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TIPOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. London: RoutledgeFalmer, 2001. 5th Edition. ESTEBAN,

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1 TIPOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. London: RoutledgeFalmer, 2001. 5th Edition. ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010. 268 p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_ elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_ elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

2 Ao falarmos de pesquisa, nos referimos a um/uma......intenção de pesquisa (elementos constituintes da pesquisa)...espaço metodológico tipo estratégia método abordagem tradição conjunto de práticas e procedimentos para a coleta de dados

3 Certamente, não é fácil realizar uma diferenciação clara entre perspectivas epistemológicas, teóricas e métodos de pesquisa específicos, porque muitas orientações teóricas constituem, por sua vez, um modelo com pautas específicas para o desenvolvimento do trabalho empírico. Assim, Tesch (1990) afirma que é impossível construir uma tipologia clara e excludente de categorias que permitam classificar os diferentes tipos de pesquisa qualitativa (a autora identifica mais de quarenta tipos de pesquisa qualitativa) e nos propõe duas formas possíveis de organização: (ESTEBAN, 2010, p. 146) EM FUNÇÃO DA RAIZ DISCIPLINAR EM FUNÇÃO DOS OBJETIVOS DE INVESTIGAÇÃO Níveis Momentos Exploratório Descritivo Explicativo Tipos Métodos Tradições Pesquisa etnográfica Estudo de caso Pesquisa histórica Pesquisa-ação Pesquisa experimental Estudos quantitativos (GIL, 2002)

4 NÍVEIS MOMENTOS EXPLORATÓRIO EXPLICATIVO DESCRITIVO “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico, (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e (c) análise de exemplos que ‘estimulem a compreensão’”. (GIL, 2002, p. 41) “identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. [...] Pode- se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudo explicativos.” (GIL, 2002, p. 42) “descrever as características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relação entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.” (GIL, 2002, p. 42)

5 Pesquisa etnográfica Tem por objetivo investigar em profundidade uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do que ocorre naquela realidade. Algumas características: - Caráter holístico: descreve os fenômenos de maneira global, aceitando o cenário complexo e a totalidade da realidade investigada. - Condição naturalista: o etnógrafo estuda as pessoas em seu hábitat natural. - O problema pode ser redescoberto no campo; o etnógrafo evita a definição rígida e antecipada de hipóteses.

6 Pesquisa etnográfica Filme Baile Perfumado (1996) O filme conta a interessante história de Lampião e seu bando. Beirando o documentário, o filme retrata a vida de Lampião em interação com seu bando, em seu dia-a- dia, registrado por Duda Mamberti (Benjamim Abrahão), que decide filmar Lampião com o sonho de ficar rico. No filme, numa pesquisa etnográfica, o personagem Abrahão sistematicamente e imparcialmente faz anotações ao ouvir depoimentos das pessoas envolvidas naquele grupo, observa o bando no seu dia-a-dia, bate fotos e faz filmagens, caracterizando assim o nível descritivo de pesquisa. O método utilizado neste tipo de pesquisa é o etnográfico, pois os agentes daquela comunidade são observados em interação, no local vivido pelo bando de cangaceiros. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/2730517

7 Estudo de caso O estudo de caso é o estudo de um caso, seja ele simples e específico, como o de uma professora bem sucedida de uma escola pública, ou complexo e abstrato, como o das classes de alfabetização ou do ensino noturno. O caso é sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos claramente definidos no desenrolar do estudo. [...] o caso se destaca por se constituir uma unidade dentro de um sistema mais amplo (LÜDKE;ANDRÉ, 1986, p. 17) Algumas características: - Particularista (uma situação, um evento, um programa ou um fenômeno em particular) - Descritivo (variedade de fontes de informação) - Heurístico (sequência de etapas que podem levar ao replanejamento do objeto de estudo – análise sistemática / relatórios parciais) - Indutivo (“generalizações naturalísticas” elaboradas pelo leitor do estudo)

8 Estudo de caso “De um estudo de caso se espera que abranja a complexidade de um caso particular (...) é o estudo da particularidade e da complexidade de um caso singular, para chegar a compreender sua atividade em circunstâncias importantes (...) O caso pode ser uma criança, um professor (...) Pretendemos compreendê-los. Nós gostaríamos de escutar suas histórias” (STAKE, 1998, p. 11 e 15 apud ESTEBAN, 2010, p. 181 e 182). “Um programa inovador pode ser um caso. Todas as escolas da Suécia também podem ser. Mas é menos frequente considerar como casos a relação entre as escolas, as razões de um ensino inovador ou a política da reforma educacional. Essas são questões gerais, não específicas. O caso é algo específico, algo complexo, em funcionamento” (STAKE, 1998, p. 16 apud ESTEBAN, 2010, p. 182).

9 Pesquisa histórica Estudo dos conhecimentos, processos e intuições passadas, procurando identificar e explicar as origens contemporâneas. Muitos dos problemas contemporâneos podem ser analisados e entendidos a partir de uma perspectiva histórica. E a partir da análise, evolução e comparação históricas se podem traçar perspectivas.

10 Pesquisa histórica Filme Uma cidade sem passado (1990) O filme Uma Cidade sem Passado relata a luta incrivelmente persistente de Lena Stolz (Sonja Rosenberger) para desvendar a verdade que está por trás do passado de sua cidade durante o nazismo. Mesmo diante de graves ameaças, Sonja sai em busca da verdade consultando arquivos nunca antes vistos, pesquisando jornais e documentos antigos, ouvindo pessoas mais velhas que viveram no período histórico do nazismo, e termina por descobrir que sua comunidade é essencialmente hipócrita, em especial a Igreja e o Estado. Dessa forma, podemos detectar neste filme a pesquisa exploratória, baseada em entrevistas não padronizadas e levantamento documental. O método utilizado aqui é o método histórico, pois Sonja vai buscar, nos dados do passado, explicações para os eventos do presente. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/2730517

11 Pesquisa-ação A pesquisa-ação está localizada na metodologia da pesquisa orientada à prática educacional. Nessa perspectiva, a finalidade essencial da pesquisa não é o acúmulo de conhecimento sobre o ensino ou a compreensão da realidade, mas, fundamentalmente, contribuir com informações que orientem a tomada de decisões e os processos de mudança para a sua melhoria. Justamente, o objetivo prioritário da pesquisa-ação consiste em melhorar a prática em vez de gerar conhecimentos; por isso, a produção e a utilização do conhecimento se subordinam a esse objetivo fundamental e estão condicionadas por ele (ELLIOT, 1993 apud ESTEBAN, 2010, p. 167). O processo de pesquisa-ação é definido ou caracterizado como uma espiral de mudança. A característica fundamental dessa metodologia é a natureza cíclica e flexível do processo, que apresenta quatro fases com tarefas bem definidas.

12 Identificação de uma preocupação temática e abordagem do problema Elaboração de um plano de atuação Desenvolvimento do plano e coleta de dados sobre sua implantação Reflexão, interpretação e resultados - replanejamento Pesquisa-ação

13 Envolve uma reflexão sistemática na ação. Envolve a transformação e melhoria de uma realidade educacional e/ou social. O elemento de “formação” é essencial e fundamental no processo de pesquisa-ação. É uma pesquisa que envolve a colaboração das pessoas. É realizada pelas pessoas envolvidas na prática que se pesquisa. Parte da prática, de problemas práticos. Algumas características

14 FORMAÇÃO PESQUISAAÇÃO Elementos essenciais da pesquisa-ação. Triângulo de Lewin (ESTEBAN, 2010, P. 172). Pesquisa-ação

15 Pesquisa experimental “Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto” (GIL, 2002, p. 47).. A base filosófica desta abordagem tem as suas origens nas tradições positivistas e científico-realistas que começaram a ser desenvolvidas durante o Iluminismo, sendo, depois consolidadas durante os séculos XVIII e XIX à medida que a “ciência” e a “tecnologia” começaram a exercer um domínio cada vez mais forte sobre a produção de conhecimento.

16 Pesquisa experimental Filme O óleo de Lorenzo (1992) O filme “O óleo de Lorenzo” conta a história incrivelmente sofrida do menino Lorenzo e a busca desesperada de seus pais pela cura da doença rara que acomete seu filho. No filme, o pai e a mãe de Lorenzo, inconformados com a falta de opções que a Medicina tradicional oferece, buscam informações através de pesquisa bibliográfica sobre a doença. Também procuram escutar casos de outras crianças que foram também acometidos por ela, procurando dessa forma entender as causas da doença e suas razões. A partir disso, tentam interpretar os fenômenos estudados, manipulando e controlando as variáveis envolvidas. Esta investigação corresponde ao método experimental, pois a experiência é montada de acordo com a necessidade da descoberta, e as variáveis vão sendo manipuladas a partir do surgimento de novas descobertas. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/2730517

17 Estudos quantitativos “... a análise de dados quantitativos constitui-se em um trabalho que propicia que “a informação que não pode ser diretamente visualizada a partir de uma massa de dados poderá sê-lo se tais dados sofrerem algum tipo de transformação que permita uma observação de um outro ponto de vista”. [...] a quantificação abrange um conjunto de procedimentos, técnicas e algoritmos destinados a auxiliar o pesquisador a extrair de seus dados subsídios para responder à(s) pergunta(s) que o mesmo estabeleceu como objetivo(s) de seu trabalho”.... os métodos quantitativos de análise são recursos para o pesquisador, o qual deve saber lidar com eles em seu contexto de reflexão (num certo sentido deve dominá-los) e, não, submeter-se cegamente a eles, entendendo que o tratamento dos dados por meio de indicadores, testes de inferência, etc. oferecem indícios sobre as questões tratadas, não verdades; que fazem aflorar semelhanças, proximidades ou plausibilidades, não certezas.. GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

18 Estudos quantitativos


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