Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLarissa Palhares de Almeida Alterado mais de 8 anos atrás
1
OSM Organização, Sistemas e Métodos Prof. Ednaldo N. Mascarenhas
2
INTRODUÇÃO
3
CONCEITOS ORGANIZAÇÃO “Forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo” ADMINISTRAÇÃO “Utilizar eficientemente os recursos para sobreviver e progredir” EMPRESA “Sistemas contendo recursos humanos, financeiros e materiais orientados para resultados”
4
O GERENTE e suas dificuldades ADQUIRIR RECURSOS Fazer arranjo físico DESENVOLVER Adequar rotinas NÃO DESVIAR DO NEGÓCIO Adequar estrutura Instituir controlesACOMPANHAR PRODUTIVIDADE Editar procedimentosTREINAR NOVOS RECURSOS
5
O GERENTE LIVRE ESTABELECER OBJETIVOS MEDIR RESULTADOS PLANEJAR DIRIGIR CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS
6
CONCEITO DE OSM Função especializada que aconselha a introdução de novos métodos e estruturas organizacionais que reduzam custos sem impor esforço insuportável a estrutura social da empresa.
7
OBJETIVOS DE OSM Racionalizar serviços Propor estrutura compatível com a natureza do trabalho (física e organizacional) Padronizar instrumentos de trabalho e procedimentos Propor divisão de trabalho Apresentar diagnóstico da organização Propor soluções alternativas de trabalho Planejar e acompanhar projetos organizacionais
8
ÁREAS DE ATUAÇÃO MÉTODOS ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTAL
9
Estrutura organizacional Descrição de cargos e salários Estratégias organizacionais Política de pessoal Manuais Regimento interno, estatutos COMPONENTES VISÍVEIS COMPONENTES NÃO VISÍVEIS Padrões de poder e de influências Visão pessoal das competências organizacionais e individuais Percepção do papel individual e escala de valores Sentimentos emocionais, necessidades e desejos Padrões de grupos interpessoais e de relações divisionais Relacionamentos afetivos METÁFORA
10
IRRACIONALIDADES EMPRESA ATITUDES COMPLEXASATITUDES INQUESTIONÁVEIS INTRANSIGÊNCIA ALIENAÇÕES INDIVIDUAIS
11
TEORIAS MOTIVACIONAIS
12
AMBIENTE TRABALHO NECESSIDADES Herzberg FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVADORES Herzberg
13
FATORES DE HIGIENE E MOTIVAÇÃO - Herzberg - HIGIÊNICOS: AMBIENTE Programa e Administração Supervisão Condições de trabalho Relações interpessoais Dinheiro Segurança MOTIVADORES: TRABALHO Realização Reconhecimento Trabalho desafiador Maior responsabilidade Crescimento e Desenvolvimento
14
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - Maslow - Auto- Realização Ego-status Associação Segurança Básicas
15
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - Maslow - MOTIVADORES TRABALHO HIGIÊNICOS AMBIENTE Auto- Realização Ego-status Associação Segurança Básicas
16
Realização Reconhecimento Trabalho desafiador Maior responsabilidade Crescimento e Desenvolvimento Programa e Administração Supervisão Condições de trabalho Relações interpessoais Dinheiro Segurança FATORES - HERZBERG Preocupação com auto-aprovação Trabalhos mais significativos Espera reconhecimento Desenvolvimento profissional Capacidade técnica Recompensas sociais e profissionais Sentimento de filiação Participação em grupos/interação Planos de aposentadoria/pensão Assistência médica/família Política salarial Higiene e segurança no trabalho Roupa/abrigo/alimentação/conforto NECESSIDADES DE MASLOW
17
TEORIA GERENCIAL Orientação para produção Grid Gerencial/ Blake e Mouton 1543267 9 8 1 5 4 3 2 6 7 9 8 Gerente 5.5 Político/ Estatístico Gerente 1.0 Recreativo Gerente 1.1 Depauperado Gerente 9.1 Durão Gerente 9.9 Equipe Baixa Orientação para pessoas
18
LIDERANÇA
19
CONCEITO Conjunto de qualidades físicas, intelectuais e percepção detidas por uma pessoa ASPECTOS Fenômeno de influência interpessoal Influência por força psicológica, pelo poder e modifica o comportamento das pessoas Processo de redução de incerteza Condução da empresa em direção aos objetivos, tomando decisões Processo de reconhecimento O líder é percebido e aceito pelo grupo para controlar e direcionar
20
PERSONALIDADE Traços Físicos Traços Sociais Habilidades interpessoais, cooperação Traços Intelectuais Adaptabilidade, autoconfiança, entusiasmo e agressividade Aparência, estatura e peso
21
CONDUTAS DE LIDERANÇA AUTORITÁRIADEMOCRÁTICALIBERAL (Laissez-faire) Pelo líder: - Políticas - Atividades - Determina trabalho - Não participa do grupo - Comentários Pelo grupo: - Políticas - Atividades - Decisão tarefas - Participa do grupo - Elogios Por todos: - Decisão - Ausência completa - Raros comentários
22
ÁREA DE LIBERDADE PELOS SUBORDINADOS USO DE AUTORIDADE PELO PODER FONTES DE AUTORIDADES AUTORITÁRIO Orientado para “Tarefas” DEMOCRÁTICO Orientado por “Relações” LÍDER Toma decisão Vende decisão Apres. decisão sujeito à mudança Apres. Problema, Recebe sugestão Toma decisão Define limites grupo toma decisão Permite subordinados funcionarem em limites definidos ESTILOS GRADATIVOS DE LIDERANÇA* * TANNENBAUM
23
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
24
PRINCÍPIOS Homogeneidade Complementaridade CONCEITO Divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos Órgãos TIPOS Função Produtos ou Serviços Localização Geográfica Clientes
25
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
26
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DEFINIÇÃO É a articulação em um todo, dos diversos órgãos e funções de uma empresa. É um quadro que se modifica constantemente para acompanhar a evolução da empresa. CONCEITO Grupo coerente de pessoas reunidas sob uma autoridade hierárquica única, a fim de exercer de forma permanente uma função ou um conjunto de funções afins
27
OCORRÊNCIAS ESTRUTURAIS Menor concentração do poder decisório Descentralização Diretoria Departamento Superintendência Gerência Divisão Setor Seção Supervisão Centralização Maior concentração do poder decisório
28
TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL TRADICIONAIS - Linear - Funcional - Staff - Colegiada MODERNAS - Divisional - Com base em Função CONTEMPORÂNEAS - Por Projeto - Matricial - Holding NOVAS ESTRUTURAS “Empresas Virtuais” - Virtual Eletrônica - Orientada a Processo Física Lógica Física-Lógica Parcial - Consórcio Modular - Empresa Terceirizada - Fábrica sem Fábrica - Grupos de Interesse - Consórcios OUTRAS ESTRUTURAS - Ong’s - Organizações Sociais
29
PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Dupla subordinação Falta de formalização das atribuições “Trincheira” de assessores Alcance de controle Níveis hierárquicos em demasia
30
ORGANOGRAMA – TIPO: LINEAR SEÇÃO DE PESSOAL SEÇÃO DE MATERIAL SEÇÃO FINANCEIRA GERÊNCIA DE SERVIÇOS SEÇÃO PLAN. PRODUÇÃO SEÇÃO DE FABRICAÇÃO SEÇÃO COMERCIAL GERÊNCIA INDUSTRIAL DIRETORIA GERAL
31
ORGANOGRAMA – TIPO: FUNCIONAL ÁREA PLANEJAMENTO ORDENS DE SERVIÇO FICHA DE INSTRUÇÃO DISCIPLINA TEMPOS E CUSTOS ÁREA EXECUÇÃO CHEFE SEÇÃO ANDAMENTO DA PRODUÇÃO MANU- TENÇÃO INSPETOR GERÊNCIA (ADMINISTRAÇÃO SINGULAR) OPERÁRIOS /LINHAS DE MONTAGEM 4123
32
ORGANOGRAMA – TIPO: STAFF SEÇÃO DE PESSOAL SEÇÃO DE MATERIAL SEÇÃO FINANCEIRA GERÊNCIA DE SERVIÇOS SEÇÃO PLAN. PRODUÇÃO SEÇÃO DE FABRICAÇÃO SEÇÃO COMERCIAL GERÊNCIA INDUSTRIAL DIRETORIA GERAL ASSESSORIA JURÍDICA ASSESSORIA TÉCNICA ASSESSORIA DE O&M
33
ORGANOGRAMA – TIPO: COLEGIADA DEP “A”DEP “B”DEP “C” DEPARTAMENTOS VICE-PRESIDÊNCIA CONSELHO CONSULTIVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA EXECUTIVA CONSELHO TÉCNICO VICE-PRESIDÊNCIAS
34
ORGANOGRAMA – TIPO: DIVISIONAL DIRETORIA - EXECUTIVA PESSOAL SERV. GERAIS FINANÇAS (PROCESSO) DIVISÃO COMERCIAL PESQUISA MERCADO VENDAS DISTRI- BUIÇÃO REL. BANCÁRIA PESSOALMATERIAL FINANÇAS (PRODUTO) DIVISÃO PRODUÇÃO PRODUTO (X) PLAN. CONT PROD. FAB.MAN.VENDAS PESSOAL SERV. GERAIS FINANÇAS (GEOGRÁFICA) DIVISÃO REGIONAL (NE) OPER.COM.SERV.DESENV. ETC OUTRAS DIVISÕES DEP. FUNCIONAIS DIREÇÃO – GERAL CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO CONSULTIVA COMISSÃO TÉCNICA COMISSÃO REC. HUMANOS COMISSÃO FINANÇAS ASS. P&D ASS. PLANJ. E COM.
35
ORGANOGRAMA – TIPO: COM BASE EM FUNÇÃO DEP. ENGENHARIA DEP. PRODUÇÃO DEP. P&D DEP. MARKETING VICE – PRESIDENTE TÉCNICO DEP. FINANÇAS DEP. SUPRIMENTO DEP. REC HUMANOS DEP. SERV. GERAIS VICE – PRESIDENTE SERVIÇOS COMISSÃO CONSULTIVA COMISSÃO TÉCNICA COMISSÃO REC. HUMANOS COMISSÃO FINANÇAS ASS. P&D ASS. PLANJ. E COM. DIRETORIA - EXECUTIVA DIREÇÃO – GERAL CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
36
ORGANOGRAMA – TIPO: POR PROJETO COMISSÃO CONSULTIVA COMISSÃO TÉCNICA COMISSÃO REC. HUMANOS COMISSÃO FINANÇAS DIREÇÃO – GERAL CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA - EXECUTIVA ASS. P&D ASS. PLANJ. E COM. VICE-PRESIDENTE SERVIÇO VICE-PRESIDENTE FUNÇÃO A (PRODUÇÃO) VICE-PRESIDENTE FUNÇÃO B (ENGENHARIA) VICE-PRESIDENTE FUNÇÃO N (MARKETING) VICE-PRESIDENTE PROJETO N SUPERVISOR FUNÇÃO A (PROD.) SUPERVISOR FUNÇÃO B (ENG.) SUPERVISOR FUNÇÃO C (MKT) SUPERVISRO FUNÇÃO N (FINAN.) VICE-PRESIDENTE PROJETO A ASS. P&D ASS. PLANJ. E COM. O Projeto “A”
37
ORGANOGRAMA – TIPO: MATRICIAL VICE-PRESIDENTE PROJETO VICE-PRESIDENTE ENGENHARIA VICE-PRESIDENTE FINANÇAS VICE-PRESIDENTE PRODUÇÃO VICE-PRESIDENTE SERVIÇOS VICE-PRESIDENTE P&D VICE-PRESIDENTE MARKETING DIRETORIA - EXECUTIVA ASS. P&D ASS. PLANJ. E COM. COMISSÃO CONSULTIVA COMISSÃO TÉCNICA COMISSÃO REC. HUMANOS COMISSÃO FINANÇAS DIREÇÃO – GERAL CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA Projeto C PCP ES GERÊNCIA Projeto B PCP ES GERÊNCIA Projeto A PCP ES ETC GERÊNCIA Projeto A GERÊNCIA Projeto b GERÊNCIA Projeto c GERÊNCIA Projeto b GERÊNCIA Projeto c
38
ORGANOGRAMA – TIPO: HOLDING TURISMO ECOLÓ- GICO INTER- NACIONAL AGRÍCOLA PESQUISA TECNO- LOGIA CONSTRUTORA OBRAS D’ ARTE PROJETOS CIVIL CONSELHO DELIBERATIVO
39
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS INTERVENÇÃO DO ANALISTA BUSCA DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA CONFIABILIDADE ECONOMICIDADE SIMPLICIDADE FLEXIBILIDADE ACEITABILIDADE
40
P ROCESSO O RGANIZADOR
41
PROCESSO ORGANIZADOR FASES 1. PROGRAMAÇÃO 2. LEVANTAMENTO DE DADOS 3. ANÁLISES 4. CRIAÇÃO DE SOLUÇÕES 5. VERIFICAÇÃO 6. IMPLANTAÇÃO 7. ACOMPANHAMENTO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.