Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Lucas Candal Rodrigues Alterado mais de 8 anos atrás
1
A Comunicação nas Organizações Privadas
2
A Comunicação nas Organizações Privadas
Formas de Comunicação Organizacional: Comunicação Gerencial Comunicação Administrativa Comunicação Social (interna e externa)
3
A Comunicação nas Organizações Privadas
1. Comunicação Gerencial 1.1 Modelo clássico da comunicação: F+M+C+R 1.2 Problemas de comunicação na empresa situam-se na esfera das fontes. 1.3 A posição do gerente
4
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.4 A comunicação gerencial 1.5 Onde se situam os problemas que agravam as comunicações gerenciais?
5
A Comunicação nas Organizações Privadas
Eficácia da Comunicação: Clara definição de objetivos Capacidade de codificação / expressão Domínio psicológico / empatia / carisma Capacidade de compreender o meio ambiente
6
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.5.1 Atitudes a) Consigo – gerente que não confia em sua capacidade. b) Com o assunto - algum assunto que a fonte não domine ou rejeite. c) Com o receptor – a predisposição negativa para com um público influenciará na palestra.
7
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.5.2 Níveis a) Nível intra - As habilidades da fonte são fundamentais. b) Nível inter – comunicação entre dois interlocutores:
8
A Comunicação nas Organizações Privadas
Gerente x gerente - não há grandes dificuldades e ruídos Gerente x subordinado – a taxa de ruído já pode apresentar uma variação para mais ou para menos Gerente x superiores – o volume de problemas é menor
9
A Comunicação nas Organizações Privadas
c) Nível grupal – palestras e reuniões monotonia dos encontros repetições discussões intermináveis palestras desinteressantes falta de sintonia entre grupo e apresentadores longa duração dos eventos
10
A Comunicação nas Organizações Privadas
d) Nível coletivo – gerentes, superintendentes e diretores usam meios clássicos de comunicação organizacional
11
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.5.3 Fluxos a) Fluxo descendente – são formais e, freqüentemente, em excesso ocasionando entupimento dos canais.
12
A Comunicação nas Organizações Privadas
Gerentes x superintendente – menos patamares de comunicação e as linguagens usam referenciais mais homogêneos. (são mais eficazes); Gerentes x chefias subordinadas – menos eficazes
13
A Comunicação nas Organizações Privadas
“Quanto mais informação, mais poder”
14
A Comunicação nas Organizações Privadas
b) Fluxo ascendente - Tendem a ser menos formais (canais informais) Bases x gerências intermediárias – são mais lentas Gerências intermediárias x níveis superiores são menos lentas.
15
A Comunicação nas Organizações Privadas
c) Fluxo lateral - mesma posição no organograma (“esconderijo das informações”). d) Fluxo diagonal - By pass
16
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.5.4 Mensagens Código – regras gramaticais, domínio da expressão falada e escrita Conteúdo – desconhecer o conteúdo; desmoralização diante da platéia Tratamento – criatividade, simbologia etc
17
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.5.5 Canais A escolha do canal adequado poderá garantir o êxito da comunicação
18
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.5.6 Receptores Conhecer o receptor Projetar objetos e expectativas maior aproximação, melhor entrosamento Desinteresse por parte dos receptores
19
A Comunicação nas Organizações Privadas
1.6 Desafios do corpo gerencial Como o corpo gerencial pode melhorar suas comunicação? Coragem para gerenciar Buscar amplitude e profundidade – conhecimento multidisciplinar Focar a gerência pela orientação das pessoas – capaz de reconhecer valores pessoais e organizacionais
20
A Comunicação nas Organizações Privadas
Ter orientação global e antevisão de futuro Ter conhecimento relativo de todas as coisas – correlacionar informações diversas Deter conhecimento tecnológico específico Compreender os conceitos básicos da comunicação Saber escolher formas e canais de comunicação
21
A Comunicação nas Organizações Privadas
Identificar ruídos / problemas – não se deve passar por cima de problemas Corrigir linguagens – ter cuidado com a linguagem técnica (capacidade de adaptação) Aperfeiçoar habilidades comunicativas Saber escolher alvos Senso de oportunidade Identificar recursos de comunicação disponíveis Atualizar-se constantemente
22
A Comunicação nas Organizações Privadas
Definir bem o que quer comunicar Aceitar sugestões e críticas Flexibilidade Dar valor ao processo de comunicação – importância do processo para a vida pessoal e profissional Conhecer ou procurar conhecer a si e aos outros
23
A Comunicação nas Organizações Privadas
2 Comunicação Administrativa É umas das maiores fontes de ruído e de problemas das organizações
24
A Comunicação nas Organizações Privadas
2.1 Falta de atenção à comunicação administrativa: Desconhecimento do sistema Carência de profissionais no mercado com formação adequada para tratar e administrar os elos da cadeia.
25
A Comunicação nas Organizações Privadas
2.2 As mensagens da comunicação administrativa dividem-se entre os seguintes tipos: Normas instruções política de desenvolvimento de pessoal promoção políticas salariais políticas de gestão / organização / modernização regulamentos avisos informações sobre novos lançamentos programas,
26
A Comunicação nas Organizações Privadas
2.3 Problemas Indefinição clara de responsabilidades Falta de conhecimento pleno do negócio Dissonâncias normativas Excesso de informações Defasagem tecnológica da comunicação Ausência de tempestividade Má administração de tempo Inadequação de canais
27
A Comunicação nas Organizações Privadas
Inadequação de linguagens Morfologia inadequada Falta de especialistas Ausência de previsibilidade
28
A Comunicação nas Organizações Privadas
2.4 Programa de Aperfeiçoamento Informatizar a comunicação Enxugar as massa informativas Preparar os corpos funcionais Disponibilizar um sistema de fontes e gestores Aperfeiçoar o grafismo / estética das linguagens Uniformizar / massificar o conhecimento Aprimorar comunicações ascendentes
29
Obrigada pela atenção
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.