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PublicouCatarina Lameira Bugalho Alterado mais de 8 anos atrás
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IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
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IBSE Conjeturas atuais Programa PISA 2009 http://www.oecd.org/pisa/ Estudo ROSE 2010 (Relevance of Science Education) http://roseproject.no./ Projeto PROFILES 2011 (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry Learning and Education through Science) http://www.profiles-project.eu / Inquiry Based Science Education ou Educação em Ciência baseada no inquérito orientado
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Estudo ROSE (comparativo por género) Rapazes Contexto técnico Contexto espetacular e violento Gostam de trabalhar sozinhos Pouco interessados em ajudar os outros Orientação vocacional: dinheiro, ser patrão, incêndio, ser famoso Raparigas Mais céticas cientificamente Sem um bom contexto o desinteresse aumenta Temas como a saúde, o ambiente e o corpo Atitudes e valores Gostam de trabalhar em Grupo, ainda com ajuda repartida
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ENSINO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (OPINIÃO PESSOAL) -Aprendizagens descontextualizadas -Exames com itens de linguagem técnica de difícil interpretação -Critérios muito estruturados e estanques -Pequena liberdade de pensamento científico -Programa curricular elaborado essencialmente por mulheres
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Etapas iniciais da aplicação dos módulos inquiry Apresentação da pergunta inicial motivadora Entrega do modelo para alunos Leitura do artigo “Inquiry Brainstorming” Simulação Computacional
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Cenário Inicial RapazesRaparigas
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Registos efetuados Atividade 1 Escala Molecular Atividade de Metais
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Etapas finais da aplicação Responder às questões iniciais propostas Necessidade de textos complementares Organizar a série eletroquímica Esclarecimento do poder redutor através de uma rede de conceitos Refletir sobre a questão inicial motivadora Trabalho de casa Oxidação Espécie oxidada Agente redutor Redução Espécie reduzida Agente oxidante
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Principais constrangimentos Adaptações propostas Programa oficial – ponto 2.3.2 A. L. 2.4 - série eletroquímica Desorganização de conceitos
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Metodologias Complementares Mapa de conceitos Resolução exercícios de exame Atividade experimental real com relatório
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Pontos fortes IBSE + Papel ativo, colaborativo e motivado do aluno Cenário motivador Aplicação crítica, social e vocacional Aprendizagem significativa com melhoria ~33% Avaliação formativa (pré e pós) Simulação Computacional
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AnoPrincipais etapas académicas 2000Licenciado em Química – Ramo Educacional 2000Ingresso no Colégio Cedros 2001Especializado em Química para o Ensino 2011Formação FOCO-PROFILES: Um professor de F.Q. em investigação-ação 2012Doutorando em Ensino e Divulgação das Ciências 2013Investigador do Centro de Investigação em Química da F.C.U.P. Contacto: nunofrancisco@colegiocedros.pt Obrigado pela atenção dispensada
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