positivo: - Dois Ursinhos Brigões - O aniversário do Arthur - Coleção Mickey Mouse - Coleção Pooh - Kid Pix - Mogli - Descobrindo a Matemática 1 e 2 Adquiridos por algumas Escolas: -Turma da Mônica - Coelho Sabido - Escola Diversão - Sebran - ABC Turma da Mônica -Mundo dos bichos -Socrates Software

20 Sites pedagógicos A proposta, ao utilizar sites, é que o tempo ocupado na Internet seja direcionado ao aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural, combinando conhecimento com diversão. Os sites pedagógicos são ambientes educativos, lúdicos e interativos criados para instigar a aprendizagem.

21 Relação de sites pedagógicos www.meninomaluquinho.com.br www.solzinho.com.br www.discoverykids.com.br www.atividadeseducativas.com.br www.brinquebook.com.br www.tvcultura.com.br/cocorico www.jogoseducativos.jogosja.com www.chamequinho.com.br www.clubinhosabesp.com.br/ www2.uol.com.br/ecokids/index.htm www.edinfjogos.universoneo.com.br/ www.escolagames.com.br/ www.monica.com.br www.smilinguido.com.br www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ www.abelhudos.com.br/ www.ferryhalim.com/orisinal/ www.inag.pt/jovem/index.html www.senna.globo.com/senninha/index.asp www.smartkids.com.br/ www.mundodositio.globo.com/ www.tribodoguarana.net/index2/index.htm www.tvratimbum.com.br/ www.taina3.com.br/ www.elbuhoboo.com www.contandohistória.com

22 Conexão do Saber A UNICAMP em parceria com a Secretaria de Educação de Santos, oferece aos professores o projeto “Conexão do Saber”. Este projeto propicia o desenvolvimento de módulos educacionais, onde os educadores tem a possibilidade de transformar material pedagógico em atividades virtuais, que podem ser utilizadas nas aulas.

23 G COMPRIS GCompris é um software educacional que compreende numerosas atividades para crianças na faixa etária entre 2 e 10 anos. As atividades possuem orientação lúdica com direcionamento educacional. GCompris dispõem de aproximadamente 100 atividades e é um software livre.

24 Agradecimentos Iris Sposito irissposito@hotmail.com Glorita Faria dos Santos g.faria_s23@hotmail.com Equipes Técnicas das UMES: Cidade de Santos Elsa Virtuoso Eunice Caldas Monte Cabrão


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