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IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?

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1 IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?

2 IBSE Conjeturas atuais  Programa PISA 2009 http://www.oecd.org/pisa/  Estudo ROSE 2010 (Relevance of Science Education) http://roseproject.no./  Projeto PROFILES 2011 (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry Learning and Education through Science) http://www.profiles-project.eu / Inquiry Based Science Education ou Educação em Ciência baseada no inquérito orientado

3 Estudo ROSE (comparativo por género) Rapazes  Contexto técnico  Contexto espetacular e violento  Gostam de trabalhar sozinhos  Pouco interessados em ajudar os outros  Orientação vocacional: dinheiro, ser patrão, incêndio, ser famoso Raparigas  Mais céticas cientificamente  Sem um bom contexto o desinteresse aumenta  Temas como a saúde, o ambiente e o corpo  Atitudes e valores  Gostam de trabalhar em Grupo, ainda com ajuda repartida

4 ENSINO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (OPINIÃO PESSOAL) -Aprendizagens descontextualizadas -Exames com itens de linguagem técnica de difícil interpretação -Critérios muito estruturados e estanques -Pequena liberdade de pensamento científico -Programa curricular elaborado essencialmente por mulheres

5 Etapas iniciais da aplicação dos módulos inquiry Apresentação da pergunta inicial motivadora Entrega do modelo para alunos Leitura do artigo “Inquiry Brainstorming” Simulação Computacional

6 Cenário Inicial RapazesRaparigas

7 Registos efetuados Atividade 1 Escala Molecular Atividade de Metais

8 Etapas finais da aplicação Responder às questões iniciais propostas Necessidade de textos complementares Organizar a série eletroquímica Esclarecimento do poder redutor através de uma rede de conceitos Refletir sobre a questão inicial motivadora Trabalho de casa Oxidação Espécie oxidada Agente redutor Redução Espécie reduzida Agente oxidante

9 Principais constrangimentos Adaptações propostas Programa oficial – ponto 2.3.2 A. L. 2.4 - série eletroquímica Desorganização de conceitos

10 Metodologias Complementares Mapa de conceitos Resolução exercícios de exame Atividade experimental real com relatório

11 Pontos fortes IBSE + Papel ativo, colaborativo e motivado do aluno Cenário motivador Aplicação crítica, social e vocacional Aprendizagem significativa com melhoria ~33% Avaliação formativa (pré e pós) Simulação Computacional

12 AnoPrincipais etapas académicas 2000Licenciado em Química – Ramo Educacional 2000Ingresso no Colégio Cedros 2001Especializado em Química para o Ensino 2011Formação FOCO-PROFILES: Um professor de F.Q. em investigação-ação 2012Doutorando em Ensino e Divulgação das Ciências 2013Investigador do Centro de Investigação em Química da F.C.U.P. Contacto: nunofrancisco@colegiocedros.pt Obrigado pela atenção dispensada


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