A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Pedrinelli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Pedrinelli"— Transcrição da apresentação:

1 Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Pedrinelli
Lesões de Quadril Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Pedrinelli

2 Exame Físico O quadril e a pelve compõem-se das articulações coxofemural e sacroilíaca e da sínfise púbica.

3

4 Exame Físico O exame físico adequado deve percorrer as seguintes etapas nas articulações referidas: Inspeção; Palpação; Mobilidade Articular; Testes de Contratura; Testes Especiais; Exame Neurológico do Quadril; Escore de Avaliação do Quadril.

5 Inspeção O exame físico do quadril adulto inicia-se pela observação do paciente caminhando, descalço e desnudo, com a maioria dos grupos musculares expostos. Observam-se: Desvios Posturais; Contraturas; Tipo de Marcha; Cicatrizes; Hipotrofias.

6 Palpação Face Anterior Espinha Ilíaca Ântero-Superior Face Lateral
Trocanter Maior Face Posterior Espinha Ilíaca Póstero-Superior Articulação Sacroilíaca Posterior Tuberosidade Isquiática Cristas Ilíacas

7 Mobilidade Articular O quadril é uma articulação sinovial do tipo esférica. Protegida pelos ligamentos: iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral. Movimentos: Flexão e Extensão, Rotação Interna e Rotação Externa, Abdução e Adução. elated

8 Testes de Contratura Musculares
Teste de Contratura do Músculo Reto Femoral (teste de Ely) Teste para Contratura do Trato Ilitibial (teste de Ober) Teste de Contratura dos Músculos Posteriores da Coxa ure=related

9 Testes Especiais Teste de Trendelemburg Sinal de Trendelemburg
Teste de Thomas Teste de Flexão-Adução Síndrome do Músculo Piriforme Teste de Patrick Teste de Gaeslen

10 Exame Neurológico do Quadril
Existem 4 grandes grupos musculares atuantes no quadril: Grupo Flexor – iliopsoas e reto femoral; Grupo Extensor – glúteo máximo e posterior da coxa; Grupo Abdutor – glúteo médio e mínimo; Grupo Adutor – adutores longo, curto e magno, pectíneo e grácil.

11 Exame Neurológico do Quadril
Rotador Externo – piriforme, obturador interno, gêmeo superior e inferior e quadrado femoral. Rotador Interno – obturador externo.

12 Lesões Musculares Lesões musculares na região de quadril e pelve são comuns em atletas. Resultam de violenta contração muscular durante alongamento muscular forçado. Fraqueza muscular e assimetria de força são fatores de risco para lesões. As lesões costumam ocorrer na junção musculotendínea, e variam em grau e perda de função conforme a ruptura das fibras musculares.

13 Quadríceps O quadríceps se extende entre 2 articulações (quadril e joelho). A lesão muscular tipicamente ocorre na junção musculo- tendínea quando o músculo contraído é sobrecarregado excentricamente ou quando é subitamente bloqueado. Classificada em leve, moderada ou grave.

14 Flexores O iliopsoas é o flexor do quadril mais forte.
Lesão do tendão do iliopsoas ocorre flexão resistida do quadril ou hiperextensão passiva. Lesão comum em jogadores de futebol, quando o chute é bloqueado. Lesão do reto femoral pode ocorrer durante flexão rápida do quadril como em sprints e chutes.

15 Adutores Dentre os adutores o adutor longo é o mais lesado em atletas.
Mecanismo de lesão é a rotação externa forçada com abdução da perna, lesões de overuse ou contrações excêntricas forçadas. Lesão comum em atletas de hockey, rugby, patinação e futebol, principalmente, em atletas veteranos.

16 Abdutores Lesões de glúteo médio são comuns entre corredores.
O mecanismo está ligado a sobrecarga repetitiva sobre a pelve. Os pacientes queixam-se de dor em região lateral do grande trocanter.

17 Impacto Femoro-Acetabular
É causado pelo impacto repetitivo da cabeça do colo do fêmur contra a borda acetabular. Impacto femoro-acetabular é um conceito relativamente novo e uma causa de dor progressiva no quadril. A etiologia ainda é desconhecida, mas, é conhecida a formação de osteófitos em alguns tipos de esporte, principalmente, aqueles que fazem grandes amplitudes de movimentação na rotação interna com flexão do quadril.

18 Impacto Femoro-Acetabular

19 Impacto Femoro-Acetabular
Investigação Radiográfica: Rx quadril AP+P TC de quadril RNM de quadril

20 Impacto Femoro-Acetabular

21 Lesão de Labrum O Labrum Acetabular é a margem fibrocartilaginosa que circunda o acetábulo. O Labrum serve para aprofundar o acetábulo e aumentar a estabilidade da articulação do quadril. Mecanismo de Trauma: Entorses de quadril; Traumas que levam a luxação do quadril; Idiopática.

22 Lesão de Labrum Investigação Exames Complementares: Rx quadril
TC quadril RNM de quadril Artro-ressonância de quadril Artroscopia de quadril

23 Lesão de Labrum

24

25 Síndrome do Piriforme É uma neurite periférica do nervo ciático causada por condições anormais do músculo piriforme. A demora no diagnóstico pode causar alterações patológicas do nervo ciático levando a disfunção somática crônica, mudanças compensatórias pela dor como parestesia, hiperestesia e fraqueza muscular.

26 Síndrome do Piriforme Funções do M. Piriforme: Rotador externo,
Abdutor fraco, Flexor fraco. Cerca de 22% da população passa pelo músculo piriforme, predispondo esses indivíduos a Sd. Do Piriforme.

27 Síndrome do Piriforme Pode ser dividida em primária e secundária:
Primária quando ocorre: Separação do Músculo Piriforme, Fenda do Nervo Ciático, Trajeto anômalo do Ciático.

28 Síndrome do Piriforme Secundária: Macrotrauma, Microtraumas,
Lesão isquêmica.

29 Síndrome do Piriforme Sintomas incluem dor ao permanecer sentado por mais de 15 ou 20 minutos. Dor na região do músculo piriforme. Dor ao caminhar com rotação interna. O diagnóstico é basicamente clínico, sendo que a RNM pode mostrar aumento do m. Piriforme.

30 Bursite Trocantérica A maioria ocorre na região do Trocanter Maior, porém, também pode ocorrer no tendão do iliopsoas. Mulheres com pelve larga ou trocanter proeminente, assim como corredores que aduzem o quadril além da linha média tem maior risco.


Carregar ppt "Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Pedrinelli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google