A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento planejamento pode É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento planejamento pode É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento planejamento pode É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas interfaces com a qualidade da educação e a autonomia da escola.

2 PLANEJAR... É estar pronto para responder aos desafios da mudança. 2 Planejamento na escola Dimensão política Dimensão pedagógica Gestão democrática Processos participativos Comunidade Agentes integradores Estudantes Dimensão técnica

3 BASE LEGAL  O artigo 13 da LDB/96, incisos de I ao VI, estabelece aos docentes ações referentes ao ato de planejar; especificamente, referendamos o inciso V: “os docentes incumbir-se-ão de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.” 3

4 DEFINIÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO  “É um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos.” (Danilo Gandin)  “Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.” (Celso Vasconcellos)

5 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO  Focalizar e antecipar as atenções em finalidades e ações educativas concretas.  Propiciar a organização do trabalho didático do professor.

6 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO  Servir de apoio para tomada de decisões visando o aperfeiçoamento do processo educativo.  Dar coerência às ações da escola aproximando os ideais políticos e educacionais descritos na Proposta Pedagógica.

7 CARACTERÍSTICAS DO PLANO  UNIDADE – todas as atividades convergem para a obtenção dos mesmos objetivos.  CONTINUIDADE – todas as etapas do trabalho são previstas sequencialmente, uma oportunizando a continuidade da outra.

8  FLEXIBILIDADE - possibilidade de ocorrência de alterações e reformulações sem prejuízo do andamento da ação.  OBJETIVIDADE - fundamentação na realidade para o qual foi elaborado.  PRECISÃO E CLAREZA - com informações e indicações exatas que não deixam margens a pensamentos dúbios.

9 9 MODO DE PENSAR QUESTIONAMENTO SOBRE O QUÊ SERÁ FEITO? PLANEJAR ENVOLVE QUAIS OS RESULTADOS ? PARA QUEM? ONDE ? QUANTO ? COM QUEM ? QUANDO ? POR QUÊ ? COM O ?

10 “O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.” Ilma Passos de Alencastro Veiga PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

11 PLANEJAMENTO DO ENSINO Tomada de decisão sobre a educação em sala de aula possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade. Plano de curso, plano quinzenal, plano semanal ou plano de aula. Unidade nas formas de apresentação do Plano - atentar p/ a sobrecarga do trabalho do professor (evitar burocracia).

12 ITENS MÍNIMOS DO PLANO DE AULA  Competências e habilidades  Conteúdos  Atividades a serem desenvolvidas / Metodologia  Avaliação da aprendizagem  Observações – do professor

13 A competência favorece a capacidade de: MOBILIZAR CONHECIMENTOS HÁBITOS ATITUDES INFORMAÇÕES COMPETÊNCIA ENFRENTAR DETERMINADAS DIVERSAS SITUAÇÕES UTILIZAR ESQUEMAS PARA DESENVOLVER RESPOSTAS INÉDITAS, CRIATIVAS

14 SÃO INSEPARÁVEIS DA AÇÃO, MAS EXIGEM DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS; ESTÃO RELACIONADAS: AO SABER FAZER A AÇÃO FÍSICA OU A AÇÃO MENTAL HABILIDADES

15 CONTEÚDOS O É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE SEJA CRITERIOSO NA SELEÇÃO E NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS EM SALA DE AULA. DOIS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A FORMA COMO ELES SERÃO MINISTRADOS: e A INTERDISCIPLINARIDADE A CONTEXTUALIZAÇÃO

16 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA A ORGANIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AULA PELO PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA QUE AS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES E OS CONTEÚDOS SEJAM ABORDADOS DE MANEIRA QUE TODOS OS ESTUDANTES TENHAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR ISSO, É PRECISO DEFINIR COM CLAREZA

17 Deve ser realizada conforme sua orientação teórica de grupos, com projetos ou pesquisa A metodologia deve ser apresentada com muita clareza Deve indicar os movimentos didático- pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimento das atividades. COMPÕE-SE DE DIFERENTES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDAS PELO PROFESSOR, CONFORME SUA ORIENTAÇÃO TEÓRICA exige a especificação de como o professor irá articular o conhecimento prévio do estudante A METODOLOGIA

18 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PLANO DE AULA, A AVALIAÇÃO É UM COMPONENTE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE O PROFESSOR ESTABELEÇA, DE MANEIRA CLARA E PRECISA, INSTRUMENTOS E MECANISMOS QUE PROPICIEM O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO E SISTEMÁTICO DO PROCESSO, COM VISTAS À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E DO ENSINO DO PROFESSOR. SE DIVIDE EM 3 MODALIDADES : DIAGNÓSTICA FORMATIVA SOMATIVA

19 CAMPO DE OBSERVAÇÕES NO PLANO DE AULA Este campo, de uso do professor, destina-se ao registro de questões relevantes sobre o conhecimento do aluno, levantadas no processo de implementação do planejamento, assim como as alterações didáticas para melhoria do resultado do desempenho dos estudantes.

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 18. ed. São Paulo, Editora Cortez, VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 12. ed. São Paulo, Libertad Editora, LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola- teoria e Prática. 4. ed. Goiânia, Editora Alternativa, VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. 13. ed. Campinas, São Paulo, Editora Papiros, 2001.


Carregar ppt "Planejamento planejamento pode É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google